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CÓDIGO DE BARRAS E RÁDIO FREQUÊNCIA

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Apresentação em tema: "CÓDIGO DE BARRAS E RÁDIO FREQUÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE BARRAS E RÁDIO FREQUÊNCIA

2 CÓDIGO DE BARRAS Símbolo composto por barras paralelas de larguras e espaçamentos variados. É uma forma rápida, fácil e exata de captura automática de dados.

3 CÓDIGO DE BARRAS - Simbologia
Possibilita que as informações sejam lidas de forma exata; É a chave para a rápida identificação do produto, quantidades e fornecedor COMO É LIDO Uma fonte de luz (laser) efetua uma varredura no código de barras em um espaço em branco (a zona de silêncio) antes da primeira barra e continua passando até a última barra, encerrando em um espaço em branco que a segue. Quanto maior for a informação a ser codificada, maior será o código de barras.

4 ESTRUTURA DE CODIFICAÇÃO:
CÓDIGO DE BARRAS - Estrutura ESTRUTURA DE CODIFICAÇÃO: Contém até 12 dígitos que são lidos e identificados no banco de dados, contendo: a descrição do produto, o nome do fornecedor, o preço, a quantidade em estoque, dentre outras informações. 3 dígitos (cedidos pela EAN): País (789 – Brasil) 5, 4 ou 3 dígitos (cedidos pela EAN Brasil): Empresa (107) 4, 5 ou 6 dígitos (cedidos pela EAN Brasil): Produto (221055) 1 dígito (obtido pelo cálculo algoritmo): Dígito de controle (7)

5 CÓDIGO DE BARRAS - Benefícios
Baixo custo e menor tempo de implantação; Fácil utilização; Uso de equipamentos compactos; Alta velocidade de captura dos dados, Informações: validade, data de fabricação, local onde foi produzido, dentre outras SUAS CORES: BARRAS: preto, azul, verde (escuro) e marrom (escuro) FUNDO: branco, amarelo, laranja, vermelho e bege

6 ETIQUETAS INTELIGENTES
EPC GLOBAL / EAN BRASIL Definições de normas e política de utilização. Padronização da codificação de produtos. Freqüência UHF. Serão enviadas propostas para incorporação às normas ISO 9000. Questões sobre privacidade. Aplicação dessa tecnologia em unid. de consumo. Operação pós venda.

7 ETIQUETAS INTELIGENTES
EPC GLOBAL / EAN BRASIL Quem está adotando: HP UNILEVER WALMART TELCO METRO GROUP DEPTº DE DEFESA AMERICANO. Custo estimado: US$ 0,30

8 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Usualmente dispomos de dados, onde podemos extrair diversas informações e sintetizar algum conhecimento que forneça subsídio para a tomada de decisão.

9 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DADOS: 1. Estilo de Vida 2. Pontos de Venda 3. Demografia 4. Geografia INFORMAÇÃO: 1. X vive em C 2. S tem N anos 3. Y usa banco B 4. S gosta de V CONHECIMENTO: 1. Produto A é adquirido X% junto com o Prod. B 2. Conj. Y usado na região C. DECISÃO: 1. Vamos promover 2. Oferecer mais serviços para o cliente A

10 RÁDIO FREQUÊNCIA

11 Tecnologia RF ID

12 Como é um sistema de RFID?
O sistema de identificação por radio frequência consiste de um transponder com radio e um leitor para conectá-lo a um sistema de informação corporativo. O transponder é composto de um chip e antena, que é ativado por um sinal de radio na sua frequência de trabalho. Quando isto ocorre, ele envia um sinal contendo sua informação ao leitor

13 Exemplos de Aplicações RFID
Controle de acesso de veículos Controle de acesso de pessoas Identificação de veículo e containers Controle e rastreamento de vagões Controle de bagagens em aeroportos Identificação de pallets Aplicações em ambientes hostis (Por exemplo: processo de pintura industrial e lubrificação de partes ou produtos identificados com RFID)

