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Jornadas Empresariais ”Adaptação do Ensino Secundário às Necessidades Empresariais Locais” 23-09-2008 - Adília Cruz (esa.adilia@gmail.com)

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Apresentação em tema: "Jornadas Empresariais ”Adaptação do Ensino Secundário às Necessidades Empresariais Locais” 23-09-2008 - Adília Cruz (esa.adilia@gmail.com)"— Transcrição da apresentação:

1 Jornadas Empresariais ”Adaptação do Ensino Secundário às Necessidades Empresariais Locais”
Adília Cruz

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
Enquadramento da Temática Circuito da Construção do Projecto de Oferta Formativa da ESA Paralelismo entre a Oferta da ESA e o Tecido Empresarial do Concelho de Arouca Oferta Formativa 2008/2009 Os Alunos da ESA Partilham as suas Experiências e Expectativas Notas Finais Adília Cruz

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6 Trago a fisga no bolso de trás E na pasta o caderno dos deveres Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz De escolher o melhor dos dois saberes

7 Trago a fisga no bolso de trás E na pasta o caderno dos deveres Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz De escolher o melhor dos dois saberes

8 Trago a fisga no bolso de trás E na pasta o caderno dos deveres Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz De escolher o melhor dos dois saberes

9 Trago a fisga no bolso de trás E na pasta o caderno dos deveres Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz De escolher o melhor dos dois saberes

10 O meu pai diz que o Sol é que nos faz Minha mãe manda-me ler a lição Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz Faz-me falta ouvir outra opinião

11 O meu pai diz que o Sol é que nos faz Minha mãe manda-me ler a lição Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz Faz-me falta ouvir outra opinião

12 O meu pai diz que o Sol é que nos faz Minha mãe manda-me ler a lição Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz Faz-me falta ouvir outra opinião

13 O meu pai diz que o Sol é que nos faz Minha mãe manda-me ler a lição Mestre-escola, eu sei lá se sou capaz Faz-me falta ouvir outra opinião

14 Para que lado é que me viro? Para que lado?
Eu até nem sequer sou mau rapaz Com maneiras até sou bem mandado Mestre-escola, diga lá se for capaz Para que lado é que me viro? Para que lado? seguinte

15 Enquadramento da Temática
Adília Cruz

16 ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA
“…não é fácil ter entre 15 e 25 anos e não saber quais serão os empregos mais oferecidos dentro de cinco anos e acabar por constatar que deixou de ser possível ter esse cenário econométrico pela frente. Não é fácil para um jovem querer construir um projecto de vida sem saber que tipo de vínculos laborais poderá realizar, qual a sua duração e quais as suas regras… (Azevedo, 1999:53) Adília Cruz

17 Motivação ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA Percurso profissional na ESA:
docente há catorze anos; dez anos como elemento do órgão de gestão da escola; seis dos quais a trabalhar, principalmente na área dos alunos; dissertação de mestrado na área percursos alternativos (cursos profissionalizantes). início Adília Cruz

18 ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA
Transformações Escola Sociais Culturais Políticas Económicas Sociedades actuais Diversidade cultural População escolar Novos desafios Novos mandatos início Adília Cruz

19 ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA
Para além da dimensão cognitiva do acto de ensinar a escola tem: incorporar a dimensão social da educação; adequar-se à heterogeneidade dos alunos; instituir dinâmicas de modo a que todos possam ter acesso ao sucesso educativo. que todos os alunos se sintam nela reconhecidos e que haja igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso Escola para todos Adília Cruz

20 ENQUADRAMENTO DA TEMÁTICA
“A ESA promove cursos profissionalizantes desde 1998/1999 (CEF e mais tarde profissionais) e tem procurado analisar o impacto da formação destes diplomados no mercado de trabalho, tendo concluído que há uma boa aceitação destes jovens nas empresas e organizações em que se integram.” “A comunidade educativa, na generalidade, valoriza o trabalho desenvolvido pela ESA e salienta o impacto das aprendizagens na região, através da oferta de cursos profissionalizantes que, potencialmente, possibilitam a inserção dos jovens no mercado de trabalho.” Relatório de Avaliação Externa da ESA Adília Cruz

