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Responsabilidade Social nas Organizações

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social nas Organizações
Professora: Adriana Paz 1º Semestre

2 O que não sei é um OCEANO.”
Reflexão “O que eu sei é uma GOTA. O que não sei é um OCEANO.” Isaac Newton

3 “ Ser homem é ser responsável.
É sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo.” Exupèry

4 Ementa da Disciplina Conceito de Responsabilidade Social Empresarial.
Relação com Investimento Social. Princípios da Ética Empresarial. Desenvolvimento Sustentável. A relação da empresa com o Terceiro setor Desenvolvimento do Marketing social Relacionamento com os stakholders na gestão socialmente responsável Introdução ao Balanço social

5 Objetivos Consciência ética e social
Senso crítico e capacidade de contextualização Visão estratégica Orientação para resultados Desenvolvimento pessoal Trabalho em Equipe Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas.

6 Outro objetivo da disciplina tem a ver com identificar os impactos e ações específicas na gestão socialmente responsável nas áreas: Ética e transparência na gestão da empresa Público interno Consumidor/cliente Fornecedores Governo e sociedade. Meio ambiente. Prevenção da poluição, impacto de seus produtos, instalação e recursos não renováveis no meio ambiente. Comunidade. Relação com a comunidade, Terceiro setor. Gestão do investimento social. Gestão de resultados, Balanço Social.

7 Conteúdo Princípios da Ética Empresarial e Desenvolvimento Sustentável e como são aplicados nas empresas Ética nas organizações Aspectos históricos Desenvolvimento sustentável Ética e Transparência nas empresas Transparência e ética empresarial Valores e Código de Ética Cultura Organizacional Balanço Social

8 Responsabilidade na Gestão do Público Interno
Gestão participativa Política de remuneração Condições de trabalho Desenvolvimento profissional Demissão aposentadoria Responsabilidade na relação com o meio ambiente Melhoria da qualidade ambiental Gerenciamento do Impacto ambiental e do ciclo de vida dos produtos

9 Responsabilidade na relação com os Fornecedores
Seleção e avaliação de fornecedores Analise da cadeia produtiva Apoio ao desenvolvimento de fornecedores Responsabilidade na Gestão do Relacionamento com os Clientes Política de comunicação Comercial Excelência do atendimento Danos potenciais dos produtos e serviços

10 Responsabilidade na relação com governo e a sociedade
Campanhas políticas Práticas anticorrupção Influência social Participação em projetos sociais governamentais Responsabilidade na relação com a comunidade Gerenciamento do impacto da empresas na Comunidade Relação com organizações do Terceiro setor Institutos e fundações Terceiro setor História do Terceiro Setor Classificação Atuações

11 Organizações do Terceiro setor
Estrutura A Gestão Orientada por Valores Projetos sociais Elaboração de Projeto Social Estratégia Criação de valor Empresa/Organização social Mkt relacionado a causas sociais Mkt social Investimento Social

12 Avaliação Avaliações Bimestrais
Participação nas atividades durante o semestre

13 Bibliografia Complementar
Vários. Responsabilidade Social das Empresas. Vol 3. São Paulo: Peirópolis, 2004 Karkotli, Gilson; Aragão, Sueli Duarte. Responsabilidade Social – Uma Contribuição à Gestão Transformadora das Organizações. São Paulo: Vozes, 2004 Ashley, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2001 Pringle, Hamish e Thompson, Marjorie. Marketing Social. São Paulo: Makron, Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade. Critérios de Excelência: o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho e o aumento da competitividade São Paulo: FPNQ, 2003 Meireles, Manuel. Paixão, Marisa Regina. Teorias da administração: clássicas e modernas. São Paulo:Futura, 2003 Harrington, H.James. Gerenciamento total da melhoria contínua: a nova geração da melhoria do desempenho. São Paulo: Makron Books, 1997 Harrington, H. James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993 Artigos e publicações apresentados pelo Instituto ETHOS Relatórios de Gestão publicados pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade


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