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História e Mitos da Sexualidade Metodologias participativas 3ª sessão

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Apresentação em tema: "História e Mitos da Sexualidade Metodologias participativas 3ª sessão"— Transcrição da apresentação:

1 História e Mitos da Sexualidade Metodologias participativas 3ª sessão

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3 Mitos sobre Sexualidade
Os mitos sobre sexualidade espalham-se como os rumores e têm o mesmo fundamento que estes. Uma opinião não fundamentada sobre algo relacionado com a sexualidade, e expressa com a convicção que costuma acompanhar a ignorância, converte-se facilmente nas crenças de toda a comunidade ou geração.

4 Mitos sobre Sexualidade
 O sexo tem de envolver sempre a penetração;  Se os parceiros se amam sabem como satisfazer-se mutuamente;  O sexo deve terminar sempre num orgasmo;  Os homens sentem mais desejo sexual do que as mulheres  O homem deve conduzir todo o acto sexual;  Os homens não devem expressar sentimentos;  O álcool é um estimulante sexual;  As mulheres “normais” têm orgasmo sempre que fazem amor;

5 Mitos sobre Sexualidade
 A partir da menopausa a vida sexual da mulher acabou;  Todas as mulheres podem ter orgasmos múltiplos;  As mulheres que têm fantasias sexuais são perversas;  A contracepção é só responsabilidade da mulher;  Um homem com um pénis maior tem melhor desempenho sexual do que um homem com um pénis pequeno;  A esterilização diminui o desejo sexual tanto na mulher como no homem;  O desejo sexual diminui consideravelmente a partir dos 40 ou 50 anos.

6 Mitos da sexualidade masculina
Um homem de verdade não se preocupa com coisas como sentimentos e comunicação. Tem sempre interesse por sexo e está sempre pronto para ter relações sexuais. Um homem a sério tem sempre um bom desempenho na relação sexual. Homens de verdade não têm problemas sexuais. Se um homem souber que poderá não ter uma erecção, é injusto para ele iniciar a actividade sexual com o seu parceiro.

7 Mitos da sexualidade Feminina
Mulheres normais têm sempre um orgasmo quando têm relações sexuais. Todas as mulheres conseguem ter orgasmos múltiplos. Se uma mulher não consegue ter um orgasmo de forma rápida e fácil, então algo está errado com ela. Uma mulher é frígida quando não quer ter relações sexuais. A contracepção é da responsabilidade da mulher e ela apenas está a inventar desculpas quando questões relacionadas com a contracepção a inibem sexualmente.

8 Possibilidades... As limitações podem-se transformar em novas possibilidades por meio dos jogos sexuais, do refinamento do erotismo, novos ritmos de prazer, com mais espaço para a ternura, carinho, carícias e sensualidade. Os envolvimentos amorosos e a intimidade não podem ser limitados pela idade. Tanto o corpo do homem como o da mulher são eróticos e erotizáveis durante toda a vida. É possível viver prazerosamente aos cinqüenta, setenta anos...

9 Mitos sobre Sexualidade Sexualidade e Linguagem
As pessoas utilizam termos populares relacionados com a sexualidade, porque estão habituadas a ouvir falar de sexo em “linguagem de rua”, por vezes, sexista ou associada à violência, inadequada para a educação sexual baseada nos valores de respeito mútuo, igualdade, dignidade e responsabilidade. Será, pois, essencial clarificar qual a linguagem apropriada em cada situação, introduzindo a terminologia sexual correcta. Como explicar masturbação

10 Mitos sobre Sexualidade

11 Sexualidade Sexualidade e Linguagem
SUCESSO Sexualidade e linguagem Valorizar todas as partes do corpo Ouvir as palavras Correctas desde criança Identificar os genitais com os nomes correctos Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

12 Sexualidade Sexualidade e Linguagem
Os educadores devem : reduzir informações erróneas; aumentar conhecimentos correctos; esclarecer e fortalecer valores e atitudes positivas; melhorar percepções sobre grupos de pares e normas sociais; promover atitudes preventivas.

13 Sexualidade É necessário que a sexualidade seja vivida de forma informada e responsável, em que a informação, a reflexão e a capacidade de decisão cheguem, antes dos acontecimentos…

14 Metodologias e Técnicas a aplicar em Educação Sexual
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

15 …as metodologias devem estar, em primeiro lugar adaptadas às várias fases de desenvolvimento psico-sexual – um jovem de 9 ou 10 anos terá interesses e necessidades diferentes de um jovem adolescente de 12, 13 ou 15 anos. Ter em conta que… Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

