A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

2 A BURGUESIA INDUSTRIAL, ÁVIDA POR MAIORES LUCROS; MENORES CUSTOS e
ATÉ A IDADE MÉDIA (SÉC. XVII) A FORMA DE PRODUÇÃO MAIS UTILIZADA ERA O ARTESANATO, REALIZADO PELOS MESTRES E SEUS APRENDIZES. EM REGISTROU-SE UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA NA HUMANIDADE, DESENCADEADA NA INGLATERRA. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TEVE INÍCIO COM A MECANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO. A BURGUESIA INDUSTRIAL, ÁVIDA POR MAIORES LUCROS; MENORES CUSTOS e PRODUÇÃO ACELERADA, BUSCOU ALTERNATIVAS PARA MELHORAR A PRODUÇÃO DE MERCADORIAS. O CRESCIMENTO POPULACIONAL TAMBÉM CONTRIBUIU PARA ESSA MUDANÇA, POIS TROUXE MAIOR DEMANDA DE PRODUTOS E MERCADORIAS. E POR QUÊ NA INGLATERRA? A INGLATERRA POSSUÍA GRANDES RESERVAS DE CARVÃO MINERAL EM SEU SUBSOLO, OU SEJA, A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA PARA MOVIMENTAR AS MÁQUINAS E AS LOCOMOTIVAS À VAPOR. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

3 PEDRO CARLOS DE CARVALHO
OS INGLESES POSSUÍAM TAMBÉM GRANDES RESERVAS DE MINÉRIO DE FERRO, QUE ERA A MATÉRIA-PRIMA MAIS UTILIZADA NAQUELA ÉPOCA. HAVIA MUITA MÃO-DE-OBRA NO PAÍS, DEVIDO A LEI DOS CERCAMENTOS DOS CAMPOS. ISSO FAVORECEU A INGLATERRA, POIS HAVIA UMA MASSA DE PESSOAS PROCURANDO EMPREGO NAS CIDADES INGLESAS DO SÉCULO XVIII. A BURGUESIA INDUSTRIAL INGLESA TINHA CAPITAL SUFICIENTE PARA FINANCIAR AS FÁBRICAS, COMPRAR MATÉRIA-PRIMA E MÁQUINAS E CONTRATAR EMPREGADOS. O MERCADO CONSUMIDOR INGLÊS TAMBÉM FOI OUTRO IMPORTANTE FATOR PARA ESSE PIONEIRISMO. AVANÇOS DA TECNOLOGIA  O Séc. XVIII FOI MARCADO PELO SURGIMENTO DAS MÁQUINAS E MELHORIAS NOS TRANSPORTES. AS MÁQUINAS À VAPOR, PRINCIPALMENTE OS GIGANTES TEARES, REVOLUCIONARAM O MODO DE PRODUZIR. MESMO SUBSTITUINDO TRABALHADORES, ELAS POSSIBILITARAM A REDUÇÃO DO PREÇO DAS MERCADORIAS E A ACELERAÇÃO DO RITMO DE PRODUÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

4 Máquina de Hargreaves (1767), sob os cuidados de um só operário,
capaz de fiar, sob os cuidados de um só operário, 80 kgs de fios de algodão de uma só vez O tear hidráulico de Arkwright (1768) PRINCIPAIS MÁQUINAS INVENTADAS NA REVOLUÇÃO INDUTRIAL Locomotiva a vapor de George Stephenson (1814) Máquina Crompton, aprimorando o tear hidráulico (1779) O barco a vapor de Robert Fulton (1805) Estados Unidos Tear mecânico de Cartwright (1785) Máquina a vapor de Thomas Newcomen, aperfeiçoada depois por James Watt (1769) PEDRO CARLOS DE CARVALHO

5 PEDRO CARLOS DE CARVALHO
CARRO A VAPOR PRODUÇÃO DE PAPEL MOTOR A VAPOR PRODUÇÃO COM TEAR MÁQUINA A A VAPOR PRODUÇÃO COM TEAR PEDRO CARLOS DE CARVALHO

