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MARCAS DE NOSSO TEMPO.

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Apresentação em tema: "MARCAS DE NOSSO TEMPO."— Transcrição da apresentação:

1 MARCAS DE NOSSO TEMPO

2 ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBS MARCAS DE NOSSO TEMPO
PRESSUPOSTOS CULTURAIS, ECONÔNICOS E POLÍTICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

3 SOMOS DISCÍPULOS DO SENHOR
INTRODUÇÃO SOMOS DISCÍPULOS DO SENHOR PARA EVANGELIZAR DEVEMOS CONHECER A REALIDADE HISTÓRICA NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS

4 ATENTOS AOS SINAIS DOS TEMPOS NUMA ATITUDE DE DISCERNIMENTO
ILUMINADOS PELA FÉ

5 NUMA PERSPECTIVA PASTORAL
CONTEXTO SÓCIO – CULTURAL NUMA PERSPECTIVA PASTORAL

6 ‘MUDANÇA DE ÉPOCA’ ? SÉCULO XXI ÉPOCA DE “MUDANÇAS” OU
>COMO CARACTERIZAR O MOMENTO HISTÓRICO- CULTURAL NO QUAL ESTAMOS VIVENDO? > O QUE ESTÁ OCORRENDO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E MUITOS NÃO ESTÃO PERCEBENDO? >QUEM É O HOMEM NESTE MOMENTO DA HISTÓRIA?

7 MARTIN HEIDEGGER ‘NENHUMA ÉPOCA TEVE NOÇÕES TÃO VARIADAS E NUMEROSAS SOBRE O HOMEM COMO A ATUAL. NENHUMA ÉPOCA CONSEGUIU, COMO A NOSSA, APRESENTAR O SEU CONHECIMENTO DO HOMEM DE UM MODO TÃO EFICAZ E FASCINANTE, NEM COMUNICÁ-LO DE UM MODO TÃO FÁCIL E RÁPIDO MAS TAMBÉM É VERDADE QUE NENHUMA ÉPOCA SOUBE MENOS QUE A NOSSA O QUE É O HOMEM NUNCA O HOMEM ASSUMIU UM ASPECTO TÃO PROBLEMÁTICO COMO ATUALMENTE’.

8 São Paulo (1930)

9 SÃO PAULO EM 1940

10 BELO HORIZONTE EM 1940

11 RIO DE JANEIRO 1950

12 SANTOS

13 SÃO PAULO

14 TEÓFILO OTONI EM 1960 ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

15 NOVA MANEIRA DE PENSAR, DE VER E DE SE VER NO MUNDO
ÉPOCA DE MUDANÇAS _______________________________________ MUDANÇA DE ÉPOCA NOVA MANEIRA DE PENSAR, DE VER E DE SE VER NO MUNDO

16 CAPITAL FINANCEIRA DO MUNDO
NOVA YORK EM 1990 CAPITAL FINANCEIRA DO MUNDO

17 THE WORLD TRADE CENTER – 11 DE SETEMBRO DE 2001 = O DIA DO TERROR EM NOVA YORK

18 EVIDÊNCIAS: A MUDANÇA DE ÉPOCA COMO “VIRADA CULTURAL”. SIGNIFICA QUE AS DISTINÇÕES CULTURAIS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE AS POLÍTICAS E ECONÔMICAS. A MUDANÇA DE ÉPOCA MOSTRA QUE NÃO EXISTE MAIS UM CONFLITO INTERNACIONAL DE INTERESSES MAS UM “CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES” OU “GUERRA CULTURAL” A MUDANÇA DE ÉPOCA ESTÁ PRESENTE NA NOVA PERCEPÇÃO DA REALIDADE: FALAMOS DE “CULTURA DA POBREZA”, “CULTURA DO MEDO”, “CULTURA DAS ARMAS”, “CULTURA DOS ADOLESCENTES E JOVENS”, “CULTURA DO AMOR”, “CULTURA DO PROTESTO”, “CULTURA DO JOGO”, “CULTURA DO LAZER”

19 > MIRCEIA ELIADE – A MUDANÇA DE ÉPOCA SE EXPLICA PELA MAIOR DESCOBERTA DO SÉCULO XX QUE FOI A:
VARIEDADE CULTURAL = DIVERSIDADE CULTURAL JÁ NÃO PODEMOS CONTINUAR SENDO OS MESMOS NUM MUNDO QUE JÁ NÃO É MAIS O MESMO > MUDANÇA DE ÉPOCA COM A INTERNETIZAÇÃO DO PLANETA.

