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PublicouLídia Salazar Vieira Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006
Análise e Avaliação de Configurações de Terminais de Passageiros em Aeroportos Prof. Anderson Ribeiro Correia ITA – Outubro/2006
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Seqüência da Apresentação
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Ilustração dos Conceitos
Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Principais Estilos Adotados
Linear Transporter Pier Satellite
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RJ/Galeão: Linear Semi-Circular
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Brasília: Satélite
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Curitiba: Linear
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Hong Kong: X-shaped
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Tampa: Satélites
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Toronto: Finger
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Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Critérios para Seleção
Distância de Percurso Distância de Taxiamento Custos Sob Diferentes Níveis de Tráfego
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Métodos de Análises Manuais (IATA, ICAO, etc) Fórmulas analíticas
Simulações detalhadas.
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Configuração Linear Custos: Acesso: Serviços: Altos
Somente um dos lados do “finger” utilizados por aeronaves Acesso: Passageiros: bom para passageiros locais, terrível para transferências. Aeronaves: Bom Serviços: Baixa eficiência funcionários/passageiros. Tráfego reduzido para concessões comerciais.
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Configurações Centralizadas (Pier, Satélite)
Custo: Relativamente baixo. Acesso: Bom, especialmente para transferências. Não tão bom para aeronaves. Serviços: Eficiente uso de pessoal Tráfego alto para concessões comerciais.
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Configuração Transporter
Custo Custos são reduzidos quando o serviço não é necessário. Acesso Passageiros: geralmente bom, mas podem ocorrer atrasos em vôos curtos. Aeronaves: bom Serviços Bom.
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Comparação Subjetiva de Configurações (Correia e Alves, 2005)
Distância de Percurso Taxiam. Facilidade para Manobras Áreas Coml. Adaptação a Expansão Linear Bom Ruim Píer Regular Satélite
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Aplicação dos Conceitos
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Aplicação dos Conceitos (Hart, 1985)
Airport Size by Emplaned Pax/Year Concepts Applicable Linear Pier Satel- lite Trans- porter Feeder under 25,000 X Secondary 25,000 to 75,000 75,000 to 200,000 200,000 to 500,000 Primary over 75% PAX originations 500,000 to 1,000,000 Over 25% PAX transfers 500,000 to 1,000,000 Over 75% PAX originations 1,000,000 to 3,000,000 Over 25% PAX transfers 1,000,000 to 3,000,000 Over 75% PAX originations over 3,000,000 Over 25% PAX transfers over 3,000,000
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Aplicação dos Conceitos (Correia, 2000)
ANNUAL PASSENGER VOLUMES 500,000 2,000,000 5,000,000 MORE RECOMMENDED WALKING DISTANCE LINEAR CONSTRUCTION COSTS TRANSP. LESS DISTÂNCIA PERCORRIDA SATELLITE PIER
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Ilustração dos Conceitos.
Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Análise Internacional – EUA (Correia e Alves, 2005)
Aeroporto Passageiros Anuais (2004) Configuração do TPS New Orleans (MSY) Píer Sacramento (SMF) Santa Ana (SNA) Linear Nashville (BNA) Raleigh-Durham (RDU) Houston (HOU) Indianapolis (IND) Híbrido: Píer / Satélite Austin (AUS) Híbrido: Píer / Linear San Antonio (SAT) Ft Myers (RSW) Hartford/Springfield (BDL) Milwaukee (MKE) West Palm Beach (PBI) Columbus (CMH) Dallas (DAL) Reno (RNO) Burbank (BUR) Anchorage (ANC) Híbrido: Linear / Píer / Sat. Buffalo (BUF) Píer Manchester (MHT) Linear Omaha (OMA) Satélite Norfolk (ORF) Oklahoma City (OKC) El Paso (ELP) Híbrido: Píer / Satélite Albany (ALB) Spokane (GEG) Tulsa (TUL) Dayton (DAY) Boise (BOI) Greensboro (GSO) Birmingham (BHM) Richmond (RIC) Syracuse (SYR) Grand Rapids (GRR) Colorado Springs (COS)
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Ilustração - Anchorage
Satélite Píer Linear Figura 2: Lay-out Simplificado do Aeroporto Internacional Anchorage (ANC) - Adaptado
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Análise Internacional - Canadá (Correia e Alves, 2005)
Aeroporto Milhões de Passageiros Anuais Configuração do TPS Montreal 9,4 Píer Calgary 9,2 Edmonton 4,1 Linear Halifax 3,6 Ottawa 3,2 Winnipeg 3,0
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Aeroporto Internacional de Calgary: Versão Ultimate - 2024
Exemplo: Toronto Aeroporto Internacional de Calgary: Versão Ultimate Fonte: Plano Diretor 2004
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Estudo de Caso Brasileiro
Aeroporto Milhões de Passageiros Anuais Configuração do TPS SBSP - Congonhas 12,1 Linear SBGR - Guarulhos 11,6 Píer SBBR - Brasília 6,8 Linear / Satélite SBRJ - Santos-Dumont 5,4 SBGL - Galeão 4,6 SBSV - Salvador 3,5 SBBH - Pampulha 3,0 SBPA - Porto Alegre 2,9 SBRF - Recife 2,7 SBCT – Curitiba 2,5 SBFZ – Fortaleza 1,9 SBFL – Florianópolis 1,3
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Ilustração – São Paulo/Guarulhos
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Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
Ilustração dos Conceitos. Critérios para Seleção / Detalhamento dos Conceitos Aplicação dos Conceitos Análise Internacional (Correia e Alves) – Trabalho Publicado no SITRAER 2005 Exemplo Quantitativo – (Extraído do Livro)
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Exemplo Quantitativo
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Exemplo Quantitativo
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