Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INTCEX 5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
2
5.1 ALICEWEB OSistema de Análise das Informações de Comércio Exterior, denominado AliceWeb, do MDIC, foi desenvolvido visando modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação das estatísticas brasileiras de exportações e importações. O AliceWeb tem como base de dados do SISCOMEX O acesso ao AliceWeb é gratuito, bastando realizar o cadastro e fazer as consultas desejadas.
5
5.2 BRAZIL TRADE NET A BrazilTradeNet (BTN) é o portal de promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e uma das maiores e mais completas redes de informações comerciais da América Latina. Criado em 1998 e administrado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Itamaraty, o site tem por objetivos estimular as exportações brasileiras e atrair investimentos diretos para o Brasil.
6
5.2 BRAZIL TRADE NET Por meio do site, o empresário brasileiro pode divulgar gratuitamente seus produtos no mercado internacional. Além disso, pode inscrever-se em eventos e em missões empresariais promovidos pelo DPR, bem como acessar, entre outros itens, sem qualquer ônus: • o maior banco de dados da América Latina de empresas importadoras; • demandas de importação de produtos brasileiros; • pesquisas de mercado; • publicações; • informações sobre concorrências públicas internacionais;
7
5.3 – PORTAL DO EXPORTADOR O Portal do Exportador, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, visa a agrupar em um único endereço da Internet os mais variados assuntos relacionados a comércio exterior. De acesso livre e sem necessidade de cadastramento, o Portal do Exportador conta com mais de 500 links para sites nacionais e internacionais, constituindo-se, dessa forma, valiosa fonte de informações. O usuário poderá pesquisar os mais diversos assuntos, como programas de apoio à exportação, legislação, oportunidades comerciais, instrumentos de crédito, tarifas e normas de países, logística, feiras e eventos, entre outros. O Portal do Exportador é voltado especialmente para as micro, pequenas e médias empresas, pois facilita o acesso às informações sobre comércio exterior disponíveis na Internet.
9
5.4 - ENCOMEX Encontros de Comércio Exterior - ENCOMEX
Consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro, em particular do micro e pequeno, no contexto internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios com o exterior, contribuindo com a divulgação da cultura exportadora.
10
5.5 - RADAR COMERCIAL Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, o Radar Comercial é um instrumento de consulta e análise de dados (data mining) relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.