20 COMO FENÔMENO CULTURAL IRREVERSÍVEL
A GLOBALIZAÇÃO COMO FENÔMENO CULTURAL IRREVERSÍVEL

21 A GLOBALIZAÇÃO É AMBÍGUA
UNIÃO SEPARAÇÃO PELA ENTRE INFORMÁTICA RICOS E POBRES

22 A GLOBALIZAÇÃO APROFUNDOU A EXCLUSÃO SOCIAL E A POBREZA

23 NADA MAIS IMPRESSIONA OU ESCANDALIZA

24 QUAIS AS TRANSFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
1] DESLOCAMENTOS NO CAMPO DA CONSCIÊNCIA E DAS COSMOVISÕES ] DESLOCAMENTOS NO CAMPO ECONÔMICO. 3] DESLOCAMENTOS NO CAMPO CIENTÍFICO-TÉCNICO. 4] DESLOCAMENTOS NO CAMPO SOCIAL 5] DESLOCAMENTOS NO CAMPO POLÍTICO-CULTURAL. 6] DESLOCAMENTOS MO CAMPO ÉTICO 7] DESLOCAMENTOS NO CAMPO RELIGIOSO

25 1) DESLOCAMENTOS NO CAMPO DA CONSCIÊNCIA E DAS COSMOVISÕES.
> PRIORIDADE DA ‘TÉCNICA’ E DESTRUIÇÃO DO HOMEM. É A SOCIEDADE ANTROPOTÉCNICA. A TÉCNICA DITA AS LEIS, AS NORMAS, OS COSTUMES, AS CRENÇAS E INDICA O CAMINHO PARA O FUTURO. > AS COSMOVISÕES: A MÍDIA NOS INFORMA TUDO. DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS, GUERRAS, TERRORISMO, CORRUPÇÃO, CAUSANDO MUDANÇA NA ESCALA DE VALORES E GERANDO NOVO ‘MODUS VIVENDI’. > MUDANÇA NO UNIVERSO SIMBÓLICO E NOS QUADROS DE REFERÊNCIA.

26

27 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

28 ERA DA INCLUSÃO DIGITAL BENEFÍCIOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS

29 A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO SUPERA NOSSA CAPACIDADE
DE REFLEXÃO E DISCERNIMENTO

30 A VARIEDADE DAS INFORMAÇÕES, POR UM LADO É RIQUEZA,
POR OUTRO É DEFESA DE INTERESSES POLÍTICOS E ECONÔMICOS

31 DONOS DO PODER MIDIÁTICO NO BRASIL

32 A COMUNICAÇÃO MODERNA TEM INDUZIDO AO CONSUMO E À MANIPULAÇÃO DAS PESSOAS

33

34 IDEOLOGIA DE CONSUMO DESENFREADO INDUÇÃO À BUSCA INSTANTÂNEA DO PRAZER

35 NADA É NEUTRO. NO MUNDO DAS COMUNICAÇÕES HÁ IDEOLOGIAS, INTENÇÕES
SUBJACENTES E VISAM UM PÚBLICO

36 É URGENTE UMA COMUNICAÇÃO AO SERVIÇO DE UMA AUTÊNTICA
NESTE CONTEXTO É URGENTE UMA COMUNICAÇÃO AO SERVIÇO DE UMA AUTÊNTICA CULTURA DO ENCONTRO

37 > AVANÇO DAS CIÊNCIAS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS –
> AVANÇO DAS CIÊNCIAS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS – >FRAGMENTAÇÃO DO SABER (ABALA AS CERTEZAS GERANDO O HOMEM INDECISO, PERDIDO, SEM IDENTIDADE > FIM DAS GRANDES SÍNTESES DE PENSAMENTO DAS CIÊNCIAS E DAS GRANDES RELIGIÕES > BUSCA DESCONTROLADA DE SATISFAÇÕES IMEDIATAS DOS PRÓPRIOS DESEJOS NUM HORIZONTE INDIVIDUALISTA E FEROZMENTE COMPETITIVO >VISÃO ESTEREOTIPADA E DEFORMADA DA REALIDADE.

