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O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000

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Apresentação em tema: "O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000 Prof.Thiago Costa

2 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
No dia 15 de dezembro de 2000, foi publicada a nova série de normas ISO 9000, após mais de quatro anos de discussões.

3 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Usuários da ISO 9001 de todas as partes do mundo, ouvidos através de uma pesquisa conduzida pela própria ISO, foram muito críticos em relação à ISO 9001 edição de 1994, classificando-a como "pesadona", "confusa" e com "forte níveis de manufatura".

4 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Esses aspectos foram detalhadamente analisados, em conjunto com as sugestões dos usuários que queriam uma norma voltada para os processos da organização, para seus clientes e para a melhoria contínua do desempenho do SGQ.

5 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Com toda mudança, o Subcomitê (SC2) do TC 176 da ISO desenvolveu um modelo de processo para retratar os requisitos genéricos de um SGQ.

6 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Abaixo está o modelo de melhoria contínua na nova norma

7 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000 Ferramenta da nova Norma
PDCA O PDCA ("Plan", "Do", "Check", "Act") pode ser aplicado a todos os processos. Resumidamente, o PDCA pode ser descrito da seguinte maneira frente à nova ISO9001:

8 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Plan Planejamento: Estabelecimento dos objetivos e dos processos necessários para a obtenção de resultados, de acordo com os requisitos do cliente e com a política da qualidade da organização.

9 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Check Verificação: Monitoramento e medição de processos e produtos em relação à política, objetivos e requisitos para o produto, bem como comunicação dos resultados. Do Execução: Implementação dos processos.

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Act Ação: Tomada de ações a fim de melhorar continuamente o desempenho dos processos.

11 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
O resultado final dessas considerações foi a criação de um novo formato para a ISO 9001, direcionado a um enfoque de processo unificado, o qual classifica as atividades de uma organização em cinco seções básicas:

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Essa seção fornece os requisitos gerais do SGQ que devem ser atendidos pela organização, destacando-se as seguintes condições:

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente a eficácia do SGQ; Documentar a política, os objetivos e o manual da qualidade;

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Implementar a documentação requerida pela norma e aquela definida pela própria organização; Controlar a documentação; Estabelecer e manter registros.

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Aqui faremos um breve parênteses, para falar um pouco mais sobre os requisitos de documentação. A nova ISO 9001 contém apenas seis áreas que requerem agora, de forma mandatória, a existência de procedimentos documentados.

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Controle de documentos Controle de registros Auditoria interna 8.3. Controle de produto não-conforme Ação corretiva Ação preventiva.

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Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade Além do manual da qualidade, a nova norma exige também que a organização, para realizar suas atividades de produção e serviços associados sob condições controladas, deve considerar a disponibilidade de instruções de trabalho. Fica a critério de cada organização definir quais documentos (procedimentos) cada área necessitará, a fim de garantir o planejamento, a operação e o controle efetivos de seus processos.

18 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Seção 5 - Responsabilidade da Direção A organização, com a nova ISO 9001, deverá passar a ter um papel bem mais ativo em relação ao SGQ.

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Seção 5 - Responsabilidade da Direção É requerido agora que a alta administração: Forneça evidências de seu comprometimento com o desenvolvimento, a implementação e a melhoria contínua da eficácia do SGQ;

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Seção 5 - Responsabilidade da Direção Assegure que os requisitos do cliente são determinados e cumpridos; Estabeleça a política da qualidade e garanta que essa política fornece uma estrutura para definir e analisar criticamente os objetivos da qualidade;

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Seção 5 - Responsabilidade da Direção Garanta que são estabelecidos os objetivos da qualidade nas funções e níveis pertinentes da organização, e assegure que tais objetivos são mensuráveis e consistentes com a política da qualidade;

22 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Seção 5 - Responsabilidade da Direção Assegure que é realizado o planejamento das atividades para o SGQ; Assegure que são definidas e comunicadas as responsabilidades, autoridades e suas inter-relações;

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Seção 5 - Responsabilidade da Direção Designe um representante da direção; Assegure que são estabelecidos, na organização, processos apropriados de comunicação interna;

24 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Seção 5 - Responsabilidade da Direção Conduza análises críticas periódicas do SQG, e demonstre que são tomadas decisões e ações relacionadas a atividades de melhoria do SGQ, dos processos e dos produtos da organização.

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Seção 6 – Gestão de Recursos Essa seção requer que a organização determine e forneça recursos para implementar, manter e continuamente melhorar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

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Seção 7 – Realização do Produto Os principais requisitos dessa seção incluem os elementos os enumerados, devendo o usuário da norma sempre lembrar que, conforme definido em toda a série ISO 9000.

27 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Seção 8 – Medição, Análise e Melhoria Nessa seção, os requisitos para auditoria interna foram ampliados, incluindo agora também a auditoria do SGQ conforme disposições estabelecidas pela própria organização.

28 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
A empresa deve definir claramente quais produtos estão dentro do escopo do SGQ. Aqueles que estiverem incluídos nesse escopo deverão atender a todos os requisitos da ISO 9001:2000, a menos que a organização possa demonstrar claramente que certos requisitos da seção 7 não se aplicam.

29 14.0 O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000 Observações Finais
De acordo com o que muitas empresas certificadas têm nos relatado, os maiores desafios para elas se adequarem à nova ISO 9001 têm sido: o estabelecimento e a implementação de medições; a incorporação da abordagem de processos à gestão dos negócios; a mudança do enfoque e do pensamento baseado unicamente em conformidades; e o envolvimento efetivo dos membros da alta direção nas questões relacionadas ao SGQ.

30 Próximo encontro PROVAAAAA!!!!


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