A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Burocracia- o que é isto? Fundamentos da adm. 02/09/2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Burocracia- o que é isto? Fundamentos da adm. 02/09/2013"— Transcrição da apresentação:

1 Burocracia- o que é isto? Fundamentos da adm. 02/09/2013

2 Burocracia- o que é isto?

3 Burocracia- o que é isto?

4 Burocracia- o que é isto?
Excesso de procedimentos, papeladas e processos que mais complicam e dificultam do que organizam as atividades humanas? No Brasil foi criado o ministério da desburocratização no governo federal, afim de organizar e regularizar as atividades enxugando os exageros, os documentos e procedimentos supérfluos para agilizar os serviços públicos. Hoje este ministério está extinto e estas atividades são realizadas hoje pela chamada reforma administrativa. O Brasil é um dos países mais difíceis de se abrir e encerrar as atividades de uma empresa, já foi pior, mas ainda há muito que se fazer para chegar ao ideal de eficiência e eficácia, que é realidade em outros países.

5 Teoria da Burocracia Começou a se desenvolver em 1909, pelas seguintes razões principais: (Efeitos negativos da monarquia e patriarcado). A)Busca de racionalidade e da igualdade no tratamento dos funcionários.( abordagem social fracassada devido a não participação dos membros do grupo, impessoalidade nas relações pessoais). B)Abordagem mais ampla da administração.( incorporou estudos da ciência política, da sociologia e do direito). C)Necessidade de estudos mais estruturados para a análise dos tipos de relacionamentos humanos, na busca de maior produtividade nas empresas. Colocar ordem na casa. Estabelecer quem é quem.( responsabilidade e autoridade).

6 Max Weber e a Burocracia
Max Weber foi um sociólogo alemão que na década de 20 desenvolveu o conceito de burocracia. O objetivo desse conceito era desenvolver um conjunto de regras e procedimentos para garantir que todos os empregados fossem tratados com imparcialidade.

7 Tratado da administração burocrática
Um conjunto de normas: Em que são especificados rigorosamente deveres, responsabilidades e autoridades daqueles que ocupam o cargo, ou seja, a cada cargo está associado um conjunto de deveres, responsabilidades e autoridade e quando um indivíduo ocupa aquele cargo ele assume esse conjunto de atributos.

8 Tratado da administração burocrática
O princípio de hierarquia: Os cargos obedecem a uma hierarquia de importância e essa hierarquia é conhecida pelos elementos que os diferenciam. Esses elementos são o poder de mando e o valor da remuneração atribuído ao cargo.

9 Tratado da administração burocrática
A competência profissional:Associada à divisão clara de tarefas e, dessa forma, definida a competência de cada um, a preparação formal das pessoas para que desempenhe suas tarefas, segundo os padrões esperados. Com isso garante-se a forma, também definida, de acesso a cargos superiores, baseado exclusivamente na capacidade.

10 Tratado da administração burocrática
O conhecimento técnico: Entendem-se aqui por conhecimento técnico todas as regras que definem o sistema social em que o indivíduo está envolvido e que determinam o desempenho do cargo.

11 Max Weber e a Burocracia
Se, para você, a palavra burocracia tem conotação negativa e lembra excesso de papéis e regulamentos, pense novamente. A palavra burocracia, em seu sentido original, indica uma forma de organização que se baseia na racionalidade das leis. A conotação negativa dos papéis e regulamentos tem sua origem nas disfunções das organizações burocráticas.

12 Elementos das organizações burocráticas
Contratação baseada na qualificação Os funcionários são contratados com base em seu treinamento técnico ou em sua formação educacional. Promoção baseada no mérito Baseada na experiência ou nas realizações. Gestores, e não os líderes organizacionais, decidem quem é promovido. Cadeia de comando Cada posição subordina-se e é responsável perante uma posição mais elevada, deve obedecer a uma hierarquia. Divisão do trabalho Tarefas, responsabilidades e autoridade são claramente divididas e definidas. Aplicação imparcial de regras e procedimentos Aplicam-se a todos os membros da organização e serão aplicados de maneira imparcial, independente da posição ou do status da pessoa. Registro por escrito Todos os atos, decisões, regras e procedimentos administrativos serão registrados por escrito. Proprietários não dirigem a empresa Os proprietários de uma organização não devem dirigir ou supervisionar a organização.

