A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS CONTRACEPTIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

2 Métodos anticoncepcionais (contraceptivos)
Comportamentais De barreira Dispositivo intra-uterino (DIU) Métodos hormonais Cirúrgicos.

3 Método Rítmico ou Ogino-Knaus (do calendário ou tabelinha)
Procura calcular o início e o fim do período fértil. Somente é adequado para mulheres com ciclo menstrual regular. A mulher deve ser orientada, inicialmente, a marcar no calendário os últimos 6 a 12 ciclos menstruais com data do primeiro dia e duração, calculando então o seu período fértil e abstendo-se de relações sexuais com contato genital neste período. É pouco eficaz se não for combinado com outros métodos

4 Temperatura basal Método oriundo na observação das alterações fisiológicas da temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual. Após a ovulação, a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8o C (ação da progesterona). Medir a temperatura oral, durante 5 minutos, pela manhã (após repouso de no mínimo 5 horas) antes de comer ou fazer qualquer esforço. As medições devem ser realizado desde o primeiro dia da menstruação até o dia em que a temperatura se elevar por 3 dias consecutivos. Depois de estabelecer qual é a sua variação normal, e o padrão de aumento, poderá usar a informação, evitando relações sexuais no período fértil.  Uma grande desvantagem do método da temperatura é que se a mulher tiver alguma doença, como um simples resfriado ou virose, todo o esquema se altera, tornando impossível retomar a linha basal, ou saber se o aumento de temperatura é devido à ovulação ou a febre.

5 Método do Muco Cervical (Billing)
Baseia-se na identificação do período fértil pelas modificações cíclicas do muco cervical. A observação da ausência ou presença do fluxo mucoso deve ser diária. O muco cervical aparece cerca de 2 a 3 dias depois da menstruação, e inicialmente é pouco consistente e espesso. Logo antes da ovulação, ele atinge o chamado "ápice", em que fica bem “grudento”.

6 Tem baixa efetividade. Coito interrompido
Baseia-se na capacidade do homem em pressentir a iminência da ejaculação e neste momento retirar o pênis da vagina. Tem baixa efetividade.

7 Métodos de Barreira Condom ou camisinha ou preservativo: Fácil acesso.
Quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Fácil acesso. O condom masculino é um envoltório de látex que recobre o pênis, retendo o esperma no ato sexual, impedido o contato deste e de outros microrganismos com a vagina e o pênis ou vice-versa.

8 Camisinha Feminina Constitui-se em um tubo de poliuretano com uma extremidade fechada e a outra aberta acoplado a dois anéis flexíveis também de poliuretano. O produto já vem lubrificado devendo ser utilizado uma única vez.

9 Diafragma É um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero. Como uma barreira, ele impede a entrada dos espermatozóides, devendo ser utilizado junto com um espermicida. Esponjas e Espermicidas As esponjas são feitas de poliuretano, são adaptadas ao colo uterino com alça para sua remoção e são descartáveis (ao contrário do diafragma), estão associadas a espermicidas que são substâncias químicas que imobilizam e destroem os espermatozóides, podendo ser utilizados combinadamente também com o diafragma ou preservativos. Existem em várias apresentações de espermicidas: cremes, geléias, supositórios, tabletes e espumas.

10 Dispositivo Intra-Uterino (DIU):
Os DIUs são artefatos de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormônios, que são inseridos na cavidade uterina. Atuam impedindo a fecundação, tornando difícil a passagem do espermatozóide pelo trato reprodutivo feminino Mirena Trata-se de um dispositivo de plástico ou de metal colocado dentro do útero. É um DIU combinado com hormônios.   Tem forma de T, com um reservatório que contém 52 mg de um hormônio que provoca a atrofia do endométrio e inibição da passagem do espermatozóide através da cavidade uterina.

11 Anticoncepcional Hormonal
Consiste na utilização de estrogênio associado ao progesterona, impedindo a concepção por inibir a ovulação pelo bloqueio da liberação de gonadotrofinas pela hipófise. Também modifica o muco cervical tornando-o hostil ao espermatozóide, altera as condições endometriais, modifica a contratilidade das tubas, interferindo no transporte ovular.

12 Ciências 8ª série Professora Maria Goretti FONTE de imagens e textos– SITES DE PESQUISA -


Carregar ppt "MÉTODOS CONTRACEPTIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google