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Planejamento Estratégico Preparando a Estratégia.

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1 Planejamento Estratégico Preparando a Estratégia

2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

3 Visão A visão deve estar relacionada com "o que" sua empresa quer se tornar no futuro, daqui a cinco ou dez anos. Funciona como uma “bússola” que a norteia no decorrer dos anos. Por ser uma das primeiras e mais importantes fases do planejamento estratégico, merece destaque e atenção dos recursos humanos mais talentosos da empresa que devem dedicar tempo e cuidados especiais para amadurecê-la e torná-la significativa.

4 Missão Missão refere-se ao propósito da empresa. É uma descrição precisa do que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio em que está inserida. Na missão encontra-se objetivos gerais, princípios, detalhes da operação e como a empresa está organizada.

5 Valores Os “valores” são formados por um conjunto de “crenças” que se misturam com “princípios” e que juntos determinam o comportamento das empresas independentemente de seu tamanho, origem ou segmento de mercado.

6 Etapa 1 – Apurar o Lucro Econômico Organize a informação exigida para a análise – Começar com o desempenho financeiro real, ou seja, deve-se apurar o lucro econômico Lucro Econômico Superior Maior Margem Bruta Menor Índice de despesas de vendas e administrativas sobre as sobre as vendas Menor Índice de Capital sobre Vendas Maior Participação de Mercado Vantagem de CPV Preço Premium decorrente da vantagem de serviço ou benefício Eficiências superiores em Mktg ou admin. Maior habilidade de diluir a parte fixa das despesas de vendas e adm. devido a volumes maiores de venda Excelente gestão do capital de giro Eficiência no uso De ativos Vantagem de Melhor serviço Ou benefício Preços menores devido à vantagem dm custo Habilidade de dominar os concorrentes A figura nos mostra que uma empresa não pode gerar lucro econômico, a menos que possa mapear sua vantagem competitiva em alguma métrica ou indicador financeiro.

7 Etapa 2 – Competências Essenciais 1.Determinar os clientes alvo da organização; 2.Determinar que valor ser produto irá criar para seu cliente (só lucra quem cria mais valor que seu concorrente); 3.Determinar qual estratégia genérica é mais útil para obtenção de produtos de valor (Estratégia de Custo; Diferenciação; Nicho de mercado) 4.Determinar quais táticas devem ser utilizadas para obter vantagem competitiva, ou seja, as táticas mais eficazes são aquelas mais difíceis de serem copiadas (uso de Brainstorming, SWOT e muita reflexão do ambiente competitivo)

8 Etapa 3 – Auditoria de Recursos e Capacidade Recursos: Coisas que a empresa possui. Ex.: Ativos, Patentes, Marca, Pessoal, Localização, etc. Capacidade: Coisas que a empresa faz bem. Ex.: Produzir eficientemente, Oferecer bons serviços ao cliente, Customizar pedidos. Auditoria: em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada organização, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

9 1.Recursos escassos podem propiciar lucro, se forem de escopo – isto é, se puderem ser aplicados a novos produtos e novos mercados geográficos. 2.O processo de produção é facilmente reproduzido? 3. Há fácil acesso ao capital? Há financiamento? 4.Faça a auditoria Etapa 3 – Auditoria de Recursos e Capacidade

10 A auditoria deve seguir os seguintes passos: 1.Liste os recursos e capacidades de sua empresa; 2.Avalie a escassez e a mobilidade de cada recurso e capacidade; 3.Se um recurso for escasso e imóvel, avalie também seu escopo; Recursos e capacidades imóveis: (1) não podem ser comprados ou vendidos no mercado sem permissão da empresa; (2) se puder ser usado ou vendido, nenhuma outra empresa é capaz de utilizá-lo tão eficientemente. 4.Sempre que possível, limite sua auditoria aos fatos disponíveis; 5.Anote tudo para poder ter argumentos de discussão de resultados Etapa 3 – Auditoria de Recursos e Capacidade

11 Recurso/ Capacidade É escasso?É móvel?É de escopo?É uma fonte de vantagem competitiva? Marca DisneySimNãoSim Animadores Habilitados Parcialmente NãoProvavelmente não Equipe de marketing NãoSimN/ANão AtoresNãoSimN/ANão HistóriasNãoSimN/ANão A auditoria força a organização a pensar sistematicamente sobre cada recurso e capacidade. É realmente escasso? É verdadeiramente imóvel? Se a respostas a estas perguntas for negativa, o recurso ou capacidade não pode ser uma fonte de vantagem duradoura. Se for escasso e imóvel a organização deve também determinar se é de escopo. Caso afirmativo, o recurso ou a capacidade pode ajudá-la a crescer.

12 1.Valor adicionado 2.Vantagem de Custo Analisar através da análise de custo por atividade (há bibliografia específica para isso), para obterem prognósticos razoáveis sobre a posição de custo de uma empresa vis-à-vis à concorrência. 3.Vantagem do Benefício Benefícios tangíveis – São benefícios que permitem aos seus consumidores gastarem menos reais pelo produto/uso, se comparado aos seus concorrentes Benefícios intangíveis – Descreva o benefício em termos qualitativos – Pergunte ao consumidor quanto está disposto a pagar por esse benefício Etapa 4 – Medindo a Vantagem Competitiva


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