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Site é a sua marca na Internet

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Apresentação em tema: "Site é a sua marca na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Site é a sua marca na Internet

2 Site é a sua marca na internet .
Podemos classificar os sites em 3 fatores - Quanto ao Conteúdo do Site - Quanto as Atualizações - Formas de Acesso

3 Classificação dos Tipos de Sites
Conteúdo

4 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Podemos dividir os sites quanto ao conteúdo da seguinte forma: 1) Institucionais 2) Midiáticos (Noticiários, Blogs, Flogs, Vlogs, Podcasts) 3) Aplicativos 4) Bancos de dados (Estáticos ou Dinâmicos) 5) Comunitários 6) Portais 7) Promocional ou Hot Site (campanhas) 8) Entretenimento (jogos) 9) Ambientes de Negócios Tipos de sites quanto ao conteúdo

5 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Sites Institucionais Servem como ponto de contato entre uma empresa (intituição) e seus clientes e fornecedores . Apresentar a empresa aos internautas. Não realizam vendas e as informações fornecidas, em geral, são apenas sobre a empresa, produtos, lista de revendedores, divulgação de balanços e relatórios, noticias para a imprensa (press release). Sites de empresa (Nestlé) Sites da marca (OMO)

6 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos São sites informativos com atualizações freqüentes e periódicas. Nem sempre o conteúdo é baseado em texto, podendo conter variados elementos multimídia, além de incluir espaços para comentários dos leitores. Podem ser de cinco tipos: Noticiários Blogues Flogs Vlogs Podcasts

7 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos Noticiários: São sites de jornais, revistas e agências de notícia, com conteúdo constantemente atualizado.

8 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos Blogs: Em geral são mantidos por apenas uma pessoa, com ou sem colaboradores, cujo conteúdo pode incluir dissertações, poesias, relatos pessoais, comentários sobre assuntos diversos etc.

9 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos Flogs: Semelhante aos blogs, mas com fotos em vez de texto.

10 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos Vlogs Distribuem conteúdo de vídeo, funcionando de maneira similar a emissoras de TV.

11 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Midiáticos Podcasts Distribuem conteúdo de áudio, funcionando de maneira semelhante a estações de rádio.

12 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Aplicativos São sites interativos cujo conteúdo consiste de ferramentas de automatização, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicações de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares de correio eletrônico, agendas, etc. Slide share

13 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Bancos de dados Servem para catalogar registros e efetuar buscas, podendo incluir áudio, vídeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Podem ser de dois tipos: Estáticos: Estáticos: as entradas são realizadas em via única, disponíveis apenas para consulta. Dinâmicos: as entradas são realizadas em via dupla, tanto para consulta quanto para edição.

14 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Comunitários São os sites que servem para a comunicação de usuários com outros usuários da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fóruns e sites de relacionamento.

15 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Portais Servem para congregar conteúdos de diversos tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por reunir grande quantidade dos serviços da Internet num mesmo local. Os sites de conteúdo tem por objetivo fornecer informações que, geralmente, são gratuitas, dentro dessa categoria existem especializações, por exemplo: Portais Horizontais Variedades de assuntos diversos, como negócios, esportes, lazer, saúde, etc. (exemplo: uol, terra, e AOL); Portais Verticais Informações sobre um assunto especifico, como imoveis (planetaimoveis) e automoveis (webmotors); Portais de Notícias (folha on line, estadão on line); Download (superdownloads, baixaki); Cursos on line; Recrutamento pessoal;

16 Construindo um Site Portais Portais horizontais

17 Construindo um Site Portais Portais verticais

18 Portais Portais Noticias Construindo um Site

19 Construindo um Site Portais Portais de Download

20 Construindo um Site Portais Portais de Cursos

21 Construindo um Site Sites de Conteúdo Sites de Recrutamento

22 Site Promocional ou Hot Site
Construindo um Site Site Promocional ou Hot Site Objetiva divulgar informações e obter a participação do público alvo da campanha promocional da empresa ou da marca. Em geral, o site dura o período da promoção , que é de alguns meses, como exemplo, o site da promoção do novo nescau guarana.