13 Max Weber e a Burocracia
Para Weber, a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais. São as normas ( ou leis) que regem o comportamento das pessoas.Nas sociedades primitivas, ao contrário, é a vontade ou capricho dos governantes que rege o comportamento das pessoas.

14 Max Weber e a Burocracia
Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões de administração que elas devessem seguir. O tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva. É um esquema que procura sintetizar os pontos comuns à maioria das organizações formais modernas. Weber descreveu as organizações burocráticas como máquinas totalmente impessoais, que funcionam de acordo com regras que ele chamou de racionais- regras que dependem de lógica e não de interesses pessoais.

15 Max Weber e a Burocracia
As características do tipo ideal estão presentes em todas as organizações da sociedade moderna. Em resumo, todas as organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional ( ou seja, a autoridade das leis ).

16 Max Weber e a Burocracia
Weber reconhece a premissa de Marx sobre o conflito de poder ao começar sua discussão sobre burocracia pelo tratamento dos conceitos de poder e autoridade. Poder é a habilidade de uma pessoa impor o seu desejo sobre outras, enquanto autoridade é o poder legitimado. O poder é legitimado por meio de um método de dominação, ou da combinação dos 3 métodos: O carismático, o Tradicional e o legal. Portanto, a burocracia é um sistema administrativo pelo qual o poder é legitimado e canalizado para a execução de tarefas orientadas para um objetivo.

17 Poder ou autoridade?

18 Max Weber e a Burocracia
Para Weber, o burocrata é aquele gerente ou administrador que está acima do nível dos trabalhadores, mas abaixo do nível de elaboração e tomada de decisões. A organização burocrática é aquela estruturada ao longo de linhas hierárquicas com os empregados no fundo, os burocratas no meio e os executivos no topo.

19 Max Weber e a Burocracia
Segundo Weber, a administração burocrática é a forma mais racional de exercer a dominação. A organização burocrática possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança. Para Weber, a burocracia é tão racional que, “Mesmo no caso de revolução ou guerra, continua a funcionar exatamente como o fazia no governo legal anterior”. Há inúmeras evidências históricas que comprovam essa afirmação de Weber.

20 A burocracia marxista A administração burocrática é vista como um instrumento pelo qual a classe dominante exerce dominação sobre as outras classes sociais. O burocrata fica assim definido como um indivíduo auto-protegido, inseguro, avesso a mudanças. Marx resumiu alguns aspectos da burocracia como hierarquia e disciplina rigorosa, veneração da autoridade, incompetência dos funcionários, falta de iniciativa e imaginação, medo de responsabilidade, processo de auto-enaltecimento.

21 Principais conflitos da burocracia
Visão da empresa como um sistema fechado. Autoridade como obediência voluntária. Poder em diferentes graus.

22 Críticas a abordagem burocrática
1-Ênfase na disciplina burocrática, ofuscando a competência técnica. 2-Concentração de decisões nas classes de dominância de poder e autoridade. 3-Ênfase na despersonalização do relacionamento pessoal. 4-Ênfase na internalização das diretrizes e normas. 5-Ênfase no formalismo, tornando-se rígida e defensiva.

23 Críticas a abordagem burocrática (Peter Drucker)
Crença errônea de que as regras e procedência são instrumentos de moralização. Normas de procedência são muitas vezes erradamente substituídas por julgamentos, e O mais comum dos abusos é o controle punitivo.

24 10 Críticas a burocracia ( Bennis )
1-A burocracia não está adequada para possibilitar crescimento pessoal e desenvolver a maturidade da personalidade, 2-Ela desenvolve-se de acordo com o “pensamento do grupo”, 3-Não leva em conta a organização informal, e a emergência e os problemas não previstos, 4-Seu sistema de controle e autoridade está ultrapassado. 5-Não tem um processo jurídico, 6-Não possui modos adequados para resolver diferenças e conflitos entre posições e, particularmente, entre grupos funcionais.

25 10 Críticas a burocracia ( Bennis )
7-Comunicações e idéias inovadoras são impedidas e distorcidas através da divisão hierárquica, 8-Todos os recursos humanos da burocracia não são utilizados devido a suspeitas, medo de represálias, etc, 9-Não pode assimilar o influxo de novas tecnologias ou entrada de cientistas na organização, e, 10-Modifica a estrutura de personalidade, tornando as pessoas estúpidas, tristes, condicionadas.