6 1ª. FASE : MECANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA E DA AGRICULTURA:
NA ÁREA DE TRANSPORTES, PODE-SE DESTACAR A INVENÇÃO DAS LOCOMOTIVAS À VAPOR (MARIA FUMAÇA) E OS TRENS À VAPOR. FOI POSSÍVEL TRANSPORTAR MAIS PESSOAS E MERCADORIAS, NUM TEMPO MAIS CURTO E COM CUSTOS MAIS BAIXOS. NAS FÁBRICAS A DIVISÃO DO TRABALHO AUMENTA A PRODUÇÃO E INTENSIFICA O COMÉRCIO.   O LIVRO: “A RIQUEZA DAS NAÇÕES”, DE ADAM SMITH (1776), DEFENDE ESSA DIVISÃO E INFLUENCIA OS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO. 1760 a : 1ª. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU A REVOLUÇÃO DO CARVÃO E DO FERRO. 1ª. FASE : MECANIZAÇÃO DA INDÚSTRIA E DA AGRICULTURA: - MÁQUINA DE FIAR (1767) - BARCO A VAPOR (1769) - TEAR MECÂNICO (1785) PEDRO CARLOS DE CARVALHO

7 2ª. FASE : APLICAÇÃO DA FORÇA MOTRIZ À INDÚSTRIA:
- FORNO PARA APURAÇÃO DO FERRO FUNDIDO ( 1784) - MÁQUINA A VAPOR (1786) 3ª. FASE : DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA FABRIL: - O ARTESÃO e a PEQUENA FÁBRICA DESAPARECEM - SURGEM os OPERÁRIOS E AS FÁBRICAS. - MIGRAÇÃO DO CAMPO e o AUMENTO DAS POPULAÇÕES URBANAS. 4ª. FASE : ACELERAÇÃO DOS TRANSPORTES E DAS COMUNICAÇÕES: - NAVEGAÇÃO A VAPOR (1807) - A LOCOMOTIVA A VAPOR IMPULSIONA A ESTRADA DE FERRO: 1- EM NA INGLATERRA e 2- EM NOS ESTADOS UNIDOS - O TELÉGRAFO ELÉTRICO (1835) - SELO POSTAL - INGLATERRA (1840) - TELEFONE (1876) JÁ SE ESBOÇAM OS PRIMEIROS SINTOMAS DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL, TECNOLÓGICO e INDUSTRIAL. PERCEBEM-SE AS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES e MUDANÇAS QUE OCORRERIAM COM UMA VELOCIDADE GRADATIVAMENTE MAIOR. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

8 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
A PARTIR DE e até 1914, SURGE A 2ª. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTANTE DO DESENVOLVIMENTO DO : - NOVO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AÇO (1856); - APERFEIÇOAMENTO DO DÍNAMO (1873) e - INVENÇÃO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA (1873). PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: 1 - TROCA DO FERRO PELO AÇO, COMO MATERIAL INDUSTRIAL BÁSICO; 2 - A SUBSTITUIÇÃO DO VAPOR PELA ELETRICIDADE e PELOS DERIVADOS DE PETRÓLEO COMO PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA; 3 - DESENVOLVIMENTO DA MAQUINARIA AUTOMÁTICA e UMA ALTA ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO; 4 - CRESCENTE DOMÍNIO DA INDÚSTRIA PELA CIÊNCIA; 5 –TRANSFORMAÇÕES RADICAIS NOS TRANSPORTES e NAS COMUNICAÇÕES. GOTTLIEB DAIMLER (1890) e KARL BENZ (1871) FAZEM CARROS NA ALEMANHA (E JUNTOS EM 1924); JOHN BOYD DUNLOP MELHORA O PNEUMÁTICO (1888); SANTOS DUMONT VOA NO 14 BIS ( ) e HENRY FORD PRODUZ O MODELO T (1908). PEDRO CARLOS DE CARVALHO

9 REFLEXOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
6 - DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA e 7 - EXPANSÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO PARA A EUROPA CENTRAL E ORIENTAL E FINALMENTE, ATÉ AO EXTREMO ORIENTE. EM A INGLATERRA ERA A MAIOR POTÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL. O REGIME DE PRODUÇÃO NAS FÁBRICAS OCASIONOU: 1 - A TRANSFERÊNCIA DA HABILIDADE DO ARTESÃO PARA A MÁQUINA 2 - A SUBSTITUIÇÃO DA FORÇA DO ANIMAL OU DO MÚSCULO HUMANO PELA MAIOR POTÊNCIA DA MÁQUINA A VAPOR. E A MECANIZAÇÃO DOS TRABALHOS LEVOU À DIVISÃO DO TRABALHO E À SIMPLIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES. A NOVA TECNOLOGIA E A CRESCENTE LEGISLAÇÃO VALORIZAM A ADMINISTRAÇÃO E A GERÊNCIA. REFLEXOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A COMPETIÇÃO PROVOCOU A JORNADA DE TRABALHO DE 12,13 OU 14 HORAS. SURGEM A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA. O CAPITALISMO SE FIRMA E SURGE O PROLETARIADO (NOVA CLASSE SOCIAL) A RUPTURA DA ESTRUTURA CORPORATIVISTA DA IDADE MÉDIA; OS DONOS DAS FÁBRICAS ENFRENTAM PROBLEMAS DE GERÊNCIA. O AVANÇO TECNOLÓGICO E A SUBSTITUIÇÃO DO ARTESANAL PELO INDUSTRIAL DE PRODUÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

