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Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL

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Apresentação em tema: "Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL"— Transcrição da apresentação:

1 Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL
Possibilidades para o Setor de Serviços Palestra: Orlando Silva Ministro do Esporte

2 O Futebol é o esporte nº 1 em todos os mercados*
O Futebol tem os fãs mais fiéis do que qualquer outro esporte individual* A Copa do Mundo FIFA ™ 2006 foi o evento global mais adorado no mundo* * Dados: Pesquisa Sponsorship Intelligence/Publicis relativos à Copa da Alemanha 2006

3 Maiores Eventos Esportivos do Planeta
Impactos Econômicos em US$ bilhões Evento Impactos Diretos* Impactos Indiretos* Total 1º Olimpíadas 3 10 13 2º Copa do Mundo 3,5 7 10,5 3º America’s Cup 1,5 6,5 8 4º Fórmula 1 (anual) 2 5º UEFA 1,0 2,5 Fonte: Allianz Economic Impact report into the America’s Cup *Impactos Diretos: eventos, espectadores e patrocinadores *Impactos Indiretos: construção civil, turismo, hospitalidade e transporte

4 Benefícios Macroeconômicos da Copa do Mundo
Os benefícios macroeconômicos da Copa do Mundo não se manifestam no ano do evento. Normalmente os países têm um impacto negativo no crescimento durante o ano do evento Nos 2 anos seguintes os países sede apresentam crescimento médio superior aos dois anos anteriores ao evento

5 Crescimento do PIB em países sede - Em %
Ano e País 2 anos antes Durante 2 anos depois México -0,5 -3,1 1,5 Itália 2,4 2,0 2,5 1994 – EUA 3,3 4,0 3,1 1998 – França 2,2 1,9 2002 – Coréia/Japão 2,8 3,6 3,2 Fonte: Assessing the impact of the World Cup of Soccer on Host Countries’ Economies – Center for American Progress

6 O Impacto da Copa é variável de acordo com as condições econômicas de cada país
Números publicados pelos países através de metodologia particular Fonte: Ministério do Interior da Alemanha

7 O Impacto da Copa sobre o turismo é variável de acordo com a acessibilidade de cada país
*Estimativa Fonte: PricewaterhouseCoopers

8 Copa da Alemanha 2006 32 Times 64 Jogos
3 milhões de espectadores em 12 estádios 18 milhões de espectadores nas festas dos torcedores nas 12 cidades anfitriãs

9 Copa da Alemanha 2006 Cobertura local:
Mais de 500 Estações de TV horas. Equivalente a mais de oito anos de transmissão corrida jornalistas fotógrafos profissionais de TV e Rádio Total de profissionais de mídia

10 Copa da Alemanha 2006 Audiência:
De 25 a 30 bilhões de espectadores em mais de 240 países 83% assistiu mais de uma partida Na média, cada pessoa assistiu 13 jogos O site oficial do evento (FIFAworldcup.com) teve 4,2 bilhões de acessos.

11 Copa da Alemanha 2006 Crescimento dos setores durante o evento (de 09 a 23 de junho) Hotel e alimentação: 29% Indústria de Alimentação: 24% Companhias Aéreas: 52% Companhias de Seguro: 29% Áudio-Visual e Mídia: 25% Publicidade: 18% Fonte: DIHK (Der Deutsche Industrie- und Handelskammertag - Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio)

12 Copa da Alemanha 2006 Crescimento dos setores com relação ao mesmo período do ano anterior (entre junho e julho) Setor Crescimento Acréscimo em Vendas Indústria de Alimentação 4% € 300m Alimentação (abastecimento de hotéis, restaurantes, aviões etc.) 6,7% € 35m Hotelaria 8,5% € 220m Casas noturnas, bares e discotecas 4,7% € 34m Eletrônicos (televisores de tela plana): 5,2% (entre dezembro de 2005 e junho de 2006) € 227m Fonte: Germany’s Federal Statistical Office

13 Entrada de turistas estrangeiros na Alemanha durante a Copa 2006
Entre junho e julho de 2006 – 12,5 milhões de pernoites com turistas estrangeiros (Mais 19,3% com relação ao ano anterior) Nos primeiros sete meses de milhões de pernoites com turistas estrangeiros (Mais 11.5% com relação ao ano anterior)

