A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO ATUAL G l o b a l i z a ç ã o Mudanças Competição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO ATUAL G l o b a l i z a ç ã o Mudanças Competição"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO ATUAL G l o b a l i z a ç ã o Mudanças Competição
Modelo de Gestão Qualificação Estratégia Estrutura de custo Estrutura complexa Competição Intensificada Acionistas mais exigentes Novas Tecnologias Mercado mais exigente Mudanças Sócio Econômicas Mudanças nas regras G l o b a l i z a ç ã o

2 Produtos e Serviços de Qualidade
ALTA PERFORMANCE Produtos e Serviços de Qualidade Pessoas Motivadas e dedicadas Cliente Satisfeito Maior fidelidade dos clientes Clientes Internos Satisfeitos Acionistas Satisfeitos Investimento em Recursos Humanos Investimento em aumento da produtividade

3 Desafio Atual Para isso, Elemento - Chave Pessoas e Processos
Aumentar o nível de competitividade; Redução de custo; Crescimento da participação de mercado; Aumento da receita; Adequação da Mão-de-Obra. Para isso, Elemento - Chave Pessoas e Processos

4 É necessário buscar o equilíbrio entre os vários componentes do negócio procurando sinergias entre o trabalho realizado, a informação necessária à sua realização e o contexto organizacional dos clientes internos. Estruturas Adequadas Pessoal capacitado Motivação Gestão de Processos Organização Processos Informação Flexibilidade Agilidade Qualidade Baixo Custo Comunicação Partilhamento de Informação Sistema de Informação Descentralização

5 O Novo Mundo do Trabalho

6 Gerenciamento Baseado nas Capacidades Por que ? ? ?

7 “Ninguém pode garantir qual será o cenário do século XI
“Ninguém pode garantir qual será o cenário do século XI. Mas uma coisa é certa, as inovações tecnológicas serão as grandes responsáveis pela avassaladora reestruturação da PRODUÇÃO MUNDIAL e por uma profunda transformação dos modos de trabalhar.”

8 O Mundo atual está repleto de NOVOS PRODUTOS que geram NOVAS DEMANDAS e oportunidades de trabalho.

9 Os desafios desse NOVO MUNDO são gigantescos
SERÁ QUE ESTAMOS PREPARADOS PARA ELE ?? E o BRASIL, como está nesse quadro ??

10 Exigências do Novo Mundo de Negócios
Ênfase em Resultados Surgem novos conceitos para as Organizações se organizarem No suporte à qualidade Necessitamos de Organizações mais vivas e mais inteligentes Exigências do Novo Mundo de Negócios No atendimento ao Cliente Precisamos aprender a lidar com a Instabilidade e Incerteza próprias do nosso mundo de rápidas mudanças O trabalho cada vez mais se caracteriza pela importância das informações A busca pela flexibilidade passa a ser uma necessidade

11 ATENÇÃO ! ! Os colaboradores com base no conhecimento serão cada vez menos substituíveis, pessoas acomodadas e acostumadas a um desempenho medíocre e burocrático sem nenhuma criatividade ou inovação preocupadas exclusivamente com a rotina cotidiana e com sua permanência no emprego, serão cada vez mais substituíveis.

12 Para aumentar a COMPETITIVIDADE DE SEUS NEGÓCIOS.
A gestão de talentos passou a ser a grande vantagem competitiva das empresas vencedoras. Os líderes estão chegando à conclusão de que ainda não inventaram nada melhor do que PESSOAS TALENTOSAS Para aumentar a COMPETITIVIDADE DE SEUS NEGÓCIOS.

13 QUALIDADE DOS TALENTOS HUMANOS
O que tem diferenciado as empresas vencedoras dos seus competidores tem sido cada vez mais a QUALIDADE DOS TALENTOS HUMANOS

14 DESAFIOS DA LIDERANÇA Identificar lacunas de qualificação
Identificar e Selecionar talentos Ter experiência multidisciplinar DESAFIOS DA LIDERANÇA Saber de fato de que seus talentos são capazes Ser multifuncional Ser flexível Garantir que produzam mais, fornecer recursos para aperfeiçoar capacidades Ter ampla experiência Identificar e Selecionar capacidades na unidade de negócios

15 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

16 • Q.I.  ( Coeficiente de Inteligência)
É DESTINO ?

