A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Posição relativa de duas rectas no plano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Posição relativa de duas rectas no plano"— Transcrição da apresentação:

1 Posição relativa de duas rectas no plano
Elaborado por João Lima

2 Rectas paralelas Esta folha, tal como a folha do teu caderno ou o quadro da sala de aula, é um Plano. Sobre ela vamos desenhar duas rectas, a e b a b Estas rectas, por muito que se prolonguem, nunca se irão encontrar. Elas não têm nenhum ponto em comum. Diz-se que estas rectas são estritamente paralelas (Clica para continuar)

3 Rectas paralelas Vamos agora desenhar outras duas rectas, p e q. q p
Estas rectas, porque estão uma sobre a outra, têm todos os pontos em comum. Diz-se que estas rectas são paralelas coincidentes. (Clica para continuar)

4 Rectas concorrentes Vamos agora traçar as rectas m e n n  P m
Estas rectas cruzam-se no ponto P. Diz-se por isso que estas rectas são concorrentes. As rectas concorrentes dividem o plano em quatro partes. Observa: Estas rectas, m e n, como dividem o plano em quatro partes diferentes, chamam-se rectas oblíquas. (Clica para continuar)

5 Rectas concorrentes Observa agora as rectas r e s. r
Estas rectas também são concorrentes. s Elas dividem o plano em quatro partes, mas desta vez as partes são iguais. (Símbolo para mostrar que o ângulo é recto) Se as partes são iguais, as rectas formam ângulos rectos entre si (ângulos de 90º) Estas rectas, r e s, como dividem o plano em quatro partes iguais, chamam-se rectas perpendiculares. (Clica para continuar)

6 Rectas concorrentes As rectas são concorrentes obliquas ou concorrentes perpendiculares, devido aos ângulos que fazem entre si e não devido à posição no plano. Observa as rectas seguintes: Estas rectas são concorrentes oblíquas a Vamos deslocá-las na folha, mas mantendo a posição entre elas. b Claro que continuam a ser concorrentes oblíquas. Os ângulos que elas formam entre si não mudaram. Observa a seguir outro exemplo. (Clica para continuar)

7 Rectas concorrentes As rectas são concorrentes obliquas ou concorrentes perpendiculares, devido aos ângulos que fazem entre si e não devido à posição no plano. Observa as rectas seguintes: a Estas rectas são concorrentes perpendiculares b Vamos deslocá-las na folha, mas mantendo a posição entre elas. Claro que continuam a ser concorrentes perpendiculares. Os ângulos que elas formam entre si não mudaram. (Clica para continuar)

8 Rectas concorrentes Das rectas concorrentes seguintes indica quais são oblíquas e quais são perpendiculares, clicando na alínea correcta. 1 2 a) Obliquas a) Obliquas b) Perpendiculares b) Perpendiculares 3 4 a) Obliquas a) Obliquas b) Perpendiculares b) Perpendiculares (Clica para terminar)

9 Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.
Correcto: As rectas são concorrentes obliquas porque, entre elas, não formam ângulos rectos. Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.

10 Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.
Correcto: As rectas são concorrentes perpendiculares porque, entre elas, formam ângulos rectos. Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.

11 Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.
Errado: As rectas não são concorrentes perpendiculares porque, entre elas, não formam ângulos rectos. Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.

12 Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.
Errado: As rectas não são concorrentes obliquas porque, os ângulos entre elas, são ângulos rectos. Clica aqui para voltar ao diapositivo que estavas a ver.


Carregar ppt "Posição relativa de duas rectas no plano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google