A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política externa no 2º governo vargas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política externa no 2º governo vargas"— Transcrição da apresentação:

1 Política externa no 2º governo vargas
Bruno César de Souza César Bertini Camargo José Augusto Zague Luiz Gregório Natali Thomas Ramiro Política externa no 2º governo vargas VIII TURMA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2 Contexto Guerra Fria; Preparação da política exterior para a Política Externa Independente; Modelo de Substituição de Importações; : Barganha com os EUA; 1953: Crises no governo.

3 Modelo de substituição de importações
Anos 30: industrialização é estruturada como política de governo; Anos 50: Departamento 3: já substituídos, porém quase estagnados; Departamento 1 e 2: ainda suprido por importações.

4 Estrutura social e política
Pluripartidarismo; Crescimento das classes médias urbanas, do operariado e da burguesia industrial; Surgimento da sociedade de massas; Introdução da política populista.

5 Projeto econômico Projeto de curto prazo, heterogêneo e não linear;
Projeto visava o desenvolvimento do capitalismo, através da modernização da agricultura e da industrialização. 1951: Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico

6 Relações Exteriores Descontinuidade da política externa do governo Dutra; Reorganização do controle cambial; Maior participação nas OIs e ampliação do número de missões brasileiras no exterior; Maior propaganda internacional do Brasil; Elevação do nível diplomático.

7 A barganha diplomática com os EUA
Troca com os EUA no plano estratégico por uma cooperação econômica; América Latina e a influência norte-americana (controle dos EUA); Retórica anti-comunista; Bipolaridade limita o poder de barganha; Alinhamento Brasil-EUA.

8 A barganha diplomática com os EUA
Constituição da Comissão Mista Brasil-EUA; Regulamentação do Decreto Lei (Remessa de Lucros); Política de "zigue-zague"; Tentativas de aproximação com o bloco socialista.

9 O Confronto interno e os limites da autonomia
Conservadorismo do governo Eisenhower; Governo linha-dura de Eisenhower: barreira nas negociações governo a governo; A evolução e desfecho da questão petrolífra; Criação do movimento popular “Campanha do Petróleo é Nosso”;] Criação da Petrobrás; Descontentamento dos EUA; Liberação de somente 100 milhões para financiar os atrasos comerciais.

10 A barganha diplomática com os EUA
Março de 1953 - Greve dos operários; Criação de 3 planos nacionalistas: Eletrobrás, Petrobrás e o Plano de Valorização da Amazônia; Crise do Pacto ABC; Pressões e isolamento de Vargas: suicídio.

11 O Nacionalismo de Vargas
Discursos com apelos emocionais à grandeza da pátria; Necessidade de coesão interna para materializar o projeto de industrialização; Ideologia nacional desenvolvimentista; Industrialização deveria ocorrer nos marcos do capitalismo internacional; Havia imperialismo quando não havia colaboração dos países desenvolvidos.

12 O Nacionalismo de Vargas
Europa Ocidental e URSS tinham pouco interesse na aproximação com o Brasil; A alternativa era a América Latina; A política externa de Vargas não buscava o fim da dependência, mas sim favorecer o Brasil.

13 O Nacionalismo de Vargas
Contingências históricas e o cenário mundial da década de 50 levaram ao relativo fracasso da política externa de Vargas; Elementos novos: vinculação da política externa e o desenvolvimento; necessidade de projetar a inserção internacional do Brasil além da órbita puramente regional.

14


Carregar ppt "Política externa no 2º governo vargas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google