10 FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856 – 1915)
ENGENHEIRO AMERICANO QUE FOI CHAMADO DE “PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA”. O “ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS” É A CHAVE DE SUAS IDÉIAS. O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA INDÚSTRIA, ATRAVÉS DE ESTUDOS e ANÁLISES PARA A RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO OPERÁRIO. ESTUDO DE TEMPO E PADRÕES DE PRODUÇÃO SUPERVISÃO FUNCIONAL CRITÉRIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PADRONIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS PLANEJAMENTO DAS TAREFAS E CARGOS O PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO USO DE INSTRUMENTOS E DA RÉGUA DE CÁLCULO PARA ECONOMIA DE TEMPO FICHAS DE INSTRUÇÃO DE SERVIÇO TAREFA E PRÊMIOS PARA A EFICIÊNCIA SISTEMAS PARA A CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS DELINEAMENTO DA ROTINA DE TRABALHO PEDRO CARLOS DE CARVALHO

11 IDÉIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIA EM LUGAR DO EMPIRISMO IDÉIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA SELEÇÃO E TREINAMENTO DOS TRABALHADORES ARTICULAR O TRABALHO COM A CIÊNCIA DIVISÃO DO TRABALHO E DA RESPONSABILIDADE A ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE SE COMPROMETE EM PAGAR BONS SALÁRIOS E COM ASPECTOS QUE REDUZAM CUSTOS ADOÇÃO DE UM MÉTODO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO CIENTÍFICO PARA APONTAR A PESSOA COM O PERFIL CERTO PARA CADA TAREFA PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ESSES OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS ATRAVÉS DO ESTUDO CIENTÍFICO DO PROCESSO DE TRABALHO, VISANDO DEFINIR A MELHOR FORMA DE EXECUÇÃO CRIAR UM CLIMA CORDIAL ENTRE A ADMINISTRAÇÃO E OS TRABALHADORES PARA GARANTIR A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PEDRO CARLOS DE CARVALHO

12 HENRI FAYOL (1841 A 1925) ENGENHEIRO FRANCÊS QUE FOI O AUTOR DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. O SEU LIVRO: “ADMINISTRAÇÃO GERAL E INDUSTRIAL” (1915) FOI DECISIVO PARA A ADMINISTRAÇÃO. FOI 1º A SISTEMATIZAR O COMPORTAMENTO DO ADMINISTRADOR, ACREDITANDO QUE A BOA PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO SEGUE CERTOS PADRÕES QUE PODEM SER IDENTIFICADOS E ANALISADOS. O SEU TRABALHO, BASEADO NO MÉTODO DEDUTIVO, SE CARACTERIZOU PELA ÊNFASE NA ESTRUTURA QUE A ORGANIZAÇÃO DEVERIA POSSUIR PARA SER EFICIENTE. DEVIDO AO ENFOQUE DADO À EMPRESA COMO UM TODO E À SUA ADMINISTRAÇÃO, E TAMBÉM PELO ATRASO COM QUE SUA OBRA CHEGOU À AMÉRICA, AS SUAS IDÉIAS DEMORARAM PARA TEREM EFETIVA UTILIDADE PARA O MEIO INDUSTRIAL, PREDOMINANDO, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, AS PROPOSTAS DE TAYLOR E FORD. FOI O GRANDE RESPONSÁVEL PELAS IDÉIAS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO, PROPONDO A CRIAÇÃO DE SEIS ÁREAS DISTINTAS A SEREM IMPLANTADAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