17 EMBORA HAJA PONTOS QUE DETERMINAM O TEMPERAMENTO, MUITOS DOS CIRCUITOS CEREBRAIS DA MENTE HUMANA SÃO MALEÁVEIS, PODEM SER TRABALHADOS E, PORTANTO TEMPERAMENTO NÃO É DESTINO.

18 Inteligência Emocional
É uma tese científica que vem por em questão certas visões estreitas que até hoje dominaram o conhecimento humano.

19 SITUAÇÃO ATUAL  MAL-ESTAR SOCIAL  crescente aumento da criminalidade,suicídios,abuso de drogas e outros...  Doença Social dos países modernos  Remédio Serve como antídoto e prevenção  Uma nova forma de INTERAGIRMOS NO MUNDO  INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

20 Atenção ! ! Nos países modernos, a tendência é para um individualismo exacerbado, o que acarreta, consequentemente, uma competitividade cada vez maior - isso pode ser constatado em qualquer ambiente (de trabalho, universitário, etc.). Essa visão de mundo traz consigo o ISOLAMENTO e a DETEORIZAÇÃO das relações sociais. A lenta desintegração da vida em comunidade e a necessidade de auto-afirmação, estão acontecendo, paradoxalmente, num momento em que as pressões econômico-sociais estão a exigir maior COOPERATIVIDADE e ENVOLVIMENTO entre os indivíduos.

21 Proposta Domínio das habilidades humanas essenciais que são necessárias, não só para lidar com as próprias emoções, como para o estabelecimento de contatos humanos verdadeiramente SIGNIFICATIVOS.

22 DESAFIO DE ARISTÓTELES
“Qualquer um pode zangar-se -isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - NÃO É FÁCIL.

23 ATENÇÃO O noticiário cotidiano nos chega carregado desse tipo de alerta sobre a desintegração da civilidade e da segurança.

24 Case 1 Oito jovens saem feridos porque um encontrão involuntário, numa multidão de adolescentes diante de um clube, leva a uma troca de empurrões que só terminam quando um dos garotos começa a atirar, com uma pistola automática , contra a multidão. A notícia observa que, nos últimos anos, tiroteios por motivos fúteis, mas encarados como atos de desrespeito, se tornam cada vez mais comuns em todo o país.

25 Case 2 Nas crianças de menos de doze anos que foram vítimas de assassinato, diz uma notícia, 57% dos criminosos foram seus próprios pais ou padrastos. Em quase metade dos casos, esses pais alegam que estavam “apenas tentando disciplinar o filho.” Essas surras foram provocadas por “infrações” do tipo a criança ficar na frente da TV, chorar ou sujar as toalhas.

26 Equilibrar RAZÃO e EMOÇÃO.
DESAFIO ! ! Equilibrar RAZÃO e EMOÇÃO.

27 Atenção ! ! O problema não está na emocionalidade, mas na ADEQUAÇÃO da emoção e da sua manifestação.

28 Tendência Mundial Atual da nova geração
mais solitária; mais revoltada e rebelde; mais nervosa e propensa a preocupar-se; mais impulsiva e agressiva.

29 Exemplos : RAIVA  O sangue flui para as mãos, tornando mais fácil golpear o inimigo; os batimentos cardíacos aceleram-se e uma onda de hormônios, a adrenalina, entre outros, gera uma pulsação, energia suficientemente forte para uma atuação vigorosa.

30 Você sabia ? ? ? Para atender às exigências do futuro não é necessário que nos tornemos gênios do Q.I. nem heróis. O que a economia e a sociedade precisam é de pessoas que se entendam. E a capacitação mais importante que auxilia esse processo é a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Veja a seguir alguns pontos levantados sobre o desenvolvimento do aprendizado nos próximos anos.