21 Contexto Físico e Social
Adília Cruz

22 CONTEXTO FÍSICO E SOCIAL
DENSIDADE POPULACIONAL FREGUESIAS Adília Cruz

23 CONTEXTO FÍSICO E SOCIAL
POPULAÇÃO E ACTIVIDADE habitantes (328 Km2 ) 73 habitantes /Km2 Sector primário: 26% da população Sector secundário: 46% da população Sector terciário: 28% da população Adília Cruz

24 CONTEXTO FÍSICO E SOCIAL
Adília Cruz

25 CONTEXTO FÍSICO E SOCIAL
O concelho de Arouca tem o Índice de Desenvolvimento Social (IDS) mais baixo do Entre Douro e Vouga, sendo também inferior ao do país (0,915). Grupos de IDS: IDS1 – 0,802 a 0,859 IDS2 – 0,860 a 0,887 IDS3 – 0,888 a 0,911 IDS4 – 0,912 a 0,943 O IDS é composto com base: esperança média de vida nível educacional conforto e saneamento Adília Cruz

26 Circuito da Construção do Projecto de Oferta Formativa da ESA
Adília Cruz

27 CIRCUITO DA CONSTRUÇÃO DA OFERTA FORMATIVA DA ESA
1ª Fase Finalidades do projecto educativo Recursos da escola Necessidade empresarial Levantamento dos interesses dos alunos (SPO) 2ª Fase Apresentação de uma proposta alargada aos órgãos da escola Negociação com os parceiros Apresentação da respectiva proposta aos alunos na fase da orientação escolar e profissional 3ª Fase Candidatura pedagógica dos respectivos cursos Candidatura financeira de apoio ao funcionamento dos cursos Divulgação da oferta formativa Adília Cruz

28 Paralelismo entre a Oferta da ESA e o Tecido Empresarial do Concelho de Arouca
Adília Cruz

29 PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA
Construção Civil – sector secundário A Caracterização do Tecido Empresarial do Concelho de Arouca aponta para a existência de um número significativo de Empresas de Construção, representando 37% do total das empresas pertencentes ao sector secundário. Resposta da ESA 2006/ Curso Profissional de Construção Civil (Condução de Obra) Curso Profissional de Construção Civil (Medições e Orçamentos) – 2007/2008 Adília Cruz

30 Turismo – sector terciário
PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA Turismo – sector terciário O Turismo é considerado como uma área estratégica para o desenvolvimento do tecido económico do concelho. A ESA oferece 2006/ Curso Profissional de Turismo 2008/ Curso Profissional de Turismo Adília Cruz

31 2006/2007 - Curso Profissional de Animação Sociocultural
PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA Animação Sociocultural – sector terciário O diagnóstico da Rede Social da CMA, diz que se torna necessário responder ao facto de existirem poucos equipamentos sociais e poucas equipas de apoio domiciliário; ao aumento da população idosa e à necessidade de pessoal qualificado. A ESA oferece 2004/2005 e 2005/ Curso Tecnológico de Acção Social 2006/ Curso Profissional de Animação Sociocultural 2007/ Curso Profissional de Animação Sociocultural Adília Cruz

32 PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA
Sector Terciário – domínio das actividades financeiras Esta área representa cerca de 12% das actividades do sector terciário no concelho de Arouca, mas com apenas 4% do pessoal ao serviço nesta área. 2008/ Curso Profissional de Banca e Seguros Sector Secundário – Indústria transformadora A aposta nas Novas Tecnologias e outras áreas tecnológicas como a electrónica e telecomunicações vem responder a necessidades significativas da indústria do concelho que aposta cada vez mais na inovação e na competitividade. 2007/2008 e 2008/ Curso Profissional de Electrónica e Telecomunicações 2008/2009 – Curso Profissional de Multimédia Adília Cruz

33 Turismo – sector terciário
PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA Turismo – sector terciário O Turismo é considerado como uma área estratégica para o desenvolvimento do tecido económico do concelho. Curso Profissional de Turismo – 2006/2007 Curso Profissional de Turismo – 2008/2009 Adília Cruz

