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Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Os oito princípios podem ser usados pela administração como.

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1 lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Os oito princípios podem ser usados pela administração como um guia para a aumentar o desempenho de uma organização: a)Foco no consumidor; b)Liderança; c)Envolvimento das pessoas; d)Abordagem no processo; e)Abordagem no sistema de gerenciamento; f)Melhoria contínua; g)Abordagem factual para tomada de decisões; h)Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos. iso.org

2 lavratti.com Slide 2/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Foco no consumidor As organizações dependem de seus clientes e, por isso, devem entender as necessidades correntes e futuras deles, atender aos seus requisitos e se esforçar para exceder as expectativas. Benefícios: a)Aumento nas receitas e na participação no mercado obtidos por meio de respostas rápidas e flexíveis às oportunidades do mercado; b)Aumento da eficiência no uso dos recursos organizacionais para melhorar a satisfação do cliente; c)Incremento da lealdade do consumidor, que leva à repetição das vendas. iso.org

3 lavratti.com Slide 3/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Foco no consumidor A aplicação do princípio do foco no consumidor, tipicamente, leva a: a)Pesquisar e entender as necessidades e expectativas dos consumidores; b)Garantia de que os objetivos da organização estão ligados às necessidades e expectativas dos consumidores; c)Comunicação das necessidades e expectativas dos consumidores através de toda a organização; d)Mensurar a satisfação do consumidor e agir de acordo com os resultados; e)Sistematicamente gerenciar os relacionamentos com os consumidores; f)Garantir uma abordagem balanceada entre satisfazer o consumidor e outros interessados (proprietários, empregados, fornecedores, financiadores, comunidades locais e a sociedade como um todo). iso.org

4 lavratti.com Slide 4/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Liderança Os líderes estabelecem a unicidade de propósito e direção da organização. Eles devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas podem tornarem-se totalmente envolvidas em alcançar os objetivos da organização. Benefícios: a)As pessoas irão entender e motivarem-se em direção aos objetivos e metas da organização; b)As atividades serão avaliadas, alinhadas e implementadas de uma forma unificada; c)As falhas de comunicação entre os níveis da organização serão minimizadas. iso.org

5 lavratti.com Slide 5/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Liderança A aplicação do princípio da liderança, tipicamente, leva a: a)Consideração das necessidades de todos os interessados, incluindo consumidores, proprietários, empregados, fornecedores, financiadores, comunidades locais e a sociedade como um todo; b)Estabelecer uma visão clara do futuro da organização; c)Criação de metas e objetivos desafiadores; d)Criar e sustentar valores compartilhados, justiça e modelos de atitudes éticas em todos os níveis da organização; e)Prover para o pessoal os recursos necessários, treinamento e liberdade para agir com responsabilidade; f)Inspirar, encorajar e reconhecer as contribuições do pessoal. iso.org

6 lavratti.com Slide 6/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Envolvimento das pessoas Pessoas, em todos os níveis, são a essência da organização e o seu envolvimento total permite que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização. Benefícios: a)Pessoas motivadas, envolvidas e comprometidas com a organização; b)Inovação e criatividade em direção aos objetivos da organização; c)Pessoas responsáveis pelos seus próprios desempenhos; d)Pessoas dispostas a participar e contribuir com a melhoria contínua. iso.org

7 lavratti.com Slide 7/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Envolvimento das pessoas A aplicação do princípio do envolvimento das pessoas, tipicamente, leva a: a)Pessoas compreendendo a importância das suas contribuições e dos seus papéis na organização; b)Pessoas identificando os gargalos nos seus desempenhos; c)Pessoas aceitando que os problemas são seus e a responsabilidade para resolvê-los; d)Pessoas avaliando os seus resultados em relação aos seus objetivos e metas; e)Pessoas ativamente buscando por oportunidades para melhorar suas competências, conhecimentos e experiências; f)Pessoas compartilhando livremente conhecimento e experiência; g)Pessoas discutindo abertamente problemas e intrigas. iso.org

8 lavratti.com Slide 8/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no processo Um resultado esperado é obtido mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Benefícios: a)Custos mais baixos e menores ciclos de produção pelo uso eficiente dos recursos; b)Resultados previsíveis, consistentes e melhorados; c)Foco e prioridade no incremento das oportunidades. iso.org

