A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Civilizações Antigas As Civilizações Hidráulicas: Egito Mesopotâmia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Civilizações Antigas As Civilizações Hidráulicas: Egito Mesopotâmia."— Transcrição da apresentação:

1 Civilizações Antigas As Civilizações Hidráulicas: Egito Mesopotâmia

2 CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS- Despotismo Oriental-Egito

3 Informações a partir de Heródoto, historiador “ O Egito é uma dádiva do Nilo.” Tratou-se de um Estado agrícola do Oriente- Delta do Nilo. Origem: séc. III a.C com o primeiro faraó Menés – unificação das comunidades de camponeses às margens do Nilo deu origem ao Egito. -O que veio Antes o Estado ou o Civilização Hidráulica?

4 Escriba Escrita: relacionada às inscrições religiosas em monumentos e templos: hieróglifos. A escrita hierética era aquela usada em textos literários, jurídicos e administrativos. O crescente uso da escrita originou um grupo social específico os escribas Em 1822- o linguista francês Champollion estudou as inscrições da Pedra da Roseta- dando origem a uma nova ciência a Egiptologia. Papiro Pedra Roseta (p.36)

5 Múmias e Religião Múmias do Egito Crença na vida após a morte. (Arqueologia) Politeísmo. Caracterização dos Deuses. Valorização da figura do faraó- poder estatal (p.30) Função: religiosa/militar/administrativa e jurídica.

6 Egito Hoje..... Influência islâmica. Revolta popular contra o ditador. Perfil sociológico:

7 Civlizações Hidráulicas: Despotismo Oriental

8 Mesopotâmia Construída ao longo dos rios Tigre e Eufrates- em linhas gerais é o atual Iraque, Construção de canais e diques. Povoada pelos sumérios- grupo da Ásia Central- domínio da escrita em tábuas de Argila acádios- povos semitas-origem hebreus 2530- Sargão I- unificação 1595-Domínio Babilônico

9 Mesopotâmia-Cidadania Hamurábi ( 1792-1749 a.C) Justiça- Código Consultado por toda a população Hamurábi- rei e descendente de antepassados divinos : Vale o princípio da equidade absoluta: “ O que se faz, se paga proporcionalmente.” Contudo, na prática as penas dirigidas aos escravos eram penas mais duras......

10 Mesopotâmia Domínio da Mesopotâmia por parte dos assírios em 729 a.C- eles habitavam o Norte e impuseram seu domínio Assurbanipal (669-626 a,C) formou em Nínive uma grande biblioteca formada por tabletes confiscados em templos e nas casas dos eruditos babilônicos.

11 Estabeleceram-se no sul do Atual Iraque, originados de povos indo-europeus do Cáucaso. O Grande Império Persa data de 700 a.C com a consquista de Babilônia, Síria, Palestina, e povos da Ásia Menor. Unidade administrativa- sátrapias. Administração centralizada graças ao uso de estradas e correios Persas

12 Fenícios Povos Comerciantes- organizaram-se em torno ao Mediterrâneo. Introduziram técnicas de construção naval. Abasteciam outras cidades. Inventaram o alfabeto de 22 letras para conseguirem comercializar com os gregos e latinos. Fizeram alianças com os persas contra os gregos.

13 Hebreus Saíram de Ur na Mesopotâmia e se dirigiram à Palestina, em 1800 a.C, onde se localiza o atual Estado de Israel. Contudo entre 1700 a.C a aprox. 1.300 foram escravizados no Egito Diferentemente de Hamurábi a justiça era regulada pela religião. Os seus livros Sagrados são os 5 primeiros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Eles constituem a Torá (Lei). Aí está instituído o monoteísmo e os 10 mandamentos – segundo a História dados a Moisés na forma de tábuas: “as tábuas da lei”.

14 Hebreus

15 Os 10 mandamentos do monoteísmo judeu. Trata-se de leis com conotação religiosa e moral: Amar a um só Deus. Amar ao próximo como a si mesmo. Guardar dias santos. Honrar Pai e Mãe. Não matar. Não pecar contra a castidade. Não levantar falso testemunho Não furtar Não desejar a mulher do próximo. Não cobiçar os bens alheios.

16 Por volta de 1200, após 40 anos no Deserto os hebreus chegaram na Palestina: antes eram governados por patriarcas, agora por juízes. Foram destruídos muitas vezes: _subjugados pelos assírios em 586 a.C- escravizados por Nabucodonosor _dominados por persas, macedônios e romanos. _ 70 a. C os romanos destruíram o templo de Jerusalém e provocaram a diáspora ( dispersão dos judeus pelo mundo) Os hebreus conservam sua identidade até os dias de hoje. Video resumoVideo resumo

17 Identidade Cultural dos Hebreus


Carregar ppt "Civilizações Antigas As Civilizações Hidráulicas: Egito Mesopotâmia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google