14 Conceitos Básicos de RFID
Identificação por Rádio-Freqüência Leitor de rádio-freqüência Transponder Passivo (Sem bateria), alimentado pelo leitor Acomoda um chip e uma antena Indução Eletromagnética Também chamado: Transponder, RFID Tag

15 TecnologiasAtiva X Passiva
Tecnologia Ativa: Necessita bateria Maior distância de leitura (Metros) Custo alto Tempo de vida limitado Leitores grandes Microondas (900 MHz) Sensível a alta / baixa temperaturas Tecnologia Passiva: Livre de bateria Menor distância de leitura (Centrimetros) Custo baixo Tempo de vida ilimitado! Leitores pequenos Trabalha em condições severas, adversas Facilidade de fixação

16 Principais benefícios do RFID sobre o código de barras
Não requer uma linha de visão direta entre transponder e leitor, como ocorre no código de barras, em que o laser tem que varrer toda a extensão do código Capaz de ler / gravar Fácil de ser fixado em objetos Trabalha de maneira eficaz em ambiente hostís, sujeito a diversos intempéries proporcionando melhor distância de leitura

17 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO Supply Chain design Para gerar modelos de cadeia de suprimentos com investimentos otimizados em fábricas e centros de distribuição, fluxo de materiais, níveis de serviço ao cliente, tempos de atendimento, etc. Estratégico ERP / ERP II Enterprise Resources Planning Para projetar demandas e gerar programação de compras e produção para fábricas, atacadistas e varejistas, planos de abastecimento e redes de distribuição (DRP), avaliar capacidades de centros de trabalho, controlar estoques, receber e processar pedidos e fazer os demais controles administrativos, contábeis, financeiros e tributários de uma empresa. Tático Operacional

18 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO TMS Transportation Management System Sistema para administrar relacionamentos com transportadoras, fretes, controles de roteiros de entrega, controle de desempenho de veículos e motoristas, fazer rastreamento de mercadorias e veículos, otimizando recursos de transportes. Tático Operacional WMS Warehouse Management System Sistema para administrar os fluxos físicos de recebimento, armazenagem, separação e expedição de mercadorias, definindo suas localizações dentro dos depósitos e possibilitando a automação de suas operações através de tecnologias de código de barras, rádio freqüência, separação automática de pedidos, etc.

19 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO APS / MES Advanced Planning Systems e Manufacturing Execution Systems Sistemas de planejamento de utilização de recursos, visando otimizar e sincronizar a utilização dos mesmos. Ao serem acoplados com MES, executam o controle individualizado das operações executadas em cada recurso, em tempo real, permitindo então a otimização do processo decisório em um ambiente fabril ou qualquer outro que necessite de controle de processos com repetibilidade. Operacional Design Development Systems Sistemas orientados para ajuda ao desenvolvimento de produtos e processos, permitindo inclusive a troca de desenhos entre equipes de projeto de clientes e fornecedores.

20 E-commerce e E-procurement
SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM: NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO E-commerce e E-procurement Sistemas para permitir compras e leilões entre estas e seus consumidores, através da utilização da internet. Operacional VMI Vendor Managed Inventory Systems Sistemas para comunicar aos fornecedores os níveis de estoque ou de demanda de mercadorias, baseados em dispositivos de leitura de níveis de estoque, de fluxos de consumo ou de transações de venda. Tais sistemas hoje já possuem comunicações eletrônicas diretamente com sites especializados ou com os próprios sites dos fornecedores. Category Management Systems Sistemas para a elaboração de planogramas de lojas que ajudam a definir quais itens e de quais fornecedores uma loja deverá comercializar, baseados em níveis de renda dos clientes, expectativas de margem bruta de cada categoria e vendas por m2 de loja Tático