26 Atividades de 02/09/2013. 1-Quem foi max Weber?
2-Qual a sua idéia de administração? 3-Quais os aspectos mais importantes do tratado da administração burocrática? 4-Qual é a visão popular de uma organização burocrática? 5-Quais são os principais conflitos na abordagem Weberiana? 6-Como está hoje o uso da abordagem Weberiana nas organizações? 7-Qual é a visão dos teóricos modernos sobre a teoria weberiana ? 8-Alguns princípios sobre a teoria weberiana foram importantes para a evolução histórica da ciência da administração, quais foram?

27 SÓCRATES, A ARTE DO NÃO SABER-09/09/2013.
Não posso ensinar nada a ninguém. Só sou capaz de fazer a pessoa pensar.” Sócrates

28 A ARTE DO DIÁLOGO do ponto de vista
Do ponto de vista da terra quem gira é o sol Do ponto de vista da mãe todo filho é bonito Do ponto de vista do ponto o círculo é infinito Do ponto de vista do cego sirene é farol Do ponto de vista do mar quem balança é a praia Do ponto de vista da vida um dia é pouco Guardado no bolso do louco Há sempre um pedaço de deus Respeite meus pontos de vista Que eu respeito os teus Às vezes o ponto de vista tem certa miopia, Pois enxerga diferente do que a gente gostaria Não é preciso pôr lente nem óculos de grau Tampouco que exista somente Um ponto de vista igual O jeito é manter o respeito e ponto final

29 2 - A ARTE DE SE COMUNICAR COMUNICA-SE 7% com a VOZ
38% com o TOM da voz 53% com olhar, semblante, mãos, gestos, postura... APRENDEMOS: 20% OUVINDO 80% VENDO LEMBRAMOS: 20% do que ouvimos. 50% do que ouvimos e vimos. 80% do que ouvimos, vimos e participamos.

30 Escola das relações humanas- Escola neoclássica
É constituída por 4 teorias da administração: 1-Teoria das relações humanas,iniciada em 1932, liderada por Elton Mayo, 2-Teoria Comportamentalista, iniciada em 1947, coordenada por Herbert Simon, 3-Teoria Estruturalista, iniciada em 1964, liderada por Amitai Etzioni, e 4-Teoria do Desenvolvimento Organizacional, iniciada em 1969, por Richard Beckhard, e também por Warren Bennis. ..., ..., ...

31 Enfoque Comportamental
Nas proposições de Taylor, Fayol e Weber,a preocupação básica é o desempenho dos recursos e processos, de um sistema ou de toda a empresa. As pessoas não são negligenciadas. No entanto, são colocadas em segundo plano, consideradas apenas como recursos de produção. No início do século XX, essa visão mecanicista das pessoas era reflexo da orientação que vinha da revolução industrial. A prioridade era a eficiência da produção. Naquele momento de expansão industrial, o importante era aproveitar as oportunidades do mercado. As pessoas eram apenas “peças humanas “.

32 Enfoque Comportamental
Surge daí o enfoque comportamental considerando as pessoas em sua totalidade e como parte mais importante das organizações e de seu desempenho. Quando você usa o enfoque comportamental, as pessoas ficam em primeiro plano. Em segundo,fica o sistema técnico – máquinas, equipamentos, produtos e regras.

33 Enfoque Comportamental
As investigações nas relações humanas incluíram psicólogos,sociólogos, antropólogos, cientistas, políticos, professores e praticantes de administração. Grande ênfase foi dada aos estudos de grupos informais, satisfação do empregado, tomada de decisão do grupo e estilos de liderança. O foco recai mais sobre a democracia do que sobre a liderança autocrática.

34 Problemas que esta abordagem procura solucionar
Conformismo- A sobrevivência de uma organização depende da boa vontade de seus membros em sacrificar graus de individualidade e conformarem-se com certas normas de comportamento. Objetivos obscuros- Seguir ao pé da letra as regras políticas e os procedimentos da organização pode tornar-se tão importante para seus membros que eles perdem a noção das razões de existência da organização. Isto pode freqüentemente ser observado em agências governamentais.

35 Problemas que esta abordagem procura solucionar
Crescimento descontrolado- Unidades organizacionais tendem a proliferar, além disso, o crescimento descontrolado pode ser justificado com base no incremento da produtividade. Rigidez- Alguns elementos solidificados dentro da organização- linhas de autoridade, regras de trabalho- adaptam-se para dificultar mudanças circunstanciais ( ou do meio ).