38 A MUDANÇA NA COSMOVISÃO SE EXPLICA PELA CRIAÇÃO DO CIBERESPAÇO.
NA DÉCADA DE 1960 MARSHALL MACLUHAM FORMULOU O CONCEITO DE “ALDEIA GLOBAL”- AFIRMAVA QUE: ‘O MUNDO LINEAR, ESPECIALIZADO E VISUAL CRIADO PELA MÍDIA IMPRESSA, SE TRANSFORMARÁ EM UM MUNDO SIMULTÂNEO E MULTI-SENSORIAL, PROPICIADO PELA MÍDIA ELETRÔNICA’ NA “ALDEIA GLOBAL” TUDO SE FALA, TUDO SE OUVE. A INTERNET É A EXPRESSÃO MÁXIMA DA ALDEIA GLOBAL A INTERNET CRIOU UM NOVO ESPAÇO PARA O CONHECIMENTO, PARA O PENSAMENTO E PARA A COMUNICAÇÃO ESSE ESPAÇO NÃO É FÍSICO MAS VIRTUAL, É O CIBERESPAÇO, NOME INVENTADO EM 1984 POR WILLIAM GIBSON, NO SEU LIVRO NEWROMANCER O CIBERESPAÇO É A ALMA DE UM NOVO MUNDO EM FORMAÇÃO.

39 > GOSTOS E PREFERÊNCIAS ( LIMITANDO A LIBERDADE DE PENSAMENTO)
A SOCIEDADE PÓS-MODERNA É ESSENCIALMENTE MIDIÁTICA. PRODUTO DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA, A COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA TRANSFORMOU PROFUNDAMENTE O HOMEM: > GOSTOS E PREFERÊNCIAS ( LIMITANDO A LIBERDADE DE PENSAMENTO) > HÁBITOS E VALORES ( INVERTENDO E CRIANDO NOVOS VALORES) > IDÉIAS ( DISCURSO ÚNICO ) > COMPORTAMENTO E ATITUDES ( PADRONIZADOS )

40 2] DESLOCAMENTOS NO CAMPO ECONÔMICO.
POR UM LADO, A NOVA CONFIGURAÇÃO DO CAPITALISMO: A GLOBALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE DAVOS (SUÍÇA) POR OUTRO LADO A ECONOMIA ALTERNATIVA NA PERSPECTIVA DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (PORTOALEGRE). EM JANEIRO DE 2006 FOI EM CARACAS (VENEZUELA) E NA ÁSIA (TURQUIA )

41 > RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS ENTRE AS NAÇÕES ( OBEDIÊNCIA)
O ENCONTRO EM DAVOS (SUÍÇA) DEFINIU: > INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS MERCADOS SEM ELIMINAR A DEPENDÊNCIA DOS PAÍSES PERIFÉRICOS (POBRES) EM RELAÇÃO AOS PAÍSES CENTRAIS (RICOS). > RELAÇÕES ASSIMÉTRICAS ENTRE AS NAÇÕES ( OBEDIÊNCIA) > PERPETUAÇÃO DO COLONIALISMO. POBRES CONSIDERADOS SUPÉRFLUOS E DESCARTÁVEIS CONSTATAÇÃO: PAÍSES RICOS NÃO CONSEGUEM CONSUMIR O QUE ARMAZENAM.

42 RENOVA-SE A UTOPIA DE QUE UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL.
NA PERSPECTIVA DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. RENOVA-SE A UTOPIA DE QUE UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL. > NOVA CONCEPÇÃO DE ECONOMIA: PRIORIZA A ÉTICA NA ECONOMIA. > CRIAÇÃO DE SISTEMAS ECONÔMICOS ALTERNATIVOS > CRIAÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES COMERCIAIS DIFERENTES DO MODELO NEO-LIBERAL. > USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS > GLOBALIZAÇÃO DA SOLIDARIEDADE

43 DA INDIFERENÇA E DA DESIGUALDADE SOCIAL GERADORA DA
O RESULTADO FOI GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA E DA DESIGUALDADE SOCIAL GERADORA DA CULTURA DO BEM – ESTAR E AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

