A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA
Estrutura de uma monografia Profa. Dra Silvia Helena Carvalho Ramos Valladão de Camargo

2 PARTES 1 – Capa (obrigatório) 2 – Folha de Rosto (obrigatório)
3 – Folha de Aprovação 4 – Dedicatória (opcional) 5 – Agradecimentos (opcional) 6 – Resumo (obrigatório) 7 - Resumo em língua estrangeira (obrigatório)

3 PARTES 8 – Listas (obrigatório) 9 – Sumário (obrigatório)
10 – Introdução (obrigatório) 11 – desenvolvimento (obrigatório) 12 – Considerações Finais – Conclusões (obrigatório) 13 – Referências 14 - Anexos

4 RESUMO Apresentação concisa das idéias de um texto;
(Norma NBR 6028, da associação Brasileira de Normas Técnicas); Apresentação sintética e seletiva das idéias principais de um texto, evidenciando compreensão do texto, análise e principais resultados do estudo.

5 O Resumo deve ter Interligação entre suas partes, que deverão convergir para um direcionamento único; Coerência nas idéias e não contradições; Ligações entre os elementos da frase; Como objetivo - alcançar o entendimento e a compreensão do leitor; Relacionamento com outros textos (hipertextos) - os textos maiores dão origem ao RESUMO, esse texto origina de livros, documentos, dados secundários, resultando em uma problematização.

6 O Resumo deve ter O que se pretende demonstrar; De que trata o texto;
Assunto; Objetivo; Importância do estudo; Contribuição teórica para área de conhecimento; Referencial teórico utilizado; Método da investigação; Principais resultados.

7 Características Formais
Extensão: de 8 a 15 linhas; Um só parágrafo; 3ª pessoa singular, 3ª pessoa plural, 1ª pessoa singular; Frases pouco extensas; Terminologia específica; Ordem diretas das frases; Linguagem denotativa; OBS: alguns congressos ou revistas tem suas especificidades ou exigências: título do trabalho, autor(es), professor orientador, texto, fonte financiadora (se houver), unidade e universidade entre parênteses.

8 RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Versão do resumo para o idioma de divulgação internacional.

9 PARTES DA INTRODUÇÃO Tema atual e relevante (convencer o leitor, dados); O problema, objetivo geral e específicos – clareza e objetividade; Importância teórica e prática do estudo; Qual é a contribuição científica para o conhecimento em administração ou para a prática de administração; Localização da investigação nas linhas de pesquisa da literatura.

10 PARTES DA INTRODUÇÃO A justificativa da investigação
Dados numéricos e lacunas da literatura; Em que aspecto a sua pesquisa é diferente das anteriores; Por que a sua pesquisa estende as pesquisas anteriores e a teoria; Por que você acredita que sua abordagem é diferente (é melhor) que o de trabalhos anteriores?

11 PARTES DA INTRODUÇÃO Qual é a metodologia para responder as Questões;
Definição dos termos utilizados; Organização do trabalho; Estrutura do trabalho - quantas e quais são as parte.

12 PROBLEMA DE PESQUISA Deve estar em forma de interrogação ¨?¨ (pergunta) Quais os fatores relacionados ao ceticismo em relação à gestão ambiental? Quais são as percepções da população ribeirãopretana no tocante a coleta seletiva do lixo reciclado?

13 Objetivos da pesquisa O objetivo geral de um estudo está diretamente relacionado com o problema da pesquisa. O objetivo refere-se ao que se deseja alcançar com o trabalho; por isso, geralmente utilizam-se verbos no infinitivo. Os mais utilizados são: compreender, analisar, descrever, entender e verificar Objetivo geral: O presente estudo visa orientar os engenheiros da construção civil da cidade de Ribeirão Preto como reaproveitar os entulhos da construção civil.

14 REVISÃO DA LITERATURA Principais estudos anteriores, obras na área;
Base teórica consistente; Reflete o estado da arte do conhecimento da área; Desenvolvimento teórico adequado e bem estruturado.

