Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlio César Belmonte Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
2
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE
3
PLANO DE AULA ESPORTE MODERNO DURAÇÃO: 50 min. (1h/aula) OBJETIVO: conhecer o perfil da turma PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: aula expositiva, dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS: data-show e quadro branco. CONTEÚDO: Ofício do Estudante. AVALIAÇÃO: Teste Teixeira.
4
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho OFICÍO DO ESTUDANTE Profª. Dra. Elizabeth Teixeira
5
PLANO DE AULA ESPORTE MODERNO DURAÇÃO: 50 min. (1h/aula) OBJETIVO: OBJETIVO: Conhecimento prévio do processo de desportivização das sociedades modernas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: aula expositiva, dialogada RECURSOS DIDÁTICOS: data-show, quadro branco e texto de apoio retirado do livro “Teoria Geral do Esporte”. CONTEÚDO: CONTEÚDO: bases Históricas do esporte moderno AVALIAÇÃO: Ao decorrer da aula.
6
POR QUE ESTUDAR TEORIA DO ESPORTE? Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
7
HISTORIA DOS ESPORTES Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
8
GRÉCIA ANTIGA realce, pela importância que receberam na educação e pelo lugar que ocuparam nas celebrações e festas;realce, pela importância que receberam na educação e pelo lugar que ocuparam nas celebrações e festas; (12 sec. De 4 em 4 anos);(12 sec. De 4 em 4 anos); Trégua entre as guerras.Trégua entre as guerras. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
9
Nos intervalos dos Jogos olímpicos (jogos Ismicos, Píticos, Nemeus e Fúnebres);Nos intervalos dos Jogos olímpicos (jogos Ismicos, Píticos, Nemeus e Fúnebres); Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Coroa traçada por ramos de oliveira Premiação
10
DECADÊNCIA DOS JOGOS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Livro O que é Educação Física
11
RECRIAÇÃO DO ESPORTE INSTITUCIONALIZADO Séc. XIX Inglaterra Thomas Arnold Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
12
REFORMA DOS JOGOS OLÍMPICOS Pierre Fredy, o Barão de CoubertinPierre Fredy, o Barão de Coubertin; 1896; Reforma do sistema educativo francês; Estender para o campo internacional; Resgate do ideal olímpico; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
13
A partir da instalação das Olimpíadas Modernas, o movimento esportivo internacional cresceu em torno dessas competições promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional e nas atividades das federações internacionais de cada modalidade esportiva, criadas já no século XX. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
14
O esporte na perspectiva da alta competição permaneceu até 1964, quando, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em documento assinado por Noel Baker, o esporte passou a ser estendido também para o homem comum, isto é, o não-atleta, na expectativa da utilização esportiva para a qualidade de vida. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
15
Este renovado entendimento do fato esportivo, depois de referendado pelo Conselho da Europa em 1966 e por organismos internacionais, como a UNESCO, através de importantes documentos filosóficos, interferiu inclusive com as responsabilidades sociais do Estado diante do esporte. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
16
Desse modo, uma teoria geral para o esporte, considerando toda a sua modernidade, e colocando-o nas suas interseções efetivas com a Sociedade e o Estado, pôde contribuir para novas reflexões sobre este fenômeno, sem dúvida, um dos mais importantes deste final de século XX. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.