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PublicouEduardo Borja Aranha Alterado mais de 8 anos atrás
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Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA
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A história da Grécia é dividida em períodos:
Homérico: entre 1100 a 800 a.C. – os poemas Ilíadas e Odisséia, de Homero, teriam aparecido. Arcaico: sec. VII a.C. até sec. V a.C. – formação das pólis Clássico: sec. V a.C. até sec. IV a.C. – consolidação das pólis e apogeu da cultura grega. Helênico: sec.IV a.C. até a conquista da Grécia pelos romanos, por volta de 146 a.C.
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ESCULTURA A escultura grega apresenta características distintas nos três períodos: arcaico, clássico e helênico. Nunca antes a escultura atingira um grau de naturalismo como começa a acontecer no período clássico.
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Fig. 1: escultura egípcia Fig. 2 e 3: esculturas gregas 1
Fig.1: escultura egípcia Fig.2 e 3: esculturas gregas 1.Compare as duas figuras e argumente sobre suas semelhanças ou diferenças.
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Período Arcaico: Influência da arte do Oriente Antigo, principalmente do Egito. -A representação da figura humana é feita de três maneiras: Homem nu, de pé Mulher vestida, de pé Homem e mulher vestidos, sentados Movimento rígido e mecânico Sorriso arcaico: expressão facial demonstra a falta de habilidade em representar a musculatura da face e da boca. Kouros: (homem jovem): atletas nus em posição rígida, com a perna esquerda levemente avançada, braços junto ao corpo e mãos fechadas (influência egípcia)
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Período Clássico -Efebo de Crítias (480 a.C.): inaugura o período clássico na escultura. É a primeira estátua de pé Apresentando Contraposto (contrapeso, que é uma assimetria calculada), ou seja o peso do corpo está sobre uma das pernas. (figura ao lado / Museu da Acrópole de Atenas) - Naturalismo Passou-se a procurar movimento mais natural nas esculturas. Para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore. - Ideal de beleza ancorado na proporção, simetria e equilíbrio. Surge o nu feminino. A representação anatômica chega a um estágio de grande verossimilhança, com maior estudo da musculatura do tronco e membros em detrimento da face. Mantos e vestes sã frequentes. Grandes artistas deste período foram: Miron (Discóbolo); Fídias (Zeus e Palas Atena) e Policleto (Doríforo)
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Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre
“ O Apolo de Belvedere mostra o ideal do corpo de um homem.” “Foi idealizada para ser vista de lado (Vênus estendia os braços para Cupido), e podemos, uma vez mais, observar a clareza e a simplicidade com que o artista modelou o belo corpo, o modo como assinalou as suas principais divisões, sem se tornar jamais desarmonioso ou indefinido.” (GOMBRICH, pg.105, 2009.) Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre
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Doríforo, de Policleto Cópia de um original grego. 1,98m Museu Nacionalde Nápoles Descreve a proporção ideal da altura de um ser humano: 8 cabeças.
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Discóbolo, de Miron Cópia de um original grego Museu delle Terme, Roma
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Hermes e Dionísio, de Praxíteles
Museu Arqueológico de Olímpia
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Fauno Barberini Gliptoteca de Munique
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Vênus de Cnido, de Praxíteles
Museu do Vaticano
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Esculturas em bronze Zeus, Museu Arqueológico Nacional de Atenas
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Zeus, de Fídias Museu Nacional da Magna Grécia
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3. Compare as duas figuras e escreva sobre suas principais diferenças.
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Período Helênico Realismo idealista e expressivo
Os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. Grupos escultóricos tomam o lugar de estátuas individuais. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados. Gosto pelo retrato e pelas cenas do cotidiano Representações da infância e da velhice (que até agora não tinham sido representadas
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Vitória de Samotrácia Museu do Louvre
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Pan e Daphnis Nápoles
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Pan e Syrinx Teseu e o Minotauro
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A Velha Bêbada Museu Capitolinos Menino com gansa
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Grupo de Laocoonte Museu do Vaticano
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“ A maneira como os músculos do tronco e dos braços transmitem a ideia de esforço e sofrimento na luta desesperada, a expressão de dor no rosto do sacerdote, as contorções impotentes dos dois rapazes, e o modo como todo esse movimento e agitação foram imobilizados num grupo permanente, tudo isso contribui para a admiração contínua que a obra suscita desde então.” (GOMBRICH, pg.111, 2009.)
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Epígonos Museu Nacional Romano
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EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?
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EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?
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Ron Mueck Artista hiperrealista nascido em 1958 na Austrália.
Teve sua primeira exposição no Brasil entre março e julho de 2014, no MAM do Rio de Janeiro.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
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