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Funções do Ego Keli Steffler.

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Apresentação em tema: "Funções do Ego Keli Steffler."— Transcrição da apresentação:

1 Funções do Ego Keli Steffler

2 Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo.

3 Ego Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego.

4 Funções do Ego Senso de Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento
Consciência Inteligência Orientações Conduta/ Comportamento Afetividade

5 Senso de Percepção É o processo pelo qual tomamos consciência imediatamente dos objetos, fatos e suas relações num dado contexto ambiental, através dos órgãos dos sentidos registrados automaticamente no cérebro.

6 Senso de Percepção Características Gerais da Percepção Imediata
Tem estrutura (percebemos conjuntos) Tem estabilidade (características essenciais) Tem significado (tem experiência com a situação) É seletiva (o que nos interessa mais)

7 Senso de Percepção Figura e Fundo da Percepção
Todo objeto ou evento existe em relação a certo fundo.

8 Senso de Percepção Lei da boa figura: formar a melhor figura possível
Lei do Fechamento: Uma figura incompleta sempre será percebida como completa. Lei da Proximidade: Os estímulos mais próximos são unidos para formar sub-grupos (supermercado).

9 Senso de Percepção Lei da Similaridade: Corresponde a estímulos semelhantes Lei da Continuidade: A tendência é repetir-se o estímulo.

10 Senso de Percepção Percepção das Pessoas
Ato e pessoa são unidos na cognição, portanto, a pessoa adquire a qualidade do ato. Imagem de si mesmo O “Eu” é a imagem que a pessoa faz de si mesma. Imagem é a presença do ausente.

11 Atenção - Conceito é uma reação consciente e seletiva (só prestamos atenção naquilo que nos interessa) pela qual o psiquismo examina tanto o mundo interno quanto o mundo externo.

12 Atenção - Conceito Processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos, provinientes das mais diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos

13 Atenção - Divisão quanto ao objeto:
Externa ou periférica: o estímulo provém do meio exterior. Ex.: volto-me porque escutei um ruído. Interna ou central: o estímulo provém do meio interior. Ex.: penso no que vou dizer.

14 Atenção - Divisão quanto ao tipo:
Concentrada: todo o fluxo de energia canaliza-se para um objeto. Ex.: cientistas pesquisando, arqueólogos frente a uma rocha, intelectual lendo. Difusa: voltada para vários objetos, nas mulheres é mais saliente.

15 Atenção - Divisão Quanto a origem
Passiva: independe do interesse ou da vontade. Ex.: prestar atenção a um estímulo novo. Espontânea: determinada pelo interesse. Ex.: uma mulher interessada num determinado modelo de sapato. Esforçada: é a aplicação refletida. Ex.: dedicar-se ao estudo para uma prova.

16 Atenção – Doenças ou distúrbios da atenção
Hipertrofia: limitações do campo da atenção que fica acorrentado a uma dada idéia ou objeto. Instabilidade: não presta atenção em nada, fica tudo vago, indefinido, indeciso (embriaguez e esgotamento)

17 Atenção – Doenças ou distúrbios da atenção
Atrofia: é um estado mórbido apresentado pelos retardados e dementes. D.D.A (Desordem de Déficit de Atenção): atinge geralmente crianças afetando o desempenho escolar e a auto-estima.

18 Atenção - Benefícios Aumenta a rapidez da percepção
Aumenta a intensidade dos processos psíquicos As sensações tornam-se mais nítidas Nos capacita a descriminar os elementos que queremos perceber Auxilia a memorização

19 Memória - Conceitos é a capacidade de lembrar ou recordar sensações, impressões ou idéias. é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

20 Memória – Função normal
possibilitar a vida da inteligência, possibilitar a vida social, pela memória do homem capacita-se a assumir o seu passado.

21 Memória – Funções Mnemônicas
é um auxiliar de memória Fixação ou retenção. Evocação. Reconhecimento.

22 Memória – Leis da memória
Repetição. Atenção. Emoção. Interesse. Estrutura.

23 Memória – Tipos de memória
Visual Auditiva Memória motora Afetiva Locativa Nominativa

24 Memória – Atlerações Hipermnésia: aumento exagerado de lembranças
Hipomnésia: diminuição de memória. Amnésia: perda de memória. Real: causas físicas. Provocada: esquecer, trauma.

25 Linguagem – Conceito É a função comunicativa dos pensamentos, qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc.

26 Linguagem – Tipos Mímica (a primeira e a última a desaparecer) – universal. Oral Escrita (pictória, ideográfica – marcas, logo, sinais de transito, e alfabética).

27 Linguagem – Modos Exterior (gestos, mímicas)
Interior (conversar consigo mesmo, sozinho) Braile (arranjo de pontos em relevo lidos pelo tato – cegos) Libra (gestual – surdo mudo) Gíria (jovens, adolescentes) Dialetos (forma de comunicação da mesma coisa de forma diferente) Distúrbios (tanto da literatura quanto da escrita – gagueira, dislalia, disgrafia, disorgrafia).

28 Pensamento – Conceito maneira de o Ego interpretar os fenômenos existenciais. processo mental que permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.

29 Consciência – Conceito
é a parte lúcida e clara de cada um. É o conhecimento que se tem do mundo externo e interno. É uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva.

30 Consciência – Tipos Consciência psicológica: capacidade de reconhecer-se. Consciência moral: identifica o bem e o mal. Consciência social: pensar e agir comum a um grupo.

31 Consciência – Graus Consciente: é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que estamos cientes num dado momento. Pré-consciente: As porções da memória que nos são facilmente acessíveis, como lembranças de ontem, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas. Inconsciente: elementos instintivos não acessíveis à consciência.

32 Inteligência – Conceito
é a capacidade de o Ego resolver problemas ou de enfrentar situações novas. pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.

33 Inteligência – Níveis Sub-dotado (infra-dotado): treináveis. Inferior
Médio inferior Médio (1º grau) Médio superior (2º grau) Superior (3º grau) Super-dotado: mestrado, doutorado. Gênios.

34 Orientações – Conceito
é a capacidade de o Ego orientar-se no tempo e no espaço.

35 Orientações – Tipos Temporal Espacial

36 Conduta/Comportamento – Conceito
são reações em resposta a um fato ou estímulo externo ou interno. Padrões de comportamento: bom ou mau comportamento de acordo com o local, hora, cultura e costumes.

37 Afetividade – Conceito
Modo de estar ou não em sintonia com o mundo externo e interno. estado psicológico que permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser vivo.

38 Afetividade – Conceito
suscetibilidade que o ser humano experimenta perante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio. Tem por constituinte fundamental um processo cambiante no âmbito das vivências do sujeito, em sua qualidade de experiências agradáveis ou desagradáveis.

39 Afetividade – Tipos Emoções fortes de fundo orgânico, e passado o estimulo, tendem a desaparecer. Sentimentos são mais brandos de fundo psicológico e duradouro. Paixão é forte, brusca, psicológica, concentrada numa idéia ou objetivo de cada vez.


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