A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLADE III. Congresso Latino-Americano de Evangelização - CLADE III III - - 24 de Agosto a 04 de Setembro de 1992 - - Quito, Equador - Todo o Evangelho,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLADE III. Congresso Latino-Americano de Evangelização - CLADE III III - - 24 de Agosto a 04 de Setembro de 1992 - - Quito, Equador - Todo o Evangelho,"— Transcrição da apresentação:

1 CLADE III

2 Congresso Latino-Americano de Evangelização - CLADE III III de Agosto a 04 de Setembro de Quito, Equador - Todo o Evangelho, para todos os povos, a partir da América Latina

3 CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO-ECONÔMICO 1. Década de 70 – vários tratados são assinados, entre EUA e URSS, reduzindo o desenvolvimento de poderios bélicos. 2. Década de 80 – Com R. Reagan (81-89), os EUA iniciam uma nova corrida armamentista. Clima tenso com URSS. a.Em 1983, Reagan interveio em Granada (Caribe), afastando o governo que não atendia aos interesses norte-americanos. b.Desmontagem do Estado do bem-estar social, a ampliação do desemprego e medidas favoráveis para a concentração de renda dos mais ricos – NEO- LIBERALISMO. 3. George Bush (o pai) – : reafirma a supremacia universal dos EUA. Continua a empreitada de desmontagem da URSS (1991). Lidera o massacre na Guerra do Golfo (1991). Aumento de desemprego e queda da produtividade nos EUA. Bill Clinton ( ). 4. MERCOSUL (1991) – Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. 5. Colômbia – capital latino-americana do narcotráfico. 6. Preocupação com a falta de preparo e inexperiência, por parte dos evangélicos, na vida política dos paises na A.L. 7. No Brasil, a preocupação maior era com a corrupção do governo COLLOR e com a CPI Paulo César Farias.

4 CONTEXTO ECLESIÁSTICO BRASILEIRO 1.CLADE I (1969) – ponto de partida para a articulação do movimento evangélica na A.L. Discute-se um novo conceito de missão e agenda pastoral nos setores mais conservadores. 2.FTL (Fraternidade Teológica Latino-Americana) – pensada nos corredores do CLADE I, a FTL surge em 1970 com intenções e participações militantes, críticas, polêmicas e apologéticas. 3.CME (Congresso Mundial de Evangelização – Lausanne, Suíça, 1974) – preocupações com a relação entre evangelização-responsabilidade social-cultura. 4.CBE I (Congresso Brasileiro de Evangelização I – Belo Horizonte, Brasil, 1983) – objetivou tornar mais explícito o vínculo entre Lausanne e o contexto brasileiro. 5.Ecumenismo – influenciados por Medellín (68) e Puebla (79), os católicos passam a desempenhar um papel importante no âmbito ecumênico (aggiornamento). 6.CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – criado em 1982) – talvez o maior impulso no campo do ecumenismo eclesiástico, que conta até mesmo com a participação da CNBB. 7.Década de 90 – nova onda de metodologias e tendências teológicas caídas dos EUA (Neo-pentecostalismo)

5 CLADE III - BREVE RESUMO DO CONGRESSO - 1.Total de participantes: (30% mulheres; 35% pastores; 35% leigos; 5% representantes eclesiásticos; 5% acadêmicos; 5% jornalistas). 2.Paises representados: Peru (124), Brasil (115), Equador (95), Argentina (60), México (49), Chile (41), Guatemala (34), Venezuela (33), Costa Rica (29), Colômbia (26), Bolívia (20), Nicarágua (20), Cuba (17), Honduras (15), Uruguai (11), El Salvador (9), Paraguai (8), Panamá (7), Rep. Dominicana (5), Haiti (1), Belize (1). Além de representantes da África, Ásia e Europa (17) e EUA (17). 3.O lema do congresso orientou metodologicamente as discussões e palestras em torno da essência e natureza do evangelho, ações políticas e sócio-econômicas da A.L., diversidade cultural dos povos, espiritualidade e engajamento social cristão, missão e pastoral, evangelização contextual. 4.Palestras (21), Seminários (31), Mesas-redondas (8), Oficinas (5). 5. Um congresso ecumênico – Jose Migues Bonino: a.Intenção: por ser realizado na America Latina, o centro mundial de culturas. b.Reflexão: o conteúdo do Evangelho passa a ser compreendido como total, integral, católico. 6. A Delegação Brasileira faz uma passeata até a Embaixada do Brasil em Quito e entrega a Carta aberta ao povo brasileiro, reiterando o compromisso profético dos cristãos e pedindo a renúncia do Presidente Fernando Collor.

6 DECLARAÇÃO DE QUITO - Documento Final do CLADE III III - Parte 1 TODO O EVANGELHO 1. O Evangelho e a Palavra de Deus 2. O Evangelho da criação 3. O Evangelho do perdão e da reconciliação 4. O Evangelho e a comunidade do Espírito 5. O Evangelho do Reino de Deus 6. O Evangelho de justiça e poder Parte 2 A PARTIR DA AMÉRICA LATINA 1. Perspectiva histórica da igreja evangélica 2. Evangelho e cultura 3. Identidade evangélica 4. Contexto sócio-político 5. A responsabilidade da Igreja 6. A responsabilidade do cristão Parte 3 PARA TODOS OS POVOS 1. A universalidade da missão 2. Toda a Igreja é missionária 3. Missão Integral 4. A nova consciência missionária na A.L. 5. O estilo encarnacional da missão 6. A urgência da missão

7 Parte 1 TODO O EVANGELHO

8

9

10 Parte 2 A PARTIR DA AMÉRICA LATINA

11

12

13

14

15 Parte 3 A TODOS OS POVOS

16

17

18 CONCLUSÃO


Carregar ppt "CLADE III. Congresso Latino-Americano de Evangelização - CLADE III III - - 24 de Agosto a 04 de Setembro de 1992 - - Quito, Equador - Todo o Evangelho,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google