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Gestão da Qualidade As Eras da Qualidade.

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Apresentação em tema: "Gestão da Qualidade As Eras da Qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Qualidade As Eras da Qualidade

2 Histórico da Gestão da Qualidade
Modelo Artesanal Fatores positivos: Especialista do projeto ao pós-venda Influência da reputação do artesão Atendimento às necessidades do cliente Fatores negativos: Foco no produto e não no processo Sem padronização da produção Fig.1- Artesão nos dias de hoje

3 Histórico da Gestão da Qualidade
Panhard e Levassor (fábrica de veículos do sec. XIX) Fabricava os carros sob encomenda Produzia todas as peças necessárias à fabricação Cada grupo de trabalhadores era responsável por um veículo. Susto dimensional O tamanho de um veículo diferia bastante de outro produzido sob o mesmo projeto

4 Histórico da Gestão da Qualidade
Produção em Massa - Fordismo Segunda Revolução Industrial Customização foi substituída pela padronização e a produção em larga escala trabalhadores tinham domínio apenas de uma pequena fração do trabalho Trabalhador afastado do planejamento Surgiu a função do inspetor As necessidades dos clientes não eram direcionadoras da concepção do produto

5 Histórico da Gestão da Qualidade
Linha de montagem Ford Apenas um modelo, o Ford T de 1908 a 1927 15 milhões de unidades Todos na cor preta Fadiga do trabalhador

6 Histórico da Gestão da Qualidade
Evolução do conceito de controle de qualidade Especificação Tolerância Conformidade Metrologia Sistema de medidas Intercambialidade das peças

7 As primeiras teorias da qualidade
O modelo Americano Gráficos de controle CEP Surgimento do Ciclo PDCA Normalizações British Standard BS 600 e American War Standards Experimentos de Elton Mayo e a Escola das Relações Humanas Desenvolvimento no pós-guerra Surgimento da ISO International Organization for Standardization Programa Zero Defeito

8 As primeiras teorias da qualidade
O modelo Japonês Reconstrução no período pós-guerra Contribuições de W. Edwards Deming e Joseph Juran. Trabalhadores e alta gerência na Gestão da Qualidade Controle da Qualidade por toda a Empresa Taiichi Ohno, um dos grandes idealizadores do modelo Toyota de produção lean production (produção enxuta) Aversão ao desperdício Autonomia dos trabalhadores Kaizen (melhoria contínua) Jidoka – parar na anomalia Just in time - fluxo contínuo de produção

9 As primeiras teorias da qualidade
O modelo Japonês keiretsu (Parceria com fornecedores e clientes) poka yoke (dispositivos à prova de erros) Kaoru Ishikawa Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito Diagrama de Pareto, Diagramas de causa-efeito, Histogramas, Folhas de verificação, Gráficos de dispersão, Fluxogramas e Cartas de controle Círculos de Controles de Qualidade (CCQs) Aferição dos defeitos em partes de milhão

10 Prêmios da Qualidade Prêmio Deming – Japonês
Criado em 1951, em homenagem a Deming Prêmio Malcom Baldrige – Americano Criado em 1987 Prêmio Europeu da Qualidade (1991) Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ (1992).

11 Os efeitos da globalização
Padronização e normalização Série ISO 9000 Criada em 1987 Sistemas de Garantia da Qualidade Revista em 2000 e em 2008 Atualmente: “Gestão da Qualidade” Foco no processo e no cliente Série ISO 14000 Criada em 1996 Gestão do Meio-Ambiente

12 Gestão da Qualidade moderna
Recupera alguns atributos da época artesanal: Busca da proximidade às demandas do cliente e maior customização Desdobramento da Função Qualidade – QFD Mizuno e Akao (1960) Qualidade robusta Genuchi Taguchi Impacto estratégico da qualidade Planejamento Estratégico da Qualidade Desdobramento das diretrizes Programa Seis Sigmas (Motorola – 1980)

13 Concepções sobre os conceitos de qualidade
1 - O que se pensa sobre a qualidade: É algo abstrato, sem vida própria, indefinido. Decorrências Qualidade é algo inatingível, um estado ideal sem contato com a realidade Reflexos na Gestão da Qualidade Se for um estado ideal, pode-se deduzir que nunca será atingido e, portanto, são inviáveis e ineficazes os esforços para tanto. Pode conduzir à acomodação quanto à decisão de evitar investir em qualidade pelo custo que este esforço representa.

