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1 OPERAÇÃO DE BUSCA DO AF447 Coronel Aviador Luís Cláudio Lupoli Representante Acreditado do Brasil junto à Comissão de Investigação do Acidente com o.

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1 1 OPERAÇÃO DE BUSCA DO AF447 Coronel Aviador Luís Cláudio Lupoli Representante Acreditado do Brasil junto à Comissão de Investigação do Acidente com o voo AF447 CENIPA

2 Morocco 2 South Africa 1 Gambia 1 Canada 1 USA 2 Brazil 58 Argentina 1 China 9 Philippines 1 Lebanon 5 Europe 134 Turkey 1 216 passageiros de 32 países e 12 tripulantes Accident zone

3 3 Germany 26 France 61+12 Belgian 1 UK 5 Ireland 3 Austria 1 Croatia 1 Denmark 1 Estonia 1 Iceland 1 Netherland 1 Spain 2 Hungarn 4 Italy 9 Norway 3 Sweden 1 Poland 2 Romania 1 Russia 1 Slovakia 3 Switzerland 6

4 4 Organização da Investigação do Acidente BEA (França) – país onde está registrada a aeronave; Representantes Acreditados: – CENIPA (Brasil); – NTSB (EUA); – BFU (Alemanha); – AAIB (Grã Bretanha). Observadores: –12 países.

5 5 FASE DE BUSCA POR SOBREVIVENTES 01/06/2009 – início das buscas; 06/06/2009 – encontrados os primeiros destroços e corpos; 26/06/2009 – encerramento da participação do Brasil nas buscas por corpos, tendo sido resgatados 51.

6 FASE 1 (10 de junho a 10 de julho 2009) Navios contratados pelo BEA: –2 únicos hidrofones rebocados com capacidade de detecção em águas profundas (operador Marinha Americana) Localizar os transmissores dos gravadores de voo.

7 1.A área dos destroços (J30) foi vasculhada acusticamente nesta Fase. 2.Não foram encontrados os destroços nesta fase. FASE 1 (10 de junho a 10 de julho 2009)

8 8 FASE 2 (27 de julho a 17 de agosto de 2009) Navio Porquois Pas (operador – França) –Equipamentos submarinos e sonares rebocados – IFREMER (França); –Especialistas estrangeiros a bordo: Investigadores do AAIB (Inglaterra) e Marinha Americana; Levou-se em conta a análise das correntes marítimas e ventos na região, aliada à localização de destroços e corpos na superfície; Não foram localizados os destroços nesta fase.

9 FASE 3 (2 de abril a 24 de maio 2010) Seabed Worker (operador - Noruega): –3 Remus 6000: 2 Woods Hole (operador - EUA); 1 Geomar (operador - Alemanha).

10 Anne Candies (operador - EUA): –1 sonar rebocado Orion e –Curv 21 – veículo operado remotamente (ambos operados pela Marinha Americana); Foram utilizados modelos das estruturas das correntes marinhas e dos ventos da região (participação do Brasil, EUA e outros países); Análise dos dados das fases anteriores. FASE 3 (2 de abril a 24 de maio 2010) ORION CURV 21

11 Baseado na computação da corrente reversa; Não trouxe resultados positivos; Porém, os resultados negativos foram integrados aos estudos. Relevo marinho mais bem mapeado da terra. FASE 3 (2 de abril a 24 de maio)

12 JUNHO 2010 Lançamento de bóias para medida das correntes:

13 Resultados Após 2 semanas Confirmou a dificuldade do modelo das correntes marítimas

14 14 ESTUDO BEA-MAK (Межгосударственный авиационный комитет – Comitê Interestadual de Aviação – Rússia, Geórgia, Ucrânia, Usbequistão etc) Aeronaves com problemas em voo de cruzeiro que se acidentaram – destroços encontrados em até 20 NM da última posição conhecida (LKP).

15 ÁREAS COBERTAS ATRAVÉS DE IMAGEM ACÚSTICA Area Prioritária de Busca (círculo de 20 NM - 36 km - de raio).

16 FASE 4 (23 de março a 12 de abril 2011) Alucia (Panamá): animanim –3 Remus 6000: 2 – Woods Hole; 1 – GEOMAR. –3 fases de 35 dias cada; –25 de março – início das buscas; –3 de abril: Localização dos destroços.

17 Fase 5 (Início - 22 de abril) Ile de Sein – Cable Ship (Navio-Cabo) Saída de Dakar – 22 abril; Representante Acreditado do Brasil a bordo

18 Equipamento: –ROV (Veículo Operado Remotamente): Remora 6000 (operador – EUA) Fase 5 (Início 22 de abril)

19 19 Próximos passos da investigação do acidente: –Encontrar e recuperar os gravadores de voo (caixas pretas); –Algumas partes importantes para a investigação; –Fazer a leitura e a análise dos dados de voo e das comunicações dos tripulantes. Fase 5 (início 22 de abril)

20 20 CENIPA “Promover a prevenção de acidentes aeronáuticos, preservando os recursos humanos e materiais, visando ao progresso da aviação brasileira.”


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