A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação no 1º ano de vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação no 1º ano de vida"— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação no 1º ano de vida

2 COLOSTRO É produzido nos primeiros dias após o parto, particularmente rico em nutrientes (necessário e suficiente para cobrir as necessidades alimentares nos primeiros dias de vida).

3 LEITE MATERNO É o alimento de eleição nos primeiros meses
de vida, porquê?  Contém todos os nutrientes suficientes e necessários para um adequado crescimento e desenvolvimento.  Contém factores preventivos contra infecções e alergias.  Favorece a comunicação mãe-filho.

4  Encontra-se em óptimas condições de higiene.
 Encontra-se à temperatura ideal. Estimula o desenvolvimento do reflexo de sucção e posteriormente da dentição.  Está adaptado às necessidades da criança e ao seu aparelho digestivo. É o leite que lhe provoca menos problemas intestinais.  É o alimento mais completo, para esta idade.

5 Aleitamento materno - Até quando?
Quando não houver uma produção de leite suficiente para satisfazer as necessidades do bebé Necessidade de suplementação

6 LEITE ADAPTADO Pode recorrer a um leite para lactentes, com uma composição próxima do leite materno, que o substituirá ou será utilizado como um suplemento de mamada, para tal aconselhe-se com a sua equipe de saúde.

7 Preparação do leite

8  Deve-se respeitar a medida comum a todos os leites adaptados:
Lavagem dos biberões com água corrente para retirar os resíduos da mamada anterior; Esterilização dos biberões através da fervura (15 minutos) e tetinas (5 minutos);  Deve-se respeitar a medida comum a todos os leites adaptados: 1 medida de leite em pó rasa para 30 ml de água fervida

9 Introdução dos alimentos

10 0-6 meses Até esta idade deve amamentar o seu filho com o seu leite como já referimos anteriormente. A partir desta idade começa a introdução de novos alimentos, para tal aconselhe-se com o sua equipe de saúde para estabelecer a idade de introdução. Por vezes é necessário iniciar o alimento sólido por volta dos 4 meses.

11 4 meses – 1º alimento sólido
Introduz-se a 1ª papa láctea sem glúten Conselhos: - A papa deve ser introduzida ao lanche. - Duas semanas após a introdução da papa, começa a comer a fruta. A fruta deve estar bem madura, ser lavada, descascada e em puré. - Comece com pêra, maça ou banana. - A fruta não é refeição, mas sim sobremesa.

12 5 meses – A sopa 1ª semana: Faça puré de legumes simples que servirá como base para todas as sopas: 1 batata média 1 cenoura pequena ou pedaço de abóbora 1 cebola pequena - Os legumes devem ser bem cozidos e passados → Não adicionar sal → Adicionar 1 colher de chá de azeite imediatamente antes de dar de comer ao bebé – o azeite não deve ser fervido - Passada uma semana introduza um legume de cada vez à base da sopa. Pode ser: alface, agrião, feijão verde, alho francês, aipo, couve branca.

13 6 meses – A carne branca A introdução deve ser progressiva – 10gr/dia, alcançando aos 12 meses 30 a 40gr/dia. Frango, perú, coelho, avestruz Conselhos: - Triturar a carne juntamente com a sopa. - Já pode introduzir as papas com glúten. - Pode substituir a batata da sopa por arroz alternadamente.

14 7 meses – O peixe O peixe deve ser branco, magro e sem pele (40 a 60grs) Pescada, linguado, solha, robalo, faneca. O peixe deve ser cozido, retiradas as espinhas, desfiado e colocado na sopa.

15 8 meses – A carne vermelha
A introdução deve ser progressiva – 10gr por dia alcançando aos 12 meses 30 a 40gr/dia. Vitela, borrego e carneiro.

16 9 meses – Gema do ovo - Introduz-se o ovo, começando pela gema segundo o esquema: » 1º dia: ¼ gema » 1ª semana após: ½ gema » 2ª semana após: ¾ gema » 3ª semana após: gema inteira - Depois de introduzida a gema pode dar ao seu filho 1 gema 2 vezes por semana. A clara de ovo só pode ser dada a partir dos 12 meses.

17 10 meses – À mesa com a família
Nesta idade inicia-se uma alimentação menos triturada, a refeição pode ser composta por arroz ou massa bem cozida, com carne ou peixe aos bocadinhos pequenos, para estimular a mastigação. Pode começar por lhe dar para a mão pedaços de fruta ou pão, no entanto mantenha-se vigilante para que não se engasgue. O bebé deve comer à mesa com a família.

18 11 meses – Leguminosas secas
Introduzem-se leguminosas secas (feijão, grão, ervilha, etc.) na sopa, mas sem casca. Com casca só após o 15º mês.

19 12 meses – Iogurte/Dieta familiar
O iogurte deve substituir 1 refeição láctea. Nunca deve adicionar açúcar ou mel. Poderá acrescentar uma peça de fruta moída.

20 Pode dar ao seu filho a comida da família, no entanto:
- Evite os fritos, refogados e picantes. - Privilegie cozinhados simples, com poucos condimentos e pouca gordura. - Prefira os cozidos e grelhados. - Evite o sal, o açúcar, o mel e os edulcorantes. - Frutos como morango, framboesa, kiwi, amora pêssego, devem ser introduzidos só depois dos 12 meses.


Carregar ppt "Alimentação no 1º ano de vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google