A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras."— Transcrição da apresentação:

1 Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras publicações do CECIP, dentre elas o livro “Conflitos na Escola, Modos de Transformar”, IMESP, 2009

2 Colégio Bandeirantes: presente

3 Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme de Almeida :presente

4 Escola Estadual Julia Macedo Pantoja: presente

5 Escola Estadual Luiza Hidaka: presente

6 Escolas Teia Multicultural e Politeia : presentes

7 “ Só possuímos o que doamos” (Lewis Hyde, 2010) Maria Ednir Leitão Nogueira, 1988

8 Como nascem os cidadãos planetários?

9 Cooperação profissional + Uso da Internet como recurso de colaboração/ aprendizagem = Professores Autores construindo conhecimento ( Sequencias didáticas com inserção da Dimensão Global) Equacionando o Projeto Currículo Global

10 “Receita” para produzir uma Sequencia Didática voltada à formação do cidadão Global –Planetário Tome um ou mais tópicos do currículo de sua disciplina, a serem trabalhados em determinado período de tempo – uma semana, uma quinzena, um mês ; Problematize com os alunos uma questão local, ligada a conceitos como Direitos Humanos, Justiça Social, Diversidade, Sustentabilidade, Resolução de Conflitos e outras, por meio dos quais os tópicos curriculares possam ser trabalhados, de modo a fazer sentido para os alunos

11 “Receita” para produzir uma Sequencia Didática voltada à formação do cidadão Global –Planetário (II) Desenvolva os tópicos do currículo, por meio de abordagens interativas, com protagonismo dos alunos, correlacionando –os ao conceito ou conceitos globais que estão sendo trabalhados. Se possível, acrescente Arte. Seja interdisciplinar. Proporcione aos alunos oportunidades de conectar a questão local ao contexto global, com exemplos de outros países e culturas ( “problemáticas e solucionáticas”)

12 Incentive os alunos a transformar informações em conhecimento, usando as competências e habilidades desenvolvidas para realizar ações que incidam sobre a realidade local, aperfeiçoando-a, e contribuindo na resolução do problema inicial identificado. Abra possibilidades de conexão com Movimentos e Campanhas Locais e Planetárias que unem as pessoas interessadas na mesma questão. “Receita” para produzir uma Sequencia Didática voltada à formação do cidadão Global –Planetário (III)

13 Maria Ednir Leitão Nogueira, 1988


Carregar ppt "Como inserir a Dimensão Global Planetária no Currículo ? Profa. Madza Ednir Pedagoga – USP Mestre em Educação- PUC-SP Co autora, Autora e Editora de inúmeras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google