A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA."— Transcrição da apresentação:

1 Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA

2 A história da Grécia é dividida em períodos:
Homérico: entre 1100 a 800 a.C. – os poemas Ilíadas e Odisséia, de Homero, teriam aparecido. Arcaico: sec. VII a.C. até sec. V a.C. – formação das pólis Clássico: sec. V a.C. até sec. IV a.C. – consolidação das pólis e apogeu da cultura grega. Helênico: sec.IV a.C. até a conquista da Grécia pelos romanos, por volta de 146 a.C.

3 ESCULTURA A escultura grega apresenta características distintas nos três períodos: arcaico, clássico e helênico. Nunca antes a escultura atingira um grau de naturalismo como começa a acontecer no período clássico.

4 Fig. 1: escultura egípcia Fig. 2 e 3: esculturas gregas 1
Fig.1: escultura egípcia Fig.2 e 3: esculturas gregas 1.Compare as duas figuras e argumente sobre suas semelhanças ou diferenças.

5 Período Arcaico: Influência da arte do Oriente Antigo, principalmente do Egito. -A representação da figura humana é feita de três maneiras: Homem nu, de pé Mulher vestida, de pé Homem e mulher vestidos, sentados Movimento rígido e mecânico Sorriso arcaico: expressão facial demonstra a falta de habilidade em representar a musculatura da face e da boca. Kouros: (homem jovem): atletas nus em posição rígida, com a perna esquerda levemente avançada, braços junto ao corpo e mãos fechadas (influência egípcia)

6 Período Clássico -Efebo de Crítias (480 a.C.): inaugura o período clássico na escultura. É a primeira estátua de pé Apresentando Contraposto (contrapeso, que é uma assimetria calculada), ou seja o peso do corpo está sobre uma das pernas. (figura ao lado / Museu da Acrópole de Atenas) - Naturalismo Passou-se a procurar movimento mais natural nas esculturas. Para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore. - Ideal de beleza ancorado na proporção, simetria e equilíbrio. Surge o nu feminino. A representação anatômica chega a um estágio de grande verossimilhança, com maior estudo da musculatura do tronco e membros em detrimento da face. Mantos e vestes sã frequentes. Grandes artistas deste período foram: Miron (Discóbolo); Fídias (Zeus e Palas Atena) e Policleto (Doríforo)

7 Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre
“ O Apolo de Belvedere mostra o ideal do corpo de um homem.” “Foi idealizada para ser vista de lado (Vênus estendia os braços para Cupido), e podemos, uma vez mais, observar a clareza e a simplicidade com que o artista modelou o belo corpo, o modo como assinalou as suas principais divisões, sem se tornar jamais desarmonioso ou indefinido.” (GOMBRICH, pg.105, 2009.) Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre

8 Doríforo, de Policleto Cópia de um original grego. 1,98m Museu Nacionalde Nápoles Descreve a proporção ideal da altura de um ser humano: 8 cabeças.

9 Discóbolo, de Miron Cópia de um original grego Museu delle Terme, Roma

10 Hermes e Dionísio, de Praxíteles
Museu Arqueológico de Olímpia

11 Fauno Barberini Gliptoteca de Munique

12 Vênus de Cnido, de Praxíteles
Museu do Vaticano

13 Esculturas em bronze Zeus, Museu Arqueológico Nacional de Atenas

14 Zeus, de Fídias Museu Nacional da Magna Grécia

15 3. Compare as duas figuras e escreva sobre suas principais diferenças.

16 Período Helênico Realismo idealista e expressivo
Os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. Grupos escultóricos tomam o lugar de estátuas individuais. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados. Gosto pelo retrato e pelas cenas do cotidiano Representações da infância e da velhice (que até agora não tinham sido representadas

17 Vitória de Samotrácia Museu do Louvre

18 Pan e Daphnis Nápoles

19 Pan e Syrinx Teseu e o Minotauro

20 A Velha Bêbada Museu Capitolinos Menino com gansa

21 Grupo de Laocoonte Museu do Vaticano

22 “ A maneira como os músculos do tronco e dos braços transmitem a ideia de esforço e sofrimento na luta desesperada, a expressão de dor no rosto do sacerdote, as contorções impotentes dos dois rapazes, e o modo como todo esse movimento e agitação foram imobilizados num grupo permanente, tudo isso contribui para a admiração contínua que a obra suscita desde então.” (GOMBRICH, pg.111, 2009.)

23 Epígonos Museu Nacional Romano

24 EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?

25 EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?

26 Ron Mueck Artista hiperrealista nascido em 1958 na Austrália.
Teve sua primeira exposição no Brasil entre março e julho de 2014, no MAM do Rio de Janeiro.

27

28

29

30

31

32

33

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.


Carregar ppt "Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google