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Aquisição e Distribuição de Medicamentos

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Apresentação em tema: "Aquisição e Distribuição de Medicamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Aquisição e Distribuição de Medicamentos
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa Exercício 2011/2012

2 Equipe Prof. Dr. Sinvaldo Baglie – Coodenador
Acadêmicos Ana Flávia C. dos Santos André R. P. Bertocco Amábile Luiza Carvalho Amanda Martinez Lyra Bruna Macedo da Silva Bruna M. T. de Oliveira Bruno Rodrigo Minozzo Bruno Wesley Soltovski Caroline Koga Plodek Eluize Carolina Teixeira Fernanda Moreira Kreutz João Cândido Erustes Izza Camille F. de Souza Jéssica Laiz Gehrmann Jéssica Lopes Fontoura Luciana Alves Marina A. M.Portes Maryana Albino Clavero Rafael Martins Vaz Rafaela Wiegand Furmam Prof. Dr. Sinvaldo Baglie – Coodenador Prof. Dr. Airton Vicente Pereira – Orientador Prof. Dr. Edmar Miyoshi – Orientador

3 Objetivos da Auditoria
Avaliar a gestão acerca da aquisição, armazenamento e distribuição de Medicamentos à população de Ponta Grossa Analisar as condições de planejamento realizado para aquisição de medicamentos; o processo de logística na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); procedimentos de armazenagem, controle e dispensação de medicamentos realizados na rede básica de saúde; verificar o atendimento das demandas dos usuários dos serviços e o alcance dos resultados planejados para o programa.

4 Questões de Auditoria Questão nº 1 nº 2 nº 3
Em que medida o planejamento realizado para aquisição de medicamentos no Município de Ponta Grossa atende as necessidades da população, para os exercícios de 2011/2012? Questão nº 1 De que forma o processo de logística na CAF (recebimento, armazenagem e distribuição de medicamentos) influencia na qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde, pelo município de Ponta Grossa, nos exercícios de 2011/2012? nº 2 Em que medida os procedimentos de armazenagem, controle e dispensação de medicamentos realizados na rede básica de saúde contribuem para o alcance dos resultados planejados para o programa? nº 3

5 Procedimentos DVR Tabulação e análise dos resultados Elaboração,
Treinamento EAD Brainstorming/stakeholders Mapa de processos Análise Swot DVR Tabulação e análise dos resultados Elaboração, validação e aplicação de questionários Painel de referência Matriz de planejamento e questões de auditoria Projeto e seleção

6 Procedimentos Pesquisa de campo: Entrevistas 408 usuários das UBS,
68 profissionais que entregam medicamentos nas UBS (10 farmacêuticos) que dispensam medicamentos, 13 membros da comissão responsável pela elaboração da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), 1 Gerência de Farmácia, 1 Farmacêutico responsável pela CAF, Avaliação da estrutura física das UBS e da CAF.

7 Dados iniciais da coleta
Usuários 38 UBS e 4 CAS (Centros de Atenção à Saúde) 80,3% do sexo feminino e 19,7% masculino Frequência toda semana (8,6%) 1 vez ao mês (50,7%) cada 2 meses (20,8%) cada 6 meses (5,7%) raramente (14,2%) 57,4% fazem uso contínuo de medicamentos ; 83,6% disseram que sempre são atendidos pelo médico Idade média de 43,3 anos (mínimo de 14 e máximo de 82 anos) Apenas Farmácia Central, 4 UBS, 4 CAS tem um profissional farmacêutico média pacientes atendidos: 56 pacientes por dia (máx 150 e mín 10 pacientes)

8 Dados iniciais da coleta
1 salário mínimo (43,9%), 2 a 3 salários mínimos (41,4%), 4 a 5 salários mínimos (3,2%) > 5 salários mínimos (0,7%) sem renda (10,8%) renda lar (37,5%) aposentado (16,3%) pensionista (4,1%) desempregado (12,6%) empresa privada (10,9%) funcionário público (3,6%) autônomo (8,6%) outro (6,4%) ocupação profissional não estudou (9,2%) ensino fundamental (57,5%) ensino médio (30,6%) ensino superior (2,7%) nível de educação

9 Resultados Gerência da Farmácia: processo de seleção e aquisição de medicamentos não considera o perfil epidemiológico; seleção baseada somente à média de consumo da base histórica e à sazonalidade da demanda. Comissão Farmacêutica de Ponta Grossa: Regimento Interno como base de inclusão e exclusão de medicamentos do REMUME  Distribuição para UBS(s) com base no consumo médio nos últimos 2 anos.  Sistema de gerenciamento não registra da data de validade e número lote - controle manual

10 Resultados  54,4% dos profissionais que ficam responsáveis pela entrega de medicamentos têm apenas o ensino médio e 45,6% apresentam o nível superior: 50,7% auxiliares ou técnicos de enfermagem, 44,8% enfermeiros, 3% agentes comunitários e 1,5% assistente social;  80% farmacêuticos relataram que há falta de medicamentos nas unidades devido à sazonalidade;  Não há registro dos atrasos de entrega.  Sistema de gestão de estoques ( 97% das UBS) não apresenta a data de validade do medicamento; Em 51% das UBS foram relatadas perdas de medicamentos: 91,4% prazo de validade;  54,4% dos funcionários informaram que as condições de armazenagem estão adequadas;  Inconformidade em relatórios de estoque nas unidades CAS Uvaranas e Pronto Socorro Municipal Dr. Amadeu Puppi.  Não é feito controle de quantas prescrições são atendidas e não-atendidas mensalmente.

11 Achados Recomendações
1. Não atendimento da demanda dos usuários da Farmácia Básica • Realizar estudo epidemiológico do Município; • Considerar o perfil epidemiológico no processo de seleção de medicamentos; • Efetuar um levantamento das demandas não-atendidas; • Incluir modificações no processo de planejamento da aquisição de medicamentos. 2. Atrasos nas entregas pelos fornecedores • Incluir nos procedimentos licitatórios a condição recomendada pelo Ministério da Saúde quanto ao prazo de validade dos medicamentos na entrega do produto; • Criar e/ou executar o POP de conferência da validade dos medicamentos na sua chegada à CAF; • Aplicar as penalidades cabíveis aos fornecedores que não cumprirem os prazos de entrega estabelecidos.

12 Achados Recomendações
3. Condições inadequadas de estocagem, armazenagem e controle nas UBS • Adequar das condições de armazenagem e estocagem na CAF e nas UBS, em acordo com as normas da ANVISA 4. Inconsistências no sistema de controle de estoque • Realizar imediata contagem física dos estoques intermediários • Elaborar POP para efetivar conferências físicas mais frequentes, permitindo manter atualizado e aderente à realidade o sistema informatizado de estoque 5. Falta de controle da demanda não atendidas • Criar POP de como proceder na falta de medicamentos; • Adaptar o sistema informatizado • Elaborar um plano de distribuição de medicamentos por unidade, • Utilizar indicadores, provenientes dessa análise, para avaliar a eficácia e eficiência da aquisição e distribuição • Incorporar essas informações aos processos de seleção e distribuição


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