21 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO SCM Supply Chain Management Systems São extensões dos sistemas ERP, agora chamados ERPII, que estão se estendendo além das fronteiras das empresas, operacionalizando os diversos processos de negócio que interfaceiam consumidores, varejistas, atacadistas, fabricantes e fornecedores de matérias primas. Tais sistemas, incorporam funcionalidades de CPFR – collaborative planning forecasting, and replenishment, para sincronizar da melhor forma possível as demandas à jusante e a montante da cadeia de suprimentos. Estratégico Tático Operacional Coletores de dados Dispositivos de leitura de dados automáticos seja através de tecnologia de código de barras ou de rádio freqüência, para leitura de smart labels. Facilitam operações de contagens de mercadorias e controle de rastreabilidade.

22 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO CRM Customer Relationship Management Systems Tais sistemas objetivam capturar informações dos clientes / consumidores, identificando seus perfis de compra de maneira a possibilitar maior acurácia nas previsões de demanda, na definição dos sortimentos de produtos. Proporcionam ainda o controle de atividades promocionais e seus impactos na demanda assim como controle de atividades de garantia de produtos. Tático Operacional GPS Geo-positioning Systems Dispositivos que identificam posição de qualquer veículo/pessoa através do uso dos conceitos de latitude e longitude geográfica, em conjunto com mapas digitalizados. São aplicados para controle de desempenho e segurança de transporte.

23 SOFTWARES E HARDWARES PRA SCM:
NOMES DESCRIÇÃO RESUMIDA UTILIZAÇÃO Smart Labels Etiquetas Inteligentes Etiquetas para serem colocadas em mercadorias, permitindo armazenar diversas informações como lote de produção, código de identificação, preço, etc. A grande vantagem é a possibilidade de serem lidas à distancia através de rádio freqüência. Esta tecnologia está sendo encarada como substitutiva, no futuro, das diversas técnicas hoje existentes de código de barras. Operacional

24 Warehouse Management System
WMS Warehouse Management System

25 Sistema de Gerenciamento de Armazém WMS - Warehouse Management System
Surgiu na Década de 70 com a finalidade de rastrear os materiais; Nos anos 90 foi aperfeiçoado para ser utilizado com novas tecnologias: Código de Barras; Terminais RFDC; Banco de dados relacionais.

26 Principais Funções: Pré-recebimento(Controle de Portaria);
Recebimento de Mercadorias; Conferência; Armazenamento - Endereçamento e Estocagem; Picking - Gerenciamento de Pedido e picking; Expedição; Cross-docking; Consolidação de Cargas por cliente;

27 Controle de inventário; Controle de Avarias;
Principais Funções: Controle de inventário; Controle de Avarias; reabastecimento automático; Rastreabilidade; Gerenciamento de Pessoal; Gerenciamento de equipamentos; Medidas de desempenho;

28 Redução da taxa de erros no atendimento de pedidos;
Benefícios Redução da taxa de erros no atendimento de pedidos; A melhoria do serviço ao cliente; Aumento da acuracidade do recebimento e das informações; Melhor aproveitamento dos recursos, do espaço de armazenamento e da mão-de-obra

29 Utilização de WMS no Mundo Empresas líderes nos EUA
EUA e Canadá - 70% Europa, Oriente Médio e África - 24% Resto do Mundo - 6% Empresas líderes nos EUA WMS - Catalyst WMS BOSS - Computer Associate(CA) .

30 Fornecedores de WMS no Brasil
S & A Sistemas (SAGA); GEMCO; Inovatech; Consinco; Arcadian; Microsiga; . Datasul; Computer Associate; Store Automação; JDA; LogoCenter; Heyde

31 Custo WMS Licença: R$ 40.000,00 a R$ 300.000,00
+ Custos de Customizações + Consultoria + Treinamento + Usuário Adicional + Site + Manutenção

32 Ganhos Obtidos c/ o WMS (Estudo de Caso: M&G)
100% dos itens estão endereçados e facilmente localizados - não é mais necessário memorizar onde está o produto dentro do CD. Hoje, existe uma linha de separação lógica e paletizada (aumento da produtividade). O índice de avaria diminuiu em 86%. Dobrou a capacidade de expedição. Antes da implantação, expedia-se 12 cargas/dia, hoje, expede-se até 25 cargas/dia, e com o mesmo número de funcionários no CD. O tempo de carregamento diminuiu em média 50%, embora não seja feito paletizado devido ao tamanho dos paletes. Neste caso, também não houve acréscimo no número de funcionários.