13 PEDRO CARLOS DE CARVALHO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE HENRI FAYOL TÉCNICA CONTÁBIL FINANCEIRA COMERCIAL SEGURANÇA ADMINISTRATIVA O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO ELABORADO POR FAYOL É RESULTADO DE SUA EXPERIÊNCIA EMPRESARIAL, DIVIDINDO-SE EM : 01- A ADMINISTRAÇÃO É UMA FUNÇÃO DISTINTA DAS DEMAIS FUNÇÕES, COMO FINANCEIRA, TÉCNICA, COMERCIAL, SEGURANÇA E CONTÁBIL. 02- A ADMINISTRAÇÃO É UM PROCESSO DE PREVISÃO, ORGANIZAÇÃO, COMANDO, COORDENAÇÃO E CONTROLE. 03- SEU SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER ENSINADO E APRENDIDO, OBEDECENDO PRINCÍPIOS GERAIS QUE DEVEM SER SEGUIDOS PARA GARANTIR A SUA EFICÁCIA. FAYOL SE PREOCUPAVA COM A DIVISÃO DO TRABALHO, HIERARQUIA e a UNIDADE DE COMANDO. PARA ELE O DIRIGENTE ERA A PRINCIPAL FONTE DE ENERGIA PARA AS OPERAÇÕES; MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS E A HARMONIA DE INTERESSES ENTRE ADMINISTRAÇÃO E EMPREGADOS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

14 OS 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO, SEGUNDO HENRI FAYOL
01- DIVISÃO DO TRABALHO QUANTO MAIS AS PESSOAS SE ESPECIALIZAM , MAIS EFICIENTEMENTE PODERÃO REALIZAR O SEU TRABALHO. 02- AUTORIDADE OS ADMINISTRADORES DEVEM DAR ORDENS PARA QUE OS TRABALHOS SEJAM EXECUTADOS. 03- DISCIPLINA OS MEMBROS DE UMA ORGANIZAÇÃO PRECISAM RESPEITAR AS REGRAS E OS ACORDOS QUE A GOVERNAM. PARA FAYOL ELA RESULTA DE UMA BOA LIDERANÇA EM TODOS OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO, COM ACORDOS JUSTOS (PRÊMIOS) E PENALIDADES. 04- UNIDADE DE COMANDO CADA EMPREGADO DEVE RECEBER INSTRUÇÕES DE APENAS UMA PESSOA. 05- UNIDADE DE DIREÇÃO NA ORGANIZAÇÃO, AS OPERAÇÕES QUE TÊM O MESMO OBJETIVO DEVEM SER DIRIGIDAS POR APENAS UM ADMINISTRADOR USANDO UM ÚNICO PLANO. 06- SUBORDINAÇÃO DO INTERESSE INDIVIDUAL AO BEM COMUM EM QUALQUER EMPREENDIMENTO, OS INTERESSES DOS EMPREGADOS NÃO DEVEM PREDOMINAR SOBRE OS INTERESSES DA ORGANIZAÇÃO. 07- REMUNERAÇÃO A COMPENSAÇÃO PELO TRABALHO DEVE SER JUSTA, TANTO PARA OS EMPREGADOS COMO PARA OS EMPREGADORES. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

15 12 – ESTABILIDADE DE PESSOAL
08- CENTRALIZAÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DEVE TER A RESPONSABILIDADE FINAL SOBRE AS DECISÕES DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, MAS DEVEM DAR AUTORIDADE SUFICIENTE AOS SUBORDINADOS PARA QUE REALIZEM BEM OS SEUS TRABALHOS. 09- HIERARQUIA A LINHA DE AUTORIDADE DEVE OBEDECER A UMA ORDEM DE ESCALÕES, DA ALTA ADMINISTRAÇÃO ATÉ OS MENORES NÍVEIS DA EMPRESA. 10 - ORDEM OS MATERIAIS E AS PESSOAS DEVEM ESTAR NO LUGAR CERTO NA HORA CERTA. AS PESSOAS DEVEM OCUPAR OS CARGOS PARA OS QUAIS SEJAM MAIS CAPACITADOS. 11- EQUIDADE OS ADMINISTRADORES DEVEM SER AMIGÁVEIS E JUSTOS PARA COM SEUS SUBORDINADOS. 12 – ESTABILIDADE DE PESSOAL ALTOS ÍNDICES DE ROTATIVIDADE DE PESSOAL PREJUDICA O FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO, ACARRETANDO CUSTOS DE TREINAMENTO E REPOSIÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. 13 - INICIATIVA OS SUBORDINADOS DEVEM TER LIBERDADE PARA CONCEBER E CONCRETIZAR SEUS PLANOS, AINDA QUE DISSO POSSAM RESULTAR ALGUNS ERROS. 14 - ESPÍRITO DE EQUIPE A PROMOÇÃO DO ESPÍRITO DE EQUIPE DARÁ UM SENTIDO DE UNIDADE À ORGANIZAÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

