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UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI
CAMPUS Dra JOSEFINA DEMES-FLORIANO-PI BACHARELADO EM CIENCIA DA COMPUTACAO PROFESSOR: ERIVELTON ROCHA ACADEMICOS: ALEX, DEMERVAL ,LENITA, RAFAEL E RODOLPHO

2 NORMAS DA GESTÃO DA QUALIDADE
Definição e História da ISO Para que server o ISO Vantagens e desvantagens Razões que levam uma empresa a implantar ISO Como a empresa ganha a ISO.

3 ISO 9000 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

4 ISO 9000 A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

5 HISTÓRIA ISO Desde os seus primórdios, a industrialização levantou questões relativas à padronização, ao gerenciamento de processos e à qualidade dos produtos. No início do século XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor visando racionalizar as etapas de produção, aproveitados com sucesso por Henry Ford, que implantou a linha de montagem.

6 HISTÓRIA ISO... A padronização internacional começou pela área eletrotécnica, com a constituição, em 1922, da International Electrotechnical Commission (IEC). O seu exemplo foi seguido em 1926, com o estabelecimento da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), com ênfase na engenharia mecânica. As atividades da ISA cessaram em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

7 HISTÓRIA ISO ... Com o final do conflito, em 1946 representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, com o objetivo de "facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais". A nova organização, a Organização Internacional para Padronização, iniciou oficialmente as suas operações em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça.

8 HISTÓRIA ISO ... Com a acentuação da globalização na década de 1980, aumentou a necessidade de normas internacionais, nomeadamente a partir da criação da União Europeia.

9 HISTÓRIA ISO ... Conforme Seddon, "Em 1987, o governo britânico persuadiu a Organização Internacional para Padronização (ISO) a adotar a BS 5750 como uma norma padrão internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO Esta nova versão exigia ainda o envolvimento da gestão para promover a integração da qualidade internamente na própria organização, definindo um responsável pelas ações da qualidade. Adicionalmente, pretendia-se melhorar o gerenciamento de processos por meio de aferições de desempenho e pela implementação de indicadores para medir a efetividade das ações e atividades desenvolvidas

10 HISTÓRIA ISO... Mas a principal mudança na norma foi a introdução da visão de foco no cliente. Anteriormente, o cliente era visto como externo à organização, e doravante passava a ser percebido como integrante do sistema da organização. A qualidade, desse modo, passava a ser considerada como uma variável de múltiplas dimensões, definida pelo cliente, por suas necessidades e desejos. Além disso, não eram considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos os envolvidos na cadeia de produção.

11 QUEM PODE APLICAR As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa

12 ... Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.

13 ... Portanto, as normas ISO não conferem qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características. Os princípios básicos das normas de ISO 9000 são uma organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna.

14 ... A empresa deve ser constantemente auditada, estar sempre se auto-averiguando, para descobrir defeitos e promover as ações preventivas e corretivas para que eles não se repitam. Enfim, vai montar um sistema de qualidade que faça com que o empregado não se perca dentro da sua própria função. Agindo assim, tem condições de atender à demanda, sabe onde estão as coisas, tem tudo documentado e, acima de tudo, tem uma administração que está comprometida com a qualidade.

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16 Critérios para a normatização
As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas.

17 Demonstrar que administra com qualidade e, portanto, garante a qualidade de seus produtos e serviços. Relações comerciais facilitadas. Redução de riscos. Trabalho mais organizado e menos sujeito a erros. Redução de custos. Perdas de produção, menos reprocessamento, reparo e retrabalho. Benefícios para os colaboradores e empregados. Menos conflito no trabalho e maior integração entre setores. Maiores oportunidades de treinamento.

18 Para que servem A certificação, pelas normas ISO série 9000, dão confiança, tanto para a organização como para os clientes. A organização, tendo um Sistema de Gestão da Qualidade implantado, pode através de auditorias internas e externas, localizar não-conformidades e corrigí-las. E o cliente, sabe que a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade, logo, está aparelhada para fornecer segundo os requisitos contratados.

19 Estabelecer critérios para implantação de
Sistemas de Gestão da Garantia da Qualidade A conformidade do produto ou serviço, ou seja, a sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto, desenvolvimeto, planejamento,pos-produçao, instalaçao,assistencia tecnica e marketing.

20 As Aplicações da norma ISO 9000
Acontecem na organizaçao da empresa, principalmento nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigencias de procedimentos escritos para as atividades tais como: 1-Analise de contrato 2-contole de documentos 3-controle de produto que nao esteja conforme as normas 4-açao corretiva 5-registro de qualidade 6-treino.

21 EM FOCO... Um "produto", no vocabulário da ISO, pode significar um objeto físico, ou serviço, ou software.

22 Por que as varias normas da ISO?
Porque todas as normas criadas pela ISO são atualizadas a cada cinco anos, para garantir que continuem com o status de estado de arte, dentre as normas técnicas. A multiplicação dos documentos de padronização da qualidade em 27 ISO diferentes levou os integrantes do comitê técnico da entidade a fixar que a versão ISO 9000:2000 terá apenas quatro documentos-base para a implementação de programas de qualidade em qualquer segmento. São eles: ISO 9000, ISO 9001, ISO 9004 e ISO

23 Series da ISO 9000, normas: ISO 9000 :diretrizes para seleçao e uso das normas de gestao da qualidade e garantia da. ISO 9001 :Sistemas da qualidade-Modelo para garantia da qualidade em projeto,desenvolvimento, produçao,instalação e serviços associados. ISO 9002 :Sistemas da qualidade-Modelo para garantia da qualidade em produçao,instalação e serviços associados. ISO 9003 :Sistemas da qualidade-Modelo para garantia da qualidade em inspeçao e ensaios finais. ISO 9004: diretrizes para gestao da qualidade e elementos do sistemas da qualidade.

24 REVISÃO das normas: ISO 9000: Fundamentos e vocabulário,
ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade-Requisito ISO 9004: Sistemas de gestão da qualidades-Diretrizes para melhoria de desempenho ISO 19011: Diretrizes para auditoria Sistemas de gestão da qualidade e ambiental

25 Referencias: Sitios na internet pesquisados atraves do motor de busca google Revista Qualidade-Verao 2008 Iso 9000 analise das oportunidades-Marcelo Menezes e Roberto Martins-UFSC tutorial_sobre_iso 9000


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