36 Problemas que esta abordagem procura solucionar
Especialização dos Problemas: A maximização dos benefícios da especialização e, freqüentemente, um incremento dos problemas de comunicação e coordenação. Perda de motivação- Quanto mais rotineira é a organização, através de regras e padrões, menor a oportunidade de praticar-se a iniciativa e exercitar máximos esforços.

37 Enfoque Comportamental
O enfoque comportamental cobre inúmeros assuntos, que se dividem em 2 grandes ramos. O primeiro ramo abrange as teorias sobre o comportamento das pessoas como indivíduos, onde se destacam as competências, conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e os traços de personalidade. O segundo ramo abrange as teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações, onde se destaca a motivação, liderança,dinâmica de grupo, comunicação e cultura.

38 A experiência de Hawthorne
A Pedra Fundamental do enfoque comportamental é a escola das relações humanas, que nasceu num experimento famoso, realizado nos E.U.A., nos anos de 1927 a 1933. Um grupo de pesquisadores da Universidade Harvard foi contratado para desenvolver um estudo numa fábrica da Western Electric, uma empresa fornecedora de materiais para o sistema telefônico.O estudo foi feito para descobrir se as variações na iluminação teriam algum efeito sobre o desempenho dos trabalhadores.

39 A experiência de Hawthorne
O estudo começou apresentando resultados estranhos. Aumentava-se a intensidade da luz e a produção aumentava. Diminuía-se a luz e... A produção aumentava também!

40 A experiência de Hawthorne
Em seguida, os pesquisadores ofereceram benefícios: lanches e intervalos de descanso. A produção continuou aumentando. Finalmente, todos os benefícios foram retirados. A produção, em vez de cair, subiu para uma quantidade espantosa.

41 A experiência de Hawthorne
Os pesquisadores somente conseguiram demonstrar que não havia qualquer correlação simples e direta entre os fatores que eles estavam manipulando ( iluminação e benefícios ) e a produtividade ( peças produzidas ). Foi nesta altura que chamaram Elton Mayo, australiano radicado nos Estados Unidos, para ajudar a explicar o que estava acontecendo.

42 A obra de Elton Mayo ( 1880 a 1949) Elton Mayo é reconhecido como o pai das relações humanas. Por meio das experiências de Hawthorne e outras descobertas, Mayo foi capaz de demonstrar que um tratamento humano e respeitável aos empregados compensa a longo prazo. Em uma tecelagem Mayo tentou muitas formas de incentivar a produção, sem no entanto conseguir êxito. A experiência tornou-se eficaz quando os funcionários passaram a participar do processo de decisão, porque o envolvimento pessoal de cada um com os objetivos de seu trabalho fez com que a produção crescesse cada vez mais.

43 Escola da relações humanas
Esta pesquisa das relações humanas nas organizações durou vários anos, envolvendo dezenas de milhares de operários, o que evidenciou de maneira clara é que o administrador esperto descobre intuitivamente que os relacionamentos do empregado no seu pequeno mundo de trabalho diário podem ser um fator chave em projetar atitudes e resultados. O administrador deve ser treinado para desenvolver sensibilidade e percepção para compreender melhor as pessoas.

44 O trabalho de Chester Barnard
Foi um dos líderes da teoria da ciência social aplicada à administração. Escreveu a teoria da cooperação, que define uma organização como qualquer sistema cooperativo em que as pessoas são capazes de se comunicar entre si e estão dispostas a contribuir com ações em torno de um objetivo.

45 Idéias de Chester Barnard
1-Estabelece a importância do processo de decisão, através do qual os indivíduos contribuem para os objetivos organizacionais. 2-Uma organização é vista como um sistema de atividades coordenadas de duas ou mais pessoas e não como uma entidade meramente legal e abstrata. 3-Cooperação é o processo pelo qual os indivíduos ultrapassam seus limites de responsabilidade. Ela surge da necessidade de superar restrições e atingir os objetivos de um sistema interativo em que atuam aspectos físicos, biológicos, psicológicos e sociais.

46 Idéias de Chester Barnard
4-A persistência de um sistema de cooperação depende da capacidade e necessidade de as pessoas comunicarem-se entre si, do interesse em ajudar o grupo e dos objetivos comuns. 5-A eficiência depende de equilíbrio entre as forças atuantes na organização, dos objetivos e das necessidades dos participantes. 6-A estrutura formal só existe a partir da estrutura informal, que surge da constante interação dos membros do grupo que a compõem. Existe dependência mútuas entre essas duas organizações: A formal e a informal.