16 PROPORCIONALIDADE DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
NÍVEIS HIERÁRQUICOS MAIS ALTOS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS PREVISÃO ORGANIZAÇÃO COMANDO COORDENAÇÃO CONTROLE OUTRAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS MAIS BAIXOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

17 AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR AS FUNÇÕES UNIVERSAIS DA
ADMINISTRAÇÃO PREVER; PREVISÃO; ORGANIZAR; ORGANIZAÇÃO; COMANDAR; COMANDO; COORDENAR; COORDENAÇÃO; CONTROLAR. ; CONTROLE. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

18 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FREDERICK WINSLOW TAYLOR ÊNFASE NAS TAREFAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

19 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA HENRI FAYOL ÊNFASE NA ESTRUTURA PEDRO CARLOS DE CARVALHO

20 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E A TEORIA CLÁSSICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA PIONEIRO: FREDERICK W. TAYLOR ENFOQUE DA TAREFA ÊNFASE * AUMENTO DA EFICIÊNCIA NA CONDUÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS; * RACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO; * MELHORIA NAS ROTINAS DE CHÃO DE FÁBRICA e * APLICAÇÃO DE MÉTODOS RACIONAIS E PADRONIZAÇÃO DE MEDIDAS E PROCESSOS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

21 ENFOQUE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ÊNFASE
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E A TEORIA CLÁSSICA TEORIA CLÁSSICA PIONEIRO: HENRI FAYOL ENFOQUE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ÊNFASE * AUMENTO DA EFICIÊNCIA ATRAVÉS DA MELHOR ORGANIZAÇÃO DOS SETORES DA EMPRESA; * RELEVÂNCIA DO PAPEL DA GERÊNCIA e * DEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DA EMPRESA E DAS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

22 SEU LEMA ERA: “PEQUENOS LUCROS E GRANDES NEGÓCIOS”
HENRY FORD NATURAL DOS ESTADOS UNIDOS ( ), FOI O CRIADOR E PRINCIPAL PROPAGADOR DA PRODUÇÃO SISTÊMICA, TENDO COMBATIDO ARDUAMENTE O FORMALISMO E O CRESCIMENTO DA BUROCRATIZAÇÃO. SEU LEMA ERA: “PEQUENOS LUCROS E GRANDES NEGÓCIOS” SUAS MAIORES PREOCUPAÇÕES FORAM: AS IDÉIAS SOBRE O PAPEL SOCIAL DOS PATRÕES; O PAPEL SOCIAL DOS OPERÁRIOS; O PAPEL SOCIAL DE SEUS CONSUMIDORES e OS PREÇOS DE VENDA REDUZIDOS e OS ALTOS SALÁRIOS. DEU ENFÂSE TOTAL: AO TRABALHO RACIONALIZADO EM CADEIA, ATRAVÉS DA LINHA DE MONTAGEM. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

23 NO FORDISMO: EM 1903 MONTOU E ORGANIZOU A FORD MOTOR COMPANY” ,
NA CIDADE DE DETROIT - EUA. O PRIMEIRO VEÍCULO FOI VENDIDO EM 23/07/1903. SEU OBJETIVO ERA PROMOVER A MAIOR PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS DE TODO O MUNDO, COM RECURSOS PRÓPRIOS. FORD DEFENDIA A TESE VITORIOSA DE QUE O CICLO DE PRODUÇÃO DEVERIA COMEÇAR SEMPRE PELO CONSUMIDOR. O SEU CARRO DEVERIA SER PROJETADO, DESENHADO E PRODUZIDO PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES E ANSEIOS DOS COMPRADORES. CABERIA À EMPRESA OS TRABALHOS DE COMBINAÇÃO DO PREÇO E DA QUALIDADE, PARA A REALIZAÇÃO DESSES DESEJOS. NO FORDISMO: O OPERÁRIO É RESPONSÁVEL PELO SEU TRABALHO; MESTRE PELOS OPERÁRIOS DE SEU GRUPO; O CHEFE DE SEÇÃO POR SUA ÁREA e O INSPETOR GERAL, COM OS SEUS ASSISTENTES. ELE ERA O RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES DE TRANSPORTES, FERRAMENTAS, etc. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