34 PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA
Animação Sociocultural – sector terciário Responde à necessidade de se criarem equipas multidisciplinares para o acompanhamento a crianças e às respectivas famílias, também no que diz respeito ao idoso. Conforme descrito no diagnóstico da Rede Social da CMA, torna-se necessário responder ao facto de existirem poucos equipamentos sociais e poucas equipas de apoio domiciliário; ao aumento da população idosa e à necessidade de pessoal qualificado. Para tal estão em criação instituições de apoio à terceira idade (Mansores, Chave, Fermedo e Tropeço) Curso Tecnológico de Acção Social – 2004/2005 e 2005/2006 Curso Profissional de Animação Sociocultural (Assistente Familiar) – 2006/2007 Curso Profissional de Animação Sociocultural (Assistente de Geriatria) 2007/2008 Adília Cruz

35 PARALELISMO ENTRE A OFERTA FORMATIVA DA ESA E O TECIDO EMPRESARIAL DO CONCELHO DE AROUCA
Sector Terciário – domínio das actividades financeiras Esta área representa cerca de 12% das actividades do sector terciário no concelho de Arouca, mas com apenas 4% do pessoal ao serviço nesta área. Curso Profissional de Banca e Seguros – 2008/2009. Sector Secundário – Indústria transformadora O Curso de Electrónica e Telecomunicações (2007/2008 e 2008/2009) não vem responder a necessidades significativas da indústria do concelho????? E Multimédia??? Adília Cruz

36 Oferta Formativa 2008/2009 Adília Cruz

37 OFERTA FORMATIVA – 2008/2009 OFERTA EDUCATIVA ENSINO BÁSICO
Ensino regular EFA: Curso de Operador Informático Curso de Electricista de Instalações CEF: Pasteleiro/Padeiro (tipo 2) Empregado de Mesa (tipo 2) Instalação e Reparação de Computadores (tipo 2) Assistente Familiar e Apoio à Comunidade (tipo 2) Operador de Informática (tipo 3) ENSINO SECUNDÁRIO Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias Línguas e Humanidades Ciências Socioeconómicas Percurso Escolar Profissional: Técnico de Electrónica e Telecomunicações Técnico de Animação Sociocultural Técnico de Construção Civil/Orçamentos e Medições Técnico de Construção Civil/Condução de Obra Técnico de Turismo Técnico de Banca e Seguros Técnico de Multimédia ENSINO PÓS-SECUNDÁRIO CET: Curso de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos Adília Cruz

38 OFERTA FORMATIVA – 2008/2009 População Discente
44 turmas diurno (15 profissionalizantes) 4 turmas pós-laboral (2 profissionalizantes) Inscritos no CNO – 279 Total de discentes e formandos Adília Cruz

39 Os Alunos da ESA Partilham as suas Experiências e Expectativas
Adília Cruz

40 OS ALUNOS DA ESA PARTILHAM AS SUAS EXPERIÊNCIAS E EXPECTACTIVAS
Adília Cruz

41 Notas Finais Adília Cruz

42 NOTAS FINAIS ”Excluídos” pelo sistema que se apresentava, no caso, incapaz de responder às suas características e necessidades. os CURSOS PROFISSIONALIZANTES, captaram alunos que, sem interesses e motivações escolares, abandonariam a escola. Adília Cruz

43 NOTAS FINAIS O currículo normal não resolvia o problema de todos, a escola procurou alternativas adaptadas às necessidades e características pessoais e sociais dos alunos. Os CURSOS PROFISSIONALIZANTES surgiram na ESA como um dispositivo educacional capaz de contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades. Adília Cruz

44 ligação escola – meio e mesmo escola - mundo do trabalho
NOTAS FINAIS O estágio e os protocolos não devem ser descurados, pois permite um contacto muito directo quer da escola quer destes jovens com o meio e o mundo do trabalho. ligação escola – meio e mesmo escola - mundo do trabalho início anterior seguinte Adília Cruz

45 “É preciso questionar qual é, nas nossas escolas, o lugar das pessoas que moram nos alunos”
(Azevedo, 1994) Adília Cruz

46 Obrigado pela atenção Adília Cruz


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