44 A UMA DE SUAS NECESSIDADES O CONSUMO EXACERBADO GERA
O HOMEM FOI REDUZIDO A UMA DE SUAS NECESSIDADES O CONSUMO O CONSUMO EXACERBADO GERA O CONSUMISMO

45 3] DESLOCAMENTOS NO CAMPO CIENTÍFICO-TÉCNICO.
> PASSAMOS DA SOCIEDADE INDUSTRIAL PARA A SOCIEDADE CIBERNÉTICA = SOCIEDADE INFORMATIZADA > NA SOCIEDADE CIBERNÉTICA SÓ TEM VALOR O QUE FOR ÚTIL E APLICÁVEL. > OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TORNARAM-SE UMA SUPERESTRUTURA ENCOBRIDORA DA REALIDADE, ‘VIRTUALIZADA EM ESPETÁCULOS VAZIOS DE SIGNIFICADO > CRIAÇÃO DO “DISCURSO ÚNICO” E, “HAMBURGUERIZAÇÃO DA CULTURA”.

46 1] QUAL O ALCANCE HISTÓRICO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA ?
NEM SEMPRE É FÁCIL PERCEBER O PROFUNDO IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM NOSSA VIDA COTIDIANA. 1] QUAL O ALCANCE HISTÓRICO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA ? 2] QUE INFLUÊNCIA TEM NA ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAIS ? EM DUAS DÉCADAS AS MÁQUINAS MUDARAM A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E O ACESSO AO CONHECIMENTO E ATUALMENTE INFLUEM RADICALMENTE NAS GRANDES QUESTÕES MUNDIAIS.

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48 ESTAÇÃO ESPACIAL

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50 > A BIOTECNOLOGIA ( BIOGENÉTICA + TECNOLOGIA ) SE
> A BIOTECNOLOGIA ( BIOGENÉTICA + TECNOLOGIA ) SE APRESENTA COMO A CIÊNCIA CAPAZ DE RESPONDER TODAS AS QUESTÕES COLOCADAS PELO HOMEM. PONTO DE PARTIDA: CRENÇA DE QUE NO HOMEM “TUDO É GENÉTICO” NÃO CONTEMPLA AS OUTRAS DIMENSÕES DA VIDA, APENAS A GENÉTICA. O PROJETO GENOMA HUMANO DESCOBRIU QUE TEMOS MIL GENES, DANDO ORIGEM À GENÔMICA. REALIZAÇÃO DO PROTEOMA ( DESCOBERTA DE QUE AS PROTEÍNAS HUMANAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OS GENES.

51 4] DESLOCAMENTOS NO CAMPO SOCIAL
O DESLOCAMENTO MAIS MARCANTE FOI NO CAMPO TEÓRICO: DA “TEORIA DA DEPENDÊNCIA” PARA “TEORIA DA PRESCINDÊNCIA”. SIGNIFICA QUE DOIS TERÇOS DA HUMANIDADE NÃO PARTICIPA MAIS DO ATUAL MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL ELABORADO PELO SISTEMA NEO-LIBERAL. SIGNIFICA QUE QUEM NÃO PRODUZ TAMBÉM NÃO CONSOME: É O ‘PRINCÍPIO DA EXCLUSÃO’. EM CONTRA PARTIDA, CRESCE A ‘CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA’. DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.

52 5] DESLOCAMENTOS NO CAMPO POLÍTICO-CULTURAL
> DESLOCAMENTO DO PODER DO ESTADO PARA O MERCADO. O ESTADO TORNOU-SE MÍNIMO PARA DAR ESPAÇO PARA UM MERCADO MÁXIMO ( O PODER DO DINHEIRO) O QUE FAZ O MERCADO MÁXIMO ? = ANULA O PODER DOS PARTIDOS ENFRAQUECENDO A NAÇÃO. = ESVAZIA A CONSCIÊNCIA DE QUE EXISTE O BEM PÚBLICO. = A POLÍTICA CONVERTE-SE NA “ARTE DO POSSÍVEL”, QUANDO DEVERIA SER O CONTRÁRIO: ‘POLÍTICA É A ARTE DE TORNAR POSSÍVEL O APARENTEMENTE IMPOSSÍVEL’. DO FRACASSO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA BUSCA-SE UMA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