31 A Internet, a conexão mundial entre computadores a grande máquina já montada, será cada vez maior e mais importante. Os computadores vão nos aliviar do trabalho intelectual na mesma medida em que as máquinas mecânicas nos livraram do trabalho físico. A tecnologia da informação vai se estender aos quatro cantos da terra. Os aparelhos usados pela tecnologia da informação serão cada vez menores. Qualquer um poderá levá-los para onde for.

32 A tecnologia da informação se tornará cada vez mais barata, possivelmente será fornecida gratuitamente, como propaganda de outros produtos da empresa. Muitas pessoas não vão acompanhar a rápida obsolescência dos produtos e vão continuar utilizando aparelhos mais velhos. O campo de atuação dos seres humanos será todo o planeta. Haverá uma cultura mundial comum a todos os seres humanos.

33 Desaparecerão muitas culturas e línguas e grupos de interesse criarão novas formas de cultura e novas linguagens. A aceleração das mudanças tecnológicas, sociais e culturais trará surpresas e perigos. A tecnologia da informação disseminada por todo mundo, reduzirá o tempo e a força de cada homem e de cada acontecimento em seu ambiente direto. Os vilarejos e os locais que hoje servem para férias vão se tornar superpovoados, porque as pessoas vão poder trabalhar sem sair de lá, usando o computador.

34 É provável que haja um longo desemprego em massa - embora sempre vá haver trabalho.
Os robôs vão tirar os empregos de diversos grupos humanos. Os empregos serão cada vez mais especializados. O conhecimento e as capacidades vão se tornar ultrapassados em tempo cada vez menor. A tecnologia da informação também vai ocupar o lugar de empregos criativos. Hoje em dia já existem computadores capazes de escrever relatórios a partir de fatos armazenados na memória.

35 Ser empresário será a ocupação mais importante no futuro.
A produtividade crescerá rapidamente em todo o mundo. Os automóveis do futuro funcionarão sem motorista. Esses automóveis poderão conter escritórios completos. Os ricos ficarão incrivelmente mais ricos, mas os pobres ficam tão pobres quanto nos séculos passados.

36 As decisões políticas tais como as decisões de mercado financeiro, serão cada vez mais “delegadas” aos computadores, porque as pessoas não consultarão mais todas as informações disponíveis. A propriedade terá meios eletrônicos de defesa e poderá ser encontrada com facilidade em caso de roubo. A nova tecnologia da informação tornará as pessoas mais egocêntricas e egoístas. O anonimato que a internet proporciona permitirá às pessoas “tirar as suas máscaras” e serem boas ou más como forem.

37 ATENÇÃO ! ! ! A sociedade da informação não se caracteriza pelo fato de que todos nós saibamos mais; pelo contrário: Sabemos cada vez menos, mas podemos ter acesso a cada vez mais conhecimentos. A nova realidade indica que o nosso aparelho intelectual não precisa mais de carga do currículo escolar e de outros conhecimentos mas de outras capacidades...

38 Qualidades de Liderança
QUAIS ? ? ? Exemplo : Veja os perfis de liderança a seguir. Que tipo de colaborador , que tipo de liderança serão necessários no futuro ? Qualidades de Liderança pensamento e ação com espírito de empresa; relação com o cliente;

39 cooperação; colocação correta dos colaboradores; elogio e crítica dos colaboradores; estímulo à produção e às idéias; acolhimento de sugestões; encaminhamento de diálogo; tomada de decisões; estímulo aos colaboradores; consciência de responsabilidade social; cuidado com os bens materiais e preocupação com a segurança; planejamento de trabalho.

