A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 1 Laudato Si’ Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada (LS 2).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " 1 Laudato Si’ Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada (LS 2)."— Transcrição da apresentação:

1  1 Laudato Si’ Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada (LS 2).

2 Questão ecológica - CDSI 451-487  Na origem da questão ambiental está a pretensão do homem de exercer um domínio incondicional sobre as coisas, através de uma exploração inconsiderada dos recursos da criação (CDSI 461).  Entre 1.500 e 1.850 foi eliminada uma espécie de vida em cada 10 anos; Entre 1.850 e 1.950 foi destruída uma espécie de vida por ano; Na década de 90, desapareceram 10 espécies de vida por dia.

3 Perda da biodiversidade (LS 32-42)  Por nossa causa, milhares de espécies já não darão glória a Deus com a sua existência, nem poderão comunicar-nos a sua própria mensagem. Não temos o direito de o fazer (LS 34).  Cria-se um círculo vicioso, onde a intervenção humana, para resolver uma dificuldade, agrava mais a situação. Ex.: agrotóxicos que matam insetos e pássaros. (LS 34).  Podemos falar de uma micro-ecologia. 3

4 Paulo VI: A crise ecológica como atividade descontrolada do ser humano e a possibilidade de uma catástrofe, exigindo uma mudança radical da humanidade (LS 4). João Paulo II: Introduz o conceito de “ecologia humana”: respeito à vida e à família. Afirma que são necessárias mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades (LS 5). Bento XVI: Corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito ao meio ambiente (LS 6).

5 Patriarca Bartolomeu: Todos somos chamados a reconhecer a nossa contribuição, pequena ou grande, para a desfiguração do ambiente (LS 8). É preciso reconhecer nossos pecados contra a criação (LS 8). A necessidade de passar do consumo ao sacrifício, da avidez à generosidade, do desperdício à capacidade de partilha (LS 9).

6 São Francisco: admiração diante da criação! (LS 10-12) O mundo não é um problema a resolver, mas um mistério gozoso que contemplamos na alegria e louvor! (LS 12)

7 A Bíblia não dá lugar a um antropocentrismo despótico (filme “Todo Poderoso”), que se desinteressa das outras criaturas (LS 68). Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós (LS 84).

8 “Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4,3). Jesus rejeita a tentação da mudança da finalidade da natureza em benefício próprio, de transformar tudo em objeto de consumo (antropocentrismo despótico). Em seu ministério, Jesus valoriza os elementos da natureza em sua pregação, e se revela como seu Senhor (CDSI 453). A salvação trazida por Jesus estende-se também à natureza, que “geme em dores de parto” (Rm 8,22). Encarnando-se, santificou o mundo!

9 Tanto a experiência comum da vida cotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres(LS 48). 9

10 Paz, Justiça e Conservação da criação são três questões absolutamente ligadas, que não se poderão separar, tratando-as individualmente sob pena de cair novamente no reducionismo (LS 92). Tudo está relacionado e nós peregrinamos unidos a cada uma das criaturas, o irmão sol, a irmã lua, ao irmão rio e à mãe terra (LS 92). 10

11 Grandes eixos da encíclica (LS 16): 1 – Relação entre os pobres e a fragilidade do Planeta. 2 – Tudo está estreitamente ligado no mundo. 3 – A crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia. 4 – O convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso. 5 – O valor próprio de cada criatura. 6 – O sentido humano da ecologia. 7 – A necessidade de debates sinceros e honestos. 8 – A grave responsabilidade da política internacional e local. 9 – A cultura do descarte. 10 – A proposta de um novo estilo de vida. 11

12 A história das coisas 12

13 Abandonar a ideia de “intervenção” e falar de políticas pensadas e discutidas com todas as partes interessadas (LS 183).

14 Uma intervenção desordenada na natureza tem sérias, consequências. “Deus perdoa sempre, o ser humano algumas vezes, mas a natureza nunca”.

15 “O mundo tem recursos suficientes para atender as necessidades de todos, mas não a ambição de todos” Mahatma Gandhi

16 ECOLOGIA INTEGRAL (LS 137 ss) Tudo está interligado e por isso deve se levar em conta a ecologia em sua dimensão ambiental, econômica e social (LS 138). Nós não estamos fora da natureza, mas dentro dela. Não há duas crises, uma ambiental e outra social, mas uma única crise socioambiental (LS 139). 16

17 O que fazer: 1 – A importância das Cúpulas Mundiais e de políticas internacionais, nacionais e locais (164ss). 2 – É hora de aceitar um decréscimo do consumo em partes do mundo, para que outras partes possam crescer de maneira sustentável (LS 193) 3 – “Conversão ecológica”: Desenvolver novos hábitos de produção e de consumo (LS 203ss). 17

18 Paz e Bem! 18


Carregar ppt " 1 Laudato Si’ Entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada (LS 2)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google