53 REPENSAR A 1º) FUNÇÃO DO ESTADO 2º) FUNÇÃO DOS PARTIDOS
3º) FUNÇÃO DO CIDADÃO

54 6] DESLOCAMENTOS NO CAMPO ÉTICO
DESLOCAMENTO DA ÉTICA PARA O RELATIVISMO ÉTICO: “BOM É AQUILO QUE É BOM PARA MIM; MAU É AQUILO QUE É MAU PARA MIM” ( JEAN PAUL SARTRE – EXISTENCIALISTA). DO SUBJETIVISMO MORAL NA VIDA PRIVADA PASSOU-SE À AUSÊNCIA DE UMA ÉTICA PÚBLICA – NA ECONOMIA, NA POLÍTICA, NA TÉCNICA, NA BIOGENÉTICA, ETC... O TEMA DA ÉTICA RETORNA COM FORÇA. AS RECENTES GUERRAS DE “GOLIAS(GIGANTE) CONTRA DAVI” TEM MOBILIZADO A SOCIEDADE CIVIL MUNDIAL EM PROL DE UMA ÉTICA MUNDIAL, ALICERÇADA EM PRINCÍPIOS MÍNIMOS, QUE GARANTAM O RESPEITO À VIDA, SOBRETUDO DOS MAIS INDEFESOS.

55 A “ÉTICA” DA MENTIRA

56 DA RELIGIÃO DOUTRINAL PASSAMOS À RELIGIÃO EMOCIONAL E FUNDAMENTALISTA.
DESLOCAMENTOS NO CAMPO RELIGIOSO DA RELIGIÃO DOUTRINAL PASSAMOS À RELIGIÃO EMOCIONAL E FUNDAMENTALISTA. CONSTATAMOS UMA SEDE GENERALIZADA DE ESPIRITUALIDADE EMOCIONAL, SENTIMENTAL E FUNDAMENTALISTA. UMA FOME DE SENTIDO DEVIDO AO EMBRUTECIMENTO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA. CRESCE A NEGAÇÃO E DESCONFIANÇA PARA COM AS GRANDES RELIGIÕES ( CRISTIANISMO E O ISLAMISMO).

57 A ESPIRITUALIDADE DOMINANTE
1º) ESPIRITUALIDADE EMOCIONAL AS EMOÇÕES SÃO COLETIVAS 2º) ESPIRITUALIDADE SENTIMENTAL OS SENTIMENTOS SÃO INDIVIDUAIS 3º) ESPIRITUALIDADE FUNDAMENTALISTA O PENSAMENTO É AMBÍGUO

58 EMOÇÕES GERAM SENTIMENTOS SENTIMENTOS GERAM EMOÇÕES
NUM CÍRCULO CONTÍNUO

59 RETORNO DAS RELIGIÕES NEOPAGÃS ( VOLTA AO SÉCULO 1º)
1] ESPIRITUALISMO INTIMISTA ( EU E DEUS) IMPORTA É SE EMOCIONAR E NÃO O COMPROMISSO CRISTÃO PELA CAUSA DO REINO DE DEUS E DO HOMEM. OS JOVENS ESTÃO MAIS MÍSTICOS, MAS DEFINEM SUA RELIGIOSIDADE COM LIBERDADE E SINCRETISMO ] FUNDAMENTALISMO – HÁ UM RETORNO DO RELIGIOSO, MAS NÃO DO SAGRADO. HÁ MUITA RELIGIÃO E POUCA FÉ. NUNCA VIVEMOS UMA ÉPOCA TÃO FUNDAMENTALISTA. O NEOPAGANISMO PROVOCOU UMA “ORIENTALIZAÇÃO” DO OCIDENTE CRISTÃO.