40 Requisitos para carreiras profissionais
Motivação : desejo de subir na vida; Auto-estima : estar convencido da própria capacidade; Visão: buscar e encontrar sentido e objetivos o mais concreto possível; Energia; Segurança na tomada de decisões: desenvolvimento da clareza de idéias e da capacidade de se impor;

41 Administração do estresse : superar de forma positiva as pressões do trabalho e as derrotas;
Flexibilidade : capacidade de atuação multifuncional; Criatividade: estar sempre aberto a novas soluções; Habilidade social : capacidade de inclusão; Capacidade de administração de conflitos : lutar com lealdade;

42 Inteligência e pragmatismo : conhecimento de empresas e do mercado;
Mobilidade : aceitar as mudanças de lugar e estar sempre em trânsito; Lealdade : desenvolvimento da capacidade de permitir o próprio uso pela empresa sem se sentir destruído por isso;

43 Quatorze condições (14) para ter sucesso profissional no futuro :
1 - Ser flexível e adaptável; 2 - Assumir total responsabilidade pelas próprias tarefas, tornando o trabalho uma fonte de satisfação; 3 - Desenvolver-se no ritmo determinado pelas exigências do mercado de trabalho; 4 - Aprender a aceitar a incerteza e a ambigüidade - ter a mudança como única certeza; 5 - Assumir responsabilidade pessoal : comportar-se como se fosse o próprio patrão; 6 - Continuar aprendendo durante toda a vida; 7 - Responsabilizar-se pessoalmente pelos resultados do trabalho do grupo;

44 8 - Garantir que o seu trabalho gere maior valor do que custo;
9 - Funcionar como um “centro de serviço” (os clientes são a melhor garantia de emprego que existe); 10 - Melhorar continuamente os resultados do seu próprio trabalho; 11 - Elevar continuamente os resultados do seu próprio trabalho; 12 - Não ser a pessoa que descobre os problemas, mas a que os resolve, fazendo seus os problemas da empresa; 13 - Reduzir as expectativas em relação aos outros e confiar na própria força; 14 - Ter uma atitude aberta em relação às diferenças entre os seres humanos. Para finalizar....

45 A CORRIDA DE CANOA

46 Uma empresa brasileira e outra japonesa decidiram enfrentar-se todos os anos numa corrida de canoa, com oito homens cada.

47 CHEGADA As duas equipes treinaram duramente e no dia da corrida estavam em sua melhor forma. No entanto os japoneses venceram por mais de um quilômetro de vantagem.

48 Depois da derrota a equipe ficou desanimada.
O Diretor Geral decidiu que ganhariam no ano seguinte e criou um grupo de trabalho para examinar a questão.

49 Após vários estudos, o grupo descobriu que os japoneses tinham sete remadores e um capitão.

50 Enquanto a equipe brasileira tinha um remador e sete capitães.

51 Diante disso, o Diretor Geral teve a brilhante idéia de contratar uma empresa para analisar a estrutura da equipe.

52 Depois de longos meses de trabalho, os especialistas chegaram à conclusão de que a equipe tinha capitães demais e remadores de menos.

53 Com base no relatório dos especialistas, a empresa decidiu mudar a estrutura da equipe.

54 A equipe seria agora composta por quatro comandantes, dois supervisores, um chefe de supervisores e um remador.

55 Especial atenção seria dada ao remador.
Ele teria que ser melhor qualificado, motivado, e conscientizado de suas responsabilidades.

56 CHEGADA No ano seguinte os japoneses venceram com dois quilômetros de vantagem.

57 Os dirigentes da empresa despediram o remador por causa do seu mau desempenho.

58 E deram um premio aos demais membros como recompensa pela forte motivação que tentaram incutiram na equipe.

59 No momento estão pensando em substituir a canoa.
O Diretor Geral preparou um relatório da situação, no qual ficou demonstrado que: foi escolhida a melhor tática, a motivação era boa, mas o material deveria ser melhorado. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx No momento estão pensando em substituir a canoa.

60 Mensagem final “O conhecimento pode ser comprado facilmente. Não se trata de técnicas sociais, nem de truques no relacionamento com as outras pessoas. Os comportamentos é que se tornam cada vez mais importantes em um mundo cada vez mais multicultural. E a Inteligência Emocional entra com • administração bem-sucedida de si mesmo • relações boas e bem-sucedidas com as outras pessoas. “ Você pode ! ! !


Carregar ppt "SITUAÇÃO ATUAL G l o b a l i z a ç ã o Mudanças Competição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google