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Encontro de Formação PCAGP Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica DER ITS 29/08/2013.

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Apresentação em tema: "Encontro de Formação PCAGP Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica DER ITS 29/08/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Formação PCAGP Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica DER ITS 29/08/2013

2 Devolutiva PropostaPedagógica Plano de Gestão Regimento Escolar PAP Conceitos Lei Federal nº 9394/96 Indicação CEE nº 13/97 Parecer CEE nº 67/98 Resolução SE 3/2013 Fundamentos legais

3 Resolução SE 03/2013 Artigo 6º - São atribuições específicas do Professor Coordenador de apoio à gestão pedagógica,além das atribuições inerentes ao respectivo posto de trabalho: I - coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;

4 Proposta Pedagógica Entendida como missão da escola, o perfil do aluno que se deseja formar, metodologia de trabalho e formas de avaliação, ou seja, o planejamento da ação escolar. Quem somos? O que pretendemos?

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6 PROPOSTA PEDAGÓGICA Diagnóstico Missão Planejamento Visão da Escola Objetivos Estratégicos Planos de Ação Metas Ações ou Estratégias Recursos Escola que temos Escola que queremos Escola que vamos construir

7 LUCKESI, C. C. Verificação ou Avaliação: O que pratica a Escola? In: A construção do projeto de ensino e a avaliação. São Paulo: FDE, 1990 (Idéias 8) p Avaliação Proposta Pedagógica Plano de Ensino Avaliação não possui uma finalidade em si Avaliação Formativa : Avaliação Formativa : deve ser vista a partir de um projeto educativo, que prioriza o desenvolvimento dos educandos. SUCESSO DO ALUNO

8 LDB Artigo 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I- elaborar e executar sua proposta pedagógica;... VII- Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos aluno, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;... Artigo 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I- elaborar e executar sua proposta pedagógica;... VII- Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos aluno, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;...

9 “... tudo começa, desde logo pela elaboração da proposta pedagógica da escola. É o passo primeiro, o ato originário da instituição. Tudo mais deve vir depois. O que se deseja instaurar é o princípio da realidade pedagógica, que se funda na autonomia da escola” Proposta Pedagógica – INDICAÇÃO CEE Nº 13/97

10 Plano de Gestão da Escola – NRB - Parecer CEE nº 67/98 Artigo 29 - O Plano de gestão é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pedagógica. § 1º - O plano de gestão terá duração quadrienal e contemplará, no mínimo: Artigo 29 - O Plano de gestão é o documento que traça o perfil da escola, conferindo-lhe identidade própria, na medida em que contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pedagógica. § 1º - O plano de gestão terá duração quadrienal e contemplará, no mínimo:

11 I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV- planos dos cursos mantidos pela escola; V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional. I - identificação e caracterização da unidade escolar, de sua clientela, de seus recursos físicos, materiais e humanos, bem como dos recursos disponíveis na comunidade local; II - objetivos da escola; III - definição das metas a serem atingidas e das ações a serem desencadeadas; IV- planos dos cursos mantidos pela escola; V- planos de trabalho dos diferentes núcleos que compõem a organização técnico- administrativa da escola; VI - critérios para acompanhamento, controle e avaliação da execução do trabalho realizado pelos diferentes atores do processo educacional.

12 § 2º - Anualmente, serão incorporados ao plano de gestão anexos com: I - agrupamento de alunos e sua distribuição por turno, curso, série e turma; II – matriz curricular por curso e série; III- organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma; IV- calendário escolar e demais eventos da escola; V- horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; VI - plano de aplicação dos recursos financeiros; VII - projetos especiais. § 2º - Anualmente, serão incorporados ao plano de gestão anexos com: I - agrupamento de alunos e sua distribuição por turno, curso, série e turma; II – matriz curricular por curso e série; III- organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, explicitando o temário e o cronograma; IV- calendário escolar e demais eventos da escola; V- horário de trabalho e escala de férias dos funcionários; VI - plano de aplicação dos recursos financeiros; VII - projetos especiais.

