A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRICO DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRICO DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRICO DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Mercantilistas Adam Smith Século XVI-XVII-XVIII Século XVIII Fisiocratas Malthus David Ricardo Stuart Mill Marx Neoclássicos e Marginalistas Marshall Walras Fisher Keynes Sraffa O novo Cambridge Economia do Desequilíbrio Síntese Neoclássica Nova Macro- econoia Clássica Monetarismo Nova Esquerda Jean Baptiste Say

2 Escola Fisiocrata Desenvolveu-se de 1750 a 1775, a partir da obra de François Quesnay “ Tableau Economique”; Dividiu a sociedade em classes sociais e buscou justificar os rendimentos da classe proprietária de terras; Riqueza de um país medida pelo montante de bens e serviços colocados a disposição e não pelo estoque de metais preciosos; Divisão da economia em setores, mostrando a inter relação entre eles.

3 Produção industrial não, mas na produção agrícola.
Fisiocracia Em oposição a prática mercantilista surge a primeira corrente de pensamento (século XVIII), a Escola Fisiocrata, com destaque da atividade agrícola. Produção industrial não, mas na produção agrícola.

4 Riqueza Lavoura Pesca Mineração

5 Princípios da Fisiocracia
Corrente Neoliberal

6 Laissez faire, laissez passer (Deixa fazer, deixa passar)
É dos Fisiocratas as frases que identifica, o Liberalismo: Laissez faire, laissez passer (Deixa fazer, deixa passar) Isto quer dizer que o Estado não deve intervir na economia!

7 Teorias do valor Conceitos atribuídos, principalmente, à Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.

8 Escola Clássica Desenvolveu-se de 1776 a 1870, a partir da obra “Riqueza das Nações” de Adam Smith, publicada em 1776, abrangendo aspectos monetários, preços e distribuição de renda da terra; Hipótese da “mão invisível”, tendo o mercado como regulador a atividade econômica; Hipótese do “Laissez faire e Laissez passer”; Trabalho humano como fonte de riqueza (divisão do trabalho e produtividade como determinante da riqueza);

9 Economia Liberal Princípio do Liberalismo
Economia liberal ≠ planejamento governamental Os produtos tem seus preços livremente fixados pelo produtor, que terá a possibilidade de aceitar a resposta do mercado ou desistir da produção. Bem estar da sociedade

10 O Pai da teoria da Economia Liberal: Adam Smith
A Riqueza das Nações Liberdade Contratual Adam Smith: ´´Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu próprio ‘auto-interesse’ ´´. Crescimento e desenvolvimento econômico.

11 Existe consenso de que a Teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith, “A Riqueza das Nações”, em 1776.

12 Teorias do valor De acordo com David Ricardo:
Há distinção entre os conceitos de “valor” e “riqueza”; Valor podia ser medido pela quantidade de trabalho necessária à produção do bem; Independente da abundância do bem; Dependia do maior ou menor grau de dificuldade que houvesse em sua produção;

13 Assim entre produtos A e B, teria maior valor aquele que gastaria maior número de horas na sua manufatura, mesmo que este estivesse muito mais disponível no mercado do que o outro; David Ricardo entendia a riqueza como a quantidade de bens possuídos pelas pessoas e que fossem considerados necessários, úteis e agradáveis. A teoria de Ricardo aplica-se especialmente em produtos manufaturados, que são reprodutíveis; Entretanto, bens como obras de arte(por exemplo) não se encaixam, onde cada peça é única e não pode ser simplesmente replicada;

14 A produção agrícola e o desenvolvimento
David Ricardo defende que a população cresce em progressão geométrica enquanto os recursos em progressão aritmética; Malthus previu então que as conseqüências futuras disso seriam as piores possíveis; Por meio disso Ricardo diz que é essencial que a humanidade controle as forças naturais, do contrario as conseqüências serão desastrosas; David acreditava que os setores agrícolas dos países teriam de ser capazes de produzir alimentos em quantidade suficiente e a preços acessíveis para o consumo dos trabalhadores, o que não ocorria;

15 Ricardo acreditava que se a remuneração do trabalho fosse maior, assim a agricultura teria um preço acessível a todos; Para Ricardo a renda devia ser concentrada entre poucos num sistema capitalista para que esses acumulassem capital e investissem na qualidade dos empregos e salários da classe trabalhadora; Ele via o sistema econômico como ações dinâmicas que teriam influências entre si(análogo ao mercado de capitais/ bolsa de valores – autores); Em primeiro lugar, ele desejava que as nações que comercializavam produtos umas com as outras adotassem o regime de “teoria das vantagens comparativas”;

16 Se cada nação se especializasse em oferecer determinados produtos com vantagens comparativas de custo, todos os países que comercializavam entre si sairiam beneficiados; Dentro de cada economia nacional, Ricardo adotava uma posição liberal, defendendo a necessidade de concentração de renda em favor dos capitalistas responsáveis pela acumulação do capital; Gerando aumento das vagas de emprego e aumentando o patamar dos salários; A oferta de empregos geraria maior produção de bens, o que permitiria maior acumulação de capital e elevaria a oferta de empregos;

17 Teoria do Valor Trabalho
Existem dois tipos de valor: Valor de uso – expressa a utilidade de um objeto; Valor de troca – poder de compra de outros bens que a posse daquele objeto contém. O trabalho produz objetos para satisfazer as necessidades humanas; Foi o maior teórico do valor-trabalho;

18 Karl Marx Foi um intelectual e revolucionário alemão.
Segundo ele, a base da sociedade é a produção econômica. Pretendia a inversão da pirâmide social.

19 Teoria do Valor Trabalho
Marx prolonga a teoria do valor trabalho proposta por Adam Smith e por Ricardo: Para a Escola Clássica, a teoria do valor trabalho apresenta dupla conclusão: Ser o trabalho a fonte de todo o valor; Ser impossível adquirir o operário, com o salário, o produto de seu trabalho.

20 De acordo com Karl Marx:
Com o valor sendo gerado pelo trabalho, única e exclusivamente, logo se levou à idéia de que, se todo o valor é gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente; Sendo que os patrões acabavam por ficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado; Onde chega-se à conclusão que patrões estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho;

21 Processo batizado de teoria do mais-valia, que é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador; Que seria a base para o sistema capitalista.

22 O sistema capitalista Para Marx, sempre haveria injustiça social no capitalismo. Para Marx e Engels o capitalismo é totalmente ilógico. Contradições Sociais. Crise Econômicas constantes A propriedade privada Qual a saída, segundo Marx? CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA REVOLUÇÃO SOCIALISTA

23 Teoria Econômica de Marx
Sintetiza-se em 2 teses principais : Tese da exploração Tese da alienação

24 Tese da exploração A “mais-valia”

25 Tese da Alienação Origem na divisão do trabalho
O operário não se afirma Fim das alienações humanas

26 Socialismo Cientifico em resumo
Para Marx e Engels, só havia uma única força social capaz de transformar o mundo: o proletariado. “a emancipação da classe trabalhadora é obra da própria classe trabalhadora”. Marx e Engels não viam os trabalhadores como “pobres coitados” Os proletariado seria a grande força de transformação social!

27

28


Carregar ppt "HISTÓRICO DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google