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Tecnologia da informação Aula 6 – Sistemas de apoio a decisão

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação Aula 6 – Sistemas de apoio a decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação Aula 6 – Sistemas de apoio a decisão
Profº Erich Turma 6-A Noturno

2 Na última aula...

3 A arquitetura de aplicações de e-business destaca as principais aplicações de e-business e suas inter-relações. Aplicações interfuncionais empresariais vão além das fronteiras das funções tradicionais das empresas. Esses sistemas estão focados no apoio de blocos integrados de processos empresariais. A administração da cadeia de suprimentos repousa sobre tecnologia de informações e práticas de administração para otimizar a informação e produzir fluxos entre processos e parceiros empresariais dentro da cadeia de suprimentos.

4 Um sistema de processamento de transações é um sistema de informação que processa dados que resultam da realização de transações comerciais. Os sistemas empresariais funcionais tradicionais apóiam funções empresariais específicas tais como marketing, contabilidade, finanças, produção / operações, e administração de recursos humanos. Os sistemas de informação de marketing apóiam processos tradicionais e de e-commerce e a administração da função de marketing.

5 Os sistemas de manufatura computadorizada ajudam uma empresa a simplificar, automatizar e integrar muitas das atividades necessárias para a rápida produção de produtos de alta qualidade que atendam à demanda dos clientes. Os sistemas de informação de recursos humanos apóiam a administração dos recursos humanos de uma organização. Vários tipos diferentes de sistemas de pagamento eletrônico são utilizados para dar suporte às transações de e-commerce. Devido à Internet não ser uma rede segura, medidas especiais de segurança devem ser tomadas para proteger as informações de clientes sensíveis.

6 Sistemas integrados: caso Whirlpool
Grandes empresas tem que lidar com dezenas,centenas ou até milhares de fornecedores e estes, por sua vez, com seus próprios fornecedores. Um desafio é a coordenação de todas as empresas, de maneira que as peças necessárias cheguem às fábricas no momento exato e de acordo com a demanda.

7 – Demanda incerta, exagero nos estoques de segurança.
Sistemas integrados: caso Whirlpool A Whirlpool perdia vendas porque não conseguia equilibrar oferta e demanda em seus inúmeros pontos de distribuição; Ela não tinha certeza se a quantidade certa de produtos solicitados pelos clientes estaria nas lojas e armazéns certos, na hora certa. Faltava controle sobre a sua cadeia de suprimentos. – Demanda incerta, exagero nos estoques de segurança.

8 Sistemas integrados: caso Whirlpool
Problema: Cadeia de suprimentos fora de controle; sistemas ultrapassados; Em 2000, sistemas antiquados deixa um problema de comunicação entre os fornecedores e partes da empresa Whirlpool com a própria Whirlpool. Soluções: Eliminar os procedimentos manuais e implantar suíte de cadeia de suprimentos para alocar estoque de maneira mais precisa e prever demanda.

9 Sistemas integrados: caso Whirlpool
Em 2001, a Whirlpool remodelou completamente seus sistemas de cadeia de suprimentos em âmbito mundial. Em 2002, instalou um sistema colaborativo de planejamento, previsão e reposição. O software de previsão i2 Technologies e o software SAP ERP reduzem o estoque e aumentam as vendas. Demonstra o papel da TI em coordenar cadeias de suprimento e Ilustra a tecnologia digital como parte de uma solução que pode beneficiar tanto a empresa quanto seus clientes

10 Sistemas integrados: caso Whirlpool
Problema organizacional Cadeia de suprimento fora de controle. Sistemas ultrapassados. Formular estratégia de cadeia de suprimentos. Pessoas Eliminar procedimento manuais. Organização Sistema de informação Solução organizacional Prever demanda. Alocar estoque de maneira mais precisa. Reduzir estoque Aumentar vendas Implantar suíte de cadeia de suprimentos. Tecnologia

11 Bibliografia Consultada até o momento
O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 1 a 7 TURBAN, E., RAINER JR, R.K., e POTTER, R.E. Introdução a Sistemas de Informação – Uma Abordagem Gerencial. Editora Campus, RJ 2007. Guia I e II Cap. 4 e 8

12 A TI trouxe um incremento sem igual para apoiar a tomada de decisões em uma empresa.
Quando se analisa em retrocesso os sistemas de informações nota-se que:com a ampliação das novas tecnologias (hardware, software, redes cliente/servidor, etc) e as revoluções da internet, e-commerce, intratnets, extranets, trouxe novos integrantes ao apoio a tomada de decisões, como funcionários de níveis inferiores, por indivíduos e equipe de profissionais de empresas.

