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Priscilla Indianara Di Paula Pinto. CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na.

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1 Priscilla Indianara Di Paula Pinto

2 CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na Idade Média é que a ciência adquiriu o caráter científico da atualidade; Mas, desde o início da humanidade já se encontravam traços de conhecimentos e técnicas que constituiriam a futura ciência.

3 A evolução da ciência tem como mola propulsora os métodos e os instrumentos de investigação aliados à postura científica, perpicaz, rigorosa e objetiva; DEFINIÇÕES... Um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. (LAKATOS & MARCONI, 1991)‏ CIÊNCIA

4 “... conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento do objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (GONÇALVES, 2005); “É uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de preposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar” (GONÇALVES, 2005). CIÊNCIA

5 Para fazer ciência é preciso imbuir-se de espírito científico (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007); O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido; No processo de conhecimento, o sujeito cognoscente se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO:

6 Distingue-se de outras formas de conhecimento por ter: Ter origem na observação minuciosa e objetiva dos fatos; Permitir compreensão da natureza e origem dos fatos; Se apoia no raciocínio lógico para fazer deduções com base nas informações alcançadas → mediante aplicação correta do método científico.

7 NÍVEIS DE CONHECIMENTO: Existem quatro espécies de considerações sobre a mesma realidade; Assim, o pesquisador está se movendo dentro de 4 (quatro) níveis de conhecimento: Conhecimento empírico; Conhecimento científico; Conhecimento filosófico; Conhecimento teológico.

8 CONHECIMENTO EMPÍRICO Também chamado de vulgar ou senso comum; Fundamenta-se nas informações adquiridas na convivência familiar e social; “... é aquele adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com o meio social, obtido por meio de interação contínua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e em acerto” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007); É ametódico e assistemático;

9 Características: Valorativo Reflexivo Assistemático Verificável Falível e inexato. CONHECIMENTO EMPÍRICO

10 É O SABER QUE PREENCHE NOSSA VIDA DIÁRIA E QUE SE POSSUI SEM O HAVER PROCURADO OU ESTUDADO, SEM A APLICAÇÃO DE UM MÉTODO E SEM SE HAVER REFLETIDO SOBRE ALGO. CONHECIMENTO EMPÍRICO

11 Lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de alguma forma (GONÇALVES, 2005);... vai além do empírico, procurando compreender, além do ente, do objeto, do fato e do fenômeno, sua estrutura, organização e funcionamento, sua composição, suas causas e leis (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007). CONHECIMENTO CIENTÍFICO

12 A ciência não é considerada algo PRONTO, ACABADO ou DEFINITIVO; Não é posse de verdades imutáveis; É entendida como uma busca constante de explicações e de soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites; CONHECIMENTO CIENTÍFICO

13 OBJETIVO DA CIÊNCIA NA ATUALIDADE: aproximar-se cada vez mais da verdade!; É um processo em construção; Características do conhecimento científico: Contingente (possível, mas não certo, casual, dependente de algo que pode ou não acontecer) ; Sistemático; Verificabilidade; Falível e aproximadamente exato. CONHECIMENTO CIENTÍFICO

14 14 Conhecimento científico x Senso comum Senso Comum transmitido de geração em geração meio: educação informal, imitação, experiência pessoal características: 1)prático 2)valorativo 3)superficial 4)subjetivo 5)acrítico Conhecimento Científico transmitido por meio acadêmico e educacional apropriado meio: racional, educacional formal e procedimento científico características: 1)sistemático 2)real(factual) 3)contingente 4)objetivo 5)lógico/crítico

15 Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em revelações de uma divindade (sobrenatural) (GONÇALVES, 2005); A fé teológica sempre está ligada a uma pessoa que testemunha Deus diante de outras pessoas; Assim, o conhecimento revelado (relativo a Deus) e aceito pela fé teológica constitui o conhecimento teológico ou religioso. CONHECIMENTO RELIGIOSO

16 Conjunto de verdades ao qual as pessoas chegaram não com auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação dos dados da revelação divina (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007); Características: Valorativo; Inspiracional; Infalível; Sistemático; Não verificável. CONHECIMENTO RELIGIOSO

17 Esforço da razão para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, recorrendo unicamente à luz da própria razão humana (GONÇALVES, 2005); Distingue-se do conhecimento científico pelo objeto de investigação e pelo método; O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, de ordem material e física → suscetíveis de experimentação. CONHECIMENTO FILOSÓFICO

