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PublicouLinda Barreiro Arruda Alterado mais de 8 anos atrás
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto: Para executar os conteúdos e objectivos dum projecto num contexto determinado é necessária a utilização dum conjunto de factores de gestão, entendidos como cada um dos elementos ou das circunstâncias que irão permitir obter o resultado pretendido (Trilla, 2004); A gestão é a tomada de decisões entre um conjunto de recursos, possibilidades, técnicas e instrumentos que se colocam à disposição dum objectivo final.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Planificação e programação; Factores jurídicos; Factores organizativos e recursos humanos; Factores infraestruturais e técnicos; Gestão da imagem e da comunicação; Gestão das relações; Factores económicos; Factores éticos e deontológicos; Outros factores específicos Processo de avaliação.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Planificação e programação (desenvolvimento, sequência e distribuição no tempo das diferentes acções: Selecção das tipologias de programação e planificação mais adequadas aos conteúdos e objectivos; Previsão e estabelecimento da sequência das tarefas; Temporização das tarefas; Formalização da planificação: gráficos, diagramas, cronogramas; Etc.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Factores jurídicos (relação com âmbitos e normas jurídicas; compilar e ponderar a influência destes factores na concretização do projecto: Legislação básica relacionada com o projecto; Legislação fiscal, tributária e laboral; Responsabilidade jurídica, penal e civil; Previsão e gestão de riscos; Etc.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Factores organizativos e recursos humanos (propostas de estruturação da organização formal): Estrutura da organização formal; Modelo de organização, etapas ou fases da organização, níveis de responsabilidade, circuito administrativo e de circulação da informação; Número de pessoas necessárias, distribuição de funções, perfis e postos de trabalho; Orientação geral do tratamento dos recursos humanos, formação, condições de trabalho; Etc.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Factores infra-estruturais e técnicos (adequação das infraestruturas, equipamento técnico necessário, formas de gestão e de utilização: Descrição das infraestruturas imobiliárias e espaços necessários e da adequação de espaços existentes; Processos de aquisição, aluguer; Equipamento técnico de acordo com a finalidade e a programação; Previsão e forma da manutenção; controlo, monitorização e segurança; Etc.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Gestão da imagem e da comunicação (concepção duma política de comunicação e imagem para o projecto de acordo com a finalidade social e os objectivos ): Imagem corporativa da instituição/projecto; Política de comunicação; Difusão, visibilidade e concepção; Etc.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Gestão das relações (prever a manutenção e a potenciação das relações entre o projecto e o contexto): Relações do projecto com o ambiente de acordo com a finalidade; Relações com os diferentes níveis da administração pública; Relações com outras instituições semelhantes; Relações com os meios de comunicação; Relações com os utentes e grupos alvo; Relações internas.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Factores económicos (gestão adequada e racional dos recursos económicos): Formas de gestão económica; Orçamentos (custos de exploração e investimento e proveitos) pormenorizados; Procedência e tipologia do financiamento (incluindo a contribuição pública); Mapas de demonstrações de resultados, de tesouraria e balanço económico; Resultados económicos e financeiros.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Factores éticos e deontológicos (código deontológico que é exigido aos participantes): Deontologia profissional exigida; Segredo profissional; Legitimidade da intervenção; Protecção dos direitos individuais; Garantias aos utilizadores e atenção às reclamações.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Factores de Gestão do Projecto (Trilla, 2004): Outros factores específicos: Aspectos relacionados com campos específicos sobre os quais o projecto se debruça. Processo de avaliação (programar a gestão do processo de avaliação): Instauração do processo de avaliação; Formas de avaliação do processo: impacto e resultados; Elementos técnicos da avaliação; registos, indicadores, etc.; Planificação temporal da avaliação.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Quadro de Medidas (Pena, 2002): Matriz de duas entradas com os problemas terminais (de base) nas colunas e as respectivas soluções nas linhas: Implica procurar diferentes medidas que resolvam os problemas identificados, por exemplo, nas árvores de problemas; Medidas técnicas, organizativas e voltadas para as competências das pessoas. O preenchimento é feito através da representação na matriz duma escala da importância da medida na resolução de cada um dos problemas.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Quadro de Medidas (Pena, 2002): 000 a 0 – de muito importante a pouco importante para a resolução do problema Problemas de base e medidas Problema 1Problema 2Problema 3Problema 4Problema 5Problema 6Problema 7 Medida 1 000000 Medida 2 Medida 3 Medida 4 Medida 5 Medida 6 Medida 7
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Plano Operacional: Mapa em que as medidas são tipificadas e sistematizadas; A sistematização deve envolver as diversas fases da execução das medidas, implicando estruturar as condições financeiras, temporais e de recursos humanos necessárias; Inclui a calendarização das medidas, recursos e custos associados e responsabilidades.
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Plano operacional - formato Gantt (Schiefer et al, 2006): ActividadesCalendárioRecursos humanos Recursos materiais CustosOrganização responsável Pessoa responsável Comentários Actividade 1. Actividade 1.1 Actividade 1.2 Actividade 1.3 Actividade 2. Actividade 2.1 Actividade 2.2
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Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Plano Operacional – formato Gantt: Podem ser detectados conflitos potenciais entre diferentes actividades, em termos temporais ou de utilização de recursos comuns; O planeamento geral dos custos do projecto é facilitado, uma vez que se tem uma visão geral das necessidades totais em termos de mão-de-obra, materiais e equipamentos; A supervisão do projecto é mais fácil na medida em que as responsabilidades das organizações e das pessoas ficam claramente definidas (Schiefer et al, 2006).
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Programa DelNet - CIF/OIT / A.Vidal Matriz do quadro lógico ou matriz de planeamento de projectos Meios deHipóteses DescriçãoIndicadoresVerificaçãoRiscos Objectivo geral (desenvolvimento ou global) Objectivo(s) específico(s) (imediatos) Resultados Actividades Recursos Orçamentos
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