15 HIPÓTESES E PRESSUPOSTOS
CONCEITO - é a suposição, resposta que se faz na tentativa de resolver o problema que será testada, verificada na pesquisa - Deduzida da teoria; As hipóteses podem ser colocadas no capítulo INTRODUÇÃO / PROBLEMAS Como será testada - METODOLOGIA

16 Hipótese e pressupostos
REJEITADA - a resposta negativa é mais importante do que a positiva, negativa indica que a teoria não estava adequada; CONFIRMADA - demonstra que a teoria é apropriada para o caso estudado; HIPÓTESE H1 - O investimento em treinamento para pedreiro e serves de pedreiros podem residir os resíduos na construção civil. H2 – As enchentes e alagamentos podem ser evitadas se a população colaborar com o não descarte de lixo em rios. H3 – Havendo conscientização e acompanhamento a crianças seriam facilitadores no processo de melhoria da educação ambiental.

17 ESTUDOS QUE NÃO NECESSITAM DE HIPÓTESES
Estudos exploratórios e qualitativos - pressupostos - levanta-se hipóteses no final do trabalho; Pesquisas exploratórias / qualitativas não testam hipóteses, são excelentes para gerá-las.

18 ESTUDOS QUE NÃO NECESSITAM DE HIPÓTESES
PROBLEMA De que forma a população pode contribuição para a redução da queimada da cana-de-açúcar? PRESSUPOSTOS / SUPOSIÇÕES

19 MÉTODO Justificar a escolha do método;
Por que você acredita que sua abordagem metodológica permite responder seus objetivos? A Metodologia deve ser consistente com os objetivos do trabalho; Detalhar os procedimentos de coleta de dados; Qual é o processo de amostragem, o tamanho da amostra; Quais são os procedimentos para análise dos dados.

20 Resultados Quais foram os resultados mais importantes, mais surpreendentes; Os resultados são interessantes? Estrutura para a parte dos resultados: A questão conceitual que preocupa a investigação O comportamento que está sendo mensurado; Apresentar os resultados encontrados bem como a interpretação estatística dos mesmos (quando for o caso); Comunicação através de números.

21 RESULTADOS Mostrar o comportamento das pessoas com estatísticas descritivas; Apresentação dos níveis de significância estatísticos; Apresentação de gráficos, tabelas ou figuras com os dados relevantes; Resumo para situar o leitor.

22 DISCUSSÃO O que significam os dados e as estatísticas?
Até que pontos os resultados estão de acordo com resultados de pesquisas anteriores? (comparação com as pesquisas anteriores) Que razões se tem para acreditar que os resultados da investigação comprovam a teoria? Que razões se tem para acreditar que os resultados contradizem idéias prevalecentes ou permitem refutar determinada teoria?

23 DISCUSSÃO Que nova hipótese ou modelos teóricos podem ser propostos para explicar o fenômeno investigado? Quais tendências e generalizações os dados indicam? Que novas linhas de investigações podem ser lançadas? Análises e interpretações fazem sentido em relação aos objetivos

24 CONCLUSÃO A conclusão deve ser uma resposta muito clara ao problema de pesquisa Estrutura da conclusão: Resumo dos argumentos e fatos; Comparação dos resultados com as hipóteses; Propostas; Confronto entre os objetivos e as conquistas alcançadas com o estudo; Relação entre fatos verificados e a literatura revisada.

25 CONCLUSÃO A contribuição do estudo para a ciência;
Ressaltar novamente em que aspecto a sua pesquisa é diferente das anteriores; Por que a sua pesquisa estende as anteriores e a teoria; A importância prática e as implicações para os práticos do campo de estudo;

26 CONCLUSÃO Limitações do estudo;
As hipóteses surgidas ao longo da investigação que podem ser lançadas para que futuros estudos as comprovem; Sugestões para estudos futuros; Conclusão deve ser coerente, clara e objetiva.

27 Referências bibliográficas
Seguir exatamente as Normas ABNT


Carregar ppt "Pós-Graduação "Lato Sensu" - Especialização MBA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google