18 O objeto da filosofia é constituído de realidades mediatas, imperceptíveis aos sentidos e que, por serem de ordem imaterial, ultrapassam a experimentação, a ciência; O FILOSOFAR É UM INTERROGAR, É UM CONTÍNUO QUESTIONAR A SI MESMO E À REALIDADE; A INTERROGAÇÃO PARTE DA CURIOSIDADE, QUE É INATA. CONHECIMENTO FILOSÓFICO

19 A TAREFA FUNDAMENTAL DA FILOSOFIA CONSISTE NA REFLEXÃO; A FILOSOFIA PROCURA COMPREENDER A REALIDADE EM SEU CONTEXTO MAIS UNIVERSAL; Características: Valorativo; Não verificável; Racional; Sistemático; Infalível e inexato. CONHECIMENTO FILOSÓFICO

20 VERDADE-EVIDÊNCIA-CERTEZA O QUE O SER HUMANO PODE CONHECER COMO VERDADE? O QUE É VERDADE? QUAIS SÃO AS EVIDÊNCIAS QUE TEMOS DE QUE AS VERDADES REVELADAS PELA RELIGIÃO OU DESCOBERTAS PELA CIÊNCIA SÃO REALMENTE VERDADES?

21 A realidade humana toda jamais poderá ser captada por um investigador humano, nem todos juntos poderão um dia desvendar esse mistério; Mas isso não invalida o esforço humano na busca da verdade; O QUE É VERDADE ENTÃO? É o encontro da pessoa (investigador) com o desvelamento, com o desocultamento e com a manifestação do ser (objeto em estudo); VERDADE

22 O objeto em estudo, porém, nunca se manifesta totalmente, nunca é inteiramente transparente; Também não somos capazes de perceber tudo aquilo que se manifesta naquele momento; Por isso, NUNCA CONHECEMOS TODA A VERDADE, A VERDADE ABSOLUTA E TOTAL. VERDADE

23 A verdade só resulta quando há evidência; É MANIFESTAÇÃO CLARA, É TRANSPARÊNCIA, É DESOCULTAMENTO E DESVELAMENTO DA NATUREZA E ESSÊNCIA DAS COISAS; EVIDÊNCIA = critério da verdade. EVIDÊNCIA

24 CERTEZA É O ESTADO DE ESPÍRITO QUE CONSISTE NA ADESÃO FIRME A UMA VERDADE, SEM TEMOR DO ENGANO; Fundamenta-se na evidência, no desvelamento da natureza e da essência das coisas; RELAÇÃO: Havendo evidência, ou seja, se o objeto, fato ou fenômeno se desvela ou se manifesta com suficiente clareza, é possível afirmar com certeza, sem temor de engano, uma verdade.

25 A PREOCUPAÇÃO DO CIENTISTA É CHEGAR A VERDADES QUE POSSAM SER AFIRMADAS COM CERTEZA. VERDADE-EVIDÊNCIA-CERTEZA

26 POSTURA CIENTÍFICA Pouco adianta o conhecimento e o emprego do instrumental metodológico sem o rigor e a seriedade de que o trabalho científico deve estar revestido; É uma atitude o disposição subjetiva do pesquisador em busca de soluções sérias, com métodos adequados; Não é uma postura inata, é adquirida ao longo da vida, à custa de esforço e exercícios;

27 É a expressão de uma consciência crítica, objetiva e racional; CRÍTICA: só admite o que é suscetível de prova; é julgar, distinguir, discernir, analisar para melhor poder avaliar os elementos componentes da questão; OBJETIVIDADE: rompimento com as posições subjetivas, pessoais e mal fundamentadas do conhecimento vulgar; é a condição básica da ciência; POSTURA CIENTÍFICA

28 RACIONALIDADE: as razões explicativas de uma questão só podem ser intelectuais ou racionais. POSTURA CIENTÍFICA

29 29 Tarefas Básicas do Pesquisador FENÔMENO Descrição Modificação Observação PrognósticoExplicação Relatório de Pesquisa

30 30 A Abordagem Científica A pesquisa é direcionada à solução do problema. A pesquisa enfatiza o desenvolvimento de generalizações, princípios ou teorias que serão úteis na previsão de futuras ocorrências. A pesquisa é baseada em experiências observáveis. A pesquisa requer observações e descrições precisas. A pesquisa utiliza dados de fontes primárias ou dados pré- existentes para uma nova proposta. Embora algumas atividades de pesquisa possam parecer desordenada, é na maioria das vezes caracterizada por processos cuidadosos e bem planejados. A pesquisa requer habilidade. A pesquisa procura ser objetiva e lógica. A pesquisa busca resposta para problemas não solucionados. A pesquisa é uma atividade de paciência. A pesquisa é cuidadosamente apontada e reportada.

31 REFERÊNCIAS CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2007. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, H. A. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: AVERCAMP, 2005.


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