A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades de Laboratório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades de Laboratório"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades de Laboratório
Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 2 O Estudo da Célula Armênio Uzunian Ernesto Birner

2 03 A célula: membrana e permeabilidade CONSTATAÇÃO DE OSMOSE Materiais
– duas batatas grandes – sal de cozinha (ou açúcar) – água – duas placas de Petri ou xícaras de chá Como proceder • Descasque uma das batatas e corte quatro fatias uniformes de 5 cm de comprimento por aproximadamente 0,8 cm de espessura. Passe-as em água corrente e seque-as com papel-toalha. • Prepare uma solução concentrada de sal (ou açúcar) em água: uma colher de sopa rasa em meio copo de água. Coloque essa solução em uma das placas. • Mergulhe duas fatias de batata na solução. A cada 15 minutos verifique a consistência das fatias. • Coloque duas outras fatias de batata em água pura, na outra placa. Verifique a consistência das fatias a cada 15 minutos. • Corte a segunda batata ao meio e, com a ponta da faca, cave a porção central da polpa até cerca de 3 cm de profundidade. Enxugue a cavidade com papel-toalha. Retire uma fatia pequena da base a fim de manter essa metade apoiada em uma superfície plana (em um pires, por exemplo). • A seguir, preencha essa cavidade com sal (ou açúcar). Faça observações a cada meia hora, durante duas horas. • Cozinhe a outra metade da batata. Repita com ela o procedimento realizado com a batata crua. Faça observações a cada meia hora.

3 03 A célula: membrana e permeabilidade
1. A consistência das fatias colocadas na solução de água e sal (ou água e açúcar) aumentou ou diminuiu? E a das fatias colocadas em água pura? Procure explicar. 2. O que você observou na cavidade da metade da batata crua que recebeu sal (ou açúcar)? 3. Na metade que foi cozida, aconteceu o mesmo? Explique. 4. Que função possui a batata cozida neste experimento?

4 03 A célula: membrana e permeabilidade OSMOSE EM OVO DE GALINHA
Materiais – um ovo – uma tesourinha de ponta fina – solução concentrada de sacarose (açúcar comum) ou sal de cozinha: 1 colher de sopa rasa em 1/2 copo de água – xícara de café – água destilada Como proceder • Com o auxílio de uma tesourinha, faça uma pequena abertura (± 1 cm de diâmetro) no pólo mais estreito do ovo e retire o conteúdo. Lave com água a fim de remover qualquer resíduo de clara ou gema. • No pólo oposto faça um outro orifício (um círculo de ± 1 cm) com cuidado para não perfurar a membrana da casca que delimita, neste pólo, a câmara de ar. Se isto acontecer, recomece com outro ovo.

5 03 A célula: membrana e permeabilidade
OSMOSE EM OVO DE GALINHA (Cont.) Como proceder • Encha a xícara de café com água destilada. • Encha o ovo até a metade com a solução concentrada de açúcar ou sal. • Mergulhe o pólo mais largo do ovo na água da xícara; a membrana da casca deve encostar na água da xícara. • Marque com lápis, na casca, o nível de solução que se encontra dentro do ovo. • Após 1 h, verifique o que aconteceu com o nível da solução dentro do ovo. membrana da casca quebrar este pólo para esvaziar o conteúdo do ovo

6 03 A célula: membrana e permeabilidade
1. Após uma hora, qual foi o nível da solução de sacarose dentro do ovo? Ele subiu ou desceu? 2. Que fenômeno explica o resultado obtido? 3. O resultado obtido com as duas soluções (de sacarose e de sal de cozinha) foi o mesmo? Explique o resultado. 4. As células, do mesmo modo que o ovo de galinha, possuem um envoltório conhecido como “membrana plasmática”. Se uma célula for mergulhada em uma solução de água e açúcar os resultados serão os mesmos que você obteve com o ovo de galinha? E se ela for mergulhada em uma solução de água e sal de cozinha? Discuta os possíveis resultados com os seus colegas e com o professor. 5. É comum o hábito de salgar carne ou bacalhau para aumentar a sua durabilidade e evitar o apodrecimento. Sabendo-se que no ar existem bactérias e que elas “estragam” os alimentos, por que o mesmo não ocorre com carne salgada? 6. Cite outros alimentos e bebidas que podem ser conservados por longo tempo e elabore uma hipótese que explique a razão de não apodrecerem.

7 04 O citoplasma OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS AO MICROSCÓPIO Materiais
– um microscópio simples – uma cebola – ramos de elódea, uma planta comum em aquários de água doce – lâminas próprias para microscopia – lamínulas – água – uma pinça de ponta fina – papel de filtro ou qualquer papel absorvente – azul de metileno – palitos de fósforo Como proceder • Depois de descascar a cebola, destaque uma “escama” e remova com a pinça a delgada película (epiderme) que a forra internamente. • Separe um pequeno fragmento e coloque-o em uma gota de água sobre a lâmina, cobrindo-o com lamínula. • Remova o excesso de água com papel absorvente. Observe ao microscópio. Faça um desenho do que você vê. Procure verificar a existência de movimento no interior das células.