33 Transport Management System
TMS Transport Management System

34 Sistema de Gerenciamento de Transporte TMS
Gestão da expedição dos pedidos; Planejamento e programação do transporte; Otimização dos recursos; Gerenciamento dos Custos do processo.

35 ROTEIRIZAÇÃO Zona definida Ferramentas que exibem uma tabela contendo todos os registros pertencentes à zona

36 ROTEIRIZAÇÃO Grupo criado

37 Distribuição ROTEIRIZAÇÃO Procedimento de Distribuição
Procedimentos para roteirizar Condições do sistema

38 Procedimentos ROTEIRIZAÇÃO Procedimento de geração de roteiros 1 3 2 4
Sistema de administração Sistema Mapred Routing & Logistics 1 3 Bases de dados de Ordens Processo de Geo referencia das ordens 2 4 Seleção do modelo de Distribuição 5 Impressão de ordens e relatórios Processo de geração de rotas 7 6 Processo de geração de rotas

39 Condições ROTEIRIZAÇÃO Condições do sistema Veículos Capacidade Tipos
Motoristas Horário Zonas de conhecimento Paradas adicionais Clientes Prioridade Janelas de tempo Ordens Pré-ordem Geográficas Zonas de exclusão Distâncias Mãos e contra-mãos Giros Rotas Distância Custo Tempo Reais Tráfego Riscos horários

40 Distribuição ROTEIRIZAÇÃO Modelos de Distribuição e logística
Rotas por Zonas fixas Rotas por Zonas fixas e Dinâmicas Rotas Dinâmicas Rotas para entrega e coleta simultânea REAL-TIME-ROUTING

41 Zonas 10% - 20% ROTEIRIZAÇÃO Rotas por zonas fixas Otimização
Criação do modelo de zonas de forma manual e respeitando os modelos instalados na empresa, como os bairros, zonas de distribuidores, zonas vendedores, freqüências, códigos postais, etc. Alteração manual do modelo de zonas dependendo de mudanças na demanda ou redução dos recursos. Localização geográfica dos depósitos e os horários de abertura e fechamento. Geração de Rotas para cada zona, levando em conta o veículo designado e sua capacidade. Listagem das folhas de Rotas correspondentes a cada rota e veículo. Geração do Modelo Bairros Códigos postais Freqüência Costumes Otimização da Distribuição 10% - 20% Pontos positivos Conhecimento das zonas/motoristas Pontos negativos Inflexível Baixa Otimização Otimização

42 Grupos 10% - 30% ROTEIRIZAÇÃO Rotas por zonas fixas e dinâmicas
Criação do modelo de zonas de forma manual e respeitando os modelos instalados na empresa como alguns bairros, zonas de distribuidores, zonas vendedores, freqüências, códigos postais, etc. Criação de zonas dinâmicas até completar o modelo tomando em conta a capacidade dos veículos e o tempo máximo para distribuir. Localização geográfica dos depósitos e os horários de abertura e fechamento. Geração de Rotas para cada zona levando em conta o veículo designado e sua capacidade. Listagem das folhas de Rotas correspondentes a cada rota e veículo. Geração do Modelo bairros, Costumes, etc. Zonas/Grupos de acordo com a capacidade do veículo Otimização da Distribuição 10% - 30% Pontos positivos Conhecimento das zonas/motoristas Pontos negativos Otimização pobre Pouco Flexível Otimização

