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PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
FÍSICA - PROJETO REVISÃO MW PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício PROFESSOR JOSÉ LUIZ

2 ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios é muito maior que o comprimento de onda da luz.

3 LUZ Forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas. No vácuo, qualquer que seja a cor, a luz se propaga sempre com a mesma velocidade. Essa velocidade é representada por c e seu valor é: c = km/s ou c = m/s

4 FONTES DE LUZ As fontes de luz ou luminosas podem ser de 2 tipos:
Primárias  São aquelas que produzem a própria luz que emitem.

5 Secundárias  São aquelas que emitem a luz refletida de outras fontes.

6 RAIOS DE LUZ São segmentos de reta orientados que representam o sentido de propagação da luz e auxiliam na construção de imagens em diversos sistemas ópticos.

7 FEIXE DE LUZ É um conjunto de raios de luz. Pode ser de 3 tipos:
Convergentes

8 Divergentes

9 Paralelos

10 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
Princípio da Propagação Retilínea da Luz. Nos meios homogêneos, isotrópicos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.

11 Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos.
A forma da trajetória de um raio de luz não depende do sentido de sua propagação.

12 Princípio da Independência dos Raios Luminosos.
Quando dois ou mais feixes luminosos se interceptam em sua trajetória eles não modificam suas características após a interferência.

13 CONSEQUÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA
Sombra e Penumbra. Fontes puntiformes ou pontuais podem produzir apenas sombra.

14 Fontes extensas produzem sombra e penumbra.

15 Eclipses

16 Eclipses

17 Formação de Imagens no Interior de Câmaras Escuras.

18 Relação Geométrica o/p = i/p'
o = tamanho do objeto i = tamanho da imagem p = distância do objeto à câmara p' = distância da imagem à câmara

19 Princípios da óptica geométrica e suas aplicações:

20 ÂNGULO VISUAL Quanto mais longe está o objeto, menor o ângulo visual

21 ÂNGULO VISUAL Quando dois objetos de tamanhos diferentes são vistos sob o mesmo ângulo, eles nos parecem ter o mesmo tamanho.

22 Vamos Exercitar?

23 Determinação da Altura de Objetos por Semelhança de Triângulos.

24 Solução

25 INTERAÇÃO DA LUZ COM MEIOS MATERIAIS
Podemos classificar os meios materiais de acordo com a forma com que a luz se propaga (ou não) nos mesmos.

26 Meios Transparentes  Permitem que a luz se propague neles também que as imagens ou objetos possam ser vistos nitidamente.

27 Meios Translúcidos Permitem que a luz se propague neles mas as imagens não podem ser vistos com nitidez.

28 Meios Opacos Não permitem a propagação da luz.

29 BOM ESTUDO!


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