23 Sites de entretenimento
Construindo um Site Sites de entretenimento Sua finalidade é oferecer entretenimento como jogos on-line, em que diversos internautas participam, interagindo com outros jogadores on-line. Exemplos de sites: Best Games e Banana Games

24 Sites destinados a vender produtos ou serviços pela Internet.
Construindo um Site Ambiente de Negócios Sites destinados a vender produtos ou serviços pela Internet. Podem ter foco no mercado organizacional (B2B / empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas) ou mercado consumidor (B2C – vender produtos diretamente do consumidor)

25 Classificação dos Tipos de Sites
Formas de Acesso

26 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Formas de Acesso E quanto à forma de acesso, podem ser classificados como: Abertos: podem ser acessados livremente, por qualquer usuário. Restritos: só podem ser acessados mediante o pagamento de uma assinatura. (conteúdo adulto, sites jornalísticos, revistas virtuais e serviços de consultoria ) Por cadastro: podem ser acessados por qualquer usuário, mas necessitam do preenchimento de um cadastro gratuito para acessar o conteúdo. É o caso de quase todos os sites de aplicativos. Fechados: só podem ser acessado por algumas pessoas devidamente autorizadas pelo proprietário do site e não permitem cadastro por qualquer pessoa. Mistos: são os sites com partes de conteúdo cuja modalidade acesso pode variar - com áreas abertas e outras fechadas, etc.

27 Quanto as atualizações
Classificação dos Tipos de Sites Quanto as atualizações

28 Tipos de sites quanto ao conteúdo
Quanto as atualizações E quanto as atualizações, podem ser classificados como: Estático - sem sistema de gerenciamento de conteúdo. Dinâmico - com sistema de gerenciamento de conteúdo.

29 Porque o conteúdo do site é tão importante

30 Construindo um Site O Conteúdo do site Os recursos de interatividade do site, entre a empresa e seu publico são muito importantes para a fidelização dos clientes e dos parceiros. A criatividade, a ousadia e a velocidade também são elementos muito importantes para o desenvolvimento do conteúdo do site. O Conteúdo do site é o primeiro fator de atração ou rejeição do internauta, sendo um recurso importante para a criação de relacionamento duradouro com os clientes e parceiros da empresa.

31 Segmentação do Conteúdo
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo O Site da Johnson & Johnson para profissionais de saúde, possuía design e conteúdo bastante diferenciados, de modo a atender aos interesses específicos desse público. O menu da primeira página continha as seguintes seções: Histórico, Agenda, Publicações, Distribuidores, Produtos. A pagina Agenda deste site por exemplo, apresentava informações sobre eventos, palestras e congressos na área médica, que pudesse ter utilidade e interesse para médicos e profissionais de saúde.

32 Segmentação do Conteúdo
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Qualquer que seja o site, o seu conteúdo deverá ser segmentado para cada perfil de publico com a seleção de assuntos e interesse de cada segmento. Exemplo de segmentação de conteúdo na primeira pagina do site institucional da Nestlé: - Clientes usuários dos produtos (exemplo: donas de casa) - Estudantes - Profissionais de saúde - Empresas do setor de foodservices - Imprensa. Para cada um desses segmentos, a Nestlé criou páginas ou sites específicos.

33 Site de Receitas para Consumidoras de Produto
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Site de Receitas para Consumidoras de Produto

34 Segmentação do Conteúdo
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Além disso, a empresa criou sites específicos para algumas marcas de seus produtos, como pode-se ver abaixo: Exemplos de sites de marcas da Nestlé Nestlé Nutriton - Power Bar - Alimentos Infantis -

35 Segmentação do Conteúdo
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Nestlé Nutriton -

36 Segmentação do Conteúdo
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Power Bar -

37 Segmentação do Conteúdo Alimentos Infantis
Construindo um Site Segmentação do Conteúdo Alimentos Infantis O site da linha de produtos dos Alimentos Infantis tem design e conteúdo diferenciado e específicos para o publico alvo, que são mães de bebes. Algumas Informações estão controlado por meio de cadastramento. Dessa forma, mantém-se controle das informações e evita-se a divulgação a públicos não qualificados.

38 - Conteúdo elaborado pela própria empresa
Construindo um Site Fontes de Informação Em geral o conteúdo do site pode ser construído a partir de quatro fontes: - Conteúdo elaborado pela própria empresa - Conteúdo ligado a outros sites Conteúdo elaborado pelos usuários do site Conteúdo elaborado por terceiros