24 PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS
EM FORD JÁ PAGAVA US$5.00 POR DIA A SEUS OPERÁRIOS (ERA O DOBRO DO SALÁRIO MÉDIO DA ÉPOCA). ESSA POLÍTICA CONTRIBUIU PARA QUE A FORD SE TORNASSE UMA DAS MAIORES E MAIS IMPORTANTES ORGANIZAÇÕES DO MUNDO. HENRY FORD DEU GRANDE ATENÇÃO À: PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES DO TRABALHO; AFASTANDO DEFEITOS DE CONSTRUÇÃO, ELIMINANDO ESPAÇOS PEQUENOS, INADEQUADOS E INSUFICIENTES; IDENTIFICANDO MÁQUINAS PERIGOSAS, MELHORANDO A ILUMINAÇÃO E A FALTA DE PROTEÇÃO INTERNA. PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS 1- NÃO TEMER O FUTURO E NEM IDOLATRAR O PASSADO; 2- NÃO TEMER A COMPETIÇÃO; 3- SOBREPOR O INTERESSE DA PRODUÇÃO AO INTERESSE DO CONSUMIDOR FINAL. 4- NÃO INDUZIR A INDÚSTRIA A VENDER CARO O QUE SE PRODUZ BARATO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

25 EM 1925 SEU PREÇO DE VENDA ERA DE US$260.00
HENRY FORD FOI UM GRANDE INOVADOR, COM IDÉIAS PARA A INDÚSTRIA E PARA A GESTÃO DE PESSOAS (ADM. DE SALÁRIOS, PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO) EM QUASE 19 ANOS FORAM PRODUZIDOS UM TOTAL DE 15 MILHÕES DE MODELOS T, NÚMERO SOMENTE SUPERADO EM PELO VW FUSCA. EM 01/10/1908 FOI PRODUZIDO O PRIMEIRO FORD MODELO T, VENDIDO POR US$825.00 EM SEU PREÇO DE VENDA ERA DE US$260.00 FOI O FORD MODELO T QUE TORNOU PADRÃO O USO DE DIREÇÃO DO LADO ESQUERDO EM GRANDE PARTE DO MUNDO. “ PODE SER ENCOMENDADO EM QUALQUER COR, DESDE QUE PRETA”, DOS 15 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS ERAM DA COR PRETA. AS OUTRAS TRÊS MILHÕES ERAM VERDE, VERMELHO E AZUL, MAS ERAM TÃO ESCURAS QUE NÃO SE DISTINGUIAM DA COR PRETA. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

26 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
PEDRO CARLOS DE CARVALHO

27 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
GEORGE ELTON MAYO, CIENTISTA SOCIAL AUSTRALIANO e PROF. DA FAMOSA HARVARD SCHOOL OF BUSINESS ADM., NOS ANOS 20 E 30, DESENVOLVEU VÁRIOS ESTUDOS SOBRE PROBLEMAS DO TRABALHADOR NO AMBIENTE DE TRABALHO. PESQUISANDO UMA FÁBRICA TÊXTIL, MAYO PROCURAVA IDENTIFICAR OS FATORES QUE PROVOCAVAM A ALTA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS DA ÁREA DE PRODUÇÃO. A INTRODUÇÃO DE MELHORIAS COMO: INTERVALOS PARA DESCANSO, ENFERMARIAS, etc., CONTRIBUIRAM PARA A REDUÇÃO DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL E AUMENTARAM A PRODUÇÃO DA FÁBRICA. DE a MAYO E UMA EQUIPE DE PESQUISADORES FIZERAM EXPERIÊNCIAS NA WESTERN ELECTRIC COMPANY (HAWTHORNE, EM CHICAGO), LEVANTANDO QUESTÕES QUE RESULTARAM NA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

28 PRINCÍPIOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
01-O NÍVEL DE INTEGRAÇÃO SOCIAL DO GRUPO AFETA O TRABALHO INDIVIDUAL, INFLUINDO PRINCIPALMENTE NOS RESULTADOS PRODUTIVOS. 02-O TIPO DE TRATAMENTO (ESTILO DE LIDERANÇA) APLICADO PELOS ADMINISTRADORES AOS FUNCIONÁRIOS INFLUI EM SEU DESEMPENHO. 03-A EXCESSIVA DIVISÃO DO TRABALHO TORNA-O REPETITIVO E DESMOTIVANTE, OCASIONANDO PERDA DE EFICIÊNCIA DO TRABALHADOR 04-A FORMAÇÃO DE GRUPOS INFORMAIS ONDE OS INDIVÍDUOS ESTABELECEM RELAÇÕES QUE ULTRAPASSAM OS ELOS FORMAIS DEFINIDOS PELA ORGANIZAÇÃO, GERANDO DIFERENTES CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