8 04 O citoplasma OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS AO MICROSCÓPIO (Cont.)
Como proceder • Pegue uma folhinha inteira de elódea, de preferência retirada das partes terminais dos ramos, e prepare outra lâmina, adotando o mesmo procedimento usado na preparação da lâmina anterior. • Observe-a ao microscópio, desenhe o que vê e verifique se há movimento no interior das células. • Passe suavemente um palito de fósforo na superfície de sua mucosa bucal. • Esfregue de uma só vez o material assim obtido sobre a superfície de uma lâmina. Cubra com um mínimo de água e uma lamínula. • Pingue uma gota de azul de metileno em uma das bordas da lamínula e encoste uma tira de papel absorvente na borda oposta, a fim de que o corante “corra” sob a lamínula. • Observe ao microscópio algumas células coradas e desenhe o que vê. Procure identificar os núcleos.

9 04 O citoplasma De sua observação das células de cebola, de elódea e da mucosa bucal, responda: 1. Elas são diferentes? 2. Alguma estrutura chamou a sua atenção nas células de elódea? 3. Notou algum movimento no interior dessas células? Como denominar esse movimento intracelular? 4. O núcleo das células pode ser observado em todos os casos? Em caso negativo, sugira uma explicação. 5. Notou alguma característica comum quanto à organização existente nas células de cebola e nas da mucosa bucal?

10 06 Divisão celular – mitose OBSERVAÇÃO DAS FASES DA MITOSE Materiais
– uma cebola – um copo cheio de água – lâmina de microscópio – lamínula – tubo de ensaio – papel absorvente – tesoura de ponta fina – estiletes – cera de abelha ou parafina derretida ou esmalte de unhas – solução de orceína acética (1 g de corante de orceína dissolvido em 100 mL de solução aquosa de ácido acético a 50%) – bico de Bunsen ou fonte de calor – microscópio

11 06 Divisão celular – mitose OBSERVAÇÃO DAS FASES DA MITOSE (Cont.)
Como proceder • Coloque a cebola em um copo com água, com a parte mais rombuda (de onde sairão as raízes) levemente mergulhada na água. Deixe-o no beiral de uma janela durante alguns dias, acrescentando água cuidadosamente, se necessário. Aguarde até obter raízes de tamanho razoável. • Com uma tesoura, corte algumas pontas de raízes com aproximadamente 3 mm de comprimento. • Mergulhe-as em um tubo de ensaio contendo solução de orceína acética (corante). Aqueça com cuidado e deixe levantar fervura por três ou quatro vezes. • Transfira uma ou duas raízes para uma lâmina com uma gota de solução de orceína fria. Pique com o auxílio de dois estiletes. • Cubra com lamínula, sobreponha um pedaço de papel absorvente e comprima com o polegar; as células afastadas facilitarão a observação. • Cubra as bordas da lamínula com cera de abelha ou parafina derretida ou esmalte de unhas. • Observe ao microscópio, começando sempre com os menores aumentos para focalizar a preparação. Procure registrar, por meio de desenhos, as suas observações.

12 06 Divisão celular – mitose
1. Todas as células que você observou estavam na mesma fase de divisão? 2. Cite duas diferenças entre a divisão das células que você observou ao microscópio e as células animais típicas. 3. O que aconteceria se você acrescentasse algumas gotas de colchicina no material que você observou, imaginando que as células estivessem vivas? 4. Esquematize as principais fases observadas no material que você preparou. 5. Caso a atividade não tenha dado os resultados esperados, sugira uma explicação das prováveis causas que conduziram ao insucesso.

13 07 Meiose e reprodução sexuada RECONHECENDO AS FASES DA MEIOSE
Materiais – anteras jovens de Rhoeo discolor (planta conhecida popularmente como cordobão) ou de Zebrina pendula (popularmente conhecida como ondina) – pinça de pontas finas – solução de orceína acética – cera ou parafina ou esmalte de unhas – tubo de ensaio – lamparina a álcool ou bico de Bunsen – lâmina de microscópio e lamínula – papel absorvente – microscópio

14 07 Meiose e reprodução sexuada RECONHECENDO AS FASES DA MEIOSE (Cont.)
Como proceder • Abra cuidadosamente um botão floral (dê preferência aos menores) de uma das plantas sugeridas (ou de outras, caso não as encontre). • Com o auxílio de uma pinça de pontas finas, retire as anteras e ferva-as em um tubo de ensaio com solução de orceína acética. • Transfira uma ou duas anteras para uma lâmina com uma gota de orceína fria. Cubra com lamínula, papel absorvente e comprima com o polegar; as anteras rompidas liberam o seu conteúdo, isto é, as células que se encontram em meiose. • Vede as bordas da lamínula com cera ou parafina derretidas, ou com esmalte de unhas, e observe ao microscópio. • Desenhe o que puder observar.

15 07 Meiose e reprodução sexuada
1. Se você pudesse observar as fases da meiose com maior nitidez e precisão, qual(is) delas evidencia-ria(m) cromossomos homólogos pareados? 2. Em que fase da divisão meiótica ocorrem permutas de segmentos entre cromátides homólogas? 3. Para observar cromossomos homólogos afastando-se para pólos opostos de uma célula em meiose, qual das fases deveria ter sido fixada na sua preparação? 4. E se a fase observada fosse uma anáfase II, que evento marcante você escolheria para diferenciá-la de qualquer outra fase da meiose? 5. Esquematize uma célula 2n = 4 em anáfase da mitose e em anáfase (I e II) da meiose.


Carregar ppt "Atividades de Laboratório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google