9 lavratti.com Slide 9/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no processo A aplicação do princípio da abordagem no processo, tipicamente, leva a: a)Definição sistemática das atividades necessárias para se obter o resultado esperado; b)Estabelecimento claro das responsabilidades para gerenciar as atividades principais; c)Análise e mensuração das capacidades das atividades principais; d)Identificação das interfaces das atividades principais dentro e entre as funções da organização; e)Foco nos fatores – recursos, métodos e materiais - que aumentarão as atividades principais da organização; f)Avaliação de riscos, consequências e impactos das atividades para os consumidores, fornecedores e outros interessados. iso.org

10 lavratti.com Slide 10/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no sistema de gerenciamento Identificar, atender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficiência da organização e para a eficiência no alcance dos resultados. Benefícios: a)Integração e alinhamento dos processos que melhor atingirão os resultados esperados; b)Habilidade para focar os esforços nas atividades principais; c)Prover confiança para os interessados na forma de consistência, eficiência e eficácia na organização. iso.org

11 lavratti.com Slide 11/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no sistema de gerenciamento A aplicação do princípio da abordagem no sistema de gerenciamento, tipicamente, leva a: a)Estruturar o sistema para alcançar os objetivos da organização da forma mais eficiente e eficaz; b)Compreender as interdependências entre os processos do sistema; c)Estruturar uma abordagem que harmonize e integre os processos; d)Prover uma melhor compreensão dos papéis e responsabilidades necessárias para alcançar os objetivos comuns, portanto, reduzir as barreiras interfuncionais; e)Entender as capacidades da organização e estabelecer as restrições de recursos antes das ações; f)Estabelecer metas e definir como devem ser operadas as atividades específicas do sistema; g)Melhorar continuamente o sistema por meio de medições e avaliações. iso.org

12 lavratti.com Slide 12/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Melhoria contínua A melhoria contínua do desempenho geral da organização deve ser um objetivo permanente. Benefícios: a)Vantagens de desempenho por meio da melhoria das capacidades da organização; b)Alinhamento da melhoria das atividades em todos os níveis devem ser como uma determinação da organização; c)Flexibilidade para reagir rapidamente a oportunidades. iso.org

13 lavratti.com Slide 13/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Melhoria contínua A aplicação do princípio da melhoria contínua, tipicamente, leva a: a)Empregar uma abordagem consistente em toda a organização para continuamente melhorar seu desempenho; b)Prover para as pessoas treinamento quanto aos métodos e ferramentas de melhoria contínua; c)Fazer com que a melhoria contínua dos produtos, processo e sistemas seja objetivo de cada indivíduo da organização; d)Estabelecer metas para guiar e medidas para acompanhar continuamente as melhorias; e)Reconhecer publicamente as melhorias. iso.org

14 lavratti.com Slide 14/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem factual para tomada de decisões Decisões eficientes são baseadas na análise de dados e informações. Benefícios: a)Decisões informadas; b)Uma incrível habilidade para demonstrar a eficiência das decisões passadas referindo- se aos registros dos fatos; c)Aumento na habilidade de revisar, debater e mudar opiniões e decisões. iso.org

15 lavratti.com Slide 15/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem factual para tomada de decisões A aplicação do princípio da abordagem factual para tomada de decisões, tipicamente, leva a: a)Assegurar-se da acuracidade dos dados e informações e que estes são suficientemente confiáveis; b)Tornar os dados acessíveis a todos os que necessitarem deles; c)Analisar dados e informações usando métodos válidos; d)Tomar decisões e realizar ações baseadas na análise dos fatos, balanceados com experiência e intuição. iso.org

16 lavratti.com Slide 16/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação mutualmente benéfica melhora a habilidade de ambos para criar valor. Benefícios: a)Aumento da habilidade de criação de valor para os envolvidos; b)Flexibilidade velocidade nas respostas conjuntas para as necessidade e expectativas do mercado ou dos clientes; c)Otimização dos custos e recursos. iso.org

17 lavratti.com Slide 17/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos A aplicação do princípio do relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos, tipicamente, leva a: a)Estabelecer relacionamentos que equilibram os resultados de curto prazo com as considerações de longo prazo; b)Compartilhamento de experiência e recursos com os parceiros; c)Identificação e seleção de fornecedores importantes; d)Comunicação clara e aberta; e)Compartilhamento de informações e de planos para o futuro; f)Estabelecer atividades conjuntas de desenvolvimento melhoria; g)Inspirar, encorajar e reconhecer melhorias e conquistas dos fornecedores. iso.org


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