29 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - A. MASLOW
01- NECESSIDADES BÁSICAS: RELACIONADAS COM AS CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA DOS INDIVÍDUOS, COMO ALIMENTAÇÃO, REPOUSO, ABRIGO, PROTEÇÃO, ETC. 02- NECESSIDADES DE SEGURANÇA: AS PESSOAS AGORA VOLTAM-SE PARA AS QUESTÕES REFERENTES À SEGURANÇA E ESTABILIDADE, COMO REDUÇÃO DE FONTES DE PERIGO, DOENÇAS E NA PERDA DO EMPREGO. 03- NECESSIDADES SOCIAIS: À MEDIDA EM QUE SE SENTEM MAIS SEGUROS AS PESSOAS BUSCAM MEIOS DE ACEITAÇÃO SOCIAL, VISANDO AUMENTAR A INTEGRAÇÃO EM GRUPOS, RESPEITO, ATENÇÃO, AUTOCONFIANÇA E AFETO. 04- NECESSIDADES DE ESTIMA: OS INDIVÍDUOS OBSERVAM SUAS AÇÕES, SENTIMENTOS E GRAU DE AUTO-ANÁLISE, REFLETINDO NA AUTO-ESTIMA, NO RECONHECIMENTO PELAS AÇÕES DA APRECIAÇÃO E/OU ADMIRAÇÃO PROFISSIONAL. 05- NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO: AS PESSOAS TAMBÉM PROCURAM DEMONSTRAR SUAS CAPACIDADES DE DESENVOLVER SEU POTENCIAL E SUAS HABILIDADES PESSOAIS E PROFISSIONAIS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

30 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - A. MASLOW
NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO AUTO-DESENVOLVIMENTO, POTENCIALIDADES RECONHECIMENTO, ADMIRAÇÃO, AUTO-ESTIMA NECESSIDADES DE ESTIMA AFETO, AFEIÇÃO, ACEITAÇÃO, COMPREENSÃO NECESSIDADES SOCIAIS DESEMPREGO, PERIGOS, DOENÇAS NECESSIDADES DE SEGURANÇA ALIMENTAÇÃO,ABRIGO REPOUSO, PROTEÇÃO, SATISFAÇÃO SEXUAL NECESSIDADES BÁSICAS PEDRO CARLOS DE CARVALHO

31 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
OUTRO COLABORADOR IMPORTANTE DA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL FOI O PROF. e PSICÓLOGO FREDERIK HERZBERG, QUE DEFENDIA UM MODELO MOTIVACIONAL FUNDAMENTADO EM DOIS FATORES-CHAVES PARA A COMPREENSÃO DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS. 01-FATORES HIGIÊNICOS ABRANGEM TODOS OS ASPECTOS QUE ATINGEM O TRABALHADOR E QUE DEPENDEM DAS POLÍTICAS DA EMPRESA, COMO A INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DO MEIO AMBIENTE, SISTEMA DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS, TIPO DE CHEFIA, ENTRE OUTROS. 02- FATORES MOTIVACIONAIS LIGADOS DIRETAMENTE ÀS NECESSIDADES DE ESTIMA E AUTO-REALIZAÇÃO, ONDE O ESTILO DE LIDERANÇA ENCONTRADO NA EMPRESA E NA FORMA COMO SÃO REALIZADAS AS TAREFAS ENVOLVEM MAIOR AUTONOMIA DO FUNCIONÁRIO, NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E AUTO-REALIZAÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

32 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
APROFUNDANDO O DEBATE A PARTIR DAS LIMITAÇÕES DA ESCALA DAS RELAÇÕES HUMANAS PARA TRATAR ASPECTOS DA VIDA ORGANIZACIONAL, SURGIU O AMERICANO DOUGLAS McGREGOR ( ). ELE DESENVOLVEU UMA SÉRIE DE ESTUDOS QUE VISAVAM COMPREENDER OS FATORES DO ÊXITO EMPRESARIAL E A CAPACIDADE DE EXERCER O DOMÍNIO SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO. OS SEUS ESTUDOS LEVARAM À DETERMINAÇÃO DAS DIFERENTES E IMPORTANTES TEORIAS X e Y. ENQUANTO A TEORIA X RETRATA OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, A TEORIA Y TRADUZ AS PRINCIPAIS IDÉIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. TEORIA X OS INDIVÍDUOS TÊM UMA REJEIÇÃO NATURAL AO TRABALHO. TEORIA Y AS PESSOAS PROCURAM FAZER DA MELHOR FORMA POSSÍVEL SE TIVEREM CONDIÇÕES MATERIAIS DE DESEMPENHAREM SUAS FUNÇÕES. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

