A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5º AUDITE SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO Painel 6 – Auditoria Contínua na Petrobras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5º AUDITE SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO Painel 6 – Auditoria Contínua na Petrobras."— Transcrição da apresentação:

1 5º AUDITE SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO Painel 6 – Auditoria Contínua na Petrobras

2 Agenda 1) Organograma da Auditoria Interna; 2) Conceito de Auditoria Contínua; 3) Expectativas de resultados para o processo; 4) Comparativo (Tradicional X Auditoria Contínua); 5) Demonstração do processo (Apurar e divulgar resultados); 6) Escopo atual; 7) Atividades em andamento; 8) Desafios para 2013; e 9) Benefícios alcançados.

3 1 - Organograma da Auditoria Interna

4 2 - Conceito de Auditoria Contínua Auditoria baseada na avaliação, frequente e tempestiva, de riscos e controles internos, realizada por meio da análise de dados armazenados em bases informatizadas. Possibilita a identificação de tendências, oportunidades e deficiências de controles, podendo ser utilizada como ferramenta de gestão. A Auditoria Contínua complementa as auditorias operacionais, promovendo agilidade na obtenção de resultados pela execução de testes automatizados, agregando valor para a organização.

5 3 – Expectativas de resultados para o processo Criação de uma cultura de controle, com efeito inibidor ao descumprimento de normas, políticas e dispositivos legais; Menor custo na execução de auditorias; Aumento na abrangência dos testes (100% da população); Formação de bases estatísticas para análise e geração de relatórios gerenciais/diagnósticos consolidados por processo e/ou área de negócio, por regionalidade na visão da concentração de riscos; Intensificação dos exames com foco pró-ativo/preventivo contribuindo no suporte à gestão dos processos e, conseqüentemente, na mitigação de seus riscos; e Aprimoramento da execução de follow-up.

6 Auditoria cont í nua Audita o presente Audita todos os registros (100%) Audita permanentemente Follow Up autom á tico Follow Up autom á tico Suporte constante à gestão Menor possibilidade de reincidências pelo efeito psicol ó gico Processo r á pido e de menor custo Depende, necessariamente, de regras em sistemas Auditoria tradicional Audita o passado Audita parte dos registros (amostra) Audita per í odos previamente selecionados Follow Up realizado manualmente Follow Up realizado manualmente Suporte pontual à gestão Maior ocorrência de reincidências Processo que demanda maior tempo e custo na realiza ç ão Não depende de regras implantadas nos sistemas X 4 - Comparativo entre as metodologias

7 Resumo Semana 1 Resumo Semana 2 Resumo Semana Demonstração do processo - Apurar e divulgar resultados Resumo Semana 4 Resumo mensal. Armazenar diagnóstico de tendência (série histórica) Divulgação no site Boletim Gerencial Auditoria Contínua Processamento do resumo mensal, para diagnóstico de tendência. Considera 14 controles. Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 5 Dia 4

8 Exemplo de Boletim Gerencial

9

10

11

12 6 - Escopo Atual Processos prioritários, segundo avaliação de risco/relevância e aspectos operacionais: Contratação de Bens (Implantado) Contratação de Serviços (Em desenvolvimento) Vendas - País (Em desenvolvimento) Estoque de Produtos/Materiais/Equipamentos (Iniciado em 2013) Tributos / Contas a Pagar e Contas a Receber (Considerado nos processos)

13 6 - Escopo Atual (continuação) Processo Contratação de Bens: 14 controles sendo monitorados diariamente; Boletins Gerenciais sendo gerados desde abril/2011 e divulgados no site da Auditoria mensalmente; e Auditorias sendo realizadas considerando os resultados dos Boletins Gerenciais e recursos disponíveis. Obs.:Os resultados são utilizados, desde 2011, como subsídio na matriz de riscos dos Planos anuais e, sempre que solicitado pelas equipes operacionais, disponibilizamos o detalhamento necessário ao suporte do planejamento dos trabalhos no campo.

14 6 - Escopo Atual (continuação) Processo Contratação de Serviços: 22 controles em processo de mineração de dados pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, sendo sete prontos para Boletim Gerencial. Obs.: Com o apoio do sistema em desenvolvimento pela ASI estamos prevendo iniciar a geração de Boletins Gerenciais para suporte ao direcionamento dos testes piloto e divulgação no site, a partir do primeiro semestre de 2013.

15 6 - Escopo Atual (continuação) Processo Comercialização – Vendas País: 16 controles em processo de mineração de dados pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, sendo 9 prontos para Boletim Gerencial. Obs.: Previsão de geração de Boletins Gerenciais para suporte ao direcionamento dos testes piloto e divulgação no site, a partir do primeiro semestre de 2013.

16 7 - Atividades em andamento Está sendo avaliada solução de automatização dos processos de Contratação de Serviços e Vendas – País, para geração, armazenamento dos desvios e suporte de análises de tendências via Busines Inteligence (BI); e Aperfeiçoamento da solução sistêmica desenvolvida pela gerência de Auditoria de Sistemas - ASI, para o processo Contratação de Bens, até a definição da solução do item acima.

17 8 - Desafios para 2013 Ampliar a aplicabilidade da Auditoria Contínua para outros processos considerados importantes, a partir do uso de recursos sistêmicos que forem disponibilizados; Amplificar a capacidade de visualização de cenários a partir do recurso sistêmico que for disponibilizado, suportando a tomada de decisão, na otimização dos recursos disponíveis; Atuar junto às áreas de negócio da Companhia, para aprimoramento das funcionalidades dos módulos MM e SD do SAP, a fim de possibilitar a ampliação da base de testes dos processos prioritários;

18 8 - Desafios para 2013 (continuação) Reforçar as parcerias com as unidades corporativas, visando a obtenção de apoio necessário à implementação da metodologia; Manter os gestores confiantes nos resultados do processo, contribuindo para o comprometimento da organização na implementação de medidas corretivas alinhadas às nossas recomendações; Disponibilizar Boletins Gerenciais dos processos Contratação de Serviços e Vendas - País no primeiro semestre/2013; Iniciar a matriz de risco do processo Estoques, para posterior mineração de dados e geração de Boletins Gerenciais.

19 9 - Benefícios alcançados Boletins Gerenciais divulgados mensalmente no site da Auditoria - processo Contratação de Bens; Participação dos profissionais da Auditoria Contínua - AC em trabalhos operacionais, seja no suporte ao planejamento ou na atuação no campo, para amplificação do conhecimento e disseminação da prática da metodologia Auditoria Contínua; Atendimento a solicitação de informações pelas gerências, com envio dos resultados dos testes obtidos em Unidades abaixo da linha de corte (TOP TEN); Consideração dos resultados obtidos na elaboração dos PLANOS anuais; e Otimização do tempo no campo a partir da identificação dos passos cobertos pela Auditoria Contínua nos programas de trabalho.

20 Evandro Castilho Martins Contatos: (21) Celular:


Carregar ppt "5º AUDITE SEMINÁRIO NACIONAL DE AUDITORIA INTERNA DAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO Painel 6 – Auditoria Contínua na Petrobras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google