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COMISSÃO NACIONAL DE FORMAÇÃO E PROPAGANDA CNFP SOBRE A ESCOLA NACIONAL E SEU CURRÍCULO São Paulo, março de 2010.

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1 COMISSÃO NACIONAL DE FORMAÇÃO E PROPAGANDA CNFP SOBRE A ESCOLA NACIONAL E SEU CURRÍCULO São Paulo, março de 2010

2 INFORMAÇÕES PRELIMINARES A Escola Nacional como parte do Sistema de Formação e Propaganda do PCdoB Secretário Nacional de FP: Adalberto Monteiro Instrumentos de Formação e Propaganda: A Fundação Maurício Grabois A Escola Nacional A Revista Princípios A Editora e Livraria Anita Garibaldi

3 A FMG (Fundação Maurício Grabois) Formação Cultura Comunicação e Publicações Ecologia e Meio-Ambiente Políticas Públicas Estudos e Pesquisa  Centro de Documentação e Memória – CDM

4 A Escola Coordenação geral: -Nereide Saviani Coordenadores dos Núcleos de Ensino e Pesquisa: -Fábio Palácio – Filosofia -Augusto Buonicore – Estado / Classes -Sérgio Barroso – Economia Política & Desenvolvimento -Altair Freitas – Socialismo -Altair Freitas– Partido

5 ESCOLA NACIONAL DO PCdoB

6 CONCEPÇÃO E DEFINIÇÕES GERAIS 1)A formação como processo, de longo alcance; 2)A sistematicidade da formação como característica fundamental da escola: -regularidade, -continuidade, -acompanhamento e controle, -aferição de resultados.

7 O papel da Escola: Priorizar a transmissão/apropriação de conhecimentos; Dedicar-se à formação de quadros; Dar respostas às necessidades mais urgentes do Partido (milhares de filiados novos), cuidando da formação das bases e direções intermediárias.

8 O currículo – conjunto de atividades nucleares da escola organização em níveis, conforme as características do público- alvo; cursos, estudo orientado, atividades diversificadas; disciplinas e respectivos programas e carga-horária; tempo de duração delimitado; seleção, seqüenciação, dosagem de conteúdos por nível e por disciplina; aferição de resultados e reorientação constante.

9 Área de concentração do currículo MAIS MARXISMO e MAIS BRASIL Eixos estruturadores: O marxismo-leninismo – estudo dos clássicos e de contribuições mais recentes, nas áreas de seu domínio e em áreas afins; A realidade brasileira – problematizada e compreendida à luz do materialismo histórico, enquanto análise concreta da realidade concreta, com os aportes teóricos e metodológicos compartilhados no aprofundamento do estudo dos clássicos.

10 Currículo em “espiral” (helicoidal) Conteúdos perpassam todos os níveis e aprofundam-se (tornando-se mais complexos) a cada patamar: NÍVEIS NÍVEL I – noções gerais – iniciação aos elementos dos eixos temáticos / núcleos: já com tratamento que prepare para seu estudo. NÍVEL II – trabalho com conceitos básicos – com orientação para o estudo dos clássicos. NÍVEL III – aprofundamento dos conceitos – estudo dos clássicos e autores atuais. NÍVEL IV – estudos avançados – aprofundamento do estudo dos clássicos, a partir de problemas centrais de cada disciplina, na articulação com outras disciplinas e considerando-se a produção atual.

11 A organização dos professores em Núcleos de Ensino e Pesquisa: Filosofia; Estado / Classes Sociais; Economia Política e Desenvolvimento; Socialismo Partido

12 As diretrizes gerais: Todo militante deve conhecer o Partido: especificidade de suas lutas, organização e funcionamento; sua história; suas propostas para mudar o Brasil (o Programa); suas normas (direitos e deveres dos filiados – o Estatuto). Todo militante deve ter acesso às bases teóricas e ideológicas da política do PCdoB – o marxismo-leninismo. Todo militante deve ter acesso ao conhecimento da realidade brasileira: a história; condições atuais; perspectivas. Todo militante deve ser formado para, no âmbito de sua atuação, dirigir as massas e, gradativamente, capacitar-se para participar da direção partidária.

13 Os objetivos gerais: Conhecer as bases do socialismo científico, encarando-o como teoria viva, aprofundando seu estudo e contribuindo para sua elaboração. Conhecer os problemas do Brasil e a política traçada pelo PCdoB para enfrentá-los, aprofundando seu estudo e contribuindo para sua elaboração. Conhecer os fundamentos da teoria de Partido de tipo leninista, aprofundando seu estudo e contribuindo para sua elaboração e aplicação à realidade do PCdoB.

