A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRESADORA. Tipos de Fresadora Fresadora vertical Nesta máquina, o cabeçote porta fresa encontra-se na posição vertical podendo, no entanto, tomar outras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRESADORA. Tipos de Fresadora Fresadora vertical Nesta máquina, o cabeçote porta fresa encontra-se na posição vertical podendo, no entanto, tomar outras."— Transcrição da apresentação:

1 FRESADORA

2 Tipos de Fresadora

3 Fresadora vertical Nesta máquina, o cabeçote porta fresa encontra-se na posição vertical podendo, no entanto, tomar outras posições até a horizontal mediante a rotação do cabeçote em torno do seu eixo. Neste movimento podem-se fixar valores angulares aproximados devido à existência de uma escala graduada na ligação do cabeçote à coluna.

4 Fresadora Horizontal A fresadora horizontal é a máquina mais usada em trabalhos genéricos de fresamento, tais como a maquinagem de superfícies planas, abertura de ranhuras e execução de formas diversas.

5 Fresadora universal A fresadora universal é uma máquina adequada para executar, além dos trabalhos de uma simples fresadora horizontal alguns trabalhos especiais como ranhuras helicoidais em superfícies cilíndricas e outros de formas complexas.

6 A fresadora é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos, o da ferramenta e o movimento de avanço da mesa que leva a peça em direção a ferramenta,sendo os dois movimentos simultâneos direção a ferramenta,sendo os dois movimentos simultâneos

7 Movimento discordante Também chamado método “para cima” ou “a empurrar” Forte atrito É mais usado por evitar imperfeições no acabamento.

8 Movimento Concordante Também chamado método “para baixo” ou “a puxar” Pode causar imperfeições devido a folga que se forma no sistema de avanço da mesa baseado em uma porca e parafuso. Diferentemente do movimento discordante

9 Parâmetros de corte  Antes da fresagem são feitos geralmente tres ajustes na fresadora:  A rotação da máquina (RPM)  O avanço da mesa (m/ min)  E a profundidade de corte.

10 Regulagem da RPM d = diâmetro da fresa [mm] Vc = velocidade de corte [m/min]: indicada por tabelas, depende do material a ser usinado, tipo de material da fresa e o tipo de usinagem(desbaste ou acabamento) Obs.: n muito grande: prejuízo para as navalhas da fresa n muito pequeno: baixo rendimento da fresagem

11 Avanço da mesa (mm/min)  O ad (mm/dente) é determinado através de tabela de acordo com o material da fresa, o tipo de fresa e a operação a ser realizada.  Depois é aplicada outra formula para determinar o avanço por volta da fresa. Sendo z o número de dentes da fresa.

12  Por fim é calculado o avanço da mesa.

13 Profundidade de corte Para determinar a profundidade de corte não existe uma tabela especifica, depende muito da experiência do operador mais em geral a profundidade de corte é do diâmetro da fresa.

14 Ferramenta: Fresa  As fresas são feitas principalmente de aço rápido, exceto quando são fresas muito grandes, quando são então feitas de aço de ferramenta (por ser mais barato) e nela são inseridas navalhas de aço rápido.

15  a – Passo pequeno - apropriado para aço duro  b – Passo médio - apropriado para aço macio  c – Passo grande - apropriado para metais leves em geral  α – ângulo de folga.β – ângulo de cunha.γ – ângulo de saída.

16 Formato das fresas  Fresas cilíndricas: possuem gumes exclusivamente na sua periferia, usadas para o debaste e acabamento de superfícies.  Fresas em forma de disco: serras circulares usadas para corte de peças e fresamento de ranhuras estreitas.

17  Fresas de Topo: fresas verticais de topo são como fresas frontais cilíndricas de diâmetro reduzido. O cabo é usado para fixação. São usadas somente para cortes ligeiros.  Fresas de Forma: usadas para a fresamento de guias prismáticas, usinagem de guias em ângulo e para trabalhos menores de fresamento por reprodução.

18 Posição das navalhas  a – Fresa com navalhas paralelas – abrange o cavaco em toda a sua largura, rendimento de corte reduzido.  b – Fresa com navalhas helicoidais – corte mais silencioso, quando uma navalha deixa a peça à outra já começa o corte, e os cavacos escoam para o lado da ferramenta.

19 Operações com fresadora Vertical Abaixo estão alguns exemplos de operações de usinagem que se pode executar com a fresadora vertical: 1. Fresamento frontal 2. Fresamento de cantos a 90°

20 3. Fresamento de ranhuras em T 4. Fresamento de guias em forma de cauda de andorinha 5. Fresamento de canais 6. Faceamento

21

22 Operações com fresadora horizontal Abaixo estão 8 exemplos de operações realizadas em uma fresadora horizontal: 1. Fresamento de formas complexas 2. Fresamento periférico ou tangencial 3. Fresamento de ranhuras e contornos

23 4. Fresamento de ranhuras (chavetas) Woodruff 5. Fresamento de guias prismáticas 6. Fresamento de ranhuras com perfil constante 7. Fresamento de canais 8. Fresamento de roscas

24

25 Normas de Segurança 1. Sempre utilize óculos ou máscara de segurança quando utilizar esta máquina · assegure-se de que a máquina esteja aterrada adequadamente · 2. Antes de operar a máquina remova de seu corpo gravata relógio anéis ou outras joias e enrole as mangas até os cotovelos remova qualquer tipo de roupa solta e amarre os cabelos longos não utilize luvas · 3. Mantenha o chão em torno da máquina limpo e livre de cavacos ou restos de material limpe a graxa ou óleo · mantenha as proteções em seus lugares todo o tempo quando esteja utilizando a máquina se retiradas para manutenção tenha extremo cuidado e recoloque-as imediatamente · 4. Não se incline sobre a máquina mantenha uma posição estável todo o tempo para não cair ou inclinar-se perto das laminas ou outras partes móveis ·

26 Fim


Carregar ppt "FRESADORA. Tipos de Fresadora Fresadora vertical Nesta máquina, o cabeçote porta fresa encontra-se na posição vertical podendo, no entanto, tomar outras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google