13 Artigo 30 - O plano de cada curso tem por finalidade garantir a organicidade e continuidade do curso, e conterá: I - objetivos; II - integração e seqüência dos componentes curriculares; III - síntese dos conteúdos programáticos, como subsídio à elaboração dos planos de ensino; IV- carga horária mínima do curso e dos componentes curriculares; V- plano de estágio profissional, quando for o caso. Artigo 30 - O plano de cada curso tem por finalidade garantir a organicidade e continuidade do curso, e conterá: I - objetivos; II - integração e seqüência dos componentes curriculares; III - síntese dos conteúdos programáticos, como subsídio à elaboração dos planos de ensino; IV- carga horária mínima do curso e dos componentes curriculares; V- plano de estágio profissional, quando for o caso.

14 §1º - Em se tratando de curso de educação profissional será explicitado o perfil do profissional que se pretende formar. § 2º - O plano de ensino, elaborado em consonância com o plano de curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e supervisão de ensino. Artigo 31 - O plano de gestão será aprovado pelo conselho de escola e homologado pelo órgão próprio de supervisão. §1º - Em se tratando de curso de educação profissional será explicitado o perfil do profissional que se pretende formar. § 2º - O plano de ensino, elaborado em consonância com o plano de curso constitui documento da escola e do professor, devendo ser mantido à disposição da direção e supervisão de ensino. Artigo 31 - O plano de gestão será aprovado pelo conselho de escola e homologado pelo órgão próprio de supervisão.

15 Regimento Escolar Documento administrativo e normativo de uma Unidade Escolar que, fundamentado na Proposta Pedagógica, estabelece a organização e o funcionamento da escola e regulamenta as relações entre os participantes do processo educativo.

16 Aspectos pedagógicos relevantes ao conhecimento dos Professores Coordenadores: GESTÃO DEMOCRÁTICA Dos Colegiados Conselho de Escola Conselho de Classe e Ano Normas de Convivências

17 PROCESSO DE AVALIAÇÃO Da avaliação do Ensino e da Aprendizagem

18 ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Dos níveis, cursos e modalidades de ensino Do currículo Da Progressão Continuada Da Progressão Parcial Dos Projetos Especiais

19 DA ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR Formas de ingresso, classificação e reclassificação Frequência e compensação de ausências Promoção e recuperação

20 Plano de Ação Participativo PAP Instrumento para construção de um caminho para melhoria da qualidade de ensino.

21 Dimensão da Gestão Pedagógica Planejamento da Escola Proposta Pedagógica e Plano de Gestão definidos e conhecidos por todos Currículo Oficial Planejamento das aulas articuladas entre si, com Proposta Pedagógica e Currículo Professor Coordenador Formas variadas e transparentes de avaliação dos alunos Dificuldades de ensino (professores) e de aprendizagem (alunos) Recuperação Utilização dos recursos pedagógicos e tecnológicos Respeito às diferenças individuais e à promoção da diversidade Funcionamento da ATPC

22 Dimensão Escolar Gestão Participativa Informação democratizada Conselho Escolar e APM atuantes Formação para os membros dos Colegiados Proposta Pedagógica, Plano de Gestão e Plano de Recursos Financeiros Participação de pais, mães e responsáveis Protagonismo juvenil Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos Parcerias com outras instituições

23 Dimensão Escolar Gestão dos Recursos Humanos Professor Coordenador Reunião da Equipe Gestora Assiduidade, suficiência e estabilidade da equipe escolar Rotinas de trabalho e responsabilização Formação externa

24 Dimensão Escolar Gestão dos Recursos Físicos e Financeiros Instalações, equipamentos, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos Conservação da Escola Uso dos ambientes da Escola Recursos financeiros Acessibilidade Ambiente escolar Atendimento prestado pela Escola Equipamentos e materiais pedagógicos Acessa Escola Espaço para a prática de esportes Espaço para refeições e merenda

25 Dimensão Escolar Gestão de Resultados Educacionais do Ensino e da Aprendizagem Avaliação do rendimento escolar Taxas de aprovação e de retenção Acompanhamento dos resultados da Escola Análise dos resultados das diversas avaliações internas e externas Faltas de alunos, evasão e abandono


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