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PublicouMaria do Loreto da Costa Vilalobos Alterado mais de 8 anos atrás
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DEFINIÇÃO DE UMA ONTOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL Mário Joaquim Firmino Leite Faria D ISSERTAÇÃO M ESTRADO I NTEGRADO EM E NGENHARIA E LECTROTÉCNICA E DE C OMPUTADORES M AJOR A UTOMAÇÃO O RIENTADOR : P ROF. L UÍS P AULO R EIS C O -O RIENTADOR : E NG. P EDRO A BREU 17 DE J ULHO DE 2009
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Estrutura da Apresentação 2
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Representação de Ontologias 3
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Conceitos Fundamentais 4 “Uma ontologia é uma especificação explícita de uma conceptualização” Análise computacional de estruturas internas, algoritmos, inputs e outputs de sistemas implementados em teorias e termos conceptuais
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Classical Languages Linguagens de Representação 5 Markup Languages
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Linguagem OWL 6 Web Ontology Language Recomendação formal da W3C em 2004 Suporta a inserção de regras na linguagem SWRL Suporta a linguagem SQWRL para queries à ontologia. Nova versão OWL 2, com novas funcionalidades candidata a recomendação em 2009.
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Ferramentas de Desenvolvimento 7
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Ferramenta Protégé 8
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Ontologias e Conceitos do Futebol 9
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Ontologias RANWEZ e SWAN Proposta por Ranwez em 2002. Anotação de informação presente em vídeos para a criação de sumários personalizados dos jogos. Descrição de conceitos específicos do futebol. Proposta por Möller em 2004. Parte integrante do projecto SWAN (Semantic Web ANnotator). Extracção de informação para a Web Semântica. Descrição de conceitos do futebol. 10 RANWEZ Soccer OntologySWAN Soccer Ontology
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Robot Soccer Ontology 11 Proposta por Stanton e Williams em 2003. Descrição do domínio do futebol robótico para a competição RoboCup SONY 4-Legged League.
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CLang 12 Linguagem disponível para treinar equipas no RoboCup Soccer Server. Para diferentes grupos de investigação poderem trabalhar juntos. Disponibilização de semânticas claras Baseada em conceitos de Baixo-nível
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COACH UNILANG 13 Desenvolvida por Reis e Lau em 2001. Treino de equipas de futebol robótico na modalidade de simulação 2D. Baseada em vários conceitos extraídos do futebol real. Boa representação de conceitos de Alto-nível
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Simuladores de Futebol Utilizadores controlam as acções dos jogadores. Características dos Jogadores Formações das Equipas Utilizadores desempenham o papel de treinador e gestor de uma equipa. Estratégias e Ordens às Equipas 14 PES 2009FM 2009
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Definição da Ontologia Aplicada ao Futebol 15
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Áreas Conceptuais 16
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Relações Conceptuais 17
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Tipos de Dados 18
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Representação de Objectos 19
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Regiões do Campo 20
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Representação de Condições 21 Para a representação de Acções Baseadas em relações entre os objectos Representação de momentos específicos do jogo
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Representação de Acções 22 Perspectiva ofensiva Baseadas em Condições Dependentes do estado da bola PontapéRecepção Passe Longo Interceptado Drible
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Situações de Jogo 23 Representação dos Estados do Jogo
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Atributos dos Jogadores 24
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Regiões de Equipa 25 Utilização das propriedades relacionadas com as equipas. Regiões dinâmicas cuja proporção varia em tempo real. Para a determinação das posições de campo dos jogadores e formações da equipas.
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Posicionamentos e Formações 26
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Tácticas das Equipas 27
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Análise de Resultados 28
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Consultas aos Objectos Jogadores 29
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Consultas aos Objectos Equipas 30
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Inquérito aos Especialistas de Domínio 31 Indivíduos ligados ao mundo do futebol Verificação da qualidade dos conceitos definidos Abordagem aos conceitos mais subjectivos e interessantes, para uma boa adesão dos inquiridos Web site para questionários online e distribuição via E- mail. Adesão: 80% visualizaram a página, desses, 60% iniciaram a resposta ao questionário, e desses, 60% responderam a todas as perguntas do inquérito. Duração média de cerca de 30 minutos.
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Análise de Conceitos 32 de tipos de acções dos jogadores de tipos de atributos dos jogadores de estratégias das equipas de posicionamentos e formações
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Conclusões e Trabalho Futuro 33
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Conclusões 34 Efectuado um amplo estudo do estado da arte Ontologias já existentes, apenas descrevem conceitos Efectuado um estudo dos conceitos presentes em linguagens de futebol robótico e em simuladores Criação de um modelo complexo do domínio a partir de informações não trabalhadas Identificação de eventos e situações presentes no jogo, visando uma análise aos comportamentos dos jogadores e das equipas
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Conclusões 35 Tecnologias da representação não permitem a completa representação de alguns conceitos Conceitos referentes a Objectos, Regiões, Períodos, Jogadores, Equipas definidos de uma forma estável Conceitos referentes a Eventos e Situações não foram devidamente testados Questionário aos especialistas apenas visou alguns conceitos representados pela ontologia Abordou-se conceitos não consensuais, para obtenção de diferentes pontos de vista. Conceitos avaliados, bem definidos na sua generalidade.
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Trabalho Futuro 36 Aplicação da Ontologia em Sistemas Baseados em Inteligência Artificial Integração num Sistema de Análise e Simulação de Jogos de Futebol Estruturação clara da Ontologia permite a integração futura de novos conceitos que sejam pretendidos.
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