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Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina

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Apresentação em tema: "Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Curso presencial em ALTERNÂNCIA Prof. Eliete Ávila Wolff Coordenadora

2 Objetivos Preparar educadores para: Atuação no ensino;
Gestão dos processos educativos escolares Gestão de processos comunitários

3 Projeto Político Pedagógico
Quatro áreas do conhecimento: Linguagens Ciências da Natureza Matemática Ciências Humanas e Sociais Ciências Agrárias A partir de 2015 oferecerá 3 áreas.

4 Estrutura do Curso Carga horária total = 3525 h/a e 235 créditos
8 etapas/semestres

5 Períodos de alternância
Duas etapas/semestres de cerca de 60 dias por ano, período integral Trabalhamos duas turmas concomitantemente; 4 turmas por semestre; Intervalo entre os semestres de 3 a 4 meses;

6 ALTERNÂNCIA Supõe articulação TC-TU
A relação de produção do conhecimento promove a dialética entre teoria e prática a cada ciclo de alternância. No Tempo Comunidade se parte da práxis local para a reflexão teórica; No Tempo Universidade se parte da práxis teórica para a reflexão sobre a realidade;

7 Princípios da Matriz Curricular
articular educação e realidade específica das populações do campo possibilitar o acesso e a permanência de professores em exercício, no curso; Fortalecer o vínculo de jovens e adultos com o campo; Aprofundar e fortalecer o conhecimento sobre a produção da vida no campo (meio ambiente, produção material, cultural, escolar, etc)

8

9 Perfil das turmas 7 TURMAS
Sujeitos ligados ao campo (MT, MS, GO, MG e DF) Quilombolas – Kalungas, Educadores das escolas do campo Sujeitos rur-urbanos. Atualmente o vestibular para a 8ª turma está dirigido ao entorno do DF (GO e MG)

10 ATIVIDADES INTEGRADORAS
inserção orientada na escola e na comunidade por etapa; Memória e história de vida (trabalho, migração, uso da terra) História da comunidade (relação com os movimentos sociais, lutas, forma de conseguir a terra) IOC – Inserção nas comunidades, junto aos movimentos sociais e organizações comunitárias; Inventários e seminários de TC IOE – Inserção nas escolas Inventários, relatórios e seminários de Estágio

11 Atividades Integradoras
Seminários Integradores Seminários de Estágio/CEBEP (Conflitos Estruturais Brasileiros e Seminários integradores que acontecem no início e no fim de cada etapacom toda a turma– Relatos por comunidade das atividades, dificuldades: uma turma apresenta o estágio para a outra.; Seminário por área – análise de práticas individuais e planejamento de inserção na escola.

12 Formação para Gestão Escolar e Comunitária Organicidade
Núcleo de organicidade e subjetividade Grupos de Organicidade-GOs; Plenárias; Setores de Trabalho: trabalho coletivos; Elaboração e realização de Místicas (breves momentos de reflexão promovidos pelos estudantes)

13 Realidades escolares locais
Elevada rotatividade de professores Salas multisseriadas resultante das nucleações; Estruturas escolares precárias; Escolas ameaçadas de fechamento; Lutas por manutenção das escolas;

14 Realidades escolares locais
Enormes dificuldades de transporte; Escolas com difícil acesso. Ausência de escola de Ensino Médio nas comunidades; Mudança para a cidade – LEdoC promove o debate na escola sobre o campo, como os estudante

15 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO NOS TERRITÓRIOS
Articular as atividades do TC com as ações de EdoC na região. Diálogo com as secretarias de educação; Diálogo com os Movimentos Sociais (epotecampo – estudantes de três municípios) Fortalecimento dos estudantes em seus territórios através da formação de coletivos; Fortalecimento da relação escola/comunidade;

16 Grata pela atenção! Eliete Ávila Wolff Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

17 A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA:
ESTRATÉGIAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS NA FORAMÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO, In Molina, Mônica Castagna e Sá, Laís Mourão (Organizadoras.) Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS) .– Belo Horizonte: Editora Autêntica, (coleção Caminhos da Educação do Campo, n.5) 375pgs.


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