14 Crescimento dos principais mercados emissores de turistas para a Alemanha durante a Copa 2006:
Reino Unido 35,9% Estados Unidos 21,2% Suécia 19,2%

15 Crescimento de outros mercados emissores de turistas para a Alemanha durante a Copa 2006:
Brasil 255,8% Trinidad-Tobago 405,1% África do Sul (próxima Copa) 40,2%

16 Entrada de divisas com o turismo
Estimativa de € 800 milhões gastos por turistas na Alemanha durante a Copa 2006 Entre € 4,8 - 5,5 milhões arrecadados com hotel (Crescimento de 4% com relação ao ano anterior)

17 Entrada de divisas com o turismo
A indústria do turismo da Alemanha teve um crescimento de 19,3% com a realização da Copa 2006

18 Impacto econômico da Copa 2006 na Alemanha
Negócios no varejo: € 2 bilhões a mais circulando na economia Cerca de 40 mil vagas temporárias de empregos geradas

19 Investimentos Públicos Alemanha 2006
€ 3.9 bilhões na construção de rodovias € 500 milhões no controle do tráfego € 3,58 bilhões investidos em transporte local € 2 bilhões em infra-estrutura de estádios

20 Outras oportunidades A Copa de 2006 consolidou a Alemanha perante o mundo como uma nação moderna e de grandes oportunidades.

21 Outras oportunidades Com um povo hospitaleiro, receptivo e alegre, desfazendo assim uma imagem anterior distorcida

22 Outras oportunidades Várias campanhas sociais, de marketing e institucionais projetaram a “Marca Alemanha” de forma positiva por todo o mundo

23 Copa da África do Sul 2010 Estimativa de Investimentos:
Cotada para receber 3.1 bilhões de dólares em patrocínio e direitos de transmissão 2 bilhões de dólares foram reservados pelo governo para sediar a Copa (1.4 bilhão de dólares para estádios e 1.1 bilhão para transporte público e infra-estrutura). Estádios: 4 novos e 6 reformados

24 Copa da África do Sul 2010 Estimativas de Retorno:
1.2 bilhão de dólares arrecadados em taxas governamentais 350 mil visitantes gastando U$ 1.6 bilhões

25 Copa da África do Sul 2010 Estimativas de Retorno: 3 milhões de ingressos disponíveis para as partidas (1/3 sul africanos, 1/3 para visitantes e 1/3 para patrocinadores) Estimativa de 130 mil empregos criados até 2010

26 Copa do Brasil 2014 É uma homenagem ao futebol brasileiro, que é o único pentacampeão do mundo É também uma homenagem à América do Sul, porque todos os países do continente apoiaram a nossa candidatura

27 Copa do Brasil 2014 Promoção do Brasil no mundo
Modernizar em infra-estrutura Qualificar serviços Constituir rede de Arenas

28 Cidades-sede Candidatura de 18 cidades-sede brasileiras inscritas no projeto que foi apresentado à FIFA pela Confederação Brasileira de Futebol. Serão escolhidas 10 ou 12 cidades-sede.

29 Cidades-sede A Fifa fará uma inspeção e anunciará quais serão as cidades até março de 2009. Além delas, também serão escolhidas outras 32 cidades que receberão as seleções para aclimatação.

30 Investimentos Setor Público – Investimentos na área de transportes, portos, aeroportos, infra-estrutura de telecomunicações, rede hoteleira, os serviços de hospitalidade, serviços na área de segurança pública.

31 Investimentos Setor Privado – Rede hoteleira, arenas esportivas, estádios para construir ou reformar. Já fomos procurados por várias empresas do Brasil e de fora do Brasil interessadas em participar de investimentos para a Copa do Mundo

32 Cumprimento de Exigências
Atualmente o Governo Brasileiro faz reuniões interministeriais com todos os setores do governo envolvidos no projeto e a CBF, para dar cumprimento às garantias exigidas pela FIFA para a realização do evento.

33 Ministérios envolvidos:
Esporte (coordenador) Cidades Turismo Transporte Fazenda Planejamento, Orçamento e Gestão Relações Exteriores Justiça Casa Civil Presidência da República

34 Modernização do futebol brasileiro
A copa é uma oportunidade para que o futebol brasileiro se modernize, aproveitando o ambiente criado e as instalações que ficarão disponíveis após a copa.

35 Obrigado.


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