13 conhecimento/ Inovação
Aplicação de Suporte às Decisões Administração da cadeia de Suprimentos Monitoração do Desempenho Empresarial Administração do Relacionamento com o Cliente Funcionário /Gerente Cliente / Parceiro Simulação: Análise do tipo What if Administração do conhecimento/ Inovação

14 Decisões no e-Business
Administração Estratégica (Presidente, Diretores) Tática (Gerentes de unidades de negócio) Operacional (Equipes de projetos ou gestores operacionais) Decisões Informação Características da Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

15 Semi estruturada: pré-especificadas, mas não definida.
Não estruturada: não é possível criar de forma antecipada os procedimento utilizados. Planejamento de novos negócios ou reorganização da empresa. Reengenharia de processo empresarial. Administração de caixa. Semi estruturada: pré-especificadas, mas não definida. Planejamento de produto ou fusões e aquisições. Orçamento de capital e programas. Atribuição diária de trabalho. Estruturada: Especificada e pode ser antecipada. Abastecimento de estoque.

16 Relatórios Periódicos
Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Principais Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Relatórios Periódicos Programados Relatórios de Exceção Informes e Respostas por Solicitação Relatórios em Pilha

17 Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação
Banco de dados internos Dados dos clientes Clientes Servidor Vendas potenciais e Noticias dos concorrentes Mensagens Interligadas via Internet Vendas potenciais Dados de vendas Noticias dos concorrentes Noticias dos concorrentes e Noticias da empresa Servidor Firewall Noticias da empresa Dados do estoque Vendas potenciais e Noticias da empresa

18 Processamento Analítico Online
Os dados são recuperados de bancos de dados empresariais e preparados em um banco de dados multidimensional de OLAP Servidor OLAP Bancos de dados de negócios Cliente PC Banco de dados multidimen- sional Bancos de dados operacionais Data marts Data warehouse Software de OLAP

19 Processamento Analítico Online
O processamento analítico pode envolver o uso de servidores especializados e bancos de dados multidimensionais. O Olap fornece respostas rápidas para consultas colocadas por gerentes e analistas, utilizando sistemas de informação gerencial, apoio à decisão e sistemas de informação executiva.

20 Apoio a decisão oferecido
Sistema de Apoio a Decisão (SAD) Apoio a decisão oferecido Fornecem informações sobre o desempenho da organização (SIG). Fornecem informações e técnicas de apoio à decisão para analisar problemas ou oportunidades específicos (SAD) Forma e frequência das informações Periódicas, de exceção, por demanda e relatórios e respostas em pilhas (SIG). Consultas e respostas interativas (SAD). Formato das informações. Formato pré-fixado, fixo (SIG). Formato ad hoc, flexivel e adaptável (SAD). Metodologia de processamento das informações Informações produzidas por extração e manipulação de dados (SIG). Informações por modelagem analítica de dados (SAD).

21 Modelo de SAD Software Legado Navegador de Rede Outros Software
Funções de Interface com o Usuário Multimidia com Hiperlinks, Visualização em 3D Funções de Gerenciamento de Modelos Modelagem Análitica, Análise Estatística Funções de Gerenciamento de Dados Extração de dados, Validação, Depuração, Integração e Reprodução Dados operacionais Dados de mercado Dados de vendas Dados de contas dos clientes

22 Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas
Sistemas de Apoio às Decisões (SAD) Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Análise do tipo e-se Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Análise de Otimização

23 Análise do tipo What-if
Sistemas de Apoio às Decisões (SAD) Análise do tipo What-if Mudanças nas variáveis ou na relação entre as variáveis e observa-se as mudanças nos valores das outras variáveis. Análise de sensibilidade Um tipo de análise what-if, mas só alterando uma única variável e são observadas as mudanças nas outras variáveis. Análise de Busca de Metas (Goal Seeking). Neste caso é colocado um valor-meta para uma variável, depois altera-se os valores das demais variáveis até atingir o valor-meta. Análise de Otimização Parecido com a busca de Metas, mas nesse caso é encontra o valor-meta para uma ou mais variáveis dada uma certa limitação.