16 …mesmo falando numa fase de desenvolvimento – infância, pré-adolescência, adolescência, jovem adulto, etc. – existem profundas diferenças individuais, e este facto dá origem a turmas heterogéneas na sua composição, nos seus temas de interesse e nas suas inquietações. As fases de desenvolvimento são muito rápidas e o processo de aprendizagem não é linear, decorrendo através de avanços e recuos. Os temas de interesse podem variar em cada ano escolar e ao longo do mesmo. Ter em conta que…

17 …os interesses e necessidades dos rapazes e das raparigas da mesma idade são diferentes e devem ser encarados de forma positiva. Ter em conta que… Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

18 A metodologia de aprendizagem activa
O sujeito, enquanto indivíduo social fruto de um conjunto de inúmeras interacções que lhe são oferecidas pelos diferentes contextos em que se insere, é o principal agente da sua aprendizagem. O sujeito deve ser capaz de construir o seu próprio conhecimento, nas suas diferentes dimensões cognitiva, emocional e comportamental. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

19 A metodologia de aprendizagem activa
Qual é o papel do agente de educação sexual? É o de apoiar e acompanhar no processo de construção do sujeito, estando atento e fornecendo-lhe os meios e os recursos necessários para a construção do seu processo de aprendizagem. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

20 Comparação entre o modelo tradicional e o modelo actual de Educação Sexual
Contempla-a a partir da perspectiva reprodutora Limita-se a uma informação biomédica Modelo actual Contempla-a a partir da perspectiva integral da pessoa Conteúdos relacionados com uma grande variedade de matérias

21 Comparação entre o modelo tradicional e o modelo actual de Educação Sexual
Não se preocupa com os valores e crenças dos indivíduos Inicia-se na puberdade e na adolescência Modelo actual Leva em conta as crenças, valores e atitudes dos indivíduos Começa no nascimento e termina na morte do indivíduo Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

22 Comparação entre o modelo tradicional e o modelo actual de Educação Sexual
Muitas vezes é culpabilizadora e criadora de angústias nos educandos Objectivos excessivamente centrados na prevenção (gravidez precoce e IST’s) Modelo actual Criadora de liberdade e responsabilidade sexual O Objectivo prioritário é fazer com que o indivíduo viva a sexualidade de forma plena e positiva Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

23 As metodologias participativas expressam-se na utilização de um conjunto muito vasto de técnicas:
Trabalho de pesquisa (metodologia de Projecto); Brainstorming ou “Tempestade de ideias”; Resolução de problemas; Jogos de clarificação de valores; Utilização de questionários; Role play ou dramatização, Visita externa; Produção de cartazes; Caixa de perguntas; Fichas; Exploração de vídeos e outros meios audiovisuais. Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

24 O trabalho de pesquisa é um estímulo interessante para as actividades académicas, ajudando a clarificar ideias e levando o sujeito a interrogar-se. A pesquisa de informação pode ser feita em inúmeras e diversificadas fontes: livros, revistas, jornais; via Internet, podendo recorrer-se também a entrevistas, trabalho de campo, arquivos, bancas de dados e visitas de estudo. Deve ter-se em conta dois aspectos principais: 1- escolha de um plano de trabalho e definição das informações necessárias; 2- reorganização das informações e apresentações finais, sob a forma de uma breve comunicação um breve texto escrito, um painel ou uma apresentação oral. Trabalho de pesquisa Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

25 Consiste em listar, sem a preocupação de discutir num primeiro momento, todas as sugestões que o grupo ou a turma fazem sobre determinada questão ou problema. A lista deve ser constituída por palavras ou frases simples. Não é aconselhável a sua discussão antes da lista estar completa. Deste modo, é possível recolher uma grande participação e uma vasta gama de contribuições, não as limitando desde o início com valorações ou opiniões contrárias. Brainstorming Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

26 Resolução de problemas
Mediante a utilização de histórias e/ou casos inventados ou reais, incentiva-se a discussão para a resolução de problemas comuns com os quais os sujeitos podem vir a ser confrontados. Resolução de problemas Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

27 Resolução de problemas
Os jornais, as revistas ou as histórias populares podem ser utilizados de formas diferentes: - pode ser utilizada uma história sem final e, nesse caso, pedir-se-á aos grupos ou à turma que criem um ou vários finais possíveis; - pode ser utilizada uma história pedindo aos participantes para atribuírem diferentes valores às várias personagens; -Pode-se pedir ao(s) grupo(s) que identifique(m) uma ou várias soluções para cada caso. Resolução de problemas Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

28 Se fosse comigo… Exemplo:
«Lembro-me do caso verídico de um rapaz que, tendo pedido namoro a uma colega, foi confrontado no dia seguinte com a entrega de um calendário onde, segundo ela informou podia verificar os dias em que podiam ter relações sexuais e aqueles em que as mesmas eram interditas. E… ele…» TAREFA: Numa folha de papel escreve a continuação deste caso. Se fosse comigo… Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

