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HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.

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Apresentação em tema: "HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1

2 O Renascimento científico 2

3 Repare agora nos dois homens em lugares quase simétricos na tela 3

4 4 SIMETRIA

5 Os matemáticos O da esquerda representa Pitágoras (c. 580 a.C. – 500 a.C.); O da direita, Euclides (360 a.C. – 295 a.C.). Ambos foram grandes matemáticos. Na pintura, eles expõem seus princípios a grupos de alunos interessados. 5

6 6 Muitos dos conceitos de Pitágoras e de Euclides (este último considerado o “Pai da Geometria”) são ensinados até hoje nas escolas. Por exemplo: O princípio segundo o qual a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180 °.

7 Por que a valorização da Matemática era importante para o pensamento humanista da época? 7 Lembre-se de que nesse período as cidades estavam em pleno crescimento. Ao mesmo tempo, o comércio também se expandia, assim como os bancos.

8 As faculdades (universidades) As faculdades, controladas pela Igreja, preocupavam-se mais em formar teólogos, médicos e advogados. Os humanistas preocupavam-se em ensinar disciplinas voltadas para os estudos humanos, como Filosofia, Gramática, História e Matemática. 8

9 Matemática e Direito Romano 9 Conhecer Matemática era fundamental para os banqueiros, comerciantes e seus funcionários. E, a exemplo da Matemática, o conhecimento do Direito Romano era de importância decisiva para advogados, juízes e funcionários públicos.

10 Agora, olhe para o detalhe da pintura Um homem de costas, ao lado de Euclides, segura um globo terrestre na mão esquerda. Esse homem representa Ptolomeu, astrônomo e geógrafo do século II, que viveu em Alexandria, no território hoje pertencente ao Egito. 10

11 Ptolomeu realizou importantes trabalhos nas áreas de Astronomia, Cartografia e Geografia. 11 No início do século XV, sua obra foi traduzida na Europa. Muitos cartógrafos dessa época apoiaram-se nela para criar uma nova forma de elaboração de mapas. A partir de então, os mapas passaram a configurar o mundo segundo medidas de longitude e latitude, de modo diferente da concepção medieval de representação cartográfica.

12 Definições 12  Longitude: uma das medidas para se saber a posição de um lugar na superfície da Terra. Hoje a longitude é medida em graus, de zero a 180, para leste ou para o oeste, a partir do meridiano de Greenwich.  Latitude: uma das medidas para se saber a posição de um lugar na superfície da Terra. A latitude é medida a partir da linha do equador, para o norte ou para o sul do planeta.

13 13

14 14 No ano em que esse afresco começou a ser pintado (1509) a Europa já estava envolvida com as Grandes Navegações, e os novos conhecimentos cartográficos eram de grande importância para o sucesso de tais expedições.

15 Você sabia? 15 Observe que o planeta Terra é representado, nas mãos de Ptolomeu, como uma esfera. Hoje, isso não é nenhuma novidade, mas no final do século XV e início do XVI, boa parte da população europeia acreditava que a Terra era plana. A primeira viagem marítima que confirmaria a esfericidade do planeta só seria realizada mais tarde, com Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522.

16 16 FIM


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