24 Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)
Um elemento já descrito nas aulas anteriores, quanto a administração de dados, é o uso do data mining A importância do Data mining para apoio a decisão, se deve, principalmente, a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados históricos, descobrindo padrões, tendências e correlações ocultas nos dados. Entre as diversas funções que um software de data-mining pode realizar estão: regressões, redes neurais, clusters, cesta de bens, verificar padrões de compras, tendências dos clientes, custos desnecessários e oportunidades de lucros.

25 Sistemas de Apoio às Decisões (SAD)
Os sistemas de Informação executiva (EIS), que antes era exclusivo da alta administração, espalharam-se por toda a cadeia de funcionários que necessitam de informações para tomada de decisão. O EIS é adaptado de acordo com as necessidades dos usuários, dando ênfase a interface gráfica, com gráficos personalizáveis. Há também relatórios que apresentam tendências e informações de exceção. Abrangem análise de operações internas, resultados financeiros e riscos externos.

26 Portais Corporativos de Informação e SAD
Internet Intranet Extranet Gateway Portal Corporativo de Informação Interface Corporativa do Usuário do Portal de Informação Agentes de Busca OLAP Data Mining SAD Gerenciamento de Conhecimento Modelagem: E-se (What-If) de Sensibilidade de Busca de Metas Otimização Funções de Gerenciamento do Banco de Dados Data Mart Banco de Dados Operacional Outras Aplicações Empresariais Banco de Dados Analítico Base de Conhecimento

27 Utilizar a razão para solucionar problemas
Atributos do Comportamento Inteligente Pensar e raciocinar Utilizar a razão para solucionar problemas Aprender e compreender a partir da experiência Adquirir e aplicar conhecimentos Demonstrar criatividade e imaginação Lidar com situações complexas ou desconcertantes Reagir pronta e eficazmente a situações novas Reconhecer a importância relativa de elementos de uma situação Manipular informações ambíguas, incompletas ou errôneas

28 Aplicações da Inteligência Artificial
da Ciência Cognitiva Aplicações da Robótica Aplicações de Interfaces Naturais Linguagens Naturais Reconhecimento de Discurso Interfaces Multissensoriais Realidade Virtual Sistemas Especialistas Lógica difusa Algoritmos Genéticos Redes Neurais Percepção Visual Locomoção Condução Tatilidade

29 Ciência cognitiva Robótica Interfaces naturais
Aplicações da Inteligência Artificial Ciência cognitiva Através de pesquisas nas áreas de biologia, neurologia, psicologia e matemática buscam entender como o cérebro humano funciona e como os seres humanos pensam e aprendem. Robótica Com base nos estudos de engenharia e fisiologia, a robótica produz máquinas com faculdades físicas semelhantes ao homem. Interfaces naturais A linguistica e psicologia se juntam a informática para criar uma forma de que os computadores reconheçam a linguagem cotidiana dos seres humanos da mesma forma que nos compreendemos. São utilizados para apoio à decisão, solução de problemas, recuperar informações, novos meios de realizar uma tarefa e fornecer vantagem competitiva.

30 Sistemas de Lógica Difusa Sistemas Especialistas
Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Áreas de Aplicação da IA nas Empresas Redes Neurais Sistemas de Lógica Difusa Algoritmos Genéticos Realidade Virtual Agentes Inteligentes Sistemas Especialistas

31 Áreas de Aplicação da IA nas Empresas
Rede neural: Fornecimento de crédito, armamentos militares, previsão de investimento e controle de qualidade. Lógica difusa: metrô, elevadores, câmeras fotográficas e avaliação de ações. Algoritmos genéticos:construção de modelos para melhoria de processos (aviação, astronáutica, automobilismo).

32 Agentes Inteligentes Interfaces Tutoriais de Procura Agentes de
Apresentação Navegação de Rede Desempenho de Papéis Interface com o Usuário Agentes de Gerenciamento Informações de Procura Corretores de Informação Filtros de

33 Componentes do Sistema Especialista
Conselho Especia-lizado Programas de Interface com o Usuário Base de Conhecimento Programa Utilitário de Inferência Usuário Estação de Trabalho Desenvolvimento do Sistema Especialista Engenharia do Conhecimento Programa de Aquisição de Conhecimento Especialista e / ou Engenheiro do Conhecimento Estação de Trabalho

34 Aplicações do Sistema Especialista
Gerenciamento de Decisões Diagnóstico de Problemas de Operação Manutenção /Programação Projeto /Configuração Seleção /Classificação Principais Categorias de Aplicação de Sistemas Especialistas Monitoração /Controle de Processo


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