33 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA X OS TRABALHADORES SÓ CONSEGUEM REALIZAR TAREFAS SOB PRESSÕES, MANIPULAÇÕES, COERÇÃO E CONTROLE. TEORIA Y OS INDIVÍDUOS PROCURAM AUTOCORREÇÃO E SE EMPENHAM PARA ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PELA ORGANIZAÇÃO EM QUE ATUAM. TEORIA X O HOMEM APENAS PROCURA ALCANÇAR SEGURANÇA, NÃO TEM AMBIÇÃO E TEM REPULSA POR RESPONSABILIDADE. TEORIA Y UMA PESSOA NORMAL BUSCA SEU AUTOCRESCIMENTO, QUER ASSUMIR RESPONSABILIDADES E RECEBER RECOMPENSAS PELAS MESMAS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

34 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA X EXISTEM MUITO POUCAS PESSOAS QUE APRESENTAM UM POTENCIAL CRIATIVO. TEORIA Y A MAIORIA DOS SERES HUMANOS TEM UMA CAPACIDADE INTELECTUAL E CRIATIVA. TEORIA X O ESTILO DE LIDERANÇA É AUTORITÁRIO. TEORIA Y O ESTILO DE LIDERANÇA É PARTICIPATIVO. TUDO ISSO TEVE AMPLOS REFLEXOS NA POPULARIZAÇÃO DOS ESTUDOS REALIZADOS POR PESQUISADORES DE RELAÇÕES HUMANAS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

35 USANDO A VISÃO OTIMISTA DA NATUREZA DO TRABALHADOR COMO ALICERCE, A TEORIA Y DEFENDIA QUE OS GERENTES SE VOLTASSEM PARA O LADO PSICOLÓGICO DO TRABALHADOR FAZENDO: 01- DELEGAR AUTORIDADE A NÍVEIS INFERIORES NA ORGANIZAÇÃO, E ASSIM DESAFIAR OS TRABALHADORES A TOMAREM DECISÕES E EXPRESSAREM CONFIANÇA EM SUAS HABILIDADES; 02- FAZER COM QUE O TRABALHO FOSSE MAIS INTERESSANTE PARA OS TRABALHADORES; 03- AUMENTAR O NÍVEL DE RESPONSABILIDADE INERENTE A CADA TAREFA; 04- DESCOBRIR NOVAS RECOMPENSAS PARA O DESEMPENHO DO TRABALHADOR, REFERENTES A UMA VARIEDADE DE NECESSIDADES PSICOLÓGICAS E NÃO SIMPLESMENTE O DINHEIRO; 05- TRATAR OS TRABALHADORES COM RESPEITO E AUMENTAR A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO, DESENHO E RESULTADOS DO TRABALHO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO

36 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
McGREGOR RESUMIU SEUS ESTUDOS NO LIVRO “O LADO HUMANO DA EMPRESA” (1960). O LIVRO TEVE UM IMPACTO PROFUNDO NA ADMINISTRAÇÃO AMERICANA. MAYO ESTUDOU UMA ORGANIZAÇÃO E DESCREVEU UM PERÍODO PROLONGADO DE EXPERIÊNCIAS, ENQUANTO McGREGOR DESCREVEU DE FORMA AMPLA SEUS ESTUDOS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. ELE NÃO SUGERIU NENHUM CURSO DE AÇÃO ESPECÍFICO AOS GERENTES, MAS INDICOU A NECESSIDADE DE UMA REORIENTAÇÃO FILOSÓFICA PELA ADMINISTRAÇÃO, EM TERMOS DE COMO OS FUNCIONÁRIOS E O DESENHO DO TRABALHO SÃO VISTOS. AO DISTINGUIR A VISÃO PESSIMISTA DA TEORIA X E O OTIMISMO DA TEORIA Y, ELE REFORMULOU A TEORIA E A PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO. A TEORIA Y TINHA UM CAMINHO HUMANISTA, LEVANDO AO CRESCIMENTO PESSOAL, MELHORIA DO DESEMPENHO E DA PRODUTIVIDADE. PEDRO CARLOS DE CARVALHO


Carregar ppt "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google