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Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006

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Apresentação em tema: "Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006
Análise e Avaliação de Configurações de Terminais de Passageiros em Aeroportos Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006

2 Seqüência da Apresentação
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

3 Ilustração dos Conceitos
Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

4 Principais Estilos Adotados
Linear Transporter Pier Satellite

5 RJ/Galeão: Linear Semi-Circular

6 Brasília: Satélite

7 Curitiba: Linear

8 Hong Kong: X-shaped

9 Tampa: Satélites

10 Toronto: Finger

11 Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

12 Critérios para Seleção
Distância de Percurso Distância de Taxiamento Custos Sob Diferentes Níveis de Tráfego

13 Métodos de Análises Manuais (IATA, ICAO, etc) Fórmulas analíticas
Simulações detalhadas.

14 Configuração Linear Custos: Acesso: Serviços: Altos
Somente um dos lados do “finger” utilizados por aeronaves Acesso: Passageiros: bom para passageiros locais, terrível para transferências. Aeronaves: Bom Serviços: Baixa eficiência funcionários/passageiros. Tráfego reduzido para concessões comerciais.

15 Configurações Centralizadas (Pier, Satélite)
Custo: Relativamente baixo. Acesso: Bom, especialmente para transferências. Não tão bom para aeronaves. Serviços: Eficiente uso de pessoal Tráfego alto para concessões comerciais.

16 Configuração Transporter
Custo Custos são reduzidos quando o serviço não é necessário. Acesso Passageiros: geralmente bom, mas podem ocorrer atrasos em vôos curtos. Aeronaves: bom Serviços Bom.

17 Comparação Subjetiva de Configurações (Correia e Alves, 2005)
Distância de Percurso Taxiam. Facilidade para Manobras Áreas Coml. Adaptação a Expansão Linear Bom Ruim Píer Regular Satélite

18 Aplicação dos Conceitos
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

19 Aplicação dos Conceitos (Hart, 1985)
Airport Size by Emplaned Pax/Year Concepts Applicable Linear Pier Satel- lite Trans- porter Feeder under 25,000 X Secondary 25,000 to 75,000 75,000 to 200,000 200,000 to 500,000 Primary over 75% PAX originations 500,000 to 1,000,000 Over 25% PAX transfers 500,000 to 1,000,000 Over 75% PAX originations 1,000,000 to 3,000,000 Over 25% PAX transfers 1,000,000 to 3,000,000 Over 75% PAX originations over 3,000,000 Over 25% PAX transfers over 3,000,000

20 Aplicação dos Conceitos (Correia, 2000)
ANNUAL PASSENGER VOLUMES 500,000 2,000,000 5,000,000 MORE RECOMMENDED WALKING DISTANCE LINEAR CONSTRUCTION COSTS TRANSP. LESS DISTÂNCIA PERCORRIDA SATELLITE PIER

21 Ilustração dos Conceitos.
Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

22 Análise Internacional – EUA (Correia e Alves, 2005)
Aeroporto Passageiros Anuais (2004) Configuração do TPS New Orleans (MSY) Píer Sacramento (SMF) Santa Ana (SNA) Linear Nashville (BNA) Raleigh-Durham (RDU) Houston (HOU) Indianapolis (IND) Híbrido: Píer / Satélite Austin (AUS) Híbrido: Píer / Linear San Antonio (SAT) Ft Myers (RSW) Hartford/Springfield (BDL) Milwaukee (MKE) West Palm Beach (PBI) Columbus (CMH) Dallas (DAL) Reno (RNO) Burbank (BUR) Anchorage (ANC) Híbrido: Linear / Píer / Sat. Buffalo (BUF) Píer Manchester (MHT) Linear Omaha (OMA) Satélite Norfolk (ORF) Oklahoma City (OKC) El Paso (ELP) Híbrido: Píer / Satélite Albany (ALB) Spokane (GEG) Tulsa (TUL) Dayton (DAY) Boise (BOI) Greensboro (GSO) Birmingham (BHM) Richmond (RIC) Syracuse (SYR) Grand Rapids (GRR) Colorado Springs (COS)

23 Ilustração - Anchorage
Satélite Píer Linear Figura 2: Lay-out Simplificado do Aeroporto Internacional Anchorage (ANC) - Adaptado

24 Análise Internacional - Canadá (Correia e Alves, 2005)
Aeroporto Milhões de Passageiros Anuais Configuração do TPS Montreal 9,4 Píer Calgary 9,2 Edmonton 4,1 Linear Halifax 3,6 Ottawa 3,2 Winnipeg 3,0

25 Aeroporto Internacional de Calgary: Versão Ultimate - 2024
Exemplo: Toronto Aeroporto Internacional de Calgary: Versão Ultimate Fonte: Plano Diretor 2004

26 Estudo de Caso Brasileiro
Aeroporto Milhões de Passageiros Anuais Configuração do TPS SBSP - Congonhas 12,1 Linear SBGR - Guarulhos 11,6 Píer SBBR - Brasília 6,8 Linear / Satélite SBRJ - Santos-Dumont 5,4 SBGL - Galeão 4,6 SBSV - Salvador 3,5 SBBH - Pampulha 3,0 SBPA - Porto Alegre 2,9 SBRF - Recife 2,7 SBCT – Curitiba 2,5 SBFZ – Fortaleza 1,9 SBFL – Florianópolis 1,3

27 Ilustração – São Paulo/Guarulhos

28 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)

29 Exemplo Quantitativo

30 Exemplo Quantitativo

31 Passenger-Impedance Matrix

32 Passenger-Impedance Matrix

33 Comparação entre Sistemas de Gerenciamento de Gates

34 Estudo para Diversas Configurações


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