A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRICO DA BIOMASSA DE UMA COHORTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRICO DA BIOMASSA DE UMA COHORTE"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRICO DA BIOMASSA DE UMA COHORTE
A biomassa de uma coorte a cada idade t é o produto do número de sobreviventes (Nt) e o peso médio dos mesmos ((Wt). A coorte atinge sua biomassa máxima a uma idade crítica Ic O máximo rendimento de uma coorte poderia ser obtido aplicando um esforço de pesca muito grande por um tempo muito breve quando esta atinge a idade crítica. Em aqüicultura pode-se realizar a despesca quando os peixes atingem um tamanho tal que o gasto adicional em alimentação não e compensado por um aumento de biomassa. No ambiente natural aplicar esforços muito grandes em períodos curtos resulta antieconômico. Por outro lado a maioria dos estoques está composta de varias coortes. Uma exceção são as pescarias de organismos migratórios de vida curta e crescimento rápido como os camarões. Neste caso se escolhe o momento mais adequado para aplicar um esforço elevado.

2 MODELOS ANALITICOS DE RENDIMENTO
Os rendimentos que produziriam diferentes estratégias de pesca podem calculados a partir da equação básica: Onde: Y significa que a pesca extrai uma fração do total de peixe que chega a idade tc, proporcional a taxa de exploração E. Ai é a % que morre a cada idade e o número Ei = Fi/Zi é a taxa de exploração ou fração capturada do total de peixes mortos a cada idade Wi é o peso médio a cada idade. Ni é o número de peixes que atingem cada idade

3 N>tc = Ntc e -(M+F)(t-tc)
A vida de uma coorte é dividida em três fases onde tr= idade de recrutamento, tc = idade de primeira captura. Conhecendo o numero de recrutas, posso calcular o número de indivíduos que atinge cada idade para diferentes combinações de M e F Ntc= Ntr e-M(tc-tr) N>tc = Ntc e -(M+F)(t-tc) como posso somar os expoentes: Nt = Ntr e-M(tc-tr)-(M+F)(t-tc)

4 Os modelos de rendimentos podem ser simplificados calculando por recruta Y/R
e os rendimento anuais proporcionais ao recrutamento. Também é possível considerar o estoque em equilíbrio (R, G, M, F = constantes). Nestas condições o rendimento anual de todo o estoque será equivalente ao de uma coorte ao longo de toda sua esperança de vida.

5 Idade Ni Ai Ei Wi kg Yi kg 1 1000 10% 0,10 2 900 40% 70% 0,60 151,2 3 440 50% 60% 1,20 158,4 4 220 80% 2,00 140,8 Total 450,4

6 MODELO DE THOMPSON E BELL (1934)
Anteriores e matematicamente mais simples e realistas que o modelo B & Holt. Requerem muitos cálculos, mais populares a partir dos computadores Os dados requeridos são os números e os pesos por idades, as mortalidades natural e por pesca por idades e capturas das diferentes frotas. Os principais resultados são os rendimentos em peso e o valor total da captura. Permitem modelar situações de equilíbrio e também de transição É comum utilizar os dados obtidos a partir de análises de coortes. Quando os dados necessários são disponíveis este modelo é uma ferramenta importante na formulação de previsões para servir de base a decisões na gestão das pescarias. Permite avaliar os efeitos de diferentes possíveis medidas de regulamentação como: mudanças no tamanho das malhas, diminuição ou aumento do esforço de algum tipo de pesca, períodos de defeso sobre a estrutura de idades, a biomassa no mar e a captura potencial em peso e valor.

7 Exemplo Exercício 6. Sparre, 1989.
Duas pescarias atuam sobre um mesmo estoque unitário, uma de praia, que captura predominantemente peixes jovens de idades 0 a 3 e outra de emalhe que captura com maior eficiência peixes de 2 a 5 anos. A mortalidade natural é elevada a idade 0 e diminui com a idade. Os pesos por idades e os preços por idades são conhecidos. A simulação inicia com 1000 recrutas de 0 e as mortalidades por pesca indicadas para ambos fatores iguais a 1. Determine as capturas totais em números e pesos por pescarias e os rendimentos totais em peso e em reais.

8

9 Exercício Método de Pope (1972) para análise de coortes por idades

10

11 1. Analise as mudanças de mortalidade, números e biomassa do estoque estudado no período a 2004. 2. Complete a diagonal que representa as capturas em numero da coorte sobre a matriz correspondente e calcule as somatórias para cada ano. Observa alguma tendência nas capturas totais em cada ano em número a todas as idades? 3. Complete a diagonal que representa as capturas em peso (numero x peso médio) da coorte sobre a matriz correspondente e calcule as somatórias para cada ano. Observa alguma tendência nas capturas totais em peso em cada ano? 4. Complete as mortalidades por pesca calculadas sobre a diagonal que representa a coorte de Calcule a mortalidade media a cada idade no período 1997 a Observa diferenças de mortalidades medias a cada idades? 5. Calcule a mortalidade por pesca media média das idades 3 a 5 em cada ano. Observa tendências de mudança na mortalidade a essas idades no período ? 6. Complete os numero total de peixes ao inicio de cada ano da coorte Some as capturas em numero de todas as idades em cada ano. Observa alguma tendência no número de peixes no mar ao inicio de cada ano? 7. Calcule o peso total de peixes ao inicio de cada ano da coorte 1996 (números x pesos médios). Some as capturas em peso de todas as idades em cada ano. Observa alguma tendência na biomassa total de peixes ao inicio de cada ano? 8. Integre as informações para descrever as mudanças sofridas pelo estoque em termos capturas, biomassa e mortalidade no período estudado.

12 Haimovici, M. , Araújo, J. N. 2005 em Rossi, C. L. W. Cergole M. C
Haimovici, M., Araújo, J. N em Rossi, C.L.W. Cergole M.C. Ávila-da-Silva, A.O. Análise das Principais Pescarias Comerciais da Região Sudesde-Sul do Brasil: Dinâmica Populacional das Espécies em Exploração. Série Documentos Revizee-Score Sul, IOUSP: p. Biomassas médias por idades nos anos 1990 a 2000 estimados através de analise de cortes Coeficientes instantâneos de mortalidade por pesca (F) por idades nos anos 1990 a 2000 através de analise de coortes.   Toneladas de linguado por viagem e proporção de linguado nos desembarques dos arrasteiros de tangones que desembarcaram em Rio Grande (linhas pontilhadas) e kg por dia no mar dos arrasteiros de tangones amostrados (linha cheia) como percentagens dos valores de 1991.


Carregar ppt "HISTÓRICO DA BIOMASSA DE UMA COHORTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google