47 Idéias de Chester Barnard
7-A autoridade não pode ser imposta, ela se apóia na aceitação ou não dos indivíduos. Ela está implícita na forma de comunicar uma ordem que é ou não aceita pela pessoa que a recebe. É considerada, portanto, um fenômeno psicológico. 8-Grandes organizações são composições de pequenas unidades. 9-A função básica do executivo é manter um sistema de esforços cooperativos e desenvolver sua habilidade como planejadores sociais.

48 Idéias de Parker Follet
1-Reformulação do conceito de autoridade- não confundi-la com superautoridade, mas considerá-la como parte do processo e da dinâmica organizacional. 2-Conceito de liderança- a ênfase deve ser dada aos fatos e não às pessoas. Incentivou os contatos diretos nas relações interpessoais, entre o superior e o subordinado, modificando o princípio de coordenação de Fayol. 3-Análise e reformulação do conceito de tomada de decisão, contrariando as fórmulas de solução de problemas. Criou a “Lei da situação”, de maneira que os problemas são solucionados conforme cada situação. Coordenação é a facilitação da comunicação.

49 As idéias de Herbert Simon
“A capacidade da mente humana em formular e solucionar problemas complexos é muito pequena se comparada com o tamanho do problema. É muito difícil obter comportamento objetivamente racional no mundo real,... Ou até uma aproximação razoável de tal racionalidade objetiva.”

50 As idéias de Herbert Simon
A racionalidade é severamente limitada no seu poder de tratar com os problemas complexos do mundo real. A organização é a resposta a estas limitações da capacidade humana. É um instrumento que permite aos grupos de seres humanos almejar e alcançar, com êxito, objetivos que estariam longe do alcance de seus poderes como indivíduos. Enfatiza a importância da cooperação e inter-relação do grupo dentro de um propósito. O grupo deve ser a primeira orientação aos administradores.

51 A contribuição de Kurt Lewin
Considerado o precursor da dinâmica de grupo, suas idéias são até hoje estudadas e aplicadas como uma das grandes forças propulsoras da administração. Seu interesse centrou-se em pequenos grupos, analisando as variáveis de coesão, padrões grupais, motivação, participação, processo decisório, produtividade, preconceitos, tensões, pressões e formas de comandar um grupo. A empresa é composta de pequenos grupos estabelecidos formal e informalmente.

52 A contribuição de Kurt Lewin
A formação do grupo fundamenta-se na idéia de consenso nas relações interpessoais, ou seja, concordância comum sobre os objetivos e sobre os meios de alcançá-los, resultando a solidariedade grupal. Outro fator que influencia a agregação de grupos são as condições de igualdade quer sócio-econômica, de religião, cor, raça, quer mesmo de idéias. A variação no comportamento do grupo é de conhecimento vital para o administrador.

53 Principais contribuições da Teoria das Relações Humanas para a Adm.
Maior abrangência de participação e de contribuição dos diversos profissionais das empresas, independente do nível hierárquico. Melhoria nas Comunicações entre todos os níveis hierárquicos das empresas. Reconhecimento das necessidades de capacitação, de conhecimento e de habilidade dos diversos profissionais das empresas. Liderança democrática participativa. Criatividade.

54 Críticas a escola de relações humanas
Abordagem demagógica,por envolver sindicatos e problemas do homem com o trabalho. Não reconhecimento das condições políticas, econômicas e sociais do meio, Desconsideração da divisão de classe, Não reconhecimento da organização formal, Crença de que o clima organizacional é suficiente para o aumento da produtividade.

55 Atividades de 09/09/2013. 1-Qual a origem da Escola Neoclássica?
2-Que princípios ela procura introduzir? 3-Quais as diferenças de abordagem entre as Escolas Clássica e Neoclássica? 4-Quais as idéias de Chester Barnard sobre a administração? 5-Como o estudo de Hawthorne contribuiu para as teorias administrativas? 6-Qual a importância da contribuição de Elton Mayo para a evolução da teoria administrativa, além do estudo de Hawthorne? 7-Kurt Lewin preocupou-se com o desenvolvimento da dinâmica de grupo. Como ele via os grupos dentro da organização? 8-Qual a abordagem de Simon em relação aos indivíduos da organização?


Carregar ppt "Burocracia- o que é isto? Fundamentos da adm. 02/09/2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google