A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE."— Transcrição da apresentação:

1

2 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE

3 PLANO DE AULA ESPORTE MODERNO DURAÇÃO: 50 min. (1h/aula) OBJETIVO: conhecer o perfil da turma PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: aula expositiva, dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS: data-show e quadro branco. CONTEÚDO: Ofício do Estudante. AVALIAÇÃO: Teste Teixeira.

4 Profª. Esp. Maria Helena Carvalho OFICÍO DO ESTUDANTE Profª. Dra. Elizabeth Teixeira

5 PLANO DE AULA ESPORTE MODERNO DURAÇÃO: 50 min. (1h/aula) OBJETIVO: OBJETIVO: Conhecimento prévio do processo de desportivização das sociedades modernas. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: aula expositiva, dialogada RECURSOS DIDÁTICOS: data-show, quadro branco e texto de apoio retirado do livro “Teoria Geral do Esporte”. CONTEÚDO: CONTEÚDO: bases Históricas do esporte moderno AVALIAÇÃO: Ao decorrer da aula.

6 POR QUE ESTUDAR TEORIA DO ESPORTE? Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

7 HISTORIA DOS ESPORTES Civilizações Primitivas Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

8 GRÉCIA ANTIGA realce, pela importância que receberam na educação e pelo lugar que ocuparam nas celebrações e festas;realce, pela importância que receberam na educação e pelo lugar que ocuparam nas celebrações e festas; (12 sec. De 4 em 4 anos);(12 sec. De 4 em 4 anos); Trégua entre as guerras.Trégua entre as guerras. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

9 Nos intervalos dos Jogos olímpicos (jogos Ismicos, Píticos, Nemeus e Fúnebres);Nos intervalos dos Jogos olímpicos (jogos Ismicos, Píticos, Nemeus e Fúnebres); Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Coroa traçada por ramos de oliveira Premiação

10 DECADÊNCIA DOS JOGOS Profª. Esp. Maria Helena Carvalho Livro O que é Educação Física

11 RECRIAÇÃO DO ESPORTE INSTITUCIONALIZADO Séc. XIX Inglaterra Thomas Arnold Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

12 REFORMA DOS JOGOS OLÍMPICOS Pierre Fredy, o Barão de CoubertinPierre Fredy, o Barão de Coubertin; 1896; Reforma do sistema educativo francês; Estender para o campo internacional; Resgate do ideal olímpico; Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

13 A partir da instalação das Olimpíadas Modernas, o movimento esportivo internacional cresceu em torno dessas competições promovidas pelo Comitê Olímpico Internacional e nas atividades das federações internacionais de cada modalidade esportiva, criadas já no século XX. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

14 O esporte na perspectiva da alta competição permaneceu até 1964, quando, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em documento assinado por Noel Baker, o esporte passou a ser estendido também para o homem comum, isto é, o não-atleta, na expectativa da utilização esportiva para a qualidade de vida. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

15 Este renovado entendimento do fato esportivo, depois de referendado pelo Conselho da Europa em 1966 e por organismos internacionais, como a UNESCO, através de importantes documentos filosóficos, interferiu inclusive com as responsabilidades sociais do Estado diante do esporte. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

16 Desse modo, uma teoria geral para o esporte, considerando toda a sua modernidade, e colocando-o nas suas interseções efetivas com a Sociedade e o Estado, pôde contribuir para novas reflexões sobre este fenômeno, sem dúvida, um dos mais importantes deste final de século XX. Profª. Esp. Maria Helena Carvalho

17

18

19


Carregar ppt "Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google