39 Conteúdo elaborado pela própria empresa
Construindo um Site Conteúdo elaborado pela própria empresa Institucional: quem é a empresa, suas atividade, divisões organizacionais, funcionários, missão valores e objetivos, a metodologia de trabalho, a tecnologia, localização dos escritórios, investidores e acionistas, etc. Produtos e Serviços: Linhas de produtos, descrição dos produtos, modos de usar, manutenção, especificações técnicas, embalagens, tamanhos, preços, prazos de validade, etc. Parceiros: Parceiros da empresa, representantes de vendas, prestadores de serviços, fornecedores, consultores, etc. Política da empresa: código de ética, política de fornecedores, política tecnológica, de recursos humanos, de qualidade, de segurança, etc. Políticas do site: Segurança, privacidade, termos e condiçõs de uso, etc. Sistema de Vendas: onde e como comprar os produtos, sistemas de pagamento, política de devolução, política de garantias, etc.. Artigos úteis: textos úteis sobre temas relacionados aos produtos e às atividades da empresa, como depoimentos de clientes, entrevistas, artigos de jornais e revistas, etc. Novidades: Informações sobre lançamentos de produtos, notícias recentes publicadas sobre a empresa na imprensa, promoções de produtos, etc.

40 Conteúdo elaborado pela própria empresa
Construindo um Site Conteúdo elaborado pela própria empresa No site da Nestlé contem um menu com as seguintes seções: Nestlé (informações institucionais), lançamentos, Produtos, Nutrição, Cozinha, Sites de Marcas e Promoções. E dois assuntos procuram chamar a atenção pelo interesse do tema: “Deliciosas receitas de sobremesas e embalagens para presentear”; Não perca no site Nestlé Baby dicas de como cuidar bem de seu filho”

41 Conteúdo elaborado pela própria empresa
Construindo um Site Conteúdo elaborado pela própria empresa No site da Johnson & Johnson o menu contem palavras que procuram identificar os assuntos de interesse para os segmentos de produtos: Imprensa (jornalistas); Talentos (candidatos a emprego); Negocios (parceiros); Profissionais de Saúde (médicos, dentistas, enfermeiros); Sua comunidade (clientes cadastrados); Sua Família (pai e mãe); Seu Bem Estar (a pessoa); Seu Bebe(mães); Sua turma (adolescentes); Alem disso restringe o acesso apenas a pessoas da área médica cadastradas, aplicando a abordagem de comunidades.

42 Conteúdo ligado a outros sites
Construindo um Site Conteúdo ligado a outros sites Para aumentar o interesse e a utilidade do site, as empresas se utilizam do recurso de criar links com outros sites, com assuntos de interesse do público-alvo. A vantagem é facilitar o acesso da informações para o usuário, porém perde o caráter de exclusividade, alem de provocar o deslocamento do usuário para outros sites (fuga). O site da Nestlé, na seção de diversão, oferece o link para o site do UOL Ecokids que é patrocinado pela Nestlé e oferece brincadeira e jogos para as crianças. Assim cada empresa deve procurar elaborar sua estratégia de parceria de conteúdo, com sites e portais provedores de conteúdo, principalmente aqueles especializados em temas de interesses dos diversos públicos-alvo ou que possam produzir conteúdo com exclusividade para a empresa. Como exemplo, a Johnson & Johnson fechou acordo de parcerias com o portal Terra, visando o desenvolvimento do conteúdo.

43 Conteúdo elaborado por terceiros
Construindo um Site Conteúdo elaborado por terceiros Para enriquecer a experiência do visitantes ao site e diversificar os assuntos e temas oferecidos, as empresas podem se utilizar de conteúdos de texto, artigos, relatórios, desenhos, fotografias fornecidos por terceiros, principalmente pessoas conhecidas do público, como escritores e jornalistas, artistas, personalidades, humoristas, etc. Nesse caso a empresa pode estabelecer também uma estratégia de parceria com os provedores de conteúdo, de modo a diferenciar o site e aumentar valor para o cliente. Quanto mais exclusivo for o contudo do site, maior é a probabilidade de atrair internautas e fidelizá-los ao site.

44 Conteúdo elaborado pelos usuários do site
Construindo um Site Conteúdo elaborado pelos usuários do site Como mídia interativa, o grande diferencial está na participação dos usuários na criação do conteúdo estimulando os usuários a contribuírem com conteúdo. Exemplo: Nestlé: Na promoção de 80 anos, que publicava os recados e bilhetes enviados pelas consumidoras por meio do site. Sorvete Cornetto: Dirigido aos jovens, eram publicadas fotos daqueles que participaram de eventos promovidos pela empresa. Coca-Cola Light: foi lançada a promoção “Sua festa Coca Cola Light”, que estimulava os participantes e enviarem uma redação sobre o tema “Por que a Coca Cola Light vai invadir a minha festa ?”. O premio seria uma festa sem nenhum custo para o ganhador. (DJ Profissional, equipamento de som e luz e equipe para realizar a degustação do produto a todos os convidados). Os ganhadores tinham fotos suas e da festa publicados no site.


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