60 A FAMÍLIA A ATUAL CRISE CULTURAL ATINGE BASICAMENTE
DIFUNDE – SE A NOÇÃO DE QUE A PESSOA LIVRE E AUTÔNOMA PRECISA SE LIBERTAR DA FAMÍLIA, DA RELIGIÃO E DA SOCIEDADE

61 O VAZIO EXISTENCIAL UMA SOCIEDADE EM BUSCA DE PREENCHER DEIXADO PELO
MATERIALISMO INDIVIDUALISTA A SALVAÇÃO EM CRISTO TORNOU – SE 1º) PROSPERIDADE MATERIAL 2º) SAÚDE FÍSICA 3º) REALIZAÇÃO AFETIVA

62 A CRISE DO COMPROMISSO COMUNITÁRIO
NOVAS TENDÊNCIAS A) LAICISMO MILITANTE = APRESENTA IDÉIAS CONTRA A POSTURA DA IGREJA E A VERDADE DO EVANGELHO B) IRRACIONALIDADE DA CULTURA MIDIÁTICA C) AMORALISMO GENERALIZADO D) OFERTAS DE FELICIDADE E SUCESSO PESSOAL E) GLOBALIZAÇÃO DA INDIFERENÇA

63 FATORES GERADORES DA CRISE DO COMPROMISSO COMUNITÁRIO
F) PERSISTÊNCIA DA PASTORAL DE MANUTENÇÃO EM DETRIMENTO DA PASTORAL MISSIONÁRIA G) PASSIVIDADE DO LAICATO H) CONCENTRAÇÃO DO CLERO EM DETERMINADAS ÁREAS LINGUAGEM INADEQUADA NA LITURGÍA

64 OS DESAFIOS EXISTEM PARA SEREM SUPERADOS
NO NOVO CONTEXTO SOCIOCULTURAL O DISCÍPULO MISSIONÁRIO NÃO DESANIMA NEM SE ACOMODA ELE CRÊ QUE O ESPÍRITO É A FORÇA DE DEUS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS E NA IGREJA OS DESAFIOS EXISTEM PARA SEREM SUPERADOS

65 É PRECISO RESPONDER MISSIONARIAMENTE À MUDANÇA DE ÉPOCA
A PARTIR DE JESUS CRISTO COM NOVO ARDOR COM NOVOS MÉTODOS E CRIATIVIDADE PASTORAL

66 COMO REAGIR À MUDANÇA DE ÉPOCA ?

67 CRIAÇÃO DA CULTURA DO ENCONTRO

68 UMA CULTURA DA PROXIMIDADE
EXEMPLO DO BOM SAMARITANO

69 CULTURA DA TERNURA

70 QUEM COMUNICA FAZ – SE PRÓXIMO
IMPORTA É A CAPACIDADE DE ME FAZER SEMELHANTE AO OUTRO

71 QUEM COMUNICA FAZ – SE PRÓXIMO

72 COMO SE CONHECER E CONHECER O OUTRO NA CULTURA DA VELOCIDADE
?

73 RECONHECER QUE A PESSOA SE EXPRESSA PLENAMENTE A SI MESMA QUANDO É ACOLHIDA

74 SER ACOLHIDO DESDE A GESTAÇÃO

75 SOMOS PESSOAS INTERDEPENDENTES COMO INSTRUMENTOS DE APROXIMAÇÃO
OS MASS MEDIA COMO INSTRUMENTOS DE APROXIMAÇÃO

76 SOMOS INTERDEPENDENTES

77 FUNDAMENTO ANTROPOLÓGICO
A BOA COMUNICAÇÃO POSSIBILITA O HOMEM SE CONHECER MELHOR E AOS OUTROS

78 ESTAR ABERTO PARA OUVIR E APRENDER COM OS OUTROS

79

80 NINGUÉM SE EDUCA SOZINHO. NÓS NOS EDUCAMOS EM COMUNIDADE
NINGUÉM EDUCA NINGUÉM, NINGUÉM SE EDUCA SOZINHO. NÓS NOS EDUCAMOS EM COMUNIDADE PAULO FREIRE

81 AS DIFERENÇAS POR MEIO DO
HARMONIZAR AS DIFERENÇAS POR MEIO DO D I Á L O G O

82 NO ÂMBITO ECLESIAL UMA IGREJA QUE COMUNICA COM AS PERIFERIAS EXISTENCIAIS, ISTO É COM O MUNDO DECAÍDO

83 BELEZA DA FÉ ENCONTRO COM CRISTO
A VOCAÇÃO ECLESIAL É COMUNICAR AO MUNDO A BELEZA DA FÉ E DO ENCONTRO COM CRISTO

84 ENCONTRO COM JESUS CRISTO

85 COMUNICAÇÃO AO SERVIÇO DE UMA AUTÊNTICA CULTURA DO ENCONTRO

86 F I M


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