A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização Regional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização Regional"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização Regional

2 ESTADO DO PARÁ – AS 12 REGIÕES DE INTEGRAÇÃO

3

4 Caracterização da Região de Tocantins
A Região de Integração de Tocantins é formada por 11 municípios; Área de km², equivalente a 3% do território paraense A população total da Região de Integração do Tocantins é de mil habitantes , correspondendo a 9,8% do Estado do Pará. Cerca de 47,20% reside nas áreas urbanas dos municípios; As maiores concentrações populacionais são encontradas nos municípios de Abaetetuba (19,06%), Cametá (16,33%), Barcarena (13,49%). Atividades econômicas estão relacionadas aos setores de serviços 44% , indústria 50%, e Agropecuária 6%. Destaque para o potencial pesqueiro da região. de empregos formais, 6% do total do Pará Constata-se o predomínio dos empregos formais nos setores da administração pública (41%), transporte (18%), do Comércio (10%) e aluguel (12%). 4ª menor taxa de analfabetismo de 15 anos ou mais do Pará, com 14,9%. 4ª maior taxa de pobreza do Pará, com 48,1%. Fonte: Censo Demográfico 2010

5 Aspectos da Educação Nº de Estabelecimentos do Fundamental - 1.458
Nº de Estabelecimentos do Médio - 52 Nº de Estabelecimentos do Superior - 3 Nota IDEB ,27 (4ª/5ª E.F) e 3,4 (8ª/9ª E.F.). O total de matrículas no ensino superior em 2009, na Região representou 3,8% das matriculas no Estado. A UFPA possui campus no município de Abaetetuba com os cursos de Licenciatura: Matemática, Pedagogia e Letras. O IFPA oferta no campus de Abaetetuba os cursos: técnico – informática, automação industrial, metalúrgica, eletrotécnica e mecânica, graduação – licenciatura em Biologia. A Universidade do Estado do Pará (UEPA) oferta os cursos de Licenciatura: Pedagogia, Ciências da Natureza e Matemática – graduação em tecnologia agroindustrial. Várias instituições privadas oferecem programas de interiorização estruturados em módulos de disciplinas ofertadas nos períodos intervalares. Fonte: Censo Demográfico 2010

6 Nº de Escolas Estaduais – 53 Nº de matriculas no Estado – 48.283
Nº de Escolas Municipais – 1.302 Nº de matriculas dos municípios – Nº Docentes com formação - ensino fundamental completo - 3 Nº Docentes com formação - ensino médio completo – 440 Nº Docentes com formação - ensino médio magistério – Nº Docentes com formação ens. med. norm./mag. espec. indígena - 16 Nº Docentes com formação superior – 6.999 (Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar )

7 Casas Familiares Rurais
MUNICÍPIOS/CFRs ENDEREÇO/COMUNIDADE EJA ENSINO MÉDIO TURMAS ETAPAS Nº ALUNOS MOJU MÉDIO RIO MOJU – COMUNIDADE DA PEDREIRA 2 2ª e 3ª 54 TERRITÓRIO QUILOMBOLA DO JAMBUAÇÚ COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – RAMAL DO TRACUATEUA – TERRITÓRIO JAMBUAÇU 2ª e 1ª , 29/30=59 TOTAL 2 Casas/113 alunos Fonte: CECAF/SAEN/SEDUC, 2014

8

9

10 (Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

11

12 (Fonte: SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar - 2013)

13

14 Referências MEC/INEP/EDUCACENSO - SEDUC/SAEN/NUPPAE - Censo Escolar – 2013 PERFIS REGIONAIS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2012 – 2015


Carregar ppt "Caracterização Regional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google