43 Rotas 30% - 50% ROTEIRIZAÇÃO Rotas dinâmicas Otimização
Criação do modelo de zonas macros de forma manual ou automáticas, com características internas similares (centro, zona sul, zona norte, etc.) Localização geográfica dos depósitos e os horários de abertura e fechamento. Criação de Rotas automáticas dentro das zonas, otimizando a quantidade de veículos e dependendo das múltiplas condições. Ajustes mínimos a as Rotas dependendo das condições horárias, etc. Listagem das folhas de Rotas correspondentes a cada rota e veículo. Geração do Modelo Grandes zonas homogêneas. Conforme capacidade do veículo Otimização da Distribuição 30% - 50% Pontos positivos Conhecimento das zonas/motoristas Flexível Boa Otimização Pontos negativos Má estimativa do tempo Otimização regular por imprevistos Otimização

44 Coleta 40% - 60% ROTEIRIZAÇÃO Rotas para entregas e coletas 1 2 3 4
Geração do Modelo Grandes zonas homogêneas. Conforme a capacidade do veículo Otimização da Distribuição 40% - 60% Pontos positivos Conhecimento das zonas/motoristas Flexível Boa Otimização Controle de tempos Pontos negativos Não considera o estado de situação da Cidade Criação do modelo de zonas macros de forma manual ou automáticas, com características internas similares (centro, zona sul, zona norte, etc.) Localização geográfica dos depósitos e os horários de abertura e fechamento. Criação de Rotas automáticas dentro das zonas otimizando a quantidade de veículos dependendo das múltiplas condições. Geração das Rotas dependendo das condições reais Controláveis. Envio das folhas de rota ao dispositivo sem fio de cada chofer. Geração de rotas 1 Lista de ordens no celular / Chofer 2 Nova ordem /Call Center 3 Confirmação /Cancelamento 4 Otimização

45 rotas 50% - 80% ROTEIRIZAÇÃO REAL – TIME - ROUTING 1 2 3 4 5
Criação do modelo de zonas macros de forma manual ou automáticas, com características internas similares (centro, zona sul, zona norte, etc.) Localização geográfica dos depósitos e os horários de abertura e fechamento. Criação de Rotas automáticas dentro das zonas otimizando a quantidade de veículos dependendo das múltiplas condições. Geração das Rotas dependendo das condições reais Controláveis Geração das Rotas dependendo das condições reais NÃO Controláveis Envio das folhas de rota al dispositivo sem fio de cada chofer. Geração de rotas Geração do Modelo Grandes zonas homogêneas. Conforme a capacidade do veículo Otimização da Distribuição 50% - 80% Pontos positivos Conhecimento das zonas/motoristas Flexível Otimização alta Controle de tempos Controle do Tráfego Pontos negativos 1 Lista de ordens no celular / Chofer 2 Nova ordem /Call Center 3 Confirmação /Cancelamento 4 Tráfego / Imprevistos risco de entrega 5 Otimização Total

46 Características ROTEIRIZAÇÃO Características
Flexibilidade na utilização simultânea dos modelos de Distribuição (zonas) Designação automática de ordens a cada veículo de acordo com sua capacidade. Conexão com os sistemas externos (administrativos, operacionais). Otimização de Rotas por custo, tempo e distância Otimiza utilizando as zonas de Conhecimento dos motoristas, paradas adicionais e zonas de exclusão. Otimiza as janelas horárias e prioridades para os clientes Organiza de acordo com as prioridades das ordens (pré-ordem). Otimiza conforme o depósito de saídas e finalização da rota. Trabalha com os sistemas de comunicação para administrar os imprevistos e reduzir os risco de entrega no tempo. *Utiliza a malha urbana para a Geração de Rotas (tráfego, sinalização do trânsito, condições, etc.).

47 Embalagens Projeto de Embalagens assistido por computador
Otimizar ocupação, através de softwares*

48 Simuladores de Processos
- Process Model - Automod - Promodel (& Guru) - Arena - Taylor - Simul8


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