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PublicouDina Regueira Carreiro Alterado mais de 8 anos atrás
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ESTILOS DE LIDERANÇA
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A RESPOSTA ESTÁ NA ESSÊNCIA DAS COISAS.”
DIRIGENTE - ORIENTADOR - Fornecer direção e visão de longo prazo para equipe. - Foco nos macro objetivos e ideais. - Impacto: Em geral fortemente positivo. “VENHA COMIGO... A RESPOSTA ESTÁ NA ESSÊNCIA DAS COISAS.”
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Traz Direção - Disciplinado. - Persistente, profundo. - Econômico.
- Cientista. - Pesquisador. - Vai a fundo nas coisas. - Perfeccionista. - Consegue ser frio e calculista. - Idealista. - Investidor. O VISIONÁRIO
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- Mantém os outros engajados, garantindo direção alinhada com o longo prazo e interesses do grupo e da organização; - Monitora o desempenho das metas estabelecidas; - Dá feedback específico nos pontos fortes e pontos a melhorar. - EFICAZ: Uma nova visão ou direção e padrões claros; o gestor é percebido como “expert” ou “autoridade”; novos colaboradores que dependem da direção do gestor.
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- NÃO EFICAZ: Falta de desenvolvimento da equipe; o gestor não é visto como confiável; desenvolvimento de equipes de trabalho autogerenciáveis e com tomada de decisão participativa. - Definir metas irrealizáveis. - Perder senso do real, possível (Ideal × Real). - Se auto-cobrar excessivamente. - Ser rígido, inflexível - “Só existe uma alternativa”. DESLIGADO
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- Elencar Alternativas.
- Aceitar o que é possível e agir. - Flexibilidade. - Celebrar as conquistas. - Avaliar Investimento x Capacidade x Risco. - Bom humor.
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SATURNO CRONOS
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PRECISAMOS DE UM PLANO ESTRUTURADO PARA AÇÃO.”
FORMADOR - ESTRUTURADOR - Desenvolvimento profissional de longo prazo. - Visão do todo. - Dar forma, o caminho. - Impacto: Em geral positivo. “VOCÊ JÁ TENTOU ISTO? PRECISAMOS DE UM PLANO ESTRUTURADO PARA AÇÃO.”
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Traz Visão - Planejador, ponderado.
- Formula e gerencia regras e políticas, cria ordem. - Pensador, pensamento estratégico. Como podemos chegar lá? Qual o melhor caminho? - Sabe estabelecer os passos, a estrutura. - Cria alternativas e escolhe uma. ESTRATEGISTA
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- Senta-se com indivíduos e conduz avaliação sobre forças, fraquezas e aspirações;
- Ajuda indivíduos a estabelecer um Plano de Desenvolvimento; - Dá apoio e feedback constantes. - EFICAZ: Equipe que reconhece diferença entre nível atual de desempenho e o ideal; equipe motivada a tomar a iniciativa e buscar o desenvolvimento profissional;
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- NÃO EFICAZ: Quando falta expertise ao gestor; equipe necessita de muita direção ou feedback mais assertivo; em situações de crise ou que requerem resultados imediatos. - Ficar preso aos seus “esquemas”. - Acomodar-se no seu planejamento. - Não fazer o que já está a seu alcance. - Focar só no pensamento e não levar para a ação. - Orgulho (A minha visão é a melhor). PASSIVO
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- Ação. - Iniciativa, atitude. - Fazer tanto quanto pensa. - Abrir mão do “seu esquema” às vezes. - Fazer o que já está em suas mãos, o que já é possível. - Humildade.
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JÚPITER ZEUS
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“FAÇA O QUE E COMO EU DIGO... CHEGA DE PAPO, MÃOS À OBRA.”
COERCIVO - EMPREENDEDOR - Aceitação imediata e foco na ação, - Foco nas metas e resultados. - Realizar, Iniciar. - Impacto: Em geral negativo. “FAÇA O QUE E COMO EU DIGO... CHEGA DE PAPO, MÃOS À OBRA.”
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Traz Realização - Foco no Fazer. - Força, produzir. - Toma iniciativa.
- Gosta de desafios. - Decide e Realiza. - É corajoso. - Faz as coisas acontecerem. O GUERREIRO
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- Se apoia em "instruções" ao invés de "direcionamento“;
- Muito pouco diálogo; - Monitoramento próximo, sustentado pelo feedback negativo ou corretivo; - EFICAZ: Tarefas relativamente simples; situações de crise; quando os desvios da "instrução" podem resultar em problemas sérios; com colaboradores problemáticos, quando todo o resto falhou;
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- NÃO EFICAZ: Situações complexas (quanto mais, pior); quando há longo prazo envolvido; com colaboradores automotivados, capacitados. - Dominar o outro pela força, fúria. - Ser impaciente. - Ter dificuldade de delegar. - Ser impulsivo. - Trabalhar sem parar. AUTORITÁRIO
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Paciência em relação aos resultados.
(Tudo tem seu tempo) - Delegar. - Fazer pausas. - Ter tempo para usufruir.
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MARTE ARES
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O CAMINHO É O EQUILÍBRIO.”
LÍDER SERVIDOR - Desenvolvimento integrado das pessoas e da organização. - Harmonizador das polaridades. - Impacto: Altamente positivo. “VAMOS JUNTOS... O CAMINHO É O EQUILÍBRIO.”
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Traz Equilíbrio - Ação consciente.
- Conduz os objetivos através de toda a equipe. - É confiante, líder inspirador. - Traz harmonia e entendimento às situações. - Coordena e dosa as habilidades individuais da equipe. - Mantém as polaridades num equilíbrio dinâmico. - Sabe dosar gastos, com poupança e doações. O REGENTE
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- Brilhar se tornar o mais importante.
- Ofuscar o brilho do outro. - Vaidade (psicológica).
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- Verdadeira Humildade.
- Mais importante que brilhar, é a nossa luz ajudar a acender a luz de outros.
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SOL HÉLIOS
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AFETIVO - CUIDADOR - Criar harmonia na equipe e entre equipe e gestor
- Apoia as pessoas com acolhimento e calor. - Impacto: Em geral positivo. “AS PESSOAS SÃO AS MAIS IMPORTANTES.”
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Traz as Condições - Bom ouvinte, abertura.
- Tem senso estético refinado. - Atento ao outro. - Sedutor, conquistador. - Cuidadoso, acolhedor. - Bom vendedor. - Lado “feminino”. PROVEDOR
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- Investe tempo para cultivar relacionamentos com a equipe;
- Tende a recompensar as características pessoais; - Evita confrontos referentes a desempenho; - “Pessoas” podem ser mais importante que “resultados”. - EFICAZ: Quando usado como parte de um repertório que inclui os estilos Dirigente, Democrático e Formador; Bom para fazer com que pessoas e grupos conflitantes trabalhem harmoniosamente juntos.
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- NÃO EFICAZ: Quando desempenho dos colaboradores é inadequado; em situações de crise ou complexidade, que necessitam de direção clara e de controle; equipe voltada à tarefas ou desinteressada em manter uma relação próxima com o gestor. - Dificuldade com os limites (em dizer “Não). - Agir por simpatia e antipatia. - “Gestão por necessidade”. - Focar na necessidade do momento e esquecer-se do futuro. - Perder-se no outro. PERMISSIVO
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- Exercitar o pensar objetivo.
- “O Limite é Bom”. - Pensar nas pessoas e nas metas e resultados. - Lembrar de si. - Respeitar o Orçamento.
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VÊNUS AFRODITE
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DEMOCRÁTICO - INOVADOR
- Gerar novas ideias e comprometimento na equipe - Fazer fluir, agilizar. - Impacto: Em geral positivo. “ O QUE VOCÊ ACHA SOBRE O ASSUNTO? A VIDA É COMO UM RIO, TEM QUE FLUIR.”
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Traz Movimento - Gosta de conversar.
- Flexibiliza situações emperradas. - Flexível, versátil. - Cria o caos. - Ágil e dinâmico. - É rápido na resposta. - É ótimo negociador. - Inova, renova, cria. - Inventivo, novas soluções. - Bom humor. O MENSAGEIRO
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- Gera comprometimento através do consenso;
- Depende da habilidade da equipe em estabelecer sua própria direção e de resolver seus conflitos de forma construtiva; - Tipicamente caracterizado por muitas reuniões, muita escuta, reconhecimento do desempenho adequado e pouca crítica sobre o fraco desempenho. - EFICAZ: Equipe competente; equipe precisa de uma “mexida”; quando não é claro para o gestor qual a melhor abordagem.
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- NÃO EFICAZ: Crises, quando não há tempo de realizar reuniões; equipe pouco preparada: equipe com falta de informações cruciais ou necessitando de muita supervisão. - Criar demais. - Falta de foco, confuso. - Não olhar para frente. - Esquecer-se do todo. - Não concluir o que já começou. - Falta de compromisso. CAÓTICO
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- Planejar. - Ordenar. - Estabelecer prioridades. - Cumprir os passos.
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HERMES MERCÚRIO
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PRECISAMOS DE BASE-SEGURANÇA PARA NOS DESENVOLVER.”
MODELADOR - CONTROLLER - Realizar tarefas com alto grau de excelência. - Preparação e elaboração. - Impacto: Em geral negativo. “FAÇA COMO EU FAÇO, JÁ! PRECISAMOS DE BASE-SEGURANÇA PARA NOS DESENVOLVER.”
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Traz Reflexão Possui olhar (minucioso) para o passado.
- É metódico, organizado. - Controla, arquiva, registra. - É colecionador, gosta da rotina. - Monitora, controla. - Possui atenção cautelosa. - Reflete, analisa, estuda, identifica. - Ótimo analista. - É conservador. O ANCIÃO
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- Lidera pela padronização;
- Gestor estabelece a si próprio como padrão; - Gestor fica apreensivo em delegar; - Preocupação com a realização imediata da tarefa; - Não colabora com seus pares, exceto quando precisa de recursos. - EFICAZ: Equipe altamente motivada, competente e que conhece o seu trabalho; ao gerenciar pessoas que contribuem com expertise específico; desenvolver equipe parecida com o gestor;
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- NÃO EFICAZ: Volume de trabalho excessivo apenas para o gestor; equipe precisa de direção, desenvolvimento e coordenação. - Excesso de controle, burocracia. - Dificuldade em confiar nos processos e pessoas. - Ser demasiado inseguro em relação ao futuro . - Não arriscar. - Deixar de investir (Pão-Duro). CONTROLADOR
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- Inovar, criar mais. - Sair da rotina. - Abrir espaço para o novo. - Desenvolver Visão de Futuro. - Arriscar, confiar mais. - Desenvolver desapego.
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SELENE LUA
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