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Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.

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1 Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário Pedagógico Qualificação e Integração das Pessoas com Deficiências e Incapacidades - uma questão de cidadania e igualdade de oportunidades Jerónimo Sousa | Andreia Mota | 20.Maio.2010 | IEFP, I.P.

2 Formação/ qualificação
Mudanças e desafios Da margem, para o sistema Da socialização para a integração no mercado de trabalho, para a promoção da qualificação, alavancando a inclusão, a integração profissional Da focalização na gestão das actividades, para a focalização nos adquiridos Modelo de intervenção padronizado, com flexibilidade regulada

3 Formação/ qualificação
Mudanças e desafios Maiores níveis de regulação, de estruturação, de sofisticação técnica Um maior e melhor enquadramento conceptual, metodológico e instrumental Uma estratégia tecnicamente suportada para a organização, desenvolvimento e avaliação da formação Rigor e credibilidade da certificação dos adquiridos

4 A relevância dos formadores/ técnicos de formação
Na organização e facilitação dos percursos de aprendizagem Na dinamização dos aprendentes Na avaliação – diagnóstica, formativa e sumativa

5 Pressupostos ideológicos
Princípio da educabilidade universal ao longo de toda a vida A igualdade de direitos, pela diversidade de estratégias A diversidade como realidade fundamental e fundadora A centralidade dos aprendentes O desenvolvimento humano como um fenómeno também técnico

6 Referencial Formação pedagógica contínua
Uma alavanca para o desenvolvimento da função formador e outros agentes formativos

7 Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores
O/A Formador/a face às Pessoas com Deficiências e Incapacidades – Gerir a Diversidade

8 Referencial de formação
Finalidade e destinatários Desenvolver, potenciar e actualizar saberes e competências de formadores e outros agentes formativos que intervêm nos processos de formação de PCDI Contribuir para a gestão da diversidade Fomentar a inclusão das pessoas com diversidade funcional nos contextos regulares, complementada pelos serviços especializados , quando necessário

9 Referencial de formação
Objectivos gerais/ competências Saber-fazer Saber-ser Saber Modelo biopsicossocial & terminologia Atitude positiva face às PCDI Interacção pessoa/ contexto Abrangência Adequação de estratégias, actividades e instrumentos Promoção das acessibilidades (ex.: metodológica, comunicacional) Articulação com rede de recursos

10 Referencial de formação
Unidades Temáticas As PCDI Atitudes Modelos conceptuais Conceito PCDI Mitos O desenvolvimento pessoal e profissional das PCDI Desafios que se colocam Modelo Qualidade de Vida CIF Princípios orientadores da qualificação & ética e deontologia

11 Referencial de formação
Unidades Temáticas Especificidades da intervenção com PCDI Gestão da diversidade – formação diferenciada Gestão da diversidade em grupos heterogéneos Linhas de orientação por momentos-chave do ciclo formativo (ex.: planeamento, implementação, avaliação) Estratégias e recursos para facilitar a inclusão social e profissional Acessibilidades: arquitectónica, atitudinal, metodológica, instrumental, comunicacional e programática Diferenciação dos nívies de apoio necessários por aprendente Rede de recursos gerais e especializados

12 Referencial de formação
Unidades Temáticas Competên-cias Objectivos específicos Conteúdos programá-ticos Síntese activi-dades Recursos disponíveis

13 Referencial de formação
Unidades Temáticas Competên-cias Objectivos específicos Conteúdos programá-ticos Síntese activi-dades Recursos disponíveis Roteiros de trabalho

14 Referencial de formação
Roteiros de trabalho Enquadramento da actividade Objectivos específicos Conteúdos Desenvolvimento do trabalho (proposta de guião orientador) Recursos

15 Referencial de formação
Unidades Temáticas Recursos disponíveis Competên-cias Objectivos específicos Conteúdos programá-ticos Síntese activi-dades Fichas de actividade Ficheiros de apresentação Documentos de apoio Sítios da Internet

16 Referencial de formação
Metodologias de desenvolvimento Predomínio de métodos activos saberes e saberes-fazer dos participantes como input Métodos expositivo e demonstrativo como complementares Equilíbrios : teoria/ prática acção/ reflexão

17 Referencial de formação
Metodologias de desenvolvimento Flexibilidade Prioritização de competências a desenvolver Adopção de diferentes graus de complexidade Adaptação das actividades Utilização dos documentos de apoio: Suporte às actividades Exploração posterior complementar Apoio ao formador Utilização do Referencial em contexto de auto-aprendizagem

18 Referencial de formação
Planificação (proposta) 1.ª semana 2.ª semana Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Introdução Exploração expectativas UT I Act. reflexão e integração UT II UT III UT IV Av. aprendiz. Av. satisfação 06h00 30 horas

19 Referencial de formação
Avaliação Avaliação da satisfação (informal e formal) Monitorização da acção (ex.: final de cada UT) Avaliação das aprendizagens Quantidade e qualidade das participações Portefólio reflexivo Ficha de avaliação – instrumento de avaliação integrada

20 Referencial de formação


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