14 Os referenciais temáticos para a seleção e organização do conteúdo dos níveis: A concepção de mundo do materialismo dialético e histórico (Núcleo: Filosofia). Origem e desenvolvimento da sociedade (Núcleo: Estado / Classes). A dinâmica do modo de produção capitalista (Núcleo: Economia Política). O Socialismo como necessidade histórica (Núcleo: Socialismo). Concepção, História e Lutas do Partido Comunista (Núcleo: Partido).

15 Os Recursos: Material didático já produzido: CBV – Curso Básico em Vídeo (vídeo e apostila) Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (2 curso de Nível I); Conjuntos de slides para as aulas do Curso de Nível II; Conjuntos de slides para as aulas do Curso de Nível III. Em perspectiva:: Introduzir dinâmicas de educação à distância.

16 Constituir e consolidar as seções estaduais da escola: Designação de um (a) camarada responsável pela Escola na Comissão Estadual de Formação e Propaganda. Organização e funcionamento dos Núcleos de Ensino e Pesquisa; Corpo de formadores do CBV e professores dos Níveis I e II; Plano para desenvolvimento de cursos e outras atividades sistemáticas de formação (de acordo com as diretrizes nacionais); Participação nas atividades regionais e nacionais.

17 RESPONSABILIDADES das esferas estadual, regional e nacional a) Nível I -Curso Brasil Outros 500 (CBV) [01 dia – 8 horas] -Curso Noções Gerais de Marxismo-Leninismo [03 dias – 24 horas] Responsabilidade das seções estaduais: orientação dos formadores realização dos cursos A partir das diretivas nacionais quanto ao conteúdo, ao material didático geral e à sistemática de desenvolvimento e avaliação.

18 RESPONSABILIDADES das esferas estadual, regional e nacional b) Nível II -Curso Conceitos Básicos do Socialismo Científico [07 dias – 60 horas] Responsabilidade das seções regionais organização das turmas, garantia de infra-estrutura desenvolvimento das atividades Segundo diretivas nacionais, com professores dos estados que compõem a região e, onde necessário, professores da esfera nacional.

19 RESPONSABILIDADES das esferas estadual, regional e nacional c) Nível III -Curso Conceitos básicos do Socialismo Científico (Aprofundamento) – [10 dias – 90 horas] d) Nível IV (a programar) Responsabilidade da equipe nacional.

20 Indicações para o 1º Semestre / 2010 (Seções Estaduais da Escola) Cursos de Nível I: CBV e Iniciação ao M-L 1º ) CBV  retomar o esforço de massificação: (re) estabelecer metas, de modo a - envolver militantes que ainda não fizeram esse curso - e incorporar os novos filiados(as).

21 1º Semestre / 2010 (Seções Estaduais da Escola) 2º ) Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo Participantes: militantes de base ou dirigentes intermediários que não fizeram curso equivalente, desde que tenham feito o CBV ou dominem conhecimentos correspondentes.

22 1º Semestre / 2010 (Seções Estaduais da Escola) Cabe a cada seção estadual: Estabelecer metas e prioridades, envolvendo dirigentes dos principais comitês municipais e distritais, de bases e de frentes partidárias. Definir formadores e programar curso ou reunião para transmitir as orientações necessárias ao desenvolvimento dos cursos.

23 1º Semestre / 2010 (Seções Estaduais da Escola) Cursos de Nível II e Nível III -Fazer o levantamento dos quadros em condição de participar dos cursos desses níveis e estabelecer prioridades. -Participar da organização e realização dos cursos regionais de Nível II. -Estimular participantes do curso de Nível III (turmas jul/09 e jan/10) a cumprir as orientações relativas ao trabalho final; convocá-los a se integrar às equipes de formadores de CBV e Iniciação ao M-L.

24 ATENÇÃO! Os(as) camaradas que fizeram o curso de Nível II e/ou de Nível III estão, de pronto, convocados a integrar o quadro de formadores do CBV. Os(as) camaradas que têm participado dos Encontros Nacionais de Professores (as) estão, de pronto, convocados a compor o quadro docente do Curso de Iniciação ao Marxismo- Leninismo, de acordo com o núcleo a que se vincularam.

25 Seções Estaduais da Fundação Investir na relação com a intelectualidade de fora e de dentro do Partido. Participar da elaboração de plataformas de candidatos às eleições/2010 e da sua propaganda: -realização de seminários e outros eventos; -colaboração na produção de programas de rádio e TV.

26 CENTRO DE MEMÓRIA Enviar fotos, cartazes, bótons e outros materiais, antigos e recentes [textos e outros documentos impressos – somente a relação]. Organizar o acervo de memória também nos estados.


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