29 Jogos de clarificação de valores
Consiste em promover o debate entre posições diferentes (podendo ou não chegar-se a consenso), através da utilização de pequenas frases que sejam opinativas ou polémicas. Pode-se pedir a um dos participantes para assumir a defesa da opinião expressa na frase, a um segundo para a atacar (ainda que estas não sejam as suas posições na realidade) e a um terceiro que observe o debate, para depois o descrever ao grande grupo. Jogos de clarificação de valores Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

30 Jogos de clarificação de valores
Podem utilizar-se escalas do tipo: “concordo totalmente”; “concordo em parte”; “é-me indiferente”; ”discordo em parte”; “discordo totalmente”. … fazendo mover os intervenientes na sala para cada uma das posições (que são afixadas nas paredes), ou utilizando as opiniões individuais para o debate em pequenos grupos e, numa fase posterior, em grande grupo. Jogos de clarificação de valores Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

31 Utilização de questionários
Normalmente os questionários são utilizados para recolher conhecimentos e opiniões existentes. Também podem ser utilizados para transmitir conhecimentos. Preenchidos os questionários, individualmente ou em grupo, pode-se depois responder às perguntas em grande grupo. Utilização de questionários Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

32 Consiste na simulação de pequenos casos ou histórias em que intervêm o número de personagens que se quiser. Não devem ser longas (cerca de 10 minutos) e devem ser complementados com debate em pequeno ou em grande grupo. É uma forma particularmente dinâmica de analisar uma situação ou provocar um debate. Role play Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

33 O Role Playing ajuda os alunos a compreender o comportamento social, o seu papel nas interacções sociais e as formas de resolver problemas de uma forma mais eficaz. Este modelo, requer que os estudantes experienciem os conflitos, aprendam a desempenhar os papéis dos outros e observem os diferentes comportamentos sociais. Com adaptações, o Role Playing pode ser usado por estudantes de todas as idades e é um excelente processo de desenfatizar o papel tradicional do professor. Existem várias versões deste modelo, mas é comum um desenvolvimento nas seguintes fases: Aquecimento da turma; Selecção dos participantes; Preparação da representação; Preparação da observação; Representação; Discussão e avaliação; Generalização. Role play

34 Role play saber escutar o outro;
O Role playing pode ser eficazmente aproveitado no treino de determinadas situações, tais como: saber escutar o outro; saber olhar directamente o parceiro(a); saber dizer sim ou não; saber expressar um cumprimento ou uma carícia. Role play

35 Pode aproveitar-se de forma bastante mais eficaz a visita de alguém especialista num determinado assunto, se houver uma apresentação anterior à visita e uma preparação das perguntas e questões que a turma desejar colocar. A visita pode também ser complementada com um trabalho em sub-grupos, em que são pedidas opiniões, sínteses ou dúvidas que tenham ficado após a visita. Visita externa

36 É uma forma de organizar a informação recolhida (textos, fotografias, gráficos, esquemas etc.). Pode ser apresentada ao grande grupo, e/ou pode ser uma forma de fomentar a discussão à volta de um tema. Pede-se com antecedência aos participantes que tragam revistas e jornais relacionados com um dado tema a debater. As colagens podem ser feitas em sub-grupos ou colectivamente. Cada grupo, se for esse o caso, apresenta os seus trabalhos que são depois debatidos em grande grupo. Produção de cartazes Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

37 Se fosse eu… Exemplo de tarefa:
A partir de revistas de sociedade os alunos recortam várias partes do corpo das figuras humanas. Constroem a sua imagem ideal para o género masculino e feminino, colando as várias peças num cartaz. Se fosse eu…

38 Consiste na recolha prévia e anónima de perguntas, sobre temas de interesse da turma, ou para levantamento de necessidades. Pede-se a cada sujeito que formule duas ou três perguntas por escrito, numa folha de papel que é colocada numa caixa (tipo urna de voto). Caixa de perguntas Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

39 Facilitam o desenvolvimento dos trabalhos, e devem ser construídas de acordo com os objectivos a alcançar: recolha de informação; exploração de informação; síntese de informação; avaliação. Fichas Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

40 Exploração de vídeos e outros meios audiovisuais
Estes materiais podem ser um auxiliar muito importante para o desenvolvimento das actividades, no entanto muitas vezes confunde-se a utilização do instrumento com a realização da actividade. Assim aconselha-se que sejam diferenciados os momentos “antes da projecção” e “após a projecção”. Exploração de vídeos e outros meios audiovisuais

41 Deve existir uma recolha de perguntas e assuntos que a turma ou grupo deseja ver tratados de forma a ajustar à necessidade do grupo. “antes da projecção” Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |

42 “após a projecção” É importante identificar:
as partes do vídeo que apresentam mais interesse; os conhecimentos que ficaram; as dúvidas que surgiram. “após a projecção”

43 Boa noite e obrigada pela vossa atenção!


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