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Empreendedorismo “Imprendere”
“Decidir realizar tarefa difícil ou laboriosa” (DICIONÁRIO HOUAISS, 2001) “Colocar em execução” (AURÉLIO, 1975)
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Empreendedorismo “como área de negócios, busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo; como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a serguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas produzindo assim uma ampla gama de efeitos” (SHANE E VENKATARAMAN, 2000 apud BARON E SHANE, 2007, pag. 6)
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Empreendedores Internos
Pessoas que criam algo novo dentro das empresas que atuam, em vez de fundar um novo negócio
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Visão dos Economistas Comportamentalistas
Criatividade, intuição e disposição para correr riscos Empreendedor associado à inovação e ao desenvolvimento econômico
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Visão dos Economistas Cantillon (Ensaio sobre a natureza do comércio em geral, 1755) – O empreendedor é aquele que assume riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo com a intenção de revendê-los mais tarde a um preço incerto. Say (Tratado de economia política, 1888) – Os empreendedores são aqueles alteram o nível de produtividade e lucratividade de uma determinada área. Criam valor ao explorar de forma variada ou inovadora alguns fatores como tecnologia e preços.
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Visão dos Economistas Schumpeter (Capitalismo, socialismo e democracia, 1942) O empreendedor promove a “destruição criativa”. Ser empresário ou ter uma empresa é diferente de ser empreendedor. Enquanto que o empresário representa o lado formal do negócio o empreendedor representa o lado criativo e ao mesmo tempo prático de um negócio, essenciais para o nascimento, crescimento e sobrevivência do negócio.
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Empreendedorismo como processo devemos considerar:
Condições econômicas , tecnológicas e sociais As pessoas que reconhecem essas condições (empreendedor) Técnicas de negócios e as estruturas jurídicas Efeitos sociais e econômicos
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Perfil do empreendedor
Criatividade e capacidade de implementação Disposição para assumir riscos Perseverança e o otimismo Senso de independência
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Vantagens e desvantagens
Autonomia Desafio Controle financeiro Sacrifício pessoal Sobrecarga de responsabilidades Pequena margem de erro
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O que é uma empresa Empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender a necessidade de pessoas, ou de mercados, e com isso obter lucro. Ela é na sua essência um grupo de pessoas que usam recursos materiais, como capital , espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, além de recursos intangíveis como tempo e conhecimento.
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A empresa como um sistema
Empreendedor – Lucro, sobrevivência e prosperidade Empregados – Emprego, remuneração e qualidade de vida Fornecedores – Capacidade de pagamento e continuidade dos negócios Clientes – Qualidade, disponibilidade e preço Investidores – Retorno do investimento Comunidade – Qualidade de vida e padrão de vida Governo - Impostos
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Classificação das empresas pelo porte
Microempresas Pequenas empresas Empresas de médio porte Empresas de grande porte
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Microempresas Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte - Lei de 5 de outubro de (renda bruta anual inferior a R$ ,00) Decreto nº de 31 março de 2004 (inferior a R$ ,14) atualizado pelo IGP-DI acumulado ou por um índice oficial que venha a substituí-lo.
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Empresa de pequeno porte
Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte - Lei de 5 de outubro de (renda bruta anual entre R$ ,00 e R$ ,00) Decreto nº de 31 março de 2004 (renda bruta anual entre R$ ,14 e R$ ,00) atualizado pelo IGP-DI acumulado ou por um índice oficial que venha a substituí-lo.
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Empresa de médio porte BNDES - receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ mil (dez milhões e quinhentos mil reais) e inferior ou igual a R$ 60 milhões (sessenta milhões de reais). SEBRAE – entre 100 e 499 empregados para indústria e entre 50 e 99 para prestadoras de serviço.
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Empresa de grande porte
BNDES - receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 60 milhões (sessenta milhões de reais). SEBRAE – mais de 499 funcionários para indústria e acima de 99 para prestadoras de serviço.
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INDICADORES DE DESENPENHO DE UM EMPRESA
Desempenho financeiro Eficiência dos processos Qualidade dos produtos e serviços (qualidade de projeto e ausência de defeitos) Desempenho das pessoas
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Processo Reconhecimento de uma oportunidade
Decidir ir em frente e reunir os recursos iniciais Lançar um novo empreendimento Construir o sucesso Colher as recompensas
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Reconhecimento de uma oportunidade
Novos produtos ou serviços, novos mercados, novos processos de produção, novas matérias-primas, novas formas de organizar as tecnologia existentes e etc
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Decidir ir em frente e reunir os recursos iniciais
Plano de negócios
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Lançar um novo empreendimento
Escolha do formato jurídico Desenvolvimento do novo produto ou serviço Definir os papéis da equipe administrativa e etc.
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Construir o sucesso Conceber estratégias
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Colher as recompensas
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Micro x Macro Nível individual (técnicas, motivações e características dos empreendedores) Nível grupal (relações com capitalistas, clientes ou potenciais funcionários) Nível social (políticas governamentais, condições econômicas e tecnologicas)
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