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RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES

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Apresentação em tema: "RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES
Processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno: análise com base na teoria da relevância Fernando de SouzaMaria, PIBIC/CNPq, Letras, Tubarão. Orientador: Prof. Dr. Fábio José Rauen, PPGCL, Tubarão Área do Conhecimento: Ciências Humanas/Linguagens e Artes. OBJETIVOS Objetivo geral: Analisar, com base na Teoria da Relevância, os processos interacionais em mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno. Objetivos específicos: Analisar estratégias de encadeamento entre as mensagens postadas no Fórum Virtual Religião é Veneno em situações de aprovação ou de reprovação de mensagens anteriores; Investigar estratégias de explicitação nas mensagens postadas; Investigar, nos processos de negociação, a pertinência descritiva e explanatória dos níveis representacionais propostos pela teoria. METODOLOGIA Este estudo de caso pertence ao projeto Leitura e produção de textos em ambientes interacionais e de ensino e aprendizagem da linha de pesquisa Texto e Discurso e do grupo de pesquisa Análise do Discurso: Pesquisa e Ensino do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. O trabalho defende a hipótese operacional de que a aplicação dos níveis representacionais – forma lógica, explicatura e implicatura – permite uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais envolvidos em processos de interação comunicativa. A análise restringiu-se a um conjunto de nove turnos do tópico Em uma pane de avião não existe ateu. Os enunciados foram descritos dentro de sua respectiva forma lógica e, com base na forma lógica, foram elaboradas as explicaturas e implicaturas, quando pertinentes. UM EXEMPLO DA ANÁLISE Cabula: Em uma pane de avião não existe ateu. Fernando Silva: Somos basicamente animais, controlados pelos instintos. Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. Vai depender de cada um. Enunciado 1 (1a) Somos basicamente animais controlados pelos instintos. (1b) (ser x, y, modo, lugar). (1c)  [os seres humanos] são basicamente animais controlados pelos instintos  [em uma pane de avião]. (1d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando Silva declarou que os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. Enunciado 2 (2a) Nossa razão se desenvolveu recentemente e ainda tem um controle precário sobre nossas decisões. (2b) (desenvolver-se x, tempo)  (ter x, y, tempo, lugar). (2c) Nossa [dos seres humanos] razão se desenvolveu recentemente e  [a razão dos seres humanos] ainda tem um controle precário sobre nossas [dos seres humanos] decisões  [em uma pane de avião]. (2d) Em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. O argumento (P(QR)), tal que (Q) e (R) explicam ou justificam (P). (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião, porque (Q) a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e (R) a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. Falácia O argumento funciona como falácia da afirmação do consequente. A conclusão é abdutiva, ou seja: (QRP); (P); (QR). (QRP) Se a razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião, então os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. Logo (QR) A razão dos seres humanos desenvolveu-se recentemente e a razão dos seres humanos ainda tem um controle precário sobre as decisões dos seres humanos em uma pane de avião. Enunciado 3 (3a) É difícil dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando. (3b) (ser difícil x (dizer x, y (ir fazer x, y, tempo (tentar assumir x, y, tempo), z). (3c) É difícil uma pessoa dizer  [para outra pessoa] o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação  [numa pane de avião]. (3d) em 29 de outubro de 2005 às 14:34, Fernando Silva declarou que é difícil alguma pessoa dizer para outra pessoa o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião. Enunciado 4 (4a) Vai depender de cada um. (4b) (ir depender x, y). (4c)  [o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação] vai depender de cada um [ser humano]. (4d) Em 29 de outubro de 2005, às 14:34, Fernando silva declarou que o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. Análise (P) Os seres humanos são basicamente animais controlados pelos instintos em uma pane de avião. (PST). (ST) É difícil alguma pessoa dizer o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação numa pane de avião e o que uma pessoa vai fazer num momento em que a razão e os instintos tentam assumir o comando da situação vai depender de cada ser humano. RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES Os seres humanos preservam a vida. Isso explica por que ateus clamam por Deus em uma pane de avião. Para Videomaker, o ceticismo e a convicção do niilismo deveriam sobrepor-se nesses casos. Videomaker contemporiza e reconhece o direito de um ateu fraquejar. Em uma pane de avião, os ateus deixam de serem ateus convictos, e os crentes, por acreditar na divindade, deixam de crer em si mesmos. CONCLUSÕES Todo o processo é guiado pelo princípio cognitivo e o princípio comunicativo de relevância. O encadeamento da discussão se deu em função de uma série de raciocínios implícitos, sugerindo forte intervenção de fatores pragmáticos no processo. Os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura permitiriam uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais da discussão no fórum. BIBLIOGRAFIA BÁSICA RAUEN, F. J. Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância. Scripta, PUC-Minas, v. 22, jan./jun SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001. Apoio Financeiro: CNPq


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