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15 Concepções sobre os conceitos de qualidade
2 - O que se pensa sobre a qualidade Qualidade é sinônimo de perfeição Decorrências Qualidade é uma situação que não comporta mais alterações Reflexos na Gestão da Qualidade Se for sinônimo de perfeição, a qualidade refletirá a realidade de se ter atingido um valor máximo, não podendo ser alterada, ou seja, melhorada.

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3 - O que se pensa sobre a qualidade A qualidade nunca muda Decorrências Qualidade é um conceito definitivo, imutável Reflexos na Gestão da Qualidade Pode-se incorrer no equívoco de achar que é bobagem acompanhar tendências de mercado, ou seja, considerar que o consumidor nunca altera suas preferências. Entende que uma marca solidificada não precisa mais investimentos.

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4 - O que se pensa sobre a qualidade A qualidade é um aspecto subjetivo das pessoas Decorrências Não há como estruturar com clareza o conceito de qualidade por falta de condições de identificar, entender e classificar os muitos modos como cada consumidor a vê. Reflexos na Gestão da Qualidade Se for apenas um aspecto subjetivo de produtos e serviços, a qualidade não poderá ser mensurada e conseqüentemente não poderá ser avaliada objetivamente.

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5 - O que se pensa sobre a qualidade Qualidade é a capacidade que um produto ou um serviço tenha de sair conforme seu projeto Decorrências O que se considera é a relação entre o projeto e o produto tenha que sair conforme seu projeto (foco no projeto X produto). Reflexos na Gestão da Qualidade Pode-se incorrer no equívoco de considerar que todo o investimento em qualidade resume-se a ter fábricas capazes de desenvolver os produtos projetados. E só

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6 - O que se pensa sobre a qualidade Qualidade é um requisito mínimo de funcionamento Decorrências Se o produto funciona, com certeza irá satisfazer o consumidor. Reflexos na Gestão da Qualidade Pode-se considerar que qualquer esforço, por menor que seja, induz à qualidade, porque produz essas condições mínimas. Conclui-se que não vale a pena “esquentar a cabeça”... Qualidade não requer muito esforço. O equívoco desse raciocínio é evidente

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3G

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7- O que se pensa sobre a qualidade Qualidade significa classes, estilos ou categorias de produtos ou serviços. Decorrências Qualidade é sinônimo de diversidade, sofisticação, luxo ou preço final. Reflexos na Gestão da Qualidade Para se ter qualidade, basta investimentos em itens de luxo e bons garotos propagandas. A inadequação desse posicionamento parece igualmente clara.

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8- O que se pensa sobre a qualidade Qualidade é a área que se envolve com essa questão.. Decorrências Qualidade é tarefa dos especialistas no assunto. Reflexos na Gestão da Qualidade A ação da Gestão da Qualidade parece restrita a preparar algumas pessoas para atuarem em qualidade, e elas são as responsáveis por ela e, também, as culpadas por todos os defeitos que ocorram na fábrica. Os demais parecem isentar-se do esforço pela qualidade... Esse parece ser de longe, o pior equívoco..

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41 Algumas considerações sobre a Adequação ao Uso
Confiança no processo de produção Aceitação do produto Valor associado ao produto Confiança na imagem ou na marca Adequação ao cliente

42 Princípios da Qualidade
1° PRINCÍPIO: A busca pela total satisfação dos clientes 2° PRINCÍPIO: Gerência participativa 3° PRINCÍPIO: Desenvolvimento dos recursos humanos 4° PRINCÍPIO: Constância de propósitos 5° PRINCÍPIO: Melhoria contínua

43 Princípios da Qualidade
6° PRINCÍPIO: Gerência de processos 7° PRINCÍPIO: Delegação de poderes 8° PRINCÍPIO: Gerência de Informação e Comunicação 9° PRINCÍPIO: Garantia de qualidade